Pesquisar este blog

16 abril 2024

NATAL/RN: Levando informação e esclarecimentos para a comunidade sobre o Seguro Habitacional e o Projeto de Lei 5464/2023.

Entrevista na Associação Rádio Comunitária Sant’Ana FM 87,9, Programa Manhã Viva com Djanildo Silva.
Presença do advogado Dr. Marcelo Gomes, Roberto Alves - Presidente da ABRADEM, Samuel Lins - Presidente do Conselho Comunitário do Jardim das Flores e Sr. Austerliano Menezes - Presidente do Conselho Fiscal do Jardim das Flores, Natal-RN. 🏠⚖️

APODI/RN: BARRAGEM DE SANTA CRUZ ESTÁ COM 78,06% DE SUA CAPACIDADE

O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta terça-feira (16) pelo Instituto de Águas do RN (Igarn), indica que a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 279.238.166 m³, percentualmente, a 95,36% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No ano passado, o reservatório completou 100% da sua capacidade no dia 09 de abril.
A barragem Santa Cruz do Apodi acumula 468.123.750 m³, percentualmente, 78,06% da sua capacidade, total, que é de 599.712.000 m³. Este é o maior volume acumulado no manancial desde 2012.
As reservas hídricas superficiais totais do RN acumulam 3.245.295.216 m³, percentualmente, 71,75% da sua capacidade, que é de 4.522.931.699 m³. Este é o maior volume acumulado desde 2012.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, já acumula 1.785.498.729, correspondentes a 75,24% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 m³. Esta é o maior volume de águas acumulado no manancial dos últimos 12 anos.

JAPI/RN: ÔNIBUS DA EMPRESA JARDINENSE INCENDIOU E FICOU DESTRUÍDO NA BR-226

Ônibus de viagens intermunicipais é destruído por incêndio no interior do RN.
Um ônibus intermunicipal que fazia viagem de Natal para Caicó, na região Seridó, foi destruído por um incêndio na BR-226, durante a manhã desta terça-feira (16). Ninguém ficou ferido.

O caso aconteceu perto da entrada para o município de Japi, a km da cidade de Santa Cruz, no Agreste. As informações foram confirmadas pela Associação das Empresas de Transporte Intermunicipais de Passageiros do RN (Transpasse).

De acordo com a entidade, o ônibus saiu de Natal por volta das 9h com 12 passageiros. Todos conseguiram sair a tempo do veículo e também retiraram tirar as bagagens.

Caminhoneiros que passavam pelo local tentaram auxiliar o motorista do ônibus no combate às chamas, mas não conseguiram conter o avanço do fogo. A possível causa do incêndio teria sido uma pane elétrica.

Segundo a Transpasse, os passageiros seguiram viagem em outro ônibus que passou no local.

*Do G1 RN

RENÁRIO FORROZEIRO, 11 DE MAIO NO DISTRITO DE CÓRREGO!!!

MACAÍBA/RN: SECRETARIA DE CULTURA ABRE INSCRIÇÕES PARA AULAS DE VIOLÃO

Por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a Escola das Artes está oferecendo 70 vagas para curso básico de violão com início das aulas no dia 06 de maio. As aulas práticas de violão terão como foco ensinar os primeiros acordes e desenvolver um repertório para apresentações.
As aulas acontecerão uma vez por semana, podendo ser na segunda, quarta ou sexta-feira, no turno da manhã ou tarde, com vagas preferencialmente para alunos da rede municipal de ensino. "Além disso, teremos nas terças e quintas momentos para tirar dúvidas e o espaço para quem quiser praticar na Escola das Artes", explicou o secretário municipal de Cultura, Sérgio Nascimento.
Para se matricular, basta apresentar cópias da declaração escolar, RG, CPF e comprovante de residência, na sede da Escola das Artes (Rua Uruaçu, 307, bairro São José), de 22 a 26 de abril, das 8h às 11 e das 13h às 15h. Mais informações pelo telefone 84 99935-0285.

