Pesquisar este blog

30 maio 2024

‘Cavalgada Rota do Trem’ percorre trajeto histórico de 120 km entre Mossoró e Patu, no RN

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (30) a largada da Cavalgada Rota do Trem, que levará homens e mulheres, montados em seus cavalos, de Mossoró a Patu, no Oeste potiguar. A previsão é de que o grupo chegue ao destino no próximo sábado (1º), após percorrer 120 km.

No início da manhã, os cerca de 60 participantes da quinta edição do evento tomaram um café da manhã reforçado, com comidas típicas, receberam a benção dos vaqueiros, amazonas e animais e partiram em direção ao Alto Oeste, seguindo a antiga linha de trem que realizou viagens entre as duas cidades até o século passado.

“Mais de 90% do percurso, nós fazemos seguindo a linha do trem”, conta o organizador do evento, Valnei Nunes.
Ainda segundo a organização, os cavaleiros e amazonas viajaram de mais de 20 cidades potiguares diferentes a Mossoró para participar do evento.

Ao longo da viagem, o grupo contará com paradas de apoio e descanso. Ricardo Jorge dos Santos, responsável pela alimentação dos cavaleiros ao longo de três dias, diz que, somente de carne para as refeições, são necessários 80 kg.

Também é preciso ter cuidado com os animais. O descanso é fundamental para que eles cheguem bem ao fim da jornada. Por isso, a atividade também conta com o acompanhamento de um veterinário.

*Do G1 RN

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

CARRO INCENDEIA NA BR-110, ENTRE MOSSORÓ E AREIA BRANCA

Um carro foi tomado pelas chamas na noite da última quarta-feira 29, na altura do km 42 da BR-110, entre Mossoró e Areia Branca. Felizmente, ninguém ficou ferido no incidente.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta das 22h para combater o incêndio veicular. Apesar da propagação do fogo e da distância até o local, as chamas foram controladas.
A causa do incêndio ainda está sendo investigada pelo Corpo de Bombeiros.

ÓTICA GOMES LEMBRA, QUE SEXTE TEM ATENDIMENTO EM APODI!!!!

Lembrando a todos os clientes que nesta SEXTA-FEIRA, dia 31/05/2024 é dia de atendimento na Ótica Gomes Apodi.
De 8:00 às 12:00 horas.
Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossas super promoções ✌🏼😎

Polícia Militar do RN lança Operação Corpus Christi para reforçar segurança no feriado

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) deu início à Operação Corpus Christi, com o objetivo de garantir a segurança da população durante o feriado prolongado. Sob a coordenação do Comando do Policiamento Metropolitano, a operação começou nesta quinta-feira (30) e se estenderá até domingo (02/06).

A ação foi planejada a partir de um mapeamento detalhado das áreas com maior incidência de crimes. O policiamento será intensificado em locais estratégicos, incluindo vias públicas, áreas comerciais e pontos de grande concentração de pessoas, como praias e praças.

A Operação Corpus Christi conta com o apoio de várias unidades especializadas da Polícia Militar, como o Batalhão de Choque (BPChoque), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e o Regimento de Polícia Montada (RPMon).

“O aumento da presença da Polícia Militar durante o feriado de Corpus Christi visa principalmente a prevenção de crimes e a manutenção da ordem pública. Estamos empenhados em assegurar a segurança de todos os cidadãos, proporcionando um ambiente seguro para que possam aproveitar este período com paz e tranquilidade”, afirmou o comandante do Policiamento Metropolitano, Coronel Pessoa.

A operação continuará até o final do feriado, com a expectativa de reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança entre os moradores da região metropolitana.

*98 FM de Natal

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

NATAL/RN: THAISA GALVÃO ESCLARECE DIVULGAÇÃO DE PEQUISA

Bastou a Câmara Federal, com votos de 6 deputados do Rio Grande do Norte, decidir que fake news não é mais crime, para a 'mentiraiada' sair desfilando pela internet e pelos veículos de comunicação.

E em Natal, a primeira fake news a se espalhar foi a que o ex-prefeito e pré-candidato Carlos Eduardo CAIU 10 PONTOS nas pesquisas e o deputado prefeitável Paulinho Freire SUBIU 10 PONTOS.

Tudo mentira.
Para quem ainda prefere a verdade, a história não é essa que está sendo dita, na intenção de mostrar ao eleitor natalense uma virada no cenário eleitoral. Virada que pode até acontecer, mas ainda não aconteceu. Por enquanto, mentira validada pela decisão da Câmara, com votos dos potiguares Benes Leocádio (União), General Girão (PL), João Maia (PP), Paulinho Freire (União), Robinson Faria (PL), e Sargento Gonçalves (PL).

