Pesquisar este blog

19 agosto 2024

APODI/RN: COEVAP CONVIDA A POPULAÇÃO PARA COMEMORAR O DIA DO EVANGÉLICO

A COEVAP convida a população Apodiense para participar do Dia do Evangélico de Apodi. Dia 30/08/2024.

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

CARAÚBAS/RN: NOVAS ADESÕES PARA NOVINHO PRAXEDES

Nesta segunda-feira (19), na parte da manhã, Novinho Praxedes (MDB) recebeu várias adesões e apoios em Caraúbas, RN.
Aliados históricos dos Alves estão deixando a situação e migrando de magote para o "Homem do Chapéu de Couro".
Humildade, seriedade, honestidade e paz.
É arrocho.
*João Marcolino

TCU acata recurso de Carlos Eduardo e suspende decisão sobre obras do Machadão

O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu os efeitos da decisão que havia condenado o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, candidato a prefeito neste ano pelo PSD, no processo relacionado às obras de reforma do Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, o “Machadão”. A nova determinação anula a condenação anterior de Carlos Eduardo.

O Acórdão nº 1363/2024 – TCU – Plenário, que havia julgado “irregulares as contas” de Carlos Eduardo, agora não o considera mais responsável pelas irregularidades apontadas nas obras do Machadão. A decisão anterior impunha ao ex-prefeito uma multa de R$ 200 mil, que agora foi suspensa.

O recurso de Carlos Eduardo comprovou que ele não era o ordenador das despesas na época das obras e, portanto, não poderia ser responsabilizado pelo pagamento das verbas às construtoras envolvidas no projeto. No seu recurso, o ex-prefeito provou que havia retido os pagamentos à época, conforme já havia sido reconhecido por sentenças anteriores do juiz Artur Cortez Bonifácio e por pareceres do Ministério Público, que sugeriram o arquivamento do caso devido à prescrição.

O contrato investigado data de 2006, época do 2º mandato de Carlos Eduardo na Prefeitura do Natal. A contratação da Construtora A Gaspar teve recursos federais (por isso a análise do TCU) e tinha como objetivo a recuperação e reforço estrutural do Machadão.

Um relatório elaborado pela Caixa Econômica Federal identificou que “o custo total da obra não estava condizente com os valores aceitos pelo mercado”. “Além do mais, se constataram gastos com material e serviços em duplicidade, além de preços discrepantes”, aponta um trecho da decisão.

*98 FM de Natal

MOSSORÓ/RN: JOVEM DE 25 ANOS SOFRE ATENTADO A TIROS NO ALTO DA PELONHA

A Polícia Militar registrou na manhã desta segunda feira 19 de agosto de 2024, uma tentativa de homicídio por disparo de arma de fogo no Bairro Alto da Pelonha em Mossoró.
A vítima foi Guilherme Wanderson Moreira Ferreira, de 25 anos. O jovem foi alvejado com um tiro na região do pé com arma de grosso calibre e socorrido por populares para a UPA do São Manoel.
Após receber os primeiros atendimentos na unidade, ele foi transferido pelo SAMU para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
A Polícia não informou as circunstâncias em que o jovem foi baleado. Também não há informações sobre motivação e autoria do crime. A Polícia Civil vai investigar o caso.

*Fim da Linha

MOSSORÓ/RN: 64ª MORTE VIOLENTA EM 2024 - TORNOZELADO É MORTO A TIROS DENTRO DE CASA NO BAIRRO BARROCAS

No final da noite deste domingo 18 de agosto de 2024, a cidade de Mossoró registrou mais um homicídio por disparos de arma de fogo. O crime aconteceu por volta das 23h30min, na Rua Herculano Couto no Bairro Barrocas.
A vítima foi Maykon Douglas Pereira de Araújo, “Maykinho“, 27 anos. Ele foi morto com vários tiros de revólver dentro de casa. Segundo a PM os atiradores chegaram na casa, arrombaram a grade de proteção, a porta e mataram a vítima na sala do imóvel.
Testemunhas relataram para a polícia, que os assassinos chegaram a pé e fugiram da mesma forma, após o crime. Maykinhos como era mais conhecido, morava sozinho e havia sido condenado a pena de 14 anos por homicídio.
Testemunhas relataram para a polícia, que há alguns a casa dele foi alvejada por tiros. Durante os disparos, um carro e um portão de uma outra casa foram atingidos. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.
Segundo o delegado Roberto Moura, que esteve no local, acompanhando o trabalho da perícia, uma das linhas de investigação é vingança, já que a vítima era condenada por matar uma pessoa no ano de 2016 no Bairro Bom Jardim.O corpo de Maykon Douglas foi recolhido após a perícia e será examinado no IML do Itep. Com mais um homicídio, a cidade de Mossoró passa a contabilizar 64 assassinatos em 2024. A DHPP vai investigar o crime.