CARAÚBAS/RN: HOMEM É MORTO A TIROS NO CONJUNTO HAROLDO MAIA

Um crime de homicídio foi registrado nesta terça-feira (16), no Conjunto Haroldo Maia em Caraúbas, Oeste do RN.
Segundo informações, um homem identificado como Antônio Francisco Ferreira de 43 anos, conhecido como "Toinho", irmão de Lázaro do Cabaré, foi executado a tiros em sua residência.
Autores e motivações desconhecidas.

*João Marcolino

Empresária Ruth Medeiros anuncia participação como Creator no RD Summit 2024

Ruth Medeiros, renomada empresária e influenciadora do cenário digital de marketing e empreendedorismo, tem a honra de anunciar sua participação como Creator no RD Summit 2024, o maior evento de Marketing, Vendas e E-Commerce da América Latina. Com apenas 26 anos, Ruth já deixou uma marca significativa no mundo dos negócios e da comunicação.

Como empreendedora, coordenadora de empreendedorismo na CDL Jovem Natal, estrategista digital e criadora de conteúdo para marcas e profissionais liberais, Ruth Medeiros é uma figura proeminente no universo empresarial. Fundou sua primeira empresa aos 22 anos e sua segunda aos 24 anos, demonstrando uma determinação e visão empreendedora excepcionais.

Além de suas conquistas empresariais, Ruth também teve participação na comunicação de grandes projetos sociais no Rio Grande do Norte e liderou a comunicação de inúmeras marcas. Atualmente, é sócia da Agência de Marketing Seja Create e colunista no Jornal Diário do RN. Sua dedicação e expertise também se estendem à Confederação Nacional de Jovens Empresários - CONAJE, onde atua como coordenadora de Marketing.

"Eu faço parte do time de Creators do maior evento de Marketing, Vendas e E-Commerce da América Latina!", afirma entusiasmada Ruth Medeiros. "Esse momento significa que todo meu esforço para mostrar valor na minha profissão, estão sendo reconhecidos."

Com sua vasta experiência em empreendedorismo, marketing e comunicação, Ruth Medeiros certamente enriquecerá o RD Summit 2024 com insights valiosos e perspectivas inovadoras.

Os interessados em participar do RD Summit 2024 e garantir 15% de desconto podem utilizar o cupom "creator-ruth-medeiros". Não perca a oportunidade de evoluir com o RD Summit!

*Sobre o RD Summit:*

O RD Summit é o principal evento de Marketing, Vendas e Inovação da América Latina, realizado pela RD Station, líder em soluções de tecnologia para Marketing Digital e Vendas no Brasil. O evento reúne as maiores marcas e referências do ecossistema em uma combinação perfeita de negócios, educação e entretenimento.

Para mais informações sobre o RD Summit 2024, visite: https://rdsummit.rdstation.com

*Assessoria de Comunicação: José Patrício - (84) 99230-8448

FESTA DE SANTO EXPEDITO, SÓ FALTAM 3 DIAS

E nossa festa está cada dia mais próxima!! Sinta-se convidado a fazer parte desse momento conosco, entre os dias 19 a 29!! 🩵

Lesa Pátria: Polícia Federal cumpre mandados em oito estados para identificar financiadores dos atos golpistas

A Polícia Federal cumpre, nesta terça (16), 18 mandados de busca e apreensão em oito estados brasileiros para identificar financiadores dos atos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Esta é a 26° fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os envolvidos nos atos. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos estados Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso do Sul.

Prejuízo
Em fevereiro, a Polícia Federal cumpriu 34 mandados, incluindo três de prisão preventiva. A estimativa é que os danos causados ao patrimônio público pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 cheguem a R$ 40 milhões.

