Pesquisar este blog

15 junho 2024

BARAÚNA/RN: HOMEM TEM MÃO DECEPADA DURANTE BRIGA NA CIDADE

Na noite deste sábado, 15, um homem identificado apenas como Reginaldo, mais conhecido como Gato a Jato, teve a mão decepada durante uma briga na cidade de Baraúna. 
O incidente ocorreu na Rua Davi Sarafim, próximo ao Posto de Saúde. O agressor, que utilizou uma foice, fugiu do local logo após o ataque.
Reginaldo foi inicialmente socorrido e levado ao hospital de Baraúna, mas devido à gravidade de seu ferimento, foi transferido para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró. A Polícia Civil vai investigar o caso para identificar e capturar o responsável pelo crime.

*Folha Potiguar

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

Após três dias foragido, presidente do Solidariedade se entrega à Polícia Federal

Na manhã deste sábado 15, o presidente do Solidariedade, Eurípedes Júnior, se entregou à Polícia Federal depois de três dias foragido. Ele foi acompanhado pelos advogados à Superintendência da corporação em Brasília. O político foi alvo de uma operação da PF na última quarta-feira 12, mas não foi encontrado na ocasião.

Dos sete mandados de prisão preventiva expedidos, apenas o de Eurípedes — que também foi dirigente do PROS (Partido Republicano da Ordem Social) , sigla que se fundiu ao Solidariedade em 2023 — não foi cumprido no dia da operação.

Em nota divulgada neste sábado, a defesa de Eurípedes explicou que, antes de se apresentar à PF, ele se licenciou do exercício das suas funções de dirigente partidário. “Os advogados que integram a sua defesa afirmam que o Sr. Eurípedes Gomes de Macedo Júnior demonstrará perante a Justiça não só a inconsistência dos motivos que levaram à sua prisão preventiva, mas também a sua total inocência diante dos fatos que estão sendo investigados no inquérito policial”, alegou a defesa.

Após Eurípedes se apresentar à Polícia Federal, o Solidariedade emitiu um comunicado sobre o afastamento dele da presidência da legenda, que será ocupada a partir de agora pelo deputado federal Paulinho da Força (SP).

“Essa solicitação é compatível com o estatuto partidário. Dessa maneira, a secretaria geral do Solidariedade tomará todas as providências necessárias e cabíveis para o seu imediato atendimento, tendo em vista a regular continuidade do exercício da direção partidária”, afirmou a direção nacional do partido.

Além disso, o Solidariedade destacou que “os fatos que estão sob investigação são anteriores à incorporação do PROS pelo Solidariedade — que aconteceu em 2023 —, razão pela qual o partido desconhece quaisquer informações a respeito, além daquelas que estão sendo amplamente divulgadas pela imprensa”.

Operação da Polícia Federal

Eurípedes foi o principal alvo da operação da PF desta semana. Os outros alvos foram dirigentes, ex-dirigentes e candidatos que concorreram a cargos pelo PROS nas eleições de 2018, antes de a sigla ser incorporada ao Solidariedade. A PF investiga, entre outras possíveis irregularidades, o uso de candidaturas laranja para receber dinheiro do fundo eleitoral.

Além de candidaturas laranja, os investigadores ressaltam que encontraram indícios de superfaturamento de serviços de consultoria jurídica e desvio de recursos partidários destinados à FOS (Fundação de Ordem Social), a fundação do partido.

*Agora RN

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

PARABÉNS, PROFESSORA JANETE ALVES!!!!

As felicitações do B
log hoje vão para a Professora da UERN, Janete Alves
Minha eterna Professora de Química.
Que Deus lhe proporcione muitas felicidades, paz, saúde e vida longa!
Feliz aniversário!!!

“Permitamos viver a mulher e o bebê”: CNBB considera importante a aprovação do PL 1904/2024

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reafirmou, nesta sexta-feira, 14 de junho, seu posicionamento de defesa e proteção da vida em todas as suas etapas, da concepção à morte natural. Diante do debate sobre o aborto relacionado à tramitação do Projeto de Lei (PL) 1904/2024 no Congresso Nacional, a CNBB recorda seu empenho na defesa das duas vidas, a da mãe e a do bebê.

