O Programa de Formação para Bandas de Música, programa de extensão da Escola de Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), irá ampliar a atuação do Projeto Bandas nas escolas. Nesta quinta-feira, 12, a iniciativa será lançada na Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia – Caic do Bairro Abolição IV, às 14h. A unidade será a segunda escola a ser contemplada com o Projeto Banda nas Escolas. No dia 04 de julho o Projeto Bandas nas escolas foi lançado na Escola Estadual de Ensino médio em tempo integral Francisco Antônio de Medeiros, localizada no Bairro Belo Horizonte. Com a participação das duas escolas, o programa contará agora com um público de 40 estudantes do ensino médio. O Programa é coordenado pelo professor Bruno Farias e possui a participação dos professores Hallyson Dantas, Melquíades Vasconcelos, e os bolsistas Elany Santos, Aurille Rodrigues e Mateus Soares.
As aulas serão realizadas semanalmente nas escolas, havendo ainda a interação mais próxima da universidade com a escola. Isso porque, os estudantes participantes do projeto serão levados para os espaços da Escola de Música, no Campus Mossoró, para interagir com um ambiente diferente do escolar. A ação será desenvolvida ao longo do ano de 2024 com o objetivo de capacitar jovens alunos das escolas, onde serão realizadas as ações bem como a formação de bandas de música composta por instrumentos de sopro (trombone, trompete, bombardino, tuba, flauta, clarinete, saxofone). O Programa de Bandas é uma ação da Escola de Música da Uern e foi contemplado pelo Edital PIBEX 2024/Uern Ação de Bolsas de Extensão.
O delegado Paulo Cesário, delegado regional de Patu, falou sobre o crime que vitimou André Felipe Jales Fernandes, de 19 anos. O rapaz foi morto a tiros, na tarde desta terça-feira (10), dentro de uma academia localizada em Messias Targino.
De acordo com o delegado, o suspeito rendeu todas as pessoas que estavam no local, na parte superior do prédio. Ele teria obrigado um dos alunos a dar instruções para que os demais ficassem de frente para a parede. Neste momento, André teria tentado fugir e acabou sendo alvejado.
No entanto, ainda segundo o delegado, o que chamou a atenção da polícia foi o fato de o autor dos disparos não ter chegado a anunciar um assalto, como havia sido citado anteriormente. Ele também não roubou nada do local e nem de nenhuma das vítimas.
O delegado também afirmou que a polícia já tem uma linha de investigação sobre o crime, mas que irá evitar dar detalhes neste momento, para não atrapalhar as investigações.
“Tudo que está ao alcance da equipe está sendo feito e espero que, em um futuro próximo, a gente possa dar a devida resposta”, disse ele.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou, nesta quarta-feira (11), a primeira ocorrência de febre do oropouche no Rio Grande do Norte. O caso ocorreu no fim de agosto, sendo uma mulher idosa, moradora do município de Parnamirim. O caso não evoluiu para um quadro grave, tendo sido atendido em uma unidade hospitalar privada da capital do estado, sem necessidade de internação.
A Sesap destaca para a população que a ocorrência do primeiro caso não aponta para uma situação de alarme do estado. “O momento é importante principalmente para os serviços de saúde ficarem vigilantes e sensíveis à identificação de casos. A partir desse primeiro caso, já acionamos a secretaria municipal de saúde, que segue em campo e atenta à região onde ocorreu a confirmação. Até agora não há indicativos de novos casos relacionados a esses”, explicou Diana Rego, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap.
Até este dia 11, foram notificados 17 casos suspeitos para febre do oropouche, dos quais nove permanecem em investigação. O Laboratório Central do RN já rodou mais de mil amostras de testes relacionados à doença. A Sesap seguirá mantendo a vigilância de todos os casos suspeitos, tendo já orientado aos serviços de saúde de todo o estado uma maior atenção, em especial com gestantes e idosos.
Sobre oropouche A febre do oropouche é uma doença causada por um arbovírus, semelhante a casos de dengue, zika e chikungunya. Reconhecida no Brasil desde a década de 1960, só a partir de 2024 que passou a disseminar-se pelo país.
