Pesquisar este blog

02 julho 2024

APODI/RN: VOTO DE NEILTON EM GEORGE SOARES CAUSA MAL ESTAR EM GETULISTAS

O voto do deputado Neilton Diógenes em George Soares não deixou sequelas apenas em Pau dos Ferros, que o diga Apodi, RN.
Os getulistas apodienses receberam com revolta a traição do deputado "apodiense".
Neilton votou em George à mando de João Maia, segundo informações dos corredores da AL.
O deputado Neilton chegou ao plenário ladeando a turma do Gustavo Carvalho e teria cravado o voto em George Soares, nossa.
Aí mata! O povo sabe os representantes que tem!

*João Marcolino

CONVITE DE CANTORIA EM ITAÚ/RN!!!!!

FRUTUOSO GOMES/RN: PARTE DE TETO DE SALA DE AULA DESABA E DEIXA ESTUDANTE FERIDA

O caso ocorreu por volta das 9h no município de Frutuoso Gomes, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte. A sala de aula da Escola Estadual Frutuoso Gomes era ocupada por estudantes da turma do 4º ano do ensino fundamental no momento do acidente. Uma aluna ficou ferida.

De acordo com uma estudante que estava no local, foi possível ouvir um barulho antes do teto desabar. O incidente ocorreu minutos depois.

“Começou a cair um pedacinho (do forro) lá no fundo, aí começamos a sair. Ouvimos um estrondo, corremos para sair da sala”, afirmou a aluna.

Ainda segundo a estudante, houve tempo suficiente para que a maioria dos alunos deixassem o local. Uma menina teve ferimentos no pé. Ela foi atendida no Hospital Municipal Severina Carlos de Andrade e liberada em seguida.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (Seec) afirmou que vai conduzir uma inspeção para identificar as causas do acidente e destacou que a escola passou por uma reforma recentemente e que “não apresentava danos estruturais”.

A sala em questão terá o teto restaurado pela empresa que realizou a reforma, ocorrida há três anos, segundo a Seec. Após uma vistoria do Corpo de Bombeiros, a escola foi interditada por uma semana.

*Com informações G1


Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

[VÍDEO] BREGÃO DA 87 É CASA CHEIA MAIS UMA VEZ!!!

No sábado passado foi realizado mais um Bregão da 87 e o sucesso foi garantido. Depois de muitas músicas românticas, o forro tomou conta e o povão compareceu formando uma grande multidão no Calçadão da Lagoa do Apodi.
Já é tradição, todos os sábados a rádio cidade transmite o Brgão, das 15 às 17 horas e em seguida acontece muito forró com os artistas da terra!!!!

MOSSORÓ/RN: PERÍODO CHUVOSO FICA 53% ACIMA DO ESPERADO EM 2024

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) divulgou relatório sobre o período chuvoso em Mossoró no primeiro semestre de 2024. O levantamento apontou que o acumulado de chuvas no período ficou 53% acima da média histórica dos últimos 30 anos, favorecendo todas as regiões da cidade. O responsável pela pesquisa é o professor Alciomar Lopes.
De 1º de janeiro a 30 de junho o acumulado em Mossoró ficou em 1.008 milímetros, sendo que o esperado para o período era de 656,1 mm. O percentual ficou 53,6% acima do esperado. O relatório mostrou que o município registrou 102 dias de chuvas nos primeiros seis meses do ano.
O mês com o maior número de dias chuvosos foi março. O terceiro mês do ano registrou 23 dias com chuvas. Abril vem logo em seguida com 22 dias com registro de precipitações pluviométricas. Fevereiro teve 18 dias chuvosos. Em junho foram 17 dias chuvosos. O mês de maio registrou 12 dias e janeiro foi o mês com o menor número de dias chuvosos (10).

*Saulo Vale

DRA. MARIA INOCÊNCIA ATENDE TODAS AS QUINTAS NA CLÍNICA LUMA MARTINS EM APODI


Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

CARAÚBAS/RN: HOMEM MORRE AFOGADO EM BARRAGEM NA ZONA RURAL

Um afogamento foi registrado nesta terça-feira (02) na zona rural de Caraúbas, localizada na região oeste do estado do Rio Grande do Norte. A tragédia ocorreu na barragem de João Maria, situada na região da Cachoeira.
Segundo informações preliminares, a vítima foi identificada como Fransueldo. Ele teria se afogado enquanto nadava na barragem.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar o corpo de Fransueldo das águas. A Polícia Militar esteve no local, isolando a área, enquanto as equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Polícia Civil foram chamadas para realizar os procedimentos de praxe e investigar as circunstâncias do afogamento.
Este triste incidente serve como um alerta sobre a importância da cautela ao nadar em locais não supervisionados, especialmente em áreas rurais, onde o acesso a serviços de emergência pode ser mais demorado.

RN tem queda de 14% no número de mortes violentas em 2024

O Rio Grande do Norte fechou o primeiro semestre deste ano com redução de 14% no número de mortes violentas, em comparação aos primeiros seis meses do ano passado. O resultado é o melhor da série histórica, ou seja, o menos violento dos últimos 14 anos.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (1º) pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).

Em números absolutos, o número de mortes caiu de 529 nos seis primeiros meses de 2023, contra 455 ocorrências registradas no mesmo período deste ano, ou seja, 74 crimes a menos.

Somente no mês de junho, comparando com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 25%. Foram 88 mortes em junho de 2023 em todo o território potiguar, contra 66 mortes em junho deste ano, o que representa 22 mortes a menos.

Constituem o índice todos os registros de homicídio doloso, intervenção policial, lesão corporal seguida de morte, latrocínio e feminicídio.
Série histórica / 1º semestre / 2011 a 2024
2011: 550
2012: 533
2013: 838
2014: 901
2015: 788
2016: 984
2017: 1.209
2018: 1.038
2019: 729
2020: 805
2021: 713
2022: 565
2023: 529
2024: 455

*Fonte: Jair Sampaio

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

APODI/RN: DOIS POLICIAIS DA 6ª COMPANHIA SÃO AGRACIADOS COM HONRARIAS DA POLÍCIA MILITAR DO RN

Dois policiais militares do efetivo da 6ª CIPM, sediada em Apodi/RN foram agraciados com honrarias da Corporação PM RN. Um dos agraciados foi o Comandante da Unidade, o Major COSTA E SILVA, que recebeu a “Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga” e o 3º Sargento PM COSTA NETO, agraciado com a Medalha do Mérito Profissional “Cel PM Bento Manoel de Medeiros”, em virtude de ter se destacado no desempenho profissional da atividade policial militar. Parabéns a esses excelentes profissionais.

PH ELETRICISTA


NATAL/RN: Com cinco adolescentes em casa, médico é preso por cena de abuso e nudez infantil em Natal; mãe de vítima também foi presa

Um médico foi preso em flagrante, no último domingo (30), pela suspeita da prática dos crimes de cena de abuso e nudez infantil. A prisão aconteceu em um bairro da zona Sul de Natal. A ação foi realizada por policiais civis da Delegacia de Plantão Zona Sul com apoio da Delegacia de Plantão de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DPAGV).

De acordo com a Polícia Civil, as diligências foram iniciadas após o próprio médico acionar a Polícia Militar queixando-se de perturbação de sossego. A PM acionou a Civil, que foi ao local para apurar os fatos. Na residência do suspeito, os policiais encontraram cinco adolescentes.

"A Polícia Civil foi acionada pela Polícia Militar para apurar inicialmente uma denúncia de perturbação do sossego. Quando começamos a investigar a situação, iniciaram as diligência e descobrimos que estávamos diante de crimes graves contra crianças e adolescentes. Por essa razão, nos dirigimos ao local da ocorrência e procedemos com a busca e a apreensão para apreender objetos relacionados ao crime. Foram encontrados materiais que não eram condizentes com o que ele dizia, que era um homem solteiro, que morava só", destacou o delegado Luiz Octávio.

No local, os policiais encontraram medicamentos, como tadalafila, pílulas do dia seguinte, além de material de higiene feminina, como lubrificantes íntimos, camisinhas e exames ginecológicos para apurar doenças sexualmente transmissíveis. "Foram encontrados absorventes femininos, pílulas do dia seguinte, material para tintura de cabelo. Foi só confirmando a denúncia que as vítimas fizeram através de relato espontâneo aos policiais civis", pontuou.

O delegado afirmou que as investigações vão identificar em quais circunstâncias os produtos eram utilizados. "Isso só poderá ser de fato afirmado com o decorrer da investigação criminal", destacou.

Foi constatado ainda durante as diligências que a mãe de uma das vítimas, que é técnica de enfermagem, tinha conhecimento dos atos praticados pelo autuado e consentia a ida da filha à casa do suspeito. Em troca, segundo as investigações, o homem fornecia dinheiro e objetos domésticos para a mãe com o intuito de beneficiá-la. Ela foi presa pela suspeita da prática dos crimes de favorecimento à prostituição infantil e abandono de incapaz.

"As polícias civil e militar conseguiram identificar que essa mãe sabia que a menor estava na casa naquele momento e o que ela iria fazer lá. Por esse motivo, foi dada a voz de prisão em flagrante. Ela era conivente", completou o delegado.

Os policiais civis ainda apreenderam equipamentos eletrônicos de propriedade do médico. As adolescentes foram conduzidas à sede do Projeto Abraçar, localizado na maternidade municipal Dr. Araken Irerê Pinto, especializado em acolher e atender crianças e adolescentes em situação de violência sexual. Enquanto os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. Durante a audiência de custódia, o médico teve sua prisão preventiva decretada.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

*Portal Tropical

Ministério Público deflagra operações para combater tráfico de drogas em quatro cidades do RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta terça-feira (2) as operações Héstia e Estratigrafia. O objetivo das duas ações é combater o tráfico de drogas e a associação para o tráfico nos municípios de Canguaretama, Parnamirim, Goianinha e Macaíba.
As duas operações, que foram deflagradas simultaneamente, contaram com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Polícia Militar. Estão sendo cumpridos mandados de prisão e também de busca e apreensão.

Gyliard Oliveira e Agnaldo Fernandes redefinem cenário eleitoral em Apodi e assume protagonismo na corrida sucessória

Em Apodi, a corrida eleitoral para a prefeitura tem um protagonista claro: Gyliard Oliveira, pré-candidato pelo PSD, tem se destacado como o líder incontestável. Sua pré-candidatura não apenas ganhou robustez, mas consolidou-se como um projeto totalmente viável de êxito, com o apoio estratégico de figuras como o sindicalista Agnaldo Fernandes (PT), que será seu vice, o ex-chefe de gabinete da atual gestão municipal, Luciano Moura, e diversas outras lideranças políticas e comunitárias locais.

O apoio crescente ao projeto de Gyliard é evidente, com adesões diárias que refletem a confiança depositada em suas propostas para o desenvolvimento de Apodi. Um gesto simbólico recente, onde um jovem bacurau queimou sua camisa verde em apoio a Gyliard, ilustra a magnitude desse movimento na cidade.

*Folha Potiguar

ATENÇÃO CLIIENTES DA ÓTICA GOMES! HOJE TEM ATENDIMENTO EM SOLEDADE

Lembrando a todos os clientes que nesta TERÇA-FEIRA, dia 02/07/2024 é dia de atendimento na Ótica Gomes em SOLEDADE.
Das 14:00 às 17:00 horas.
Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossas super promoções ✌🏼😎

UERN: EX-REITORES SERÃO HOMENAGEADOS COM MEDALHA DA ABOLIÇÃO

Os(as) homenageados(as) e o tema da Medalha da Abolição de 2024 foram definidos. Criada pela Lei Municipal 20/68, a comenda entregue pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e a Prefeitura Municipal de Mossoró será concedida a três personalidades na Assembleia Universitária, em 28 de setembro, evento que celebra o aniversário de 56 anos da Uern.

A escolha foi aprovada na tarde de hoje, 27, pela Comissão Permanente da Medalha da Abolição, presidida pela reitora Cicília Maia.

“Saber que acolhe” foi o tema escolhido para este ano. O saber científico, de mãos dadas com a sabedoria popular, desenvolve cada região do Rio Grande do Norte e além. Como o juazeiro que recebe o povo sertanejo, resiste as intempéries e ressurge com uma simples gota d’água, uma gota de Uern é capaz de acolher e transformar vidas, comunidades e regiões.

De forma unânime, a Comissão escolheu os nomes de Irmã Zelândia (do Colégio Sagrado Coração de Maria), de Laplace Rosado Coelho, in memoriam, (ex-presidente da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – FURRN e ex-reitor da Uern), e de Pedro Fernandes Ribeiro Neto, ex-reitor da Uern.

A concessão da medalha é feita a personalidades que tenham se notabilizado na prestação de serviços à comunidade, nas áreas de educação e cultura, sobretudo em benefício da Uern.

Além da presidenta Cicília Maia, compõem a Comissão os seguintes representantes da comunidade mossoroense: Francisco Solon Dantas Neto, Francisco Rubens Coelho de Figueiredo, Frank da Silva Felizardo, Geraldo Maia do Nascimento, Nelson Lucas Pires Júnior, Nilson Brasil Leite, Maria Ivonete Soares Coelho, Francisco Carlos Carvalho de Melo, Wilson Bezerra de Moura e José Airton Marcelino de Mendonça.

Homenageados: Maria Zelândia da Silva é natural de Propriá/SE e reside há mais de 30 anos em Mossoró.
É diretora administrativa do Colégio Sagrado Coração de Maria (CSCM), primeira instituição católica para moças em Mossoró, sob a direção da Congregação Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição – CONFHIC, conhecidas como Irmãs Franciscanas Portuguesas. Foi fundado em 02 de agosto de 1912. Até a década de 1970, a instituição acolhia somente meninas, sendo o único espaço de acesso à educação formal. O CSCM se destaca como a instituição particular com o maior número de aprovações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) para o período letivo de 2023/2024.
Em 2003, Irmã Zelândia recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadã Mossoroense; em 2013, o Tributo Ana Floriano, da Prefeitura de Mossoró; e em 2022, a Medalha Porcino Costa, da CDL Mossoró.Laplace Rosado Coelho nasceu em 02 de agosto de 1935, em Mossoró.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e possui mestrado em Direito Ambiental. Foi promotor de justiça em diversos municípios e atuou durante alguns anos no júri popular. Atuou como secretário de Educação de Mossoró em 1973.

Ingressou na FURRN em 01 de agosto de 1970. De 1976 a 1983, assumiu a presidência da Fundação. Em 17 de junho de 1983, foi nomeado reitor pro tempore pelo então prefeito Jerônimo Dix-huit Rosado Maia. À época, a Universidade passava por dificuldades de falta de recursos. Sua gestão como reitor foi iniciada no dia 12 de julho de 1983 e concluída em agosto de 1985.

Foi professor do curso de Serviço Social e, mais tarde, de Ciências Jurídicas. É autor da obra “Tem um livro sobre o assunto”.

Entre as principais realizações de quase uma década de dedicação à FURRN, destaque para a criação do Campus de Patu, a criação do Curso de Ciências Jurídicas e Sociais (que deu origem ao curso de Direito da Uern), a criação do Curso de Ciências Contábeis e Atuariais (que deu origem ao curso de Ciências Contábeis da Uern) e a ampliação do Campus Central, em Mossoró.

Faleceu em 12 de maio de 2010, aos 74 anos de idade.

Pedro Fernandes Ribeiro Neto foi reitor da Uern entre 2013 e 2021.
É professor do Departamento de Informática (Faculdade de Ciências Naturais e Exatas – FANAT) desde 01 de abril de 1998. É professor fundador do curso de Ciência da Computação da Uern. Atuou como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern. Foi o primeiro reitor da Uern com o título de doutor.

Na sua gestão como reitor, destaca-se o fortalecimento da Assistência Estudantil com a criação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a ampliação de vagas no curso de Medicina, ampliação da pós-graduação (criação de 20 programas de pós-graduação stricto sensu), ampliação da Política de Inclusão (criação da Diretoria de Ações Inclusivas, cotas étnico-raciais, cotas para deficientes e nome social), ampliação da EaD, recredenciamento da universidade, criação da UERN TV, construção da biblioteca do Campus Pau dos Ferros, curricularização da Extensão, sede própria do Campus de Caicó, regularização do patrimônio da Uern (incorporação do ACEU, Prédio do Campus de Patu e ambulatórios), captação de Recursos Externos (mais de R$ 60 milhões) e a realização de concurso público em 2016).

*Fonte: UERN