Pesquisar este blog

10 fevereiro 2025

[VÍDEO] Avião faz pouso de ‘barriga’ em aeroporto de Sorocaba, interior de SP

Um avião fez um pouso de barriga no Aeroporto Estadual de Sorocaba (SP), na manhã desta segunda-feira (10). Ninguém ficou ferido.

A aeronave particular, uma Twin Commander, modelo 690D, prefixo PT-OQY, fabricada em 1985, tocou o solo às 8h53. Durante a manobra, o avião teve problemas no trem de pouso e arrastou a “barriga” na pista por aproximadamente 500 metros. Houve vazamento de combustível, e um princípio de incêndio, que foi controlado pelas equipes do aeroporto.
O trem de pouso é um dos principais componentes de uma aeronave, responsável por suportar seu peso durante as operações de decolagem e pouso. Ele é composto por rodas, pneus, freios e outros componentes, projetados para garantir que a aeronave possa decolar e pousar com segurança.

Conforme apurado pela TV TEM, o voo partiu de Mandaguaçu (PR) com destino a Sorocaba. Quatro pessoas estavam a bordo: o piloto, o copiloto e outros dois ocupantes. Um dos passageiros é João Noma, dono de uma concessionária da Toyota em Maringá e proprietário do avião. Ninguém ficou ferido.

Em nota, a Toyota Noma Motors informou que, além dele, do piloto e do copiloto, um advogado também estava na aeronave. Nenhum dos ocupantes precisou de atendimento médico.

Por volta das 10h, o Aeroporto Estadual de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz informou que a pista precisou ser fechada para remoção da aeronave e não havia previsão de liberação. A aeronave foi rebocada por volta das 12h, e a pista foi liberada.

Conforme o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave particular possui dois motores turbo hélice e tem um peso máximo de decolagem de 4,8 mil kg. O modelo pode transportar até nove passageiros e foi comprado por João Noma em 2011.

*Fonte: G1/98 FM de Natal

GROSSOS/RN: Prefeitura Municipal anuncia entrega de fardamento, mochila e kit escolar para os alunos

A Prefeitura de Grossos fará a entrega do novo fardamento, mochilas e dos kits escolares para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino. A informação foi divulgada nas redes sociais da prefeitura. A entrega acontecerá no próximo dia 21, na reunião de pais nas escolas da cidade e da zona rural.

“No dia 21 de fevereiro faremos a entrega dos kits, das mochilas e do fardamento aos nossos alunos. Neste ano, o foco da educação será na aprendizagem, por isso, vamos garantir que os alunos cheguem na escola, já no primeiro dia de aula com seu material completo e fardamento, tudo para que tenham todo conforto e todas as condições para estudar e aprender”, declarou a prefeita Cinthia Sonale.

Pela primeira vez, a Prefeitura entregará além de fardamento, a mochila e o kit de material escolar, com vários itens para todos os estudantes. Cerca de 1.400 alunos serão beneficiados.

Para 2025, todas as oito escolas municipais estão passando por reparos essenciais, como pintura, reparo nos banheiros, piso, colocação de janelas, manutenção da parte elétrica e hidráulica, limpeza geral, além da manutenção de carteiras e mobília para garantir uma ambiente seguro e confortável para os alunos e toda comunidade escolar. As aulas da rede municipal de ensino começam no próximo dia 24 de fevereiro.

*O Facho de Grossos

APODI/RN: COMUNICADO URGENTE DA 13ª DIREC

PRÓXIMO SÁBADO TEM BREGÃO DA 87 NO BAIRRO BICO TORTO!!!

APODI/RN: COLISÃO ENTRE MOTO E AMBULÂNCIA FOI REGISTRADA NA BR 405, NAS PROXIMIDADES DO SÍTIO SÃO DIMAS

Uma Colisão entre uma ambulância e uma moto foi registrada na tarde deste domingo, dia 09 de fevereiro de 2025, na BR 405, na altura do Sítio São Dimas, na zona rural de Itaú-RN.
De acordo com as informações, um motociclista colidiu contra uma ambulância, tendo forte pancada na cabeça e sendo socorrido para um hospital em Apodi, RN.
Não temos maiores detalhes sobre o estado de saúde da vítima.
A PRF esteve no local e apreendeu a moto e ambulância que estava com documentos atrasados.

*Por Márcio Melo

Nikolas Ferreira e Felipe Neto trocam farpas nas redes sociais: “bunda mole”

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o influenciador digital Felipe Neto protagonizaram mais uma troca de ofensas nas redes sociais. O embate teve início quando Nikolas compartilhou uma declaração em que Felipe Neto anunciava seu afastamento de temas políticos. Em resposta, Felipe Neto chamou o deputado de “bunda mole” e “chupetinha”, relembrando desavenças anteriores entre os dois.

Esta não é a primeira vez que ambos se desentendem publicamente. Durante as eleições de 2022, Nikolas e Felipe envolveram-se em diversas polêmicas, trocando acusações e insultos nas redes sociais.

A relação conturbada entre o deputado e o influenciador tem sido marcada por frequentes confrontos, evidenciando divergências ideológicas e pessoais que se manifestam em debates acalorados no ambiente digital.

Trump diz que anunciará tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio; Brasil deve ser afetado

Em fala concedida aos repórter da Air Force One, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trumpo, afirmou que anunciará nesta segunda-feira (10) tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio para o país. Tarifas recíprocas, que devem entrar em vigor quase imediatamente, também devem ser anunciadas na terça-feira (11) e quarta-feira (12), segundo o presidente.

A medida estadunidense deve afetar o Brasil, conforme aponta dados da Associação Brasileira do Alumínio (Abal). Em 2023, o Brasil exportou US$ 685 milhões para os EUA, o que representa 15% do total das exportações do setor.

Em 2024, o valor subiu 16%, indo para US$ 796 milhões. A porcentagem representa 14% do total de exportações.
Haddad: “Vamos aguardar a decisão oficial”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo brasileiro só vai se manifestar após uma decisão oficial dos Estados Unidos com relação à implementação de novas tarifas sobre as importações de aço e alumínio.

“O governo tomou a decisão de só se manifestar oportunamente com base em decisões concretas, não em anúncios que podem ser mal interpretados, revistos. Então, o governo vai aguardar a decisão oficialmente antes de qualquer manifestação”, disse Haddad a jornalistas.

Questionado se há algo previsto em relação às big techs, como uma possível antecipação do projeto de taxação dessas empresas de tecnologia, o ministro se limitou a dizer: “Nós vamos aguardar a orientação do presidente da República depois das medidas efetivamente implementadas”.

*Com informações da Reuters

CANTORIAS COM O POETA JANAILSON CARDOSO

Dia 16 a Cantoria será no Sítio arapuá, Felipe Guerra, com Janailson Cardos e Alvaci Tavares!
Dia 22 a Cantoria será no Sítio São Lourenço, Apodi, com os poetas Janailson Cardoso e Hemerson Luís!

CAMPO GRANDE/RN: CARAUBENSE É MORTO A TIROS, ENQUANTO TRAFEGAVA DE MOTO, NA BR-110

Um homicídio a bala foi registrado na tarde deste domingo, 09 de fevereiro de 2025, na BR-110, nas proximidades de um motel, no município de Campo Grande, região Oeste do Rio Grande do Norte.
A vítima foi identificada como Edivan Rosendo de Oliveira, conhecido como “Pé de Bola”, de 47 anos, natural de Caraúbas/RN. De acordo com informações da Polícia Militar, Edivan seguia em sua motocicleta, saindo do sítio Salgado com destino à cidade de Campo Grande, quando foi surpreendido por criminosos.
Os suspeitos estavam em um veículo de características desconhecidas e, ao se aproximarem da vítima, efetuaram diversos disparos de arma de fogo. Edivan não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
A cena do crime foi isolada pela Polícia Militar até a chegada da equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), que realizou os procedimentos periciais e a remoção do corpo.
As motivações do crime ainda são desconhecidas, e a Polícia Civil de Campo Grande ficará responsável pelas investigações. Até o momento, não há informações sobre a identidade ou paradeiro dos suspeitos. O caso segue em apuração.

*Fim da Linha

EXTREMOZ/RN: MULHER É ENCONTRADA MORTA EM CASA COM HEMATOMAS E CORTE NA CABEÇA; MARIDO É SUSPEITO DO CRIME

Uma mulher de 27 anos, identificada como Mikaelle Pereira da Silva, foi encontrada morta dentro de sua residência neste sábado (8) em Extremoz, na Grande Natal. A vítima apresentava cortes e hematomas na cabeça. O principal suspeito do crime é o marido dela, que fugiu após o ocorrido.
De acordo com a polícia, o filho do casal, uma criança de 6 anos, estava em casa no momento do crime e presenciou a discussão que resultou na morte da mãe. A Polícia Civil registrou o caso como feminicídio, e a investigação está a cargo da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
No local do crime, a polícia não encontrou a arma cortante possivelmente utilizada no ataque, mas há suspeitas de que tenha sido uma faca.
Familiares relataram que o relacionamento do casal era conturbado. Eles estavam juntos há oito anos, e a vítima nunca denunciou as agressões por temer dificuldades financeiras. Natural de Santa Cruz, Mikaelle vivia em Extremoz há nove anos.
As autoridades seguem investigando o paradeiro do suspeito.

*Informações do G1 RN

ACIDENTE DE TRÂNSITO FOI REGISTRADO NA TARDE DE DOMINGO ENTRE ITAÚ E RIACHO DA CRUZ-RN

Um Acidente de trânsito na tarde deste domingo, dia 09 de Fevereiro de 2025 foi registrado na RN 117, entre Itaú e Riacho da Cruz-RN.
O Sinistro envolvendo dois carros aconteceu na altura da ponte do Rio Apodi-Mossoró na referida rodovia, ocasionando apenas danos materiais.

*Por Márcio Melo

ÓTICAS GOMES, O BEM ESTAR DA SUA VISÃO!!!


Projeto da UFRN une uso de bicicleta e sustentabilidade

Em Natal, um projeto surge com a proposta de aprofundar o debate a respeito da ciclomobilidade e contribuir com um futuro mais sustentável e inclusivo para a capital potiguar. A ação tem como objetivo analisar, compreender e promover o uso das bicicletas na cidade, avaliando questões como mobilidade ativa, política pública, meio ambiente, saúde, economia e educação.

Intitulada Projeto Pedal: Por Uma Natal/RN Mais Ciclável, a iniciativa é coordenada por Fábio Fonseca Figueiredo, professor do Instituto de Políticas Públicas (IPP/UFRN) e do Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR/UFRN).

O projeto é fruto da inquietação de pesquisadores e alunos do grupo de pesquisa Semapa (Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental). A equipe busca, por meio de uma abordagem multidisciplinar, entender os desafios e as oportunidades da ciclomobilidade em Natal. A partir de uma análise crítica, o projeto se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular ao ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, cujo propósito é tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

A proposta também está ligada à meta 11.2 do ODS 11, que defende o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis e sustentáveis. Para Fábio Fonseca, o uso da bicicleta é uma ferramenta essencial no processo de transformação urbana. “Estamos investigando como a bicicleta pode contribuir para uma mobilidade urbana democrática, equitativa e resiliente, que respeite o direito à utilização do espaço público e incentive a justiça socioespacial”, afirma o coordenador.

De acordo com o pesquisador, a cidade de Natal enfrenta um cenário desafiador quando se trata de infraestrutura voltada aos ciclistas. O uso da bicicleta, que poderia ser uma alternativa acessível e sustentável, esbarra na falta de planejamento urbano adequado, criando um ambiente hostil para os usuários. Fonseca destaca que pedalar pelas ruas e avenidas da capital do estado é um verdadeiro desafio. “Sempre me questiono se pedalar por Natal é um ato de bravura ou uma teimosia irresponsável”, reflete.

De Bici nos Bairros

Com o objetivo de trazer mais visibilidade à temática, o projeto também está vinculado a uma iniciativa de extensão da UFRN chamada De Bici nos Bairros, que visa divulgar pesquisas sobre ciclomobilidade para os cidadãos, especialmente os ciclistas. A ação busca democratizar as informações sobre o tema e engajar a população nas discussões a respeito dos desafios e soluções para tornar a cidade de Natal mais ciclável.

Fonseca destaca a importância da interação com a comunidade de ciclistas, que serve como um campo de trocas e percepções sobre os problemas enfrentados no dia a dia. “O projeto se baseia no diálogo entre os usuários de bicicleta, o mercado e as administrações públicas, que precisam criar políticas públicas eficazes para a promoção de uma mobilidade mais inclusiva”, explica.

Para o pesquisador, a luta pelo direito à cidade e pelo direito de pedalar com segurança é, acima de tudo, um ato político de resistência e de rebeldia. “Pedalar em Natal não é apenas uma questão de transporte, mas, sim, uma luta diária pela justiça social e pela mudança da mentalidade urbana. O uso da bicicleta precisa ser encarado como um direito legítimo de todos”, enfatiza.

*Gláucia Lima