A governadora Fátima Bezerra garantiu os recursos para a recuperação da sala cirúrgica do Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, atingida por um incêndio na noite desse sábado (22). A chefe do Executivo visitou a unidade, referência para a saúde do Alto Oeste, na manhã deste domingo (23).
"O orçamento que for necessário o Governo do Estado vai garantir. Menos de 24h depois do ocorrido, nós já temos um plano de ação e um orçamento prévio para resolver o problema. Estou aqui para afirmar à direção do hospital e, principalmente, ao povo do Alto Oeste que os recursos estão garantidos", afirmou Fátima.
A previsão inicial feita pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), após uma vistoria técnica no início da manhã, é de que será necessário um investimento de R$ 700 mil para compra de equipamentos e reparo da infraestrutura física. O serviço de recuperação da sala, que é uma das três que o hospital possui, será iniciado imediatamente, através de um contrato que a Sesap possui para manutenção de suas unidades.
Durante a visita, a governadora também deu destaque à rapidez da resposta articulada pela Sesap desde os primeiros momentos após o ocorrido. Desde o incidente o fluxo de atendimentos foi direcionado para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, garantindo a assistência de urgência. Ao longo da semana, as cirurgias eletivas e ortopédicas que estavam marcadas para Pau dos Ferros serão, respectivamente, redirecionadas para os hospitais regionais de Apodi e Assu.
Ainda será montada uma sala de cirurgia emergencial em Pau dos Ferros, até que o Centro Cirúrgico da unidade, que tem três salas, seja totalmente vistoriado e as duas salas cirúrgicas que não foram atingidas diretamente pelo fogo possam ser colocadas em funcionamento novamente.
A direção da unidade, com apoio da Sesap, abriu um procedimento de apuração de informações sobre o ocorrido. Os dados serão trabalhados de forma conjunta com os trabalhos do Instituto Técnico-Científico de Perícia, que já fez o levantamento do local neste domingo e deve emitir um laudo dentro de dez dias. A informação preliminar é de que o incêndio aconteceu por uma falha em um material elétrico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário