Pesquisar este blog

28 fevereiro 2025

PAU DOS FERROS/RN: PROFESSORA MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE NO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO

Um grave acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um carro resultou na morte de uma mulher na tarde desta quinta-feira (27), na RN-177, no bairro Riacho do Meio, em Pau dos Ferros, região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

A vítima, identificada como Maria do Socorro Calixto, pilotava a motocicleta quando foi atingida violentamente por um Fiat Strada, que segundo testemunhas trafegava em alta velocidade. Com o impacto, Maria do Socorro ficou presa sob o veículo e morreu no local.

A passageira da moto, identificada como Iranir, foi arremessada ao solo e recebeu atendimento médico. Segundo relatos de testemunhas, populares tentaram agredir o motorista do carro, mas foram contidos por um policial à paisana que estava no local.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e confirmou o óbito da motociclista. A Polícia Militar também esteve no local para controlar a situação e adotar as medidas necessárias.

SORTEIO DE FOGÃO 4 BOCAS, NOVO!!

Um fogão 4 bocas será sorteado no dia 30 de abril. Interessados, é só procurar Sérgio Ferreira no Bacurau 1, WhatSapp 84 9 921 8622, preço do bilhete, apenas 15 reais.

Ex-pastor matou jovem após culto para quitar dívida com prostitutas

A Polícia Civil do Ceará finalizou a investigação sobre o assassinato da estudante Natany Alves Sales, de 20 anos, ocorrido em Quixeramobim. O crime foi motivado por uma dívida de R$ 4,5 mil que Francisco Márcio Freire, ex-pastor evangélico e um dos suspeitos, tinha com uma casa de prostituição em Quixadá (CE). Ele e outros dois comparsas foram indiciados e presos pelo crime.

Natany foi sequestrada por volta das 13h do dia 16 de fevereiro em Quixeramobim. Seu carro, um Renault Kwid branco, foi encontrado abandonado às 16h30 na Rua Enéas de Lima, em Quixadá, próximo à Rodoviária Municipal. A investigação revelou que o local foi estrategicamente escolhido pelos criminosos.

Segundo o relatório policial, dias antes do crime, Márcio havia empenhado seu próprio veículo na casa de prostituição em troca de drogas, bebidas e serviços sexuais. Para recuperar o carro e quitar a dívida, ele teria planejado um latrocínio (roubo seguido de morte) para utilizar o automóvel da vítima como moeda de troca.

Márcio já era alvo de outra investigação, que comprovou seu envolvimento com prostíbulos em Quixadá, locais associados ao tráfico de drogas e exploração sexual. O proprietário do estabelecimento onde o ex-pastor penhorou seu carro é suspeito de tráfico de drogas e agiotagem e está atualmente monitorado por tornozeleira eletrônica.

As autoridades destacam que o crime foi minuciosamente premeditado por Márcio e seus comparsas, que buscavam obter lucro a partir do roubo do carro da vítima.

*https://portaldoancorador.com.br/

APODI/RN: QUINTA CHUVOSA NA CIDADE E NOS SÍTIOS

Chuvas registradas na noite de quinta feira, 27 de fevereiro de 2025 na cidade de Apodi e diversas comunidades rurais.
Confira alguns registros:
Bico Torto(Posto Avançado do Corpo de Bombeiros do RN): 11 milímetros;
Centro da cidade(Eletrônica Maia): 9 milímetros;
Bacurau I(Ecin Belarmino): 9 milímetros;
Sítio Ponta II(Paulo de Corina): 10 milímetros; e
Sítio Largo II(Edilson Costa): 10 milímetros;

Operação prende dois envolvidos no assassinato do ex-prefeito de São Pedro

Duas pessoas foram presas pelo envolvimento no assassinato do ex-prefeito de São Pedro, Miguel Cabral Nasser, no dia 3 de fevereiro de 2025, no Largo do Atheneu, no bairro de Petrópolis, zona Leste de Natal. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

Segundo as investigações, que foram conduzidas pela Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do RN (PCRN), quatro envolvidos no crime foram identificados. Dois deles foram localizados no município de Olinda, em Pernambuco, onde tiveram os mandados de prisão cumpridos.

A operação envolveu a DHPP da PCRN, em ação conjunta com a Polícia Civil de Pernambuco. A SESED convocou uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (28), às 11h30, para divulgar mais detalhes da investigação e da ação que resultou na prisão de dois indivíduos.

Relembre o caso
A morte de Miguel Cabral foi consequência de um atentado ocorrido na noite de segunda-feira (3), no Largo do Atheneu, no bairro de Petrópolis, zona Leste de Natal. Ele estava em uma cigarreira quando dois homens armados chegaram e dispararam contra ele e outras duas pessoas, que também foram baleadas e socorridas, mas cujos estados de saúde não foram divulgados. O ex-prefeito chegou a ser levado ao Hospital Rio Grande, no bairro de Tirol, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante a transferência para o Hospital Walfredo Gurgel.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que Miguel Cabral, ensanguentado, é socorrido às pressas e colocado na carroceria de uma caminhonete para ser levado ao hospital. Antes de perder a consciência, ele ainda pronunciou uma frase que gerou repercussão: “Quem me matou foi Pamonha”. O nome mencionado pode ser uma pista para as investigações, que estão a cargo da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A Polícia Civil do Rio Grande do Norte afirmou que iniciou diligências logo após o crime e que a apuração tem prioridade. Informações sobre os responsáveis podem ser enviadas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.

A Prefeitura de São Pedro, município da região Agreste do Rio Grande do Norte, decretou três dias de luto em homenagem ao ex-gestor, que comandou a cidade entre 2017 e 2024. O assassinato de Miguel Cabral gerou reações diversas. Além das manifestações de luto e homenagens de conterrâneos e aliados políticos, o crime também foi comemorado por uma prima do ex-prefeito, Ana Clara Cabral, que fez publicações nas redes sociais celebrando a morte do parente.

Segundo ela, Miguel teria sido o responsável pelo assassinato de seu irmão, ocorrido em 2014. “Não tem data melhor para mim. Ele morreu da mesma forma covarde que matou meu irmão”, escreveu. Ela também afirmou que, assim como seu irmão, Miguel morreu pronunciando o nome do suposto assassino. “Aqui se faz, aqui se paga”, completou.

*Tribuna do Norte

ÓTICAS GOMES! O BEM ESTAR DA SUA VISÃO!!!

EDUCAÇÃO: Número de pessoas com ensino superior completo triplica no RN

O Rio Grande do Norte registrou um crescimento significativo no número de pessoas com ensino superior completo nos últimos 20 anos, conforme os dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quarta-feira (27). Em 2000, apenas 4,6% da população potiguar com 25 anos ou mais possuía diploma universitário. Em 2010, essa taxa subiu para 8,3% e, em 2022, atingiu 15,1%, representando um aumento de mais de três vezes no período.

O avanço na formação educacional acompanha uma tendência nacional, mas o percentual potiguar ainda está abaixo da média do país, que chegou a 18,4% no último levantamento. No estado, os municípios com maior proporção de habitantes com ensino superior completo são Parnamirim (26,19%), Natal (22,45%) e Mossoró (17,77%). Já entre os menores índices estão Angicos (2,94%), Ielmo Marinho (2,85%) e Sítio Novo (2,81%).

A escolaridade da população potiguar também registrou avanços em outros níveis de ensino. Em 2022, 29,1% dos moradores do estado com 25 anos ou mais haviam concluído o ensino médio, enquanto em 2010 esse percentual era de 23,2% e, em 2000, de 15,0%. No ensino fundamental completo, a evolução foi de 9,6% para 12,2% e, posteriormente, para 13,2%. Por outro lado, o percentual de pessoas sem instrução ou que não concluíram o ensino fundamental caiu de 69,3% no início do século para 56,1% em 2010 e 42,6% na última pesquisa.

Na taxa bruta de frequência escolar, o Rio Grande do Norte registrou avanços expressivos entre 2000 e 2022. A cobertura na educação infantil para crianças de 0 a 3 anos mais que dobrou no período, passando de 14,7% para 31,4%. Entre 4 e 5 anos, o índice subiu de 69,6% para 91,8%. No ensino fundamental, que abrange estudantes de 6 a 14 anos, a taxa aumentou de 93,9% para 98,5%, enquanto no ensino médio, destinado a jovens de 15 a 17 anos, o percentual subiu de 78,0% para 87,5%. Já na faixa de 18 a 24 anos, o índice apresentou oscilações, caindo de 34,4% em 2000 para 32,1% em 2022.

A alfabetização também avançou, mas ainda ocupa uma colocação preocupante. No levantamento de 2022, 86,14% da população potiguar com 15 anos ou mais sabia ler e escrever, taxa abaixo da média nacional de 93%. O estado é o 22º em taxa de alfabetização.

No ranking estadual da alfabetização, Parnamirim lidera com 94,91% de alfabetizados, seguido por Natal (93,36%) e Extremoz (91,38%), sendo os únicos municípios a ultrapassar a marca dos 90%. No outro extremo, Coronel João Pessoa (72,69%), Nova Cruz (76,47%) e Porto do Mangue (76,11%) estão entre os municípios com menor índice de alfabetização, ficando abaixo dos 80%.

Já na separação por gênero, as mulheres potiguares registram melhores indicadores de escolaridade em relação aos homens. O percentual de alfabetização feminina no estado é de 88,69%, enquanto entre os homens o índice é de 83,35%. As mulheres também permanecem mais tempo na escola, com uma média de 9,2 anos de estudo, contra 8,3 anos dos homens.

A média de anos de estudo no Rio Grande do Norte em 2022 foi de 8,8 anos, superando a média do Nordeste, que ficou em 8,5 anos, mas ainda abaixo da média nacional, de 9,5 anos. Pessoas brancas apresentaram a maior escolaridade, com 9,5 anos de estudo, enquanto os menores índices foram registrados entre pessoas pretas (7,8 anos) e indígenas (7,5 anos).

Além disso, entre os graduados no estado, a predominância feminina é expressiva em áreas como Educação (58.012 mulheres contra 8.155 homens) e Saúde e Bem-Estar (44.769 contra 16.897). Já os homens são maioria em cursos de Engenharia, Produção e Construção (16.897 contra 9.042 mulheres) e Computação e Tecnologias da Informação (5.166 contra 1.108 mulheres).

O levantamento também apontou um recorte por raça e cor na alfabetização da população potiguar. Entre as mulheres, o maior percentual de alfabetização foi observado entre as brancas (90,98%), seguidas pelas pardas (87,99%), amarelas (87,02%), pretas (82,91%) e indígenas (81,59%).

Entre os homens, os brancos lideram com 86,75%, seguidos por amarelos (83,75%), pardos (82,25%), pretos (77,35%) e indígenas (74,86%). No geral, a população indígena apresenta o menor índice de alfabetização no estado, com 78,5% dos indivíduos acima dos 15 anos sabendo ler e escrever.

Contexto nacional

Em nível Brasil, a evolução dos níveis de instrução segue um padrão semelhante ao do Rio Grande do Norte. Entre 2000 e 2022, a proporção de brasileiros com ensino superior completo cresceu de 6,8% para 18,4%, um aumento de 2,7 vezes. No mesmo período, o percentual de pessoas sem instrução ou sem concluir o ensino fundamental caiu de 63,2% para 35,2%. Já o número de brasileiros com ensino médio completo ou superior incompleto subiu de 16,3% para 32,2%, enquanto aqueles com fundamental completo e médio incompleto passaram de 12,8% para 14,0%.

*Tribuna do Norte