Pesquisar este blog

29 janeiro 2024

MOSSORÓ/RN: 10ª MORTE VIOLENTA EM 2024 - MOTOQUEIRO DIZENDO SER POLICIAL ATIRA E MATA JOVEM DE 21 ANOS NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

Mossoró cidade da região Oeste Potiguar, registra mais um homicídio, o décimo do ano de 2024. O crime aconteceu por volta das 19h30min desta segunda feira 29 de janeiro na Rua Francisco Xavier, próximo ao Mather Crhisti no Bairro Santo Antônio.
A vítima foi Elenilson Severiano da Silva de 21 anos de idade. Segundo informações, o jovem estava sentado na calçada próximo a sua residência, quando um homem chegou em uma moto Honda 160 de cor preta, sacou uma arma e começou a atirar em direção ao jovem e em seguida fugiu.
Após ser baleado Elenilson foi socorrido por familiares para o Hospital Tarcísio Maia, mas já chegou sem vida na unidade hospitalar. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.
Familiares que estavam no hospital, informaram à Polícia Militar, que a vítima não tinha envolvimento com ilícito e disseram que não sabem a que atribuir o crime.

*Fonte: Fim da Linha

MOSSORÓ/RN: 9ª MORTE VIOLENTA EM 2024 - FORAGIDO DA JUSTIÇA CONDENADO POR TRÁFICO DE DROGA MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA NO BELO HORIZONTE

Policiais da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) do 2º Batalhão foram recebidos a bala, durante um patrulhamento na tarde desta segunda feira 29 de janeiro de 2024, no Bairro Belo Horizonte em Mossoró.
De acordo com a PM, a equipe Rocaniana realizava patrulhamento na Rua João Damásio, quando elementos armados atiraram contra os policiais, que se preparavam para uma abordagem em um ponto de venda de drogas.
Houve revide a injusta agressão e no confronto um suspeito identificado como Ream de Assis da Silva de 22 anos, acabou sendo baleado.
Ele foi socorrido pelos próprios policiais, para o Hospital Tarcísio Maia, no entanto não resistiu e foi a óbito ao dar entrada na unidade hospitalar.
Foram apreendidas durante a ação policial, várias pedrinhas de crack, trouxinhas de maconha, uma arma de fogo, além de dinheiro fracionado.
O material apreendido foi encaminhado à
Delegacia de Narcóticos (DENARC) para os procedimentos cabíveis. O corpo de Ream será removido do hospital, para o IML do Itep onde passará por exames de necropsia.

*Fonte: Fim da Linha

MOSSORÓ/RN: POLÍCIA MILITAR ENCONTRA LOCAL DE CLONAGEM DE VEÍCULOS DURANTE PATRULHAMENTO

A Polícia Militar localizou, no bairro Nova Mossoró, em Mossoró, uma residência que estava sendo utilizada por suspeitos para clonar motos furtadas e roubadas na cidade. A ocorrência foi registrada nesse sábado (27)
De acordo com a corporação, no imóvel, os policiais encontraram materiais mecânicos para adulteração de veículos, diversos celulares roubados, três motocicletas que tinham sido adulteradas e um carro, modelo Ford Ka.
Segundo a PM, dois suspeitos que estavam na casa conseguiram escapar por uma região de mata. O material apreendido foi levado para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. 

*Portal Tropical

CONVITE DE CANTORIA

ADOLESCENTE SE DESTACA AO ACERTAR TODAS AS QUESTÕES DA PROVA DO IFRN DE APODI

Assim como os estudantes com nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se destacam pelo comprometimento com os estudos, o adolescente Nicolas Caled, de 14 anos, que acertou todas as questões da prova e conquistou uma vaga no curso Técnico em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em Apodi, possui uma história marcada por dedicação desde a infância.
Desde criança, Nicolas mostrava uma notável facilidade em compreender os assuntos escolares. Os pais, reconhecendo a importância do hábito de estudar, o inscreveram em aulas de reforço. “Queríamos que ele tivesse o hábito de estudar, independente se precisasse ou não”, compartilha orgulhosamente a mãe do menino.

A determinação do adolescente ficou evidente durante o período da pandemia. Mesmo com a transição para aulas online, Nicolas não perdia um dia de estudo. Além de participar ativamente das aulas virtuais da escola, ele dedicava seu tempo livre para ajudar os colegas, abrindo salas no Google Meet para esclarecer dúvidas.

A decisão de ingressar no IFRN foi inteiramente iniciada pelo estudante. Já no 8° ano, movido por sua curiosidade e vontade de seguir a trajetória de aprender, ele pediu para realizar a prova como uma experiência. Surpreendentemente, ficou em 4° lugar geral. No ano seguinte, consciente da importância de se preparar ainda mais, solicitou aos pais a oportunidade de fazer um cursinho para complementar seus estudos e se destacar na avaliação. Como resultado, o estudante conseguiu acertar todas as questões da avaliação do IFRN de Apodi e foi classificado em primeiro lugar em Informática.

Os pais de Nicolas ao longo desse processo, desempenharam um papel fundamental. Incentivaram, ao mesmo tempo em que permitiam que o filho tomasse suas próprias decisões. “Fizemos nossa parte, incentivando e ao mesmo tempo, deixando que tomasse suas próprias decisões. É claro que, como eram boas decisões, incentivamos durante todo o percurso”, diz a mãe.

Nicolas Caleb destaca que está ansioso para começar as aulas e comenta que quer “novas experiências e aprendizagens” ao longo de sua trajetória no Instituto.

*TCM/Grupo Cidadão 190

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE DIONÍZIO COSTA

É com pesar, que noticiamos o falecimento do Sr. Dionízio Costa.
Dionízio era uma pessoa bastante conhecida na cidade Apodi.
Aos familiares e amigos deixamos aqui os nossos votos de pesar.

FELIPE GUERRA/RN: HOMEM É ENCONTRADO SEM VIDA NAS ÁGUAS DO RIO APODI/MOSSORÓ

Um homem identificado como Joaço Assis de Moura, 46 anos, saiu ontem para pescar no rio, na passagem do Boqueirão/Tabuleiro. Desde então, não retornou para casa, e seus familiares iniciaram a busca por ele. Infelizmente, ele foi encontrado boiando nas águas do rio em Felipe Guerra.
A guarnição da Polícia Militar da cidade de Felipe Guerra foi acionada e está isolando a área. Uma equipe do Corpo de Bombeiros da cidade de Apodi também foi acionada para retirar o corpo de dentro do rio.
A Polícia Militar já solicitou a equipe do ITEP de Mossoró para realizar a remoção do corpo da vítima para a sede do órgão. A causa da morte só será determinada após exames no ITEP.

*Folha Potiguar

NATAL/RN: PF prende passageiro com quase 10 kg de cocaína no aeroporto

A Polícia Federal prendeu na madrugada do último domingo, 28/1, no aeroporto internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, um homem natural do Rio de Janeiro, 29 anos, suspeito de tráfico internacional de drogas. Com ele foram apreendidos 9,72 kg de cocaína que estavam ocultos no forro de duas malas.

A ação aconteceu durante fiscalização de rotina. O acusado, que teria como destino final Luanda, capital de Angola, na África, foi entrevistado pelos policiais que pediram que a bagagem a ser despachada fosse aberta, ocasião em que uma certa quantidade de pó esbranquiçado foi detectado em embalagens de papel alumínio e camuflado na estrutura das malas.
De imediato, foi aplicado um teste preliminar que indicou resultado positivo para cocaína, tendo o homem recebido voz de prisão e, em seguida, encaminhado para a Superintendência da PF, visando os procedimentos de autuação.

Durante o seu interrogatório, ele disse ser morador de São José dos Campos/SP e estava hospedado num hotel de Ponta Negra, após ter sido contratado por nigerianos em São Paulo. Declarou, também, que as malas contendo a droga chegaram até Natal, por via terrestre, vindas da capital paulista, e lhes foram repassadas por um “africano desconhecido”, tendo este prometido cerca de R$ 10 mil para fazer a entrega no exterior.

Indiciado na Lei Antidrogas, o acusado passou por exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e se encontra custodiado na sede da PF, à disposição da Justiça.

Esta foi a primeira apreensão de substância entorpecente realizada este ano pela PF, no aeroporto Aluízio Alves.

*Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Norte

PROUNI: INCRIÇÕES COMEÇAM NESTA SEGUNDA FEIRA

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024 começam nesta segunda-feira (29). O prazo segue até a próxima quinta-feira (1º) e elas são feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Essa edição do programa vai ofertar 406.428 bolsas — sendo 308.977 integrais, o que representa 76% do total oferecido, e 97.451 parciais (50%) , distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes.

Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.

Redação do Enem
Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

O processo seletivo terá duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior em 6 de fevereiro e em 27 de fevereiro.