Todo mundo sabe que todo mundo sabe, desde que se imaginava que pesquisas eleitorais tinham credibilidade, que os resultados de uma pesquisa só podem ser comparados com os resultados de outra pesquisa se ambos tiverem sido levantados pelo mesmo instituto.

Você não pode pegar os números do Ibope, por exemplo, e comparar com os divulgados um mês atrás pelo Datafolha. Porque institutos tem metodologias diferentes, cada um tem a sua e em alguns casos, o que é recorrente, atende a pedido diferente.

Portanto, é mentira que, de acordo com a pesquisa do instituto Seta divulgada em Natal nesta quarta-feira (29), Carlos Eduardo caiu 10 pontos e Paulinho Freire subiu 10 pontos.

A pesquisa do instituto Seta divulgada ontem só deve, se é para falar a verdade, ser comparada aos números da pesquisa anterior do mesmo instituto Seta, que foi divulgada no dia 9 de abril, um mês e 20 dias antes da divulgação desta quarta.

Pois vamos lá:

NO DIA 29 DE MAIO, liderando as pesquisas em Natal há mais de um ano, Carlos Eduardo aparece em dois cenários:
Com Rafael Motta no jogo, ele tem 35% das intenções de votos, e sem Rafael Motta tem 35,9%.-

Paulinho Freire aparece nos dois cenários com 17% e 17,4%.

Natália Bonavides vem com 13% e 13,3%.

E Rafael Motta em um único cenário tem 4%.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

UPANEMA/RN: MOSSOROENSE COM CARRO ROUBADO MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

Uma abordagem da PM na manhã desta quinta-feira 30 de maio de 2024, zona rural de Upanema termina com um suspeito baleado e morto.
Segundo a Polícia Militar o suspeito em carro roubado teria reagido a ordem de parada dada pelos policiais. Houve perseguição e disparos de arma de fogo.
Alcivan Alves da Rocha Junior foi baleado e socorrido para a Unidade de Saúde em Upanema, porém não resistiu.
Ocorrência deverá ser apresentada na Plantão de Patu.

*Fim da Linha

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

CONVITE DE CANTORIA!!!! DIA 1º DE JUNHO EM ERIVAN TORRES


Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

MOSSORÓ CIDADE JUNINA VAI COMEÇAR NO PINGO DA MEI DIA ATÉ A BOCA DA NOITE!!!! CONFIRA PROGRAMAÇÃO!!!!!

Todo mundo também vai se encontrar com os artistas regionais no "Mossoró Cidade Junina" 2024. São mais de 200 atrações que irão compor todos os polos do São João mais cultural do mundo. A programação completa foi detalhada na noite desta quarta-feira (29), em evento inédito realizado no Hotel Thermas.

"Os artistas da nossa terra têm muita competência, expertise de trabalho, e nós estamos sempre os valorizando. Cada um dos polos do 'Mossoró Cidade Junina' traz a marca da regionalidade e a marca dos artistas regionais", pontuou o secretário municipal de Cultura, Frank Felisardo.

A presença dos artistas regionais que irão se apresentar no "Mossoró Cidade Junina" foi um dos destaques do evento de apresentação da programação. Além de Aline Reis e Banda Inala, que animaram o público com suas canções, diversos cantores e cantoras acompanharam o lançamento, como Guto Fortunato, que abrirá o "Pingo da Mei Dia".

"É um motivo de alegria estar pela primeira vez no 'Pingo', abrindo, a partir de 12h, com o primeiro trio a sair na avenida, em uma oportunidade dada pela Prefeitura de Mossoró. Felicidade está lá em cima, e uma responsabilidade muito grande, mas a gente está preparado", disse.

Para assistir transmissão completa das atrações regionais do MCJ 2024

Darlan Dias também estará no "Pingo", a partir das 19h30. "Para mim é uma satisfação muito grande estar participando mais um ano do 'Pingo'. É muito importante, como artista local, por conta da visibilidade, estar em um evento dessa proporção, porque traz muito benefício para a gente que é mossoroense. A Prefeitura sempre está apoiando, chegando junto dos artistas locais", falou.

Maxson Comando, da banda Forró Com Ella, também marcará presença no "Mossoró Cidade Junina". "É gratificante. Quero parabenizar toda a gestão, que está valorizando cada vez mais os artistas da terra e feliz também por estar mais um ano no 'Mossoró Cidade Junina'. A expectativa está lá em cima. Vamos estar no 'Boca da Noite', se Deus quiser vamos fechar com cháu de ouro", disse.