“[…] a Igreja Católica neste momento considera importante a aprovação do PL 1904/2024, mas continua no aguardo da tramitação de outros projetos de lei que garantam todos os direitos do nascituro e da gestante”, afirmou a Conferência, em nota assinada pela Presidência.

O PL 1904/2024 altera o código penal brasileiro, ao equiparar a pena para o aborto após as 22 semanas de gestação com a de homicídio, uma vez que nesta idade gestacional o bebê já tem condições de vida fora do útero. Na nota, a CNBB recorda que o projeto de lei surge para coibir a morte provocada de bebês por meio da “cruel prática de assistolia fetal”, proibida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e no momento liberada por liminar no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Cabe ressaltar que as 22 semanas não correspondem a um marco arbitrário. A partir dessa idade gestacional, realizado o parto, muitos bebês sobrevivem. Então, por que matá-los? Por que este desejo de morte? Por que não evitar o trauma do aborto e no desaguar do nascimento, se a mãe assim o desejar, entregar legalmente a criança ao amor e cuidados de uma família adotiva? Permitamos viver a mulher e o bebê”, afirma a CNBB.

Sobre o “crime hediondo do estupro”, a Conferência Episcopal pede que os agressores sejam identificados e a legislação seja rigorosa e eficaz na punição. “É ilusão pensar que matar o bebê seja uma solução. O aborto também traz para a gestante grande sofrimento físico, mental e espiritual. Algumas vezes até a morte”, ponderam.

Leia a nota na íntegra e compartilhe:

Nota da CNBB sobre o PL1904/2024

“Diante de vós, a vida e a morte. Escolhe a vida!” (cf. Dt 30,19)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), diante do debate no Congresso Nacional e na sociedade brasileira sobre o PL 1904/2024, vem a público reafirmar o seu posicionamento de defesa e proteção da vida em todas as suas etapas, da concepção à morte natural. No contexto do debate sobre o aborto, empenha-se na defesa das duas vidas, a da mãe e a do bebê.

A CNBB não se insere na politização e ideologização desse debate. Contudo, adentra-o por ser profundamente ético e humano. São a dignidade intrínseca e o direito mais fundamental que é o direito à vida que estão sob ameaça.

A discussão sobre o PL 1904/2024 traz à tona a cruel prática de assistolia fetal em bebês a partir de 22 semanas de gestação, proibida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e no momento liberada por liminar no STF. Este PL cumpre o papel de coibir a morte provocada do bebê, previamente ao término da gravidez.

Cabe ressaltar que as 22 semanas não correspondem a um marco arbitrário. A partir dessa idade gestacional, realizado o parto, muitos bebês sobrevivem. Então, por que matá-los? Por que este desejo de morte? Por que não evitar o trauma do aborto e no desaguar do nascimento, se a mãe assim o desejar, entregar legalmente a criança ao amor e cuidados de uma família adotiva? Permitamos viver a mulher e o bebê.

Diante do crime hediondo do estupro, que os agressores sejam identificados e que a legislação seja rigorosa e eficaz na punição. É ilusão pensar que matar o bebê seja uma solução. O aborto também traz para a gestante grande sofrimento físico, mental e espiritual. Algumas vezes até a morte.

Por isso, a Igreja Católica neste momento considera importante a aprovação do PL 1904/2024, mas continua no aguardo da tramitação de outros projetos de lei que garantam todos os direitos do nascituro e da gestante. Mais uma vez, reitera a sua posição em defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural.

Que Nossa Senhora Aparecida interceda por todas as nossas famílias, proteja a vida de nossas gestantes e de todas as crianças que estão no ventre materno, para que todos tenham vida e vida em abundância. (cf. Jo 10,10)

Diante da escolha entre a vida e a morte, escolhamos a vida, a da mulher e a do bebê!

Brasília, 14 de junho de 2024

Dom Jaime Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

*Fonte: CNBB

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

Lula se encontra com Papa Francisco no G7, na Itália, e discute fome e desigualdade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o Papa Francisco nesta sexta-feira (14), na cúpula do G7, na Itália, cumprindo agenda internacional do evento.

A primeira-dama brasileira, Janja da Silva, também participou da reunião.

O presidente brasileiro disse em uma postagem no X que discutiu sobre fome e desigualdades sociais com o papa, no encontro.

Encontro com Sua Santidade, o Papa Francisco. Conversamos sobre paz, combate à fome e a necessária redução das desigualdades no mundo.”, afirmou Lula.

Uma campanha por um mundo mais humano e menos desigual”, acrescentou o líder brasileiro.

Ainda no G7, Lula teve encontros com os presidentes Emmanuel Macron (França), Ursula von der Leyen (Comissão Europeia) e Recep Erdoğan (Turquia).
Lula e presidente da França, Emmanuel Macron – Foto: Ricardo Stuckert / PR
Lula em encontro com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen – Foto: Ricardo Stuckert / PR
Lula em encontro com Recep Erdoğan (Turquia) – Foto: Ricardo Stuckert / PR
Papa no G7


O Papa Francisco tornou-se o primeiro pontífice a se dirigir a uma cúpula do G7 nesta sexta-feira (14), alertando os líderes mundiais de que a Inteligência Artificial nunca deve ser autorizada a obter a vantagem sobre a humanidade.

O chefe da Igreja Católica discursou diante de chefes de Estado e de governo das sete maiores potências mundiais e a União Europeia.

“Nenhuma máquina deve escolher tirar a vida de um ser humano”, disse mais cedo nesta sexta-feira (14), acrescentando que as pessoas não devem deixar algoritmos superpoderosos decidirem seu destino.

*98 FM de Natal

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

MOSSORÓ/RN: PT RETIRA CANDIDATURA DE ISOLDA PARA APOIAR LAWRENCE

Na manhã deste sábado (15), o Partido dos Trabalhadores de Mossoró realizou o seu encontro de tática eleitoral no Villa Oeste. Em ampla maioria, o PT decidiu por compor uma frente ampla de oposição em apoio à pré-candidatura de Lawrence à prefeitura de Mossoró, pleiteando a vice candidatura pela Federação Brasil da Esperança.

Em sua resolução, o PT afirma a definição de fortalecimento da oposição por reconhecer que Allyson é “a nova extrema-direita e contrário aos interesses da classe trabalhadora e à transformação liderada por Lula, Fátima e o PT, gestor responsável pela precarização dos direitos dos servidores, desmonte das políticas culturais, descaso com a saúde da população, abandono dos bairros periféricos, enfraquecimento das instâncias democráticas e participação social do município”.

Isolda Dantas, presidenta do PT Mossoró, reforçou que “A união da oposição não é abrir mão de um projeto pra Mossoró mas fazer uma disputa real e muito necessária. Temos a responsabilidade de livrar Mossoró dessa gestão mentirosa e ditatorial. Como diz a governadora: sigamos!”

*Mossoró Hoje

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

Enem 2024 recebe mais de 5 milhões de inscritos e supera marca da edição anterior

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 recebeu 5.055.699 inscrições, um aumento de 8% em relação à edição do ano passado. A informação foi confirmada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, neste sábado. As inscrições encerram na sexta-feira e a prova será aplicada nos dias 3 e 10 de novembro.

Além disso, o ministro também informou que a partir das 9h deste domingo, as inscrições para os estudantes do Rio Grande do Sul serão reabertas, por conta da calamidade pública no estado em decorrência das enchentes. O sistema ficará aberto entre 16 e 21 de junho.

O Ministério da Educação (MEC) ainda estuda um novo calendário para esse público, que também terá a isenção da taxa de inscrição garantida. A gratuidade da taxa é válida, inclusive, caso o estudante tenha tido a justificativa de ausência reprovada na edição de 2023.

O ministro da Educação informou que a avaliação sobre possíveis mudanças na data de aplicação serão feitas oportunamente, a depender da evolução da situação da região.