A Polícia Federal informou que são investigados os crimes de:
  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • dano qualificado;
  • associação criminosa;
  • incitação ao crime;
  • destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
*Do G1 RN

Juíza que sucedeu Sergio Moro na lava jato é afastada do cargo sob acusação de se beneficiar com dinheiro de multas aplicadas à Petrobras

Juíza que sucedeu Sergio Moro na lava jato é afastada do cargo sob acusação de se beneficiar com dinheiro de multas aplicadas à Petrobras

Lembrando que Gabriela Hardt foi a juíza que assumiu os processos da lava jato quando Sérgio Moro abriu mão da profissão de juiz para ser ministro de Bolsonaro...

De Juliana Dal Piva, na sua coluna no ICL Notícias:

Corregedor aponta que Hardt multou Petrobras para dinheiro voltar por fundação privada

Com Karla Gamba

O Corregedor Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, decidiu afastar cautelarmente a juíza Gabriela Hardt, ex-titular da 13ª Vara Federal de Curitiba após identificar irregularidades no direcionamento de recursos públicos e repasses de valores obtidos com acordos de colaboração premiada no âmbito da Operação Lava Jato.

Na decisão proferida nesta segunda-feira (15), o corregedor aponta que havia uma “gestão caótica de valores provenientes de acordos de colaboração e de leniência”, além de multas.

Tal estratégia, segundo a decisão, foi concebida com o intuito de capturar recursos depositados em juízo à Petrobras, que posteriormente foi “constrangida” a celebrar acordo nos Estados Unidos para que o montante (superior a R$ 5 bilhões) retornasse para uma fundação privada. A distribuição desses recursos públicos pela fundação privada não seguia critérios legais, nem de transparência e imparcialidade.

O recolhimento de dinheiro dos acordos, bem como das multas aplicadas à Petrobras, e seu repasse para a fundação privada e distribuição sem transparência, foi classificado por Luis Felipe Salomão como uma espécie de “cashback” para interesses privados, com a chancela e participação de membros da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

Além de Gabriela Hardt, o Corregedor Nacional de Justiça também afastou cautelarmente o atual titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, juiz Danilo Pereira Júnior, e os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Thompson Flores e Loraci Flores de Lima, por tentativa de burlar ordens do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os afastamentos, por ora de caráter cautelar (temporário e preventivo) serão analisados em sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta terça-feira (16).

*FONTE: thaisagalvao.com.br

MACAÍBA/RN: MULHER QUE FOI MORTA ATROPELADA POR MOTOQUEIRO QUE EMPINAVA A MOTO FOI SEPULTADA

Uma idosa morreu ao ser atropelada por uma motocicleta na tarde do último sábado (13), na avenida Doutor João Medeiros Filho, no bairro Pajuçara, zona Norte de Natal. A vítima foi identificada como Maria do Socorro Teixeira de Carvalho França, de 61 anos. Ela foi atingida por um motoqueiro que estava empinando uma moto.

Uma câmera de segurança instalada em um estabelecimento comercial na avenida flagrou o acidente fatal. A mulher corre para atravessar a via, no sentido Redinha, mas acaba atingida pelo veículo. Com o impacto, ela foi lançada para o sentido oposto da Estrada da Redinha e morreu na hora. A vítima era aposentada.

O motoqueiro caiu da moto com o impacto e feriu levemente. Ele foi encaminhado para a delegacia, mas pagou fiança de quase R$ 22 mil e foi liberado. A polícia informou ainda que ele passou pelo teste do bafômetro, que deu resultado negativo.

O acidente aconteceu a cerca de 150 metros de uma faixa de pedestres. No local, também há um semáforo com um radar de velocidade, que limita o trânsito a 50 km/h.

Maria do Socorro foi sepultada na manhã desta última segunda-feira (15), em Macaíba. À TV Tropical, o filho dela, Messias Carvalho, cobrou justiça. "Eu quero que ele pague pela desgraça, pela maldade que ele fez. Vamos correr atrás para que a justiça seja feita", declarou.

"É um momento delicado, é uma perda insubstituível. Principalmente da forma trágica como aconteceu, da forma irresponsável como aconteceu. A gente se sente impune, sem chão. Uma pessoa irresponsável que usa essa irresponsabilidade para matar uma mãe de família", completou.

*Portal da Tropical

SÃO MIGUEL/RN: MULHER FOI ENCONTRADA MORTA EM SUA RESIDÊNCIA

Uma tragédia foi registrada nesta última segunda-feira (15), na cidade de São Miguel, Oeste do RN.
Segundo informações, uma mulher natural de Alexandria, identificada como Kalidiane da Silva Vieira de 37 anos, foi encontrada morta dentro de sua residência.
O ITEP acionado e a polícia civil vão investigar o caso.

*Fonte: João Marcolino

ÓTICA GOMES, O BEM ESTAR DA SUA VISÃO!!


Dia Nacional da Voz: Entenda a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de laringe

Criado no intuito de alertar e informar sobre a importância da prevenção e diagnóstico das doenças vocais, o Dia Nacional da Voz é celebrado no dia 16 de abril. Da última terça 9 até esta terça-feira 16, a Liga Contra o Câncer vai participar da Campanha Nacional da Voz que, neste ano, tem como tema “Cuidamos da Sua Voz para o Mundo Ouvir”.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o Rio Grande do Norte deve registrar 130 novos casos de câncer de laringe neste ano. A doença pode ser causada por fatores como o tabagismo, consumo de bebidas, estresse da voz, obesidade e idade avançada. Seu tratamento varia de caso em caso, mas em algumas situações é necessário cirurgia de remoção da laringe, causando perda da voz natural.

Quanto mais cedo o diagnóstico do câncer de laringe, maiores são as chances de cura e preservação das cordas vocais, por isso é importante ficar atento aos primeiros sintomas, conta o médico Luís Eduardo Barbalho, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço da Liga. “Rouquidão persistente que não melhora com o tratamento medicamentoso, falta de ar e dor ao ingerir os alimentos são sinais da doença”, explica.

Entre os tratamentos da doença, destaca-se a terapia fonoaudiológica, segundo Josy Amorim, fonoaudióloga da Liga. A terapia atua no acompanhamento ao tratamento para reduzir efeitos da radioterapia sobre a deglutição, desenvolvendo manobras para minimizar o desconforto e promover uma alimentação segura do paciente.

“A abordagem fonoaudiológica é voltada para promover mobilidade e tônus das estruturas tratadas ou remanescentes após procedimento cirúrgico e é desenvolvido um protocolo terapêutico personalizado para cada paciente e tipo de alteração após abordagem oncológica”, conta a fonoaudióloga.

Desde 2023, como parte do esforço para reabilitar a voz de pacientes que passaram por laringectomia total, a Liga Contra o Câncer tem realizado cirurgias para implantar próteses traqueoesofágicas. Essa iniciativa inédita no Rio Grande do Norte está integrada ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) do Governo Federal. O processo teve início com a triagem em 2022 e, desde maio de 2023, já foram realizados 11 implantes da prótese. Esses pacientes recebem acompanhamento contínuo dos serviços de fonoaudiologia e de cabeça e pescoço da instituição.

Segundo o doutor Luís Eduardo Barbalho, a prótese devolve a capacidade de se comunicar através da produção da voz mais próxima da original, permitindo o convívio social com melhor qualidade de vida. “Esse trabalho ainda não é uma política pública consolidada, sendo oferecido apenas em centros de referências, como a Liga”, afirma.

Com 74 anos de atuação, a Liga Contra o Câncer é uma das principais referências do país no tratamento oncológico. Além das quatro unidades já em funcionamento, a Liga está em fase de conclusão das obras do Hospital Oncológico Pediátrico, no bairro do Alecrim, e do Centro de Diagnóstico e Ensino em Currais Novos.

*Agora RN