MCJ Seguro para Elas
Durante o lançamento da programação de artistas regionais do "Mossoró Cidade Junina", foi apresentada também a campanha "MCJ Seguro para Elas", que tem como objetivo conscientizar a população sobre o combate à violência contra a mulher, com ações educativas e de orientação para denúncia e apoio com acolhimento direcionado para órgãos de proteção à mulher.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA - "Pingo da Mei Dia"
  • Trio 1 - GUTO FORTUNATO - 12h às 14h30
  • Trio 2 - DAVSON DAVIS - 12h30 às 15h
  • Trio 3 - NATALY VOX - 13h às 15h30
  • Trio 4 - ALINE REIS - 13h30 às 16h
  • Trio 5 - TARCÍSIO DO ACORDEON - 14h às 16h30
  • Trio 1 - CAROLINE MELO - 15h às 17h30
  • Trio 2- FORRÓ DOS 3 - 15h30 às 18h
  • Trio 6 - BEL MARQUES - 16h às 19h30
  • Trio 3 - NILSON VIANNA - 17h às 20h
  • Trio 4 - BANDA INALA - 17h30 às 20h30
  • Trio 5 - ZÉ VAQUEIRO - 18h às 21h
  • Trio 1 - ANDRÉ LUVÍ - 19h às 22h
  • Trio 2 - DARLAN DIAS - 19h30 às 22h30
  • Trio 3 - DAN VENTURA - 20h às 23h
PROGRAMAÇÃO REGIONAL - "Arraiá do Povo"
  • 8 de junho: Forró do Severo.
  • 9 de junho: Josy Farra.
  • 15 de junho: Banda Forró Folia, Zé Hilton do Acordeon.
  • 16 de junho: Forró da Mídia, Werik Mendes.
  • 22 de junho: Thyalis Martins, Bruno Martins.
  • 23 de junho: Forrozão de Antigamente, Gigantes do Arrocha.
PROGRAMAÇÃO REGIONAL - "Estação das Artes"
  • 6 de junho - Efraim Lima
  • 7 de junho - Alex do Acordeon
  • 8 de junho - Mozart Max Forró e Litto Lins
  • 13 de junho - Pry Arrazo
  • 14 de junho - Allef Henrique
  • 15 de junho - Erika Silva e André da Mata
  • 19 de junho - Farra de Casal e Adna Santana
  • 20 de junho - Maycon Miller
  • 21 de junho - Jackson Menezes
  • 22 de junho - Forró dos Contatinhos e Swellen Pimentel
  • 27 de junho - John Modão
  • 28 de junho - Frequência 2 e Núzio Medeiros
PROGRAMAÇÃO REGIONAL - "Boca da Noite"
29 de junho - Mozão, Abiel, Thabata, Lucas Lima, João Neto Pegadão, Banda Bakulejo, Forró Com Ella e Nusy Santos.

E mais: artistas regionais também presentes nos polos Circo do Forró, Poeta Antônio Francisco, Igreja São João, Cidadela e no Anima Chuva.

Saúde lança campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos

Vape/cigarro eletrônico. Foto: José Aldenir/Agora RN
O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançaram nessa quarta-feira 29 campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), novos produtos, como os cigarros eletrônicos, e informações enganosas da indústria do tabaco são uma ameaça, levando a uma iniciação ao tabagismo cada vez mais precoce”, destacou a pasta em nota.
Dados apresentados pelo ministério indicam que crianças e adolescentes que usam cigarros eletrônicos têm pelo menos duas vezes mais probabilidade de fumar cigarros mais tarde na vida. O mote da campanha é o Dia Mundial Sem Tabaco 2024, lembrado nesta sexta-feira 31 e que, este ano, tem como tema Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco.

“Por meio de linguagem jovem, a campanha visa a promover uma mudança de comportamento, além de proteger as novas gerações dos perigos do uso do tabaco, alertando sobre as táticas da indústria para atrair crianças e adolescentes, com interesse em garantir e ampliar seu mercado consumidor.”

Números
Dados da última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) revelam que, em 2019, 16,8% dos estudantes no Brasil com idade entre 13 e 17 anos já haviam experimentado o cigarro eletrônico, sendo 13,6% com idade de 13 a 15 anos e 22,7% com 16 e 17 anos. Quanto ao sexo, a experimentação é maior entre os homens (18,1%) do que entre as mulheres (14,6%).

A variação regional foi significativa, com maior experimentação do cigarro eletrônico nas regiões Centro-Oeste (23,7%), Sul (21,0%) e Sudeste (18,4%), ficando menor do que a média nacional o Nordeste (10,8%) e o Norte (12,3%).

Houve ainda aumento dos estudantes de 13 a 17 anos que declararam consumo de cigarros nos 30 dias anteriores à data da pesquisa, com o percentual passando de 5,6% em 2013 para 6,8% em 2019.

Prejuízos
O ministério destaca que os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), que englobam os cigarros eletrônicos e outros produtos de tabaco aquecido, têm quantidades variáveis de nicotina e outras substâncias tóxicas, o que faz com que suas emissões sejam prejudiciais tanto para quem faz o uso direto quanto para quem é exposto aos aerossóis.

“Mesmo alguns produtos que alegam não conter nicotina podem apresentar a substância em sua composição e suas emissões são nocivas”, ressaltou a pasta. “A nicotina causa dependência e pode afetar negativamente o desenvolvimento cerebral de crianças e adolescentes, impactando no aprendizado e na saúde mental.”

Ainda de acordo com o ministério, o consumo de tabaco é considerado importante fator de risco para doenças cardiovasculares e respiratórias e para mais de 20 tipos ou subtipos diferentes de câncer, além de outras condições de saúde classificadas como “debilitantes”.

“Alguns estudos recentes sugerem que o uso de DEFs pode aumentar o risco de doenças cardíacas e distúrbios pulmonares. Além disso, a exposição à nicotina em mulheres grávidas pode afetar negativamente o desenvolvimento cerebral do feto. Já a exposição acidental de crianças aos líquidos dos cigarros eletrônicos representa sérios riscos, pois os dispositivos podem vazar ou as crianças podem engolir o líquido ou as cápsulas.”

Anvisa
Em 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução proibindo a comercialização, a fabricação e a publicidade de cigarros eletrônicos no Brasil. Recentemente, em abril, a diretoria colegiada da agência revisou a legislação e proibiu a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar.

O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançaram nessa quarta-feira (29) campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), novos produtos, como os cigarros eletrônicos, e informações enganosas da indústria do tabaco são uma ameaça, levando a uma iniciação ao tabagismo cada vez mais precoce”, destacou a pasta em nota.

Dados apresentados pelo ministério indicam que crianças e adolescentes que usam cigarros eletrônicos têm pelo menos duas vezes mais probabilidade de fumar cigarros mais tarde na vida. O mote da campanha é o Dia Mundial Sem Tabaco 2024, lembrado nesta sexta-feira 31 e que, este ano, tem como tema Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco.

“Por meio de linguagem jovem, a campanha visa a promover uma mudança de comportamento, além de proteger as novas gerações dos perigos do uso do tabaco, alertando sobre as táticas da indústria para atrair crianças e adolescentes, com interesse em garantir e ampliar seu mercado consumidor.”

Números

Dados da última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) revelam que, em 2019, 16,8% dos estudantes no Brasil com idade entre 13 e 17 anos já haviam experimentado o cigarro eletrônico, sendo 13,6% com idade de 13 a 15 anos e 22,7% com 16 e 17 anos. Quanto ao sexo, a experimentação é maior entre os homens (18,1%) do que entre as mulheres (14,6%).

A variação regional foi significativa, com maior experimentação do cigarro eletrônico nas regiões Centro-Oeste (23,7%), Sul (21,0%) e Sudeste (18,4%), ficando menor do que a média nacional o Nordeste (10,8%) e o Norte (12,3%).

Houve ainda aumento dos estudantes de 13 a 17 anos que declararam consumo de cigarros nos 30 dias anteriores à data da pesquisa, com o percentual passando de 5,6% em 2013 para 6,8% em 2019.

Prejuízos

O ministério destaca que os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), que englobam os cigarros eletrônicos e outros produtos de tabaco aquecido, têm quantidades variáveis de nicotina e outras substâncias tóxicas, o que faz com que suas emissões sejam prejudiciais tanto para quem faz o uso direto quanto para quem é exposto aos aerossóis.

“Mesmo alguns produtos que alegam não conter nicotina podem apresentar a substância em sua composição e suas emissões são nocivas”, ressaltou a pasta. “A nicotina causa dependência e pode afetar negativamente o desenvolvimento cerebral de crianças e adolescentes, impactando no aprendizado e na saúde mental.”