A transmissão é feita pelo inseto conhecido popularmente maruim. Por isso, a orientação para prevenção é que evite-se contato com áreas de ocorrência do mosquito, como manguezais e bananais, bem como mantenha-se os terrenos limpos de matéria orgânica, como folhas, frutos e áreas de criação de animais. Caso tenha que passar por regiões assim, a pessoa deve usar roupas que cubram a maior parte do corpo e aplicar repelente nas áreas expostas da pele, além de aplicar telas de malha fina em portas e janelas.
Os sintomas da oropouche são muito semelhantes aos da dengue e demais arboviroses, como dor de cabeça e muscular, náusea e diarreia. Por isso, é importante que profissionais da saúde estejam atentos, especialmente para a requisição dos exames capazes de detectar a doença. Tal qual a dengue, não existe tratamento específico, devendo-se manter o repouso, com tratamento dos sintomas e, se necessário, acompanhamento médico.
Instituições representativas do Turismo, Artesanato, Empreendedorismo, Comunicação, Sustentabilidade, Inovação e Ação Social da região oeste do RN assinam Acordo de Cooperação Institucional e Apoio Mútuo nesta segunda-feira, 09/09.
14 entidades representativas se reuniram e celebraram o termo de cooperação técnica para atuarem na defesa, criação e promoção de projetos, ações e eventos que trarão desenvolvimento econômico e social para toda a região oeste do Estado.
Às 16h30 no Edifício Dr. Raimundo Pinto Barra, no centro de Mossoró, se reuniram as seguintes instituições: - ProTurismoRN - Cooperativa de Profissionais e Promoção do Turismo do Rio Grande do Norte; - ACEMA - Associação Comercial e Empresarial de Apodi; - FALS - Fundação Amigos do Lajedo de Soledade; - ACBT - Associação Costa Branca de Turismo; - COOMEA - Cooperativa de Mulheres Empreendedoras e Artesãs; - CoopTur Tibau - Cooperativa de Turismo de Tibau; - Projeto Lajedo do Rosário de Felipe Guerra; - Coletivo Lixo Zero Mossoró; - Instituto Acontece; - ASERRA - Associação Turística do Polo Serrano do Alto Oeste; - FENART - Federação Norterriograndense de Artesãos; - FEBTUR-RN - Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo do RN; - CNARTS - Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil; - StartupGrindr Brasil - Diretoria Nordeste.
O Superintendente do SESCOOP RN, Bruno Portela, participou da reunião representando ao Presidente do Sistema OCERN, Eduardo Gatto. O Serviço de Aprendizagem Nacional do Cooperativismo no RN (SESCOOP RN) e a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCERN) são as entidades representativas do Cooperativismo no Estado e parceiras da aliança recém-criada.
Também estiveram presentes os presidentes e representantes de cada instituição: Alexandre Dantas (ProTurismoRN, ACBT, ASERRA e CoopTur Tibau), Marcello Bernardo (ACEMA, ACEMOP e FALS), Mário Melo (ACEMA), Cacau Saraiva (ACEMA), Helania Maia (COOMEA), Salomão de Medeiros Leite (Projeto Lajedo do Rosário(Felipe Guerra/RN), Hilquias Barros (Coletivo Lixo Zero Mossoró), José Maria Pinheiro (FEBTUR-RN), Eliane Ribeiro (FENART), Márcia Oliveira (CNARTS) e Israel Sousa (StartupGrindr Brasil).
Além da assinatura do acordo de cooperação, os presentes discutiram os assuntos das maiores demandas de cada área que as instituições representam e que contribuem para o desenvolvimento da região oeste e fortalecimento de cada instituição. As principais demandas apresentadas e discutidas foram sobre: - Turismo e Serviços - Comércio e Empreendedorismo - Artesanato e Cultura - Comunicação e Publicidade - Sustentabilidade e Meio Ambiente - Ação social e Inclusão - Inovação e tecnologia
A reunião foi encerrada por Alexandre Dantas abordando a importância da cooperação entre as instituições e o papel fundamental da união e aliança que vem atuando e sendo formada desde dezembro de 2022.
Na noite da última terça-feira, o Brasil perdeu para o Paraguai por 1 a 0, e mais uma vez praticou um futebol muito distante do desempenho que o levou a ser o maior campeão de copas do mundo da história. A essa altura, a seleção ocupa apenas a quinta colocação da eliminatória sul-americana, empatada com a modesta Venezuela, com 10 pontos somados. Em 8 jogos, foram 3 vitórias, 1 empate e 4 derrotas.