*Fim da Linha

MOSSORÓ/RN: UFERSA INAUGURA A MAIOR PINACOTECA DO ESTADO

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) já conta com o maior acervo de artes plásticas do Rio Grande do Norte. Na última sexta-feira, 16, aconteceu a inaugura da Pinacoteca e Memorial Esam/Ufersa (PIM), com a participação de mais de 500 pessoas, sendo a grande maioria artistas e amantes das artes. “Cumpro o sonho de entregar a múltiplos olhos o que vi”, afirmou a professora aposentada da Esam Isaura Amélia. A PIM foi possível graças à cessão à Universidade, em comodato, de mais de mil obras de artes, sendo a grande maioria de artistas norte-rio-grandenses.

Durante a inauguração, a professora Isaura Amélia, expressou o anseio para que a Pinacoteca e Memorial da Ufersa se torne também um espaço para pesquisas de mestrado e doutorado. “Que possamos aprofundar os estudos sobre a contribuição dos artistas com a cidade”, frisou. A exposição, que é permanente, foi aberta com 500 obras, ficando as demais como reserva técnica. “São obras que consegui durante 20 anos atuando na área cultural”, afirmou a professora.

Na ocasião, o curador da exposição, o procurador da Justiça Federal, Manoel Onofre de Souza Neto, revelou para reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, a força e a potencial que a Universidade passa a contar com a instalação do equipamento que representa um ganho imensurável para toda a sociedade, com a maior coleção de artes do Rio Grande do Norte. “Uma emoção muito grande contribuir com mulheres tão determinadas – Isaura, Ludimilla e Tamms. É um privilégio participar de um sonho da professora Isaura, agora materializado pelo trabalho dessas três mulheres”, discursou o curador Manoel Onofre.

Os artistas deram sentido a esse espaço”, afirmou a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, ao agradecer a sensibilidade da professora Isaura Amélia, ao entregar o acervo pessoal dela, para o acesso de toda a população. “A arte é emoção, arte é vida, não tem preço”, considerou Ludimilla Oliveira. Falando aos artistas presentes, a reitora afirmou que “a Pinacoteca e Memorial da Ufersa representam a imortalização dos artistas norte-rio-grandenses”.

A reitora pontuou que pela primeira vez, em 57 anos de história da Esam/Ufersa, a instituição recebe a arte e a cultura de forma plena. “Quero dizer a todos os artistas que a nossa Universidade conta com um espaço capaz de promover vivências, experiências, através das obras que aqui estão e vão ser expostas”, afirmou a reitora Ludimilla Oliveira.

A instalação da PIM contou com o empenho e dedicação da professora, Tamms Morais, diretora da Pinacoteca que considerou o momento como divisor de águas na história da Ufersa. A professora agradeceu o apoio de toda equipe da Universidade que “incansavelmente se esforçou para tudo acontecer dentro do previsto – Administração, Planejamento, SIN, Comunicação e servidores terceirizados. Um equipamento didático pedagógico para o tripé da Universidade – ensino, pesquisa e extensão, principalmente, para a curricularização da extensão”, afirmou a diretora da PIM, Tamms Morais.

Fonte: Ufersa/Difusora de Mossoró

STJ divulga edital para concurso para formação de cadastro de reserva

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou nesta segunda-feira 19 o edital do concurso público para formação de cadastro de reserva de analistas judiciários. As inscrições estarão abertas a partir de 30 de agosto e seguem até 20 de setembro, exclusivamente pelo site do Cebraspe.

A remuneração inicial alcança R$ 13.848,40, e os aprovados terão a garantia de estabilidade no serviço público. As provas estão marcadas para o dia 1º de dezembro e serão aplicadas no Distrito Federal.

Vagas para diversas áreas

O concurso oferece oportunidades em diversas áreas e especialidades, como administração, apoio especializado (com vagas em áreas como tecnologia da informação, saúde e engenharia) e judiciária.

Etapas do concurso

A seleção será realizada em uma única etapa, composta por provas objetivas e discursivas para todos os cargos. Além disso, os candidatos ao cargo de analista judiciário na especialidade inspetor da polícia judicial deverão realizar um teste de aptidão física (TAF).