Calendário do Enem 2024
  • Inscrições: de 27/5 a 14/6/2024
  • Pagamento da taxa de inscrição: de 27/5 a 12/6/2024
  • Pedido de tratamento pelo nome social: de 27/5 a 7/6/2024
  • Solicitação de atendimento especializado: de 27/5 a 7/6/2024
  • Resultado das solicitações de atendimento especializado: 17/6/2024
  • Recurso para pedidos negados: de 17/6 a 21/6/2024
  • Resultado do recurso: 27/6/2024
  • Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada
  • Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
  • Divulgação do gabarito: 20/11/2024
  • Divulgação do resultado: 13/1/2025
*O Globo

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

UFERSA: NOVO CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICOS; SALÁRIOS DE ATÉ R$ 4,5 MIL

Ainda com um concurso em andamento, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), estará divulgando nessa sexta-feira, 14, mais um concurso para servidores técnico-administrativos. Desta vez são são 10 vagas, sendo 4 para nível médio, na categoria técnico de enfermagem e, 6 vagas na para nível superior, distribuído nas categorias: Engenheiro Agrônomo, Economista, Nutricionista, Médico Veterinário, Bibliotecário e, Técnico em Assuntos Educacionais.

As inscrições vão acontecer no período de 24 de junho a 06 de agosto, no site da Comperve (https://comperve.ufrn.br/), empresa responsável pela realização do certame. As inscrições serão feitas no formato on line, com o candidato acessando o site da Comperve. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 para o nível médio e, R$ 100,00 para o nível superior.

Para o cargo de nível médio (D) os vencimentos correspondem ao valor de R$ 2.667,19, acrescidos de vantagens, benefícios e adicionais previstos na Legislação. Já na categoria de nível superior (E), os vencimentos correspondem a R$ 4.556,92, acrescidos de vantagens, benefícios e adicionais previstos na Legislação.

Os candidatos que se inscreverem vão se submeterem a prova escrita de Língua Portuguesa, com 10 questões; Legislação, também com 10 questões; Conhecimentos Específicos, com 30 questões e, uma Redação. As provas serão aplicadas no dia 15 de setembro.

*Mossoró Hoje

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

HOJE TEM BREGÃO DA 87 !!!!

MOSSORÓ/RN: JOVEM DE 21 ANOS MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

Acidente de trânsito tirou a vida de um jovem de 21 anos, identificado como João Vitor Andrade Honorato, na noite de sexta-feira (14). O acidente ocorreu no cruzamento das Ruas Juvenal Lamartine com João Cordeiro, no bairro Santo Antônio, em Mossoró.
João Victor estava trafegando de motocicleta pela Rua João Cordeiro quando foi atingido por um carro que vinha pela Rua Juvenal Lamartine. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O condutor do carro fugiu sem prestar socorro ao jovem.
Segundo informações obtidas no local do acidente, João Victor estava a caminho de se encontrar com amigos para irem juntos à festa do Mossoró Cidade Junina na Estação das Artes. Lamentável!
A Polícia Civil está investigando o caso para identificar e localizar o motorista responsável pelo acidente.

Policial penal do RN é preso após bater em carros e atirar contra inocentes

Um policial penal de 37 anos do Rio Grande do Norte, identificado como Juan Diego Silva Soares, foi preso nesta sexta-feira 14 após se envolver em uma grande confusão em Pernambuco. Segundo a CBN Recife, tudo começou com uma discussão durante uma festa realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Ao fugir do local dirigindo, por volta das 5h30 desta sexta-feira 14, como indicam as câmeras de segurança do local, o homem quebrou a cancela do estacionamento da casa de festas. Ao longo do seu trajeto pela BR 101, em direção à Zona Norte do Recife, o policial atirou em pessoas inocentes e bateu em uma moto, dois carros (um deles conduzido por um policial militar) e, por último, em uma ambulância da UPA.

Nesse momento, o carro quebrou e, de acordo com testemunhas, o suspeito saiu do veículo com a arma em punho. Populares que presenciaram a cena perceberam que o policial penal já não tinha mais munição e conseguiram rendê-lo. Na ocasião, a arma do suspeito foi extraviada. Ao realizar o teste do bafômetro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou que o homem estava sob efeito de álcool.

O motociclista atingido é um policial militar, que ficou ferido e precisou ser socorrido. Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que a ocorrência “vitimou cinco pessoas, todas entre 30 e 43 anos”, duas delas foram atingidas por disparo de arma de fogo. Os veículos, incluindo a ambulância, e o trajeto de fuga do suspeito foram periciados e um inquérito foi instaurado.

Já a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap-RN) informou que enviou uma equipe a Pernambuco para apurar o que aconteceu e tomar providências. O policial penal foi levado para um pronto-socorro e depois encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi preso em flagrante pelos crimes de roubo de veículo, tentativa de homicídio e lesão corporal de trânsito.

*Agora RN

LEMBRANDO, QUE HOJE TEM ATENDIMENTO NA ÓTICA GOMES EM APODI!!!!

Lembrando a todos os clientes que neste SÁBADO, dia 15/06/2024 é dia de atendimento na Ótica Gomes Apodi.
De 8:00 às 13:00 horas.
Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossas súper promoções ✌🏼😎

Fátima sanciona lei que estabelece Educação em Tempo Integral no RN

“Com a sanção desta lei, reafirmamos nosso compromisso com a educação de qualidade e com a formação integral dos nossos jovens”, afirmou a governadora Fátima Bezerra (PT), ao sancionar a Lei 11.804/2024, que estabelece a Política de Educação em Tempo Integral na rede pública estadual de ensino. Proposta pelo Governo do RN, a legislação foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado no último dia 6 de junho.

“A educação em tempo integral é uma estratégia fundamental para garantir melhores oportunidades para nossos estudantes e para promover a equidade e a justiça social no Rio Grande do Norte. Estamos determinados a investir cada vez mais na educação, pois acreditamos que ela é o caminho para o desenvolvimento e a transformação social”, afirmou Fátima.

Segundo o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Francisco do PT, a proposta tem o objetivo de reduzir a evasão escolar no Estado e integra uma política educacional em âmbito federal, além de promover a aprendizagem contínua na rede estadual, demonstrando o comprometimento gradual e sistêmico da gestão com a melhoria dos índices educacionais.

“Dar as condições para que esse tipo de ensino possa acontecer é fundamental para que possamos entregar aos nossos jovens educação de qualidade, que ofereça muito mais do que o ensino regular. Portanto, fico muito feliz com essa aprovação no dia de hoje”, disse o parlamentar, destacando que o projeto tramitou em tempo normal em todas as comissões temáticas da Casa, “sem receber nenhuma emenda”.

O ensino em tempo integral é caracterizado por uma “estrutura de funcionamento de uma escola que tem uma jornada escolar ampliada de, no mínimo sete horas e o máximo de nove horas”. No caso específico do ensino médio, a proposta determina que ele deve ter dimensão politécnica, promovendo ciência, tecnologia, trabalho e cultura, efetivando assim a ideia de ensino médio integrado.

No modelo de ensino em tempo integral, os estudantes permanecem na escola por, no mínimo, sete horas diárias, buscando garantir um maior tempo de dedicação aos estudos e atividades complementares. As vagas para esta modalidade fazem parte de uma cooperação entre estados, municípios e o governo federal, dentro do Programa Escola em Tempo Integral, lançado pelo governo federal em setembro de 2023.
Meta do MEC é Educação em Tempo Integral para 3,2 milhões de alunos

A meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) é alcançar 3,2 milhões de matrículas em tempo integral no país até 2026. Para atingir este objetivo, o programa oferece assistência técnica e financeira necessária para a criação das vagas.

Além disso, o programa é estruturado em cinco eixos estratégicos: Ampliar, Formar, Fomentar, Entrelaçar e Acompanhar, que visam garantir a qualidade e a equidade na oferta de educação em tempo integral. Este projeto está alinhado com a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que planeja o setor educacional brasileiro para o período de 2014-2024.

*Agora RN

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/