O programa
O Prouni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

*Fonte: Agência Brasil

RN: [VÍDEO] SENADOR STYVENSON VALENTIM AFIRMA QUE APREENSÕES POR IPVA SÃO PROIBIDAS PELO STF

Popular na época das prisões por Lei Seca, o hoje senador Styvenson Valentim (PODEMOS) reafirmou neste fim de semana, por meio de live nas redes sociais que as apreensões de veículos por atrasos no IPVA são ilegais, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal. Styvenson ainda analisou: "por muito menos, pessoas estão sendo presas (pelo STF)".
Por isso, não faltaram críticas duras de Styvenson ao Governo do RN. "Governo incapaz, burro, incompetente", afirmou ele, mostrando que o Estado arrecadou mais de R$ 600 milhões com IPVA em 2023, mas não conseguiu ajeitar as estradas do Rio Grande do Norte. "Aí agora fez um empréstimo para isso. Vai gastar duas vezes com a mesma coisa", ressaltou.
Veja vídeo:
STF SOBRE IPVA

Na internet, é possível encontrar uma matéria do JusBrasil sobre o assunto. O texto aponta que o "Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional a decisão adotada pelos Estados de apreender bens para forçar o contribuinte a pagar impostos".
O ministro Joaquim Barbosa diz que “historicamente o STF reafirma a impossibilidade de o Estado impor esse tipo de sanção ao contribuinte, como forma de coagi-lo a quitar débito”. Relata ainda que “é inadmissível a apreensão como meio coercitivo para pagamento de tributos”.

*Foco Pé Na Cova

Carlos Bolsonaro é alvo de operação da PF que investiga espionagem ilegal pela Abin

A Polícia Federal iniciou na manhã desta segunda-feira (29) uma operação para apurar ações da Abin durante o governo Bolsonaro. Segundo fonte ouvida pelo blog, um dos alvos da operação é o segundo filho do ex-presidente e vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Busca e apreensão foi autorizada para a residência de Carlos Bolsonaro e também para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Assessores também são alvo da operação.
A suspeita é de que assessores de Carlos Bolsonaro pediam informações para o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, que foi alvo de operação no dia 25 de janeiro.

O filho de Bolsonaro não se pronunciou sobre a operação até a última atualização desta reportagem.
Crise na Abin

Na última quinta-feira (25), o ministro do STF Alexandre de Moraes afirmou que o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, usou o órgão para fazer espionagem ilegal a favor da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Entre autoridades espionadas estavam a ex-deputada Joice Hasselmann, o ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT) e o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia.

Apurações da PF apontam que a Abin teria sido “instrumentalizada” para monitorar ilegalmente uma série de autoridades e pessoas envolvidas em investigações, e também desafetos do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O uso indevido da Abin teria ocorrido quando o órgão era chefiado por Alexandre Ramagem (PL-RJ), aliado de Bolsonaro que, atualmente, é deputado federal.

*Fonte: G1

DRA. MARIA INOCÊNCIA ATENDE TODAS AS QUINTAS NA CLÍNICA LUMA MARTINS EM APODI

PARANMIRIM/RN: HOMEM É ENCONTRADO MORTO NO BAIRRO EMAÚS

Na noite de domingo uma morte foi registrada no bairro Emaús em Parnamirim na grande Natal.
A vítima foi identificada como Joedson Tomaz de Aquino de 26 anos, o caso ainda será investigado pela DHPP de Parnamirim.
O ITEP realizou a perícia e o recolhimento e a PM fez o isolamento do local.

*Via Certa Natal

SANTO ANTÔNIO/RN: VAQUEIRO É ASSASSINADO EM VAQUEJADA E PATRÃO MORRE DE INFARTO AO SABER DA NOTÍCIA

Uma vaquejada realizada no município de Santo Antônio-RN terminou de forma trágica neste domingo.
De acordo com relatos de testemunhas, o primeiro a morrer foi o jovem de nome Vitor Costa, estereiro (batedor de esteira). O rapaz se afastava do barulho de som para atender um telefonema quando foi alvejado a tiros por desconhecidos.
Ainda baseado em relatos de testemunhas, o blog tomou conhecimento que o companheiro e patrão de Vitor, identificado como Marquinhos de Várzea, faleceu vítima de infarto logo em seguida ao saber da notícia de morte do companheiro vaqueiro.
Ainda de acordo com os relatos que chegaram para o blog, Vitor não tinha inimigos e nem havia histórico de ameaças contra o mesmo, o que leva a crer que o crime possa ter ceifado a vida de um inocente, ou seja, mataram o vaqueiro por engano.
Um amigo das vítima disse à polícia que Vitor Costa foi visto no parque de vaquejada com um cara que tem a mesma estatura e aparência física do jovem, e que tem passagem pela polícia por crime de homicídio. Com essa informação acredita-se que seria esta pessoa o alvo dos tiros.

*Jair Sampaio

CAICÓ/RN: NOVA RODOVIÁRIA SERÁ INAUGURADA HOJE

Após mais de 10 anos de iniciada, e abandonada por várias gestões, a construção da nova rodoviária de Caicó foi concluída pelo prefeito Dr. Tadeu, que confirmou para esta segunda feira, 29, a data da inauguração, às 18 horas.
A Rodoviária de Caicó, que traz o nome de agropecuarista “Sebastião Torres”, será entregue à população, e vai receber ônibus que fazem a linha por Caicó. Sua localização é na RN-118 e fica na zona norte da cidade.