Quem acompanha os jogos do Brasil, se depara com problemas não notados em anos anteriores. Nas laterais, costumávamos ter jogadores que apoiavam e funcionavam quase como atacantes. Tivemos Roberto Carlos, Cafu, Jorginho, Branco, Marcelo, entre outros. Hoje, temos Danilo, um lateral que não sobe e, que de quebra, ainda recebe a faixa de capitão. Na esquerda, Arana e Wendell até aparecem, mas tecnicamente estão distantes dos nomes que tínhamos.
A safra de jogadores abaixo, é algo apontado como um dos principais fatores para a queda de rendimento. Os volantes e meias também não transmitem confiança. Tanto Bruno Guimarães, quanto Paquetá, demonstram pouca personalidade e capacidade técnica para marcar e armar o time. André, que vem se salvando, no limite, também ainda não convenceu como titular absoluto.
Após o novo fracasso em Copa do Mundo, em 2022, muitos brasileiros quiseram a chegada de um treinador estrangeiro. Com a negativa do italiano Ancelotti, apareceu Diniz e agora temos Dorival no comando. O ex-São Paulo também tem sua parcela de culpa nos vexames, já que insiste em montar a equipe com 3 volantes e sem lateral direito, comprometendo a fluidez do nosso sistema ofensivo. Para a individualidade sobressair, é necessário que o coletivo funcione. Mas, infelizmente, Dorival parece ser mais um treinador brasileiro com ideias ultrapassadas, diante do nível de jogo exigido entre seleções de alto rendimento.
As sucessivas derrotas da amarelinha revelam a importância que Neymar ainda possui na equipe. A dependência é outro fator que preocupa, pois o “Menino Ney” segue lesionado e parece não levar a carreira com a seriedade devida. Mesmo assim, fica nítido que, em forma, ainda é o nosso maior diferencial. Aquele jogador que bota a bola debaixo do braço e decide.
Vinicius Junior, pelo que faz no Real Madrid, é candidato a melhor do mundo. Já na seleção, parece outro jogador, chegando até a tropeçar na bola. Rodrigo, apesar de ter menor mídia, se destaca mais. Porém, ainda não assumiu o protagonismo do nosso ataque. Estevão e Endrick, podem deslanchar, mas hoje são apenas promessas.
Na função de 9, percebemos claramente o quanto o buraco está mais embaixo. Se em outras épocas, tivemos Ronaldo, Romário, Adriano e Careca, hoje temos incógnitas. Ou alguém acredita que João Pedro, Pombo, Gabriel Jesus e Pedro vão arrebentar numa Copa do Mundo? É, amigos, a situação é desesperadora. Esperamos uma luz no fim do túnel, para trazermos o tão sonhado hexa e voltarmos a ser respeitados.
Na tarde do último domingo (8) militares do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte foram acionados para combater um incêndio na vegetação no Riacho das Forquinhas, às margens do KM 58 da BR-405, em Apodi. O fogo, impulsionado pelos fortes ventos e pela vegetação seca, se alastrou rapidamente, exigindo um combate intenso até o controle inicial das chamas.
Porém, na manhã desta terça-feira (10), o incêndio retomou, e os bombeiros precisaram retornar ao local para uma nova operação de combate ao fogo. A situação continua desafiadora devido às condições climáticas adversas, como os ventos constantes, e ao terreno de difícil acesso.
Os danos à fauna e flora são significativos, com vastas áreas de vegetação nativa consumidas pelas chamas e diversos animais que habitavam a região afetados. Ainda assim, o trabalho dos bombeiros, junto com a colaboração dos moradores, tem sido crucial para minimizar a propagação do fogo e evitar maiores prejuízos ambientais.
Dicas de prevenção O Corpo de Bombeiros reforça a necessidade de redobrar os cuidados durante o período seco, evitando qualquer tipo de ação que possa causar incêndios, como o descarte de lixo ou materiais inflamáveis nas margens de rodovias e áreas vegetadas. Caso haja qualquer sinal de fogo, é fundamental acionar imediatamente o número 193. Prevenir é essencial para proteger o meio ambiente e a vida silvestre.
A equipe da 16ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró conseguiu localizar e prender, nesta terça-feira (10), um homem de 35 anos, suspeito de ser um dos autores do homicídio de Iran Martins da Paz, de 70 anos.
O crime aconteceu no dia 4 de agosto de 2024, nas dependências de uma empresa de gás natural, localizada em Mossoró. A vítima foