Pesquisar este blog

26 janeiro 2025

Hanseníase: conheça verdades e mitos sobre a doença

Causada por uma bactéria que atinge a pele e os nervos periféricos, a hanseníase acomete pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. De acordo com o Ministério da Saúde, o contágio só acontece após longos períodos de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece. As lesões neurais conferem à doença alto poder de gerar deficiências físicas e figuram como principal responsável pelo estigma e pela discriminação.

O Brasil ocupa, atualmente, a segunda posição no ranking global de países que registram novos casos de hanseníase. “Em razão de sua elevada carga, a doença permanece como um importante problema de saúde pública no país, sendo de notificação compulsória e investigação obrigatória”, destaca o ministério. Com o objetivo de divulgar informações, a pasta lançou a campanha Hanseníase, Conhecer e Cuidar, de Janeiro a Janeiro, com ações de enfrentamento à doença ao longo de todo o ano.

Sinais e sintomas
– Manchas brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas e/ou áreas da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e ao frio) e tátil, dolorosa ou não;

– Comprometimento de nervos periféricos (geralmente, espessamento ou engrossamento), associado a alterações sensitivas, motoras ou autonômicas;

– Áreas com diminuição de pelos e de suor;

– Sensação de formigamento e/ou fisgadas, principalmente nas mãos e nos pés;

– Diminuição ou ausência de sensibilidade e força muscular na face, nas mãos ou nos pés;

– Caroços ou nódulos no corpo, em alguns casos, avermelhados e dolorosos.

Transmissão
A transmissão acontece quando uma pessoa com hanseníase, na forma infectante da doença, sem tratamento, elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas suscetíveis, ou seja, com maior probabilidade de adoecer. O bacilo é eliminado pelas vias aéreas superiores (espirro, tosse ou fala) e não por objetos utilizados pelo paciente. Também é necessário contato próximo e prolongado, sendo que doentes com poucos bacilos não são considerados importantes fontes de transmissão.

Diagnóstico
Os casos são diagnosticados por meio de exame físico geral dermatológico e neurológico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade, comprometimento de nervos periféricos e alterações sensitivas, motoras e/ou autonômicas. Casos com suspeita de comprometimento neural, sem lesão cutânea, e aqueles que apresentam área com alteração sensitiva duvidosa, mas sem lesão cutânea evidente, devem ser encaminhados para unidades de saúde de maior complexidade.

Caderneta
Ainda segundo o ministério, a Caderneta de Saúde da Pessoa Acometida pela Hanseníase, entregue no momento do diagnóstico, figura como uma ferramenta para que o paciente acompanhe e registre seu tratamento e tenha em mãos orientações sobre a doença, direitos e o autocuidado.

Discriminação
O estigma e a discriminação, de acordo com a pasta, podem promover a exclusão social e resultar em interações sociais desconfortáveis, que trazem sofrimento psíquico e limitam o convívio social. “Essa importante particularidade da hanseníase pode interferir no diagnóstico e adesão ao tratamento, perpetuando um ciclo de exclusão social e econômica”.

Mitos e verdades
Confira, a seguir, fatos e mitos sobre a hanseníase listados pelo ministério:

– É possível pegar hanseníase pelo abraço ou pelo compartilhamento de talhares e roupas: FALSO

– A doença é transmitida por meio de contato próximo e prolongado: VERDADEIRO

– A hanseníase é de transmissão hereditária: FALSO

– A doença é transmitida de pessoa para pessoa: VERDADEIRO

– A hanseníase pode ser curada por meio de tratamento caseiro: FALSO

– O tratamento é distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS): VERDADEIRO

– Pessoas com hanseníase devem ser afastadas do convívio familiar e social: FALSO

– A hanseníase tem tratamento e cura: VERDADEIRO

– Só transmite a hanseníase quem não está em tratamento ou o faz de forma irregular: VERDADEIRO

*Agência Brasil

ACARI/RN: [VÍDEO] Sem atingir sangria desde 2011, açude amanhece transbordando em Acari após 208 mm de chuva

Os acarienses da Fazenda Vaca Brava, na divisa com o município de São Vicente, também no Seridó, amanheceram vibrando de alegria com açude do senhor José Augusto dos Santos (Dodô) transbordando.

O velho açude não atingia a lâmina de sangria desde 2011, segundo relatos de familiares do senhor Dodô, e desde a noite desse sábado, 25, o reservatório começou a lançar água por cima do sangradouro.

Na mesma comunidade, pertencente ao senhor José Augusto dos Santos (Dodô), um outro reservatório começou a atingir a lâmina de sangria exatamente às 11 horas do dia de hoje. Os relatos são de pelo menos 208 milímetros de chuva nos últimos dias e de 120mm nas últimas horas.

“É uma felicidade grande, viu? Pra cá”, relatou Luciana, nora do senhor Dodô.
*Jair Sampaio

TERÇA FEIRA TEM ATENDIMENTOS EM APODI!!!

Lembrando a todos os clientes e amigos que nesta TERÇA-FEIRA, dia 28/01/2025 é dia de atendimento na Ótica Gomes de APODI
De 8:00 as 13:00 hs.
Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossas super promoções ✌🏼😎

ASSU/RN: POLÍCIA MILITAR RECUPERA VEÍCULO ROUBADO APÓS ASSALTO A CASAL DE IDOSOS

Na tarde deste domingo (26), policiais militares do 10º BPM de Assú, por meio da Força Tática e do GTO, localizaram e recuperaram um veículo Fiat Strada que havia sido tomado de assalto na última quinta-feira (23). O crime ocorreu por volta das 12h40, quando dois criminosos armados renderam um casal de idosos em sua residência, na zona rural de Assú.

De acordo com informações, os assaltantes chegaram ao local pedindo água. Quando a mulher foi buscar o pedido, foi rendida pelos criminosos, que levaram dinheiro, balanças, cervejas, frios e o veículo.

O carro foi encontrado abandonado em uma estrada de terra às margens da RN-233, ainda no município de Assú. A operação foi coordenada pelo Tenente Elvis, e o veículo foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais e posterior devolução ao proprietário.

A Polícia Militar segue investigando o caso e solicita à população que, caso tenha informações sobre os suspeitos, entre em contato pelo telefone 190 ou pelo WhatsApp do batalhão, no número (84) 3331-6518. A colaboração da comunidade é fundamental para solucionar o caso e prender os responsáveis pelo crime.

Assu Notícia

ASSU/RN: VEÍCULO COLIDE EM AMBULÂNCIA DO SAMU DURANTE ATENDIMENTO À OCORRÊNCIA

Na manhã desta sexta-feira (24), um acidente de trânsito foi registrado na Rua Vila Nova da Princesa, no cruzamento com a Baixa do Feliz Assú. Uma ambulância do SAMU, que estava em deslocamento para atender uma ocorrência no bairro, quando um veículo modelo Pálio, conduzido por um homem identificado como Rosivan Tavares, de 58 anos, colidiu na viatura.

De acordo com informações da equipe do SAMU, a ambulância estava em código 3, com sirenes e giroflex ligados, quando, ao atravessar a Rua Vila Nova em direção ao bairro Feliz Assú, foi atingida lateralmente pelo Pálio. O motorista do carro teria avançado a via, ocasionando a colisão.

O condutor do Pálio, que não utilizava cinto de segurança no momento do acidente, ficou bastante nervoso, mas não sofreu ferimentos graves. A socorrista Elielma, do SAMU, realizou a avaliação dos sinais vitais do motorista que foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) apenas para observação.

Os danos foram exclusivamente materiais, com maior impacto no veículo Pálio. A equipe do Núcleo de Operações Rodoviárias Estadual (NORE) esteve no local para registrar a ocorrência e liberar a via.

Os ocupantes da ambulância do SAMU não sofreram ferimentos e seguiram para a base após a liberação da ocorrência.

*Assu Notícia

SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN: HOMEM É MORTO A TIROS E OUTRO FICA FERIDO

Um homem foi morto a tiros durante a noite de sábado (25) em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, outro homem também foi baleado na ocorrência.

Ainda de acordo com a PM, o caso ocorreu na região de Uruaçu. As vítimas estavam em um bar, quando foram surpreendidas por criminosos, que se aproximaram e efetuaram os disparos. Ambos foram socorridos e encaminhados a uma unidade hospitalar, mas um deles não resistiu. O homem não foi identificado até a publicação desta matéria.

Após o crime, os policiais foram acionados e isolaram o local, até a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). A PM trata o crime como uma execução.

*98 FM de Natal 

WEB RÁDIO NAVIRE: PROGRAMAÇÃO DESTE DOMINGO!!

Ouça todos os dias, WEB RÁDIO NAVIRE! A nova rádio de Apodi! Baixe o aplicativo Rádios Net e ouça!
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-navire/240739

PROGRAMAÇÃO DE HOJE
  • 05h - Luiz Gonzaga
  • 07h - Jovem Guarda
  • 10h - Axé
  • 12h - Especial
  • 13h - Domingo a Tarde
  • 17h - Sertanejo
  • 19h - Domingo a Noite

Violência no Interior do RN: Polícia registra homicídios em Assú e Caraúbas na noite de sábado

A onda de violência continua preocupando a população do interior do Rio Grande do Norte. Na noite desta sábado 25 de janeiro de 2025, a Polícia registrou dois homicídios em diferentes municípios.

O primeiro caso ocorreu em Assu, onde um homem, identificado como, Elielson Rodrigues da Silva Cunha, apelidado de “Piu”, 21 anos de idade foi executado a tiros em frente a uma conveniência, no Bairro Vertentes, causando medo e indignação entre os moradores.

Testemunhas informaram que o suspeito fugiu do local em uma motocicleta em sentido ignorado. De acordo com a polícia Piu já havia sido preso por porte de arma de fogo. A Polícia Militar realiza isolamento da área do crime, aguardando o Itep.

Em Caraúbas, o segundo assassinato foi registrado em circunstâncias semelhantes. Um homem identificado como, Francisco Filho da Silva, conhecido como “Marcondes” de 48 anos, foi morto a tiros em seu espetinho no Bairro Leandro Bezerra.

Segundo informações repassadas pela PM, a vítima estava preparando espetinhos, quando foi surpreendido por três criminosos, que chegaram e efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra, Marcondes, que morreu na hora.

Até o momento, as autoridades não divulgaram informações sobre a possível motivação do crime ou suspeitos envolvidos. Os casos acendem um alerta sobre a escalada da violência no interior do estado, reforçando a necessidade de medidas mais efetivas de segurança pública. As comunidades afetadas cobram respostas das autoridades para frear a criminalidade e trazer mais tranquilidade à região.

*Fim da Linha

Itamaraty chama tratamento a deportados de “degradante” e questionará EUA

O Ministério das Relações Exteriores vai pedir explicações ao governo de Donald Trump sobre a situação em que foram transportados em voo 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos.

O Itamaraty classificou o tratamento dispensado aos brasileiros como “degradante”.

Na noite deste sábado 25, o chanceler Mauro Vieira se reuniu com o superintendente interino da Polícia Federal no Amazonas, Sávio Pinzón, e com o major-brigadeiro Ramiro Pinheiro, comandante do 7º Comando Aéreo Regional, em Manaus.

Pinzón e Pinheiro relataram a Vieira sobre o que passaram os brasileiros repatriados.

Na noite de sexta-feira (24), o voo com 88 brasileiros pousou no Aeroporto Internacional de Manaus ao invés de ir diretamente para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte-Confins, em Minas Gerais.

A CNN apurou que o avião pousou em Manaus para fazer um reabastecimento. Porém, durante o procedimento, apresentou problemas técnicos no ar-condicionado, causando um princípio de tumulto entre os passageiros, levando o cancelamento do prosseguimento a Minas.

O grupo só chegou a Confins na noite deste sábado, após o governo brasileiro disponibilizar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportá-los. Quatro já haviam desembarcado em Manaus, enquanto 84 seguiram para Minas.

Os brasileiros estavam sendo transportados algemados pelos EUA. Já no Brasil, o Ministério da Justiça determinou a retirada das algemas, classificadas pela pasta como um “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”.

Já em Confins, brasileiros relataram problemas com alimentação, falhas técnicas, maus-tratos e agressões no voo americano.

*Informações da CNN Brasil

OURO BRANCO/RN: JOVEM É MORTO A GOLPES DE FACA DEPOIS DE DESENTENDIMENTO

Um jovem identificado como Cássio foi morto na tarde deste sábado após ser atingido por golpes de faca peixeira.
O suspeito disse a amigos de um desentendimento com a vítima nessa sexta feira, 24, onde teve familiares foram atacados verbalmente por Cássio.
Não há confirmação da prisão do suspeito. A Polícia Militar está na delegacia de Caicó para os procedimentos cabíveis.

ÓTICAS GOMES, O BEM ESTAR DA SUA VISÃO!!!


Prefeitura de Jaçanã – RN abre edital de Processo Seletivo

No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura Municipal de Jaçanã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulga a abertura de um Processo Seletivo, com o objetivo de formar cadastro reserva para profissionais de níveis fundamental incompleto, médio e superior.

De acordo com o edital, as oportunidades são para os seguintes cargos: Auxiliar de Serviços Gerais; Porteiro; Vigia; Secretário Escolar; Motorista; Cuidador de Crianças Especiais; Professor Polivalente; Professor de Educação Física; Professor de Ensino Infantil; Professor de EJA (Educação de Jovens e Adultos); Professor de Matemática; Professor de História; Professor de Português; Professor de Geografia; Professor de Inglês; Professor de Ciências Biológicas; Professor de Educação Especial.

Para concorrer a uma das vagas é necessário que o candidato comprove o nível de escolaridade exigido para a função em que pretende atuar, entre outros requisitos.

Ao serem admitidos, os profissionais deverão cumprir jornadas de 30 a 40 horas semanais e contarão com remuneração mensal de R$ 1.518,00 a R$ 2.790,34.

Inscrição e seleção

Os interessados podem se inscrever entre os dias de 27 e 30 de janeiro de 2025, no horário das 8h às 12h, presencialmente, na sede da Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Manoel Fernandes, nº 118, Centro. As inscrições possuem taxas de R$ 30,00 a R$ 50,00.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de análise de títulos/currículo, de caráter eliminatório e classificatório; e entrevista, de caráter classificatório. Os critérios de pontuação estão estabelecidos no edital.

Vigência
O prazo de validade da Seleção Pública Simplificada será de um ano, prorrogável por igual período, contado da data da homologação.