Pesquisar este blog

14 agosto 2024

WEB RÁDIO NAVIRE, 24 HORAS NO AR!!!!

Ouça todos os dias, WEB RÁDIO NAVIRE! A nova rádio de Apodi! Baixe o aplicativo Rádios Net e ouça!
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-navire/240739

Saúde: OMS emite alerta global sobre a mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (14) o vírus mpox, anteriormente chamado de “varíola dos macacos”, como uma emergência sanitária global.

O nível decretado pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanon Ghebreyesus, é o mais alto de alerta da organização e não era emitido desde o fim da pandemia de Covid-19.

“Decidi seguir a recomendação do comitê e declarar emergência. A detecção de um novo clado de mpox na República Democrática do Congo e a potencial maior disseminação na África é um grande alerta”, analisou o dirigente.

A OMS também alertou que o surto “continua com baixo nível de transmissão” em outros continentes.

O continente africano registrou o maior número de casos da doença em virtude de uma nova variante descoberta em 2023, na República Democrática do Congo (RDC), e que tem se alastrado para outros países locais.

O Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças informou que a RDC já contabiliza quase 14 mil casos e 450 mortes em razão da mpox. (ANSA).

*Difusora de Mossoró

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

DRA. MARIA INOCÊNCIA ATENDE TODAS AS QUINTAS NA CLÍNICA LUMA MARTINS EM APODI


Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

MACAÍBA/RN: HOMEM É ENCONTRADO MORTO NA COMUNIDADE DE MUVUCA

Um homem foi encontrado sem vida na noite desta Terça-feira (13) na comunidade da Muvuca, que fica localizada entre os municípios de Macaíba e São Gonçalo do Amarante.
A princípio, levantou-se informações que apontam, que uma guarnição do 11ºBPM teria sido acionada para averiguar um suposto óbito na localidade citada a cima.
Ao chegar na comunidade, um homem que ainda não foi identificado, teria sido encontrado morto dentro de uma residência e pela as características no qual o mesmo foi encontrado a princípio o corpo não apresentava sinais de violência.
O ITEP foi acionado para a remoção do corpo.

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

MOSSORÓ/RN: ALLYSON HOMOLOGA CONCURSO DA SAÚDE

O prefeito Allyson Bezerra anunciou na noite desta terça-feira (13) a homologação do concurso público da área da saúde, já publicada no Diário Oficial de Mossoró (DOM). Com o resultado do certame homologado, o próximo passo é a convocação dos aprovados. Além do preenchimento das 330 vagas, o concurso também possui um cadastro de reserva com mais de 1.600 vagas.

“Há mais de uma década Mossoró não tinha concurso na saúde e agora essa espera acabou. Parabéns a todos vocês por essa vitória. Com esse reforço, a saúde do nosso povo ganha muito. Agora, trabalhar na Prefeitura de Mossoró é a realização de um sonho, porque na nossa gestão os salários são pagos em dia e os direitos dos servidores respeitados e ampliados”, pontuou o prefeito.

O concurso contempla dezenas de cargos, entre eles Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médicos de diversas especialidades, Pedagogo, Psicólogo, Veterinário, entre outros.

Os servidores vão trabalhar nas unidades de saúde do município, como UPAs e UBSs.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

DISQUE GELA, NO SITIO PONTA II


Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

MOSSORÓ/RN: 63ª MORTE VIOLENTA EM 2024 - MOTORISTA DE APLICATIVO É MORTO A TIROS DENTRO DO CARRO NO BAIRRO BARROCAS

A cidade de Mossoró registrou o homicídio de número 63 do ano de 2024. 
O motorista de aplicativo identificado como José Cleriane da Silva, foi encontrado morto com marcas de tiros, dentro do carro, um Prisma branco com placas de Russas/CE.
O crime aconteceu na avenida Alberto Maranhão no bairro Barrocas.

Fonte: Fim da Linha

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

MESSIAS TARGINO/RN: MOTOCICLISTA MORRE APÓS SER ATINGIDO POR CAMINHÃO NA BR-226

Na tarde desta terça-feira, 13 de Agosto, por volta das 16:40hs, foi registrado um acidente com vítima fatal na BR-226, na entrada de Messias Targino/RN.
De acordo com as informações, o motociclista identificado por Neguinho, foi atingido por um caminhão enquanto tentava acessar a BR-226.
Neguinho, como era mais conhecido, não resistiu ao forte impacto e veio a óbito no local.
A Polícia Militar isolou o local até a chegada da PRF e o ITEP.

*Fonte: CG na Mídia

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

Filiados com mandato que forem contra candidaturas do PL poderão ser punidos

Senador Rogério Marinho e deputado federal Sgt. Gonçalves / Foto: reprodução
O senador licenciado Rogério Marinho, presidente estadual do PL no Rio Grande do Norte, afirmou que filiados com mandato que se posicionarem contra candidatos majoritários do PL nas eleições de 2024 podem ser processados ao Conselho de Ética do partido. As declarações foram dadas ao programa 12 em Ponto, da 98 FM, nesta terça-feira 13.
“Os detentores de mandato eletivo, que são vereadores, deputados, prefeitos do PL, se obrigam a apoiar as candidaturas ou se isentar onde o partido tem candidatura majoritária. São 82 municípios no RN. Em Parnamirim, nós temos a candidatura clara, que é do jornalista Salatiel de Souza. Qualquer detentor de mandato eletivo que se posicionar contrariamente, de forma pública, a essas candidaturas após o início das eleições pode ser submetido ao Conselho de Ética”, afirmou Rogério Marinho.

Segundo o presidente do PL, uma vez acionado, o Conselho de Ética vai se posicionar “de acordo com a diretriz partidária”, o que inclui suspensão de atividade parlamentar em último grau. Essa diretriz, segundo Rogério, é nacional e foi reproduzida no Rio Grande do Norte.

A fala foi vista como um recado ao deputado federal Sargento Gonçalves – que tem se posicionamento contrariamente à candidatura de Salatiel de Souza. Na segunda 12, em entrevista ao Repórter 98, da 98 FM, o deputado declarou que ficará neutro na disputa de Parnamirim, mas teceu críticas ao candidato do PL.

“O PL tem um candidato lá, que eu discordo, pelo histórico criminal. Tem uma condenação por corrupção. Seria incoerente eu estar no palanque de Salatiel, com todo respeito à pessoa dele”, declarou o deputado federal.

“Para mim, é constrangedor. Não queria estar tratando, expondo. Quem nunca errou que atire a primeira pedra. Mas eu não estou tratando de salvação do homem não. Estou tratando do apoio político. Eu discordei. Bota um candidato que traz uma dificuldade para a gente”, afirmou Gonçalves.

Gonçalves acrescentou que a figura de Salatiel de Souza “diverge” da do ex-presidente Jair Bolsonaro. O deputado disse, inclusive, ter exposto o histórico do candidato ao ex-presidente durante uma reunião na semana passada da qual Rogério também participou.

“Rogério quis justificar, explicar que Salatiel não é um ‘descondenado’ como Lula, porque cumpriu a pena. E que não existe prisão perpétua no Brasil. Compreendo isso, mas para mim é uma decisão política. É pesado e não estou disposto a defender alguém justificando porque ele já cumpriu a pena”, disse.

Procurado após as declarações de Rogério Marinho, Gonçalves afirmou que ficará neutro em todas as cidades onde o PL tiver candidatura própria e ele não concordar. Disse, ainda, ter exposto ao presidente do partido todas as razões para não seguir a orientação do PL.

*Agora RN

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

ÓTICA GOMES, O BEM ESTAR DA SUA VISÃO!!!!


Entenda como funciona o golpe do Pix errado e veja como se proteger

Criminosos criaram mais uma forma de desviar dinheiro dos brasileiros: o ‘golpe do Pix errado’. Os bandidos se aproveitam de um recurso do Banco Central criado para recuperar o dinheiro quando é constatada fraude, chamado de MED (Mecanismo Especial de Devolução).

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que fez um alerta sobre a fraude, os bandidos descobrem o número do celular da vítima, que muitas vezes também é sua chave do Pix, e fazem uma transferência para essa pessoa. Eles conseguem esses dados por meio de cadastros preenchidos na internet ou em pesquisas em redes sociais.

Em seguida, ligam ou enviam uma mensagem dizendo que foi feito um Pix errado e pedindo para mandar o dinheiro de volta. A vítima, ao conferir seu extrato, vê que de fato entrou o dinheiro em sua conta.

Porém, em vez de dar a mesma chave Pix que foi usada para transferir o dinheiro, o golpista fornece uma chave Pix de uma terceira conta, e então o bandido aciona o MED, alegando ter sido vítima de um golpe. Por meio deste mecanismo, os bancos envolvidos irão analisar a transação.

Como o Pix devolvido foi feito para uma terceira conta, diferente da conta original da transferência, as instituições entendem que esta ação é típica de golpe e, daí, podem fazer a retirada do dinheiro do saldo da conta da pessoa enganada. Se tiver êxito, além de receber o dinheiro devolvido espontaneamente, o bandido também recebe o valor pelo MED e a vítima fica no prejuízo.

A Febraban alerta que, ao receber um pedido de estorno de Pix por qualquer motivo, o cliente sempre deve fazer a transação para a conta original que o Pix foi feito. “Para isso, o cliente deve entrar em seu aplicativo bancário e dentro das funcionalidades do Pix, utilizar a opção de devolução da transação recebida, que automaticamente envia o valor para a conta de origem. Nunca, em hipótese alguma, faça um estorno para uma terceira conta. Se tiver qualquer dúvida, ligue para seu banco”, afirma José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Segundo a ACI Worldwide, criminosos desviaram R$ 1,5 bilhão em golpes ao longo de 2023.

Como devolver um Pix errado?

Entre na área Pix do banco;

Vá em Extratos, clique em “Devolver”;

Desta forma, o dinheiro será devolvido diretamente para quem originalmente mandou o Pix.

Sempre faça a operação de devolução dentro da ferramenta do aplicativo oficial do banco. Nunca faça o estorno para uma nova chave Pix.

A Febraban também recomenda que os clientes tomem muito cuidado com a exposição de dados pessoais em redes sociais, com emails de supostas promoções que tenham cadastros e com mensagens recebidas em aplicativos de mensagens.

*Folha de São Paulo