Reservas de vagas

O concurso também contará com a reserva de vagas para candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência, conforme determina a legislação.

*Agora RN

ÓTICA GOMES, O BEM ESTAR DA SUA VISÃO!!!!


CNU: mais de 50% dos 2,1 milhões de inscritos não fizeram as provas

A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, fez um balanço preliminar do comparecimento ao Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), neste domingo (18), afirmando que cerca de 1 milhão de pessoas fizeram o certame.

O número de inscritos no CNU somou 2,14 milhões, o que significa um percentual de abstenção acima de 50%. “Está dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho, nesse quantitativo de gente”, afirmou a ministra.

De acordo com Esther, o Distrito Federal teve a menor taxa de abstenção e o Ceará teve a maior. Os dados são preliminares e o Ministério da Gestão divulgará amanhã (19) os dados consolidados.

Segundo ela, a taxa de abstenção ficou abaixo de que outros certames recentes, como o do Banco Central. “A média histórica é em torno de 40%, chegando a 50% em concursos maiores”.

Durante coletiva, a ministra disse que a taxa de abstenção foi puxada sobretudo pelos faltantes que concorriam a vagas de ensino médio, enquanto os candidatos de nível superior compareceram em maior número.

“O maior percentual de abstenção foi no nível médio, o bloco 8, que tinha a maior relação candidato por vaga. Nos outros blocos ficou abaixo da média. O menor bloco de abstenção foi o 3, da área ambiental, agrária e biológica. Mas, em geral, os percentuais de [abstenção] de nível superior ficaram em percentuais muito próximos. E o que destoou mesmo foi o nível intermediário”, avaliou a ministra.

Ela comemorou a presença de 1 milhão participantes no CNU, o que mantém o concurso como o maior já realizado no país. “Nosso objetivo era mudar a cara do serviço público brasileiro e deixa-lo com a cara do Brasil, podendo incorporar nesse concurso a grande diversidade brasileira”, frisou ela.

Segundo dados do MGI, os inscritos no concurso foram oriundos de quase todos os municípios brasileiros, com a exceção de apenas dez cidades.

Questionada, a ministra considerou não ter sido grande o impacto do adiamento do concurso para a taxa de abstenção elevada. “A questão da mudança da data pode sim ter interferido na decisão das pessoas, por isso a gente permitiu que as pessoas desistissem e tivessem a taxa [de inscrição] devolvida, mas tivemos muito poucas pessoas que decidiram por isso”, destacou.

Inicialmente, as provas ocorreriam em 5 de maio. Contudo, dois dias antes da data marcada, em 3 de maio, o governo federal adiou o concurso, por causa das fortes chuvas que atingiram quase 95% (468, dos 497) dos municípios gaúchos.
Eliminados

De acordo com a ministra, o concurso foi realizado sem grandes problemas, com o registro de ocorrências em 0,2% dos locais de aplicação do CNU. “Nada que tenha afetado efetivamente a realização da prova, apenas atrasou um pouco”, disse.

Ainda segundo ela, cerca de 500 candidatos (0,05% do total) foram eliminados neste domingo por terem apresentado condutas proibidas pelo edital, entre elas sair do sala da prova levando o caderno de questões, o que era proibido.

“Isso não é um vazamento de provas, não teve nenhum problema de segurança com essa pessoas que saíram com o caderno de provas”, assegurou Esther Dweck, que destacou ainda a baixa judicialização do certame.

Presente na entrevista coletiva após o encerramento do CNU, o advogado-geral da União, Jorge Messias, também ressaltou o número baixo de processos envolvendo um concurso dessa magnitude. “Não tivemos uma única ação judicial apresentada nas últimas 48 horas. Temos muita segurança da correção na aplicação”, afirmou.
Próximos passos

As provas começaram às 9h e foram encerradas entre as 17h30 e as 19h, a depender do bloco de conhecimentos escolhido pelo candidato e do atendimento especial no caso de participantes com alguma deficiência.

O caderno de questões será disponibilizado ainda neste domingo, às 20h, na página oficial do CNU. O gabarito oficial preliminar será divulgado na terça-feira (20). O resultado final do certame está marcado para 20 de novembro.

Maior seleção de servidores da história, com mais de 2,1 milhões de inscritos, o CNU foi realizado em 228 cidades espalhadas por todos os estados e o Distrito Federal (DF). Ao todo, são 6.640 vagas em 21 órgãos federais, na primeira vez que esse formato de seleção única foi aplicado para preencher postos de trabalho no governo federal.

*Fonte: Agência Brasil