Pesquisar este blog

24 novembro 2024

ITAJÁ/RN: VEÍCULO CELTA VERMELHO É ENCONTRADO ABANDONADO APÓS DESCER ATERRO NA BR-304

Na madrugada deste domingo, 24 de novembro de 2024, um veículo Celta de cor vermelha foi encontrado abandonado na BR-304, na entrada do município de Itajá, após descer um aterro. O automóvel apresentava danos visíveis, especialmente no eixo do pneu traseiro esquerdo, e parou próximo a um tronco de árvore.
Ainda não há informações sobre o proprietário do veículo, o número de ocupantes ou as circunstâncias exatas do ocorrido. Populares que passaram pelo local relataram que, possivelmente, o motorista perdeu o controle do carro, ocasionando a saída de pista e a descida do aterro.
O caso chama atenção pela ausência de informações sobre os envolvidos. Enquanto isso, o veículo permanece no local, servindo como um alerta para motoristas que trafegam pela região.

*Assu Notícia

CEARÁ-MIRIM/RN: CRIANÇA DE 4 ANOS SOFRE CHOQUE ELÉTRICO EM BEBEDOURO DA ESCOLA DO MUNICÍPIO

Uma criança de 4 anos sofreu um choque elétrico ao encostar em um bebedouro em uma escola de Ceará-Mirim, na Grande Natal, nessa sexta-feira (22). De acordo com o relato do pai, João Antônio, o menino ficou cerca de 4 minutos travado no equipamento devido à descarga elétrica. Ele foi levado para o hospital e já está em casa com a família.

"Ele estava brincando com os coleguinhas. A sandalinha dele, coisa de criança, não dura muito tempo. Ele pediu a professora para tirar e tirou. Ele foi se esconder atrás do bebedouro. Ele deveria estar com sede e resolveu beber água. Quando ele pegou, ele ficou preso. Não conseguiu falar, gritar. Ele passou cerca de 4 minutos", contou à TV Tropical.

Segundo ele, o filho só foi salvo após uma professora perceber o problema. "Quando a professora auxiliar viu, ela puxou ele. Nessa hora, teve uma nova descarga. Os dois caíram. Meu menino caiu e bateu a cabeça e ficou chorando. Não chegou a desmaiar. Ela salvou a vida do meu filho. Se não fosse ela, o pior teria acontecido", completou.

Após os primeiros socorros ainda no local, a criança foi encaminhada para atendimento no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. No final da tarde dessa sexta-feira, ele recebeu alta e voltou para casa. O menino vai completar 5 anos no próximo domingo (24).

Em nota, a Prefeitura de Ceará-Mirim afirmou que "o município tomou todas as providências necessárias" e que o incidente aconteceu "devido uma falha técnica". A secretaria pontuou ainda está investigando o que de fato aconteceu. Confira a nota na íntegra:

A prefeitura municipal de Ceará Mirim, por meio de Secretaria Municipal de Educação Básica, informa que o município tomou todas as providências necessárias, onde uma de nossas crianças acabou sofrendo um choque no bebedouro da escola, devido uma falha técnica, sendo a empresa prestadora do serviço de manutenção notificada para esclarecimentos e fiscalização de todo o prédio.

O aluno recebeu de prontidão toda assistência médica e já se encontra bem e em casa ao lado dos seus familiares.

A secretaria de educação básica, informa também que está a disposição para quaisquer dúvidas e que estão investigando o que fato aconteceu, assim como se disponibilizou com toda sua presteza ao querido aluno da rede municipal de ensino.

*Portal da Tropical

PROVAS DO ENADE SERÃO APLICADAS HOJE!!!

Neste domingo, 24 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) – por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada à Pasta – aplicará a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 para 283.550 inscritos.

A realização da prova é elemento obrigatório para garantir a regularidade do concluinte, assim como o Questionário do Estudante, que deve ser respondido até às 23h59 (horário de Brasília) deste sábado, 23 de novembro.

Para se orientar sobre horário, local de aplicação da prova, bem como obter informação sobre atendimento especializado e tratamento pelo nome social, o participante deve acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Sistema Enade. O acesso ao documento só é liberado após o preenchimento do Questionário do Estudante. 
  • Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h.
  • A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
  • O início da aplicação será às 13h30, com encerramento às 18h para os participantes regulares. Aqueles que solicitaram tempo adicional e tiveram o pedido aprovado pelo Inep terão mais uma hora para finalizar a prova.
Cursos avaliados – O exame será aplicado em cursos de 17 áreas de conhecimento diferentes. A edição de 2024 avaliará licenciaturas das áreas de artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

Documentação – Para acessar a sala de prova, o estudante deve apresentar documento de identificação válido com foto, como: cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997; e Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei n.º 13.445, de 24 de maio de 2017.

O Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018, também será aceito, assim como a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.

Podem ser apresentados, ainda, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997. Serão aceitos também os documentos digitais: e-Título, CIN, CNH Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela. A fim de garantir mais segurança ao exame, não será mais aceita a apresentação do Boletim de Ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos.

Envelope porta-objetos – Antes de entrar na sala de aplicação, também é importante que o participante guarde, no envelope porta-objetos, o telefone celular e quaisquer outros aparelhos eletrônicos desligados, além de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares), caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, relógio de qualquer tipo e quaisquer materiais estranhos à realização da prova.

Também não é permitido ficar com fone de ouvido, transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova, conforme previsto no edital do exame. O envelope porta-objetos deve ser mantido, durante todo o período de prova, debaixo da carteira, lacrado e identificado.

Enade Licenciaturas – A partir desta edição, o exame terá foco na avaliação dos cursos que formam professores para a educação básica. O Inep aplicará as provas teóricas, tradicionalmente realizadas, e acrescentará uma avaliação da prática dos estudantes de graduações direcionadas à docência. O objetivo é aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito da formação de docentes no Brasil. Com isso, o exame passa a ter dois tipos de avaliação: teórica e prática, com um cronograma específico para cada uma delas.

Enade – Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas, conforme critérios de habilitação estabelecidos em edital.

Edital do Enade 2024
Portaria (nº 610/2024)
Portaria (nº 611/2024)
Matrizes de Prova do Enade das Licenciaturas

CONHEÇA AS ÓTICAS GOMES E DESFRUTE DOS MELHORES SERVIÇOS DA ÁREA EM APODI E REGIÃO

Desde 2011, as Óticas Gomes têm sido a escolha confiável para milhares de clientes em todo o Rio Grande do Norte. Com mais de 5 mil clientes atendidos e uma reputação sólida no mercado, estamos comprometidos em fornecer o melhor em cuidados visuais e moda ótica.

✨ Por que escolher as Óticas Gomes?
  • Variedade de Produtos: Oferecemos uma ampla gama de armações receituário e óculos solares, sempre atualizados com as últimas tendências da moda.
  • Atendimento Personalizado: Nossa equipe de profissionais especializados está aqui para ajudá-lo a encontrar o acessório perfeito que se adapte ao seu estilo e necessidades visuais.
  • Qualidade e Tecnologia: Utilizamos tecnologia de ponta e materiais de alta qualidade em nossos produtos, garantindo durabilidade e conforto para seus olhos.
Renove sua consulta conosco e experimente o melhor em cuidados visuais. Agende sua consulta pelo link: Agendar Consulta

Visite nosso site para saber mais sobre nossos produtos e serviços: www.oticasgomesrn.com.br
📍 Localização: R. Antônio Lopes Filho, 133, Centro - Apodi/RN
📞 Contato: (84) 9404-1034
E-mail: contato@oticasgomesrn.com.br
Confie nas Óticas Gomes para cuidar da saúde visual da sua família. Seus olhos merecem o melhor!

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

“É com grande responsabilidade que o Brasil recebe a presidência da COP 30”, afirma Marina Silva

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, discursou neste sábado, 23 de novembro , durante a Plenária de Encerramento da COP 29, que aconteceu em Baku, capital do Azerbaijão. O Brasil recebeu a passagem de presidência para sediar a COP30 no próximo ano, em Belém, no Pará.

“É com grande senso de responsabilidade e cientes do enorme desafio coletivo que nos está sendo entregue, que o Brasil recebe do Azerbaijão a presidência designada da Conferência das Partes. Sabemos como chegamos até aqui e sabemos dos desafios que estão postos aqui para cada um de nós”, afirmou a ministra Marina Silva.

A representante brasileira destacou o peso da responsabilidade e a necessidade dos esforços globais para enfrentar a crise climática. Durante o momento decisivo para as negociações climáticas globais, Marina ressaltou que o trabalho da COP30 no Brasil será construído sobre décadas de negociações e compromissos climáticos, como o Acordo de Paris, a COP28, em Dubai, e a própria COP29, em Baku.

“O que precisamos alcançar na COP30 no Brasil a se realizar em plena Região Amazônica, será o resultado daquilo que durante mais de três décadas fomos capazes de tecer com os fios de nossos compromissos éticos e políticos”, ressaltou a ministra. “Aquilo que há de mais importante está colocado para cada um de nós, que é o equilíbrio da cadeia de vida na Terra, o equilíbrio do planeta. Tais tessituras vêm do acordo de Paris, do consenso dos Emirados Árabes Unidos, em Dubai, e do que fomos capazes de produzir aqui em Baku”, completou.

O Brasil foi oficialmente designado para sediar a COP30, marcada para ocorrer em Belém, no Pará, em 2025. Durante seu discurso, a ministra Marina Silva pediu maior colaboração diante da emergência climática. Para a ministra, o desafio da COP30 só será vencido com a colaboração de cada representante.

“A COP30 em Belém é realmente um grande desafio que só poderemos alcançar com o esforço e a colaboração de cada um de nós aqui representados”, ressaltou. Ela destacou, ainda, que é necessário chegar a um acordo aceitável na COP29. “Para que isso aconteça, é fundamental chegar a um resultado que seja minimamente aceitável para todos nós diante da emergência que estamos vivendo”.

Marina afirmou que a COP no Brasil será um marco para o país e para o mundo, mas reiterou a necessidade de colaboração entre os países e representações. “É fundamental que antes de chegarmos à COP30 possamos fazer um alinhamento interno dentro dos nossos países e entre cada um de nós”, enfatizou.

A ministra também destacou a Missão 1,5, proposta feita pelo Brasil na COP 28, em Dubai, para limitar a temperatura da Terra a 1,5 º C. Marina afirmou que o objetivo é fazer ajustes para que haja recursos financeiros suficientes para cumprir a missão, além de destacar o compromisso do Brasil em cumprir com a sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, sigla em inglês).

“Aqui no Azerbaijão nossa principal tarefa é a de fazermos com que esse alinhamento tenha os recursos necessários, recursos financeiros, meios de implementação para cumprirmos com a Missão 1,5. Até a COP 30 nosso objetivo central é o de termos NDCs suficientemente ambiciosas para alcançar a missão 1,5”, salientou.

COP DAS COPs – Antes da próxima COP na Amazônia, de acordo com a ministra, é essencial buscar alinhamento dentro e entre cada país. Ela destaca, ainda, a importância de cooperação e solidariedade entre os países, reconhecendo que esses valores estão se tornando escassos no mundo. A ministra listou três pilares essenciais para toda a Conferência do Clima.

“Que possamos compreender que solidariedade, sentido de cooperação e confiança são as matérias-primas para o sucesso de qualquer COP, particularmente daquela que está sendo chamada de COP das COPs, onde cada um de nós estamos voltados com esperanças e com muitas expectativas para chegarmos lá com NDCs alinhadas com a missão 1,5”, disse a ministra.

Marina enfatizou que ações concretas e coordenadas precisam ser tomadas, diante da exigência da sociedade para que se chegue a um consenso e a um realinhamento de quem está no topo. “Que nos realinhemos para prosseguir a caminhada, com agudo senso de disposição, responsabilidade e urgência, pois somos a linha de frente das mudanças que pouparão a humanidade de muito sofrimento e garantirão o futuro da vida no planeta”, enfatizou.

DESAFIOS – Um dos desafios mencionados é fazer da COP30 um momento para restaurar aquilo que parece estar se perdendo, segundo a ministra. “Fazer da COP30, no território simbólico da Amazônia, o momento da vida para restaurar tudo aquilo que parece que estamos perdendo a cada situação extrema que estamos enfrentando, é um dos maiores desafios que temos pela frente”, ressaltou.

Encerrando sua fala, a ministra fez um apelo à cooperação e confiança como elementos indispensáveis para manter todas as formas de vida no planeta frente à crise ambiental. “Não há mais tempo a perder. Que possamos aprender com as fiandeiras da Amazônia e com todos os povos tradicionais do mundo que precisamos fiar e confiar para termos um lugar melhor para todas as formas de vida, inclusive a nossa, como seres humanos.”

NO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA – O Brasil já é, oficialmente, a sede da próxima Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima. A COP30 irá reunir líderes mundiais, cientistas, organizações governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações para enfrentar a mudança do clima. Com investimentos de quase R$ 5 bilhões do Governo Federal, a cidade de Belém recebe obras para melhorar a infraestrutura que irão gerar mais emprego, impulsionar o turismo e dar mais qualidade de vida para os moradores do Pará.