Ainda de acordo com o ministério, o consumo de tabaco é considerado importante fator de risco para doenças cardiovasculares e respiratórias e para mais de 20 tipos ou subtipos diferentes de câncer, além de outras condições de saúde classificadas como “debilitantes”.

“Alguns estudos recentes sugerem que o uso de DEFs pode aumentar o risco de doenças cardíacas e distúrbios pulmonares. Além disso, a exposição à nicotina em mulheres grávidas pode afetar negativamente o desenvolvimento cerebral do feto. Já a exposição acidental de crianças aos líquidos dos cigarros eletrônicos representa sérios riscos, pois os dispositivos podem vazar ou as crianças podem engolir o líquido ou as cápsulas.”

Anvisa
Em 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução proibindo a comercialização, a fabricação e a publicidade de cigarros eletrônicos no Brasil. Recentemente, em abril, a diretoria colegiada da agência revisou a legislação e proibiu a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar.

*Agência Brasil/Agora RN

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

FELIPE GUERRA/RN: POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM COM MANDADO DE PRISAO EM ABERTO

No final da tarde de quarta-feira, 29 de maio de 2024, por volta das 18h30, uma guarnição da Polícia Militar de Felipe Guerra realizou a prisão de um homem que estava com mandado de prisão. A ação ocorreu na avenida Mira Selva, durante um patrulhamento de rotina.
A equipe policial, sob o comando do sargento Túlio e composta pelos sargentos Neto e Da Penha, avistou Josivan Leite de Souza, de 40 anos, chegando a um posto de combustível. Sabendo da existência de um mandado de prisão em aberto contra Josivan, os policiais imediatamente deram voz de prisão ao indivíduo.
Josivan foi detido e conduzido à Delegacia de Plantão da Polícia Civil em Mossoró, onde foram realizados os procedimentos legais necessários. A ação da Polícia Militar de Felipe Guerra demonstra o comprometimento das forças de segurança com a manutenção da ordem e o cumprimento da lei na região.

*Folha Potiguar

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

ÓTICA GOMES, O BEM ESTAR DA SUA VISÃO!!

MEC: 80 MIL BOLSAS SERÃO OFERTADAS A ESTUDANTES DE CURSOS DE LICENCIATURA

O Ministério da Educação (MEC) vai ofertar 80.040 bolsas para estudantes de cursos de licenciatura de todo o país, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia vinculada à pasta. Lançado na terça-feira 28, o edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) prevê o investimento de R$ 1,8 bilhão no programa.

Pelo edital, caberá às instituições de educação superior apresentarem, no período de 7 de junho a 25 de julho de 2024, os projetos de iniciação à docência.

Cada estudante de licenciatura participante do programa vai receber uma bolsa no valor de R$ 700, em até 60 mensalidades. Também recebem o benefício mensal os supervisores (R$ 1,1 mil) e os coordenadores de área (R$ 2 mil) e institucionais (R$ 2,1 mil).

Segundo o MEC, o objetivo é fortalecer a formação dos futuros professores da educação básica, ao inseri-los na realidade escolar durante o percurso formativo.

As bolsas serão destinadas para projetos nas áreas de alfabetização, artes, artes visuais, biologia, ciências agrárias, ciências naturais, ciências sociais, computação, dança, educação bilíngue de surdos, educação do campo, educação especial, educação física, educação indígena, educação quilombola, filosofia, física, geografia, história, letras espanhol, letras inglês, letras língua brasileira de sinais (libras), letras português, licenciaturas interdisciplinares, matemática, música, pedagogia, química e teatro.

A maior quantidade de bolsas será para a Região Nordeste, que ficará com 20.688. Em seguida, vêm o Sudeste, com 16.584; e o Sul, com 12.264. A Região Norte contará com 8.040 bolsas; e o Centro-Oeste, com 7.440.

O MEC informou ainda que, do total, 10.008 bolsas serão destinadas a subprojetos da área de alfabetização, enquanto 5.016 seguem para o Pibid Equidade, que reúne cursos de educação do campo, educação bilíngue de surdos, educação especial inclusiva, educação indígena e educação quilombola.

O procedimento de inscrição é feito pelo Sistema Integrado Capes (Sicapes). Os interessados em submeter propostas precisarão solicitar acesso ao sistema entre os dias 5 de junho e 5 de junho. A divulgação do resultado definitivo está prevista para 17 de setembro. As atividades devem ter início até 13 de dezembro. A vigência dos projetos selecionados é de dois anos, mas o período pode ser prorrogado de acordo com a avaliação da Capes.

*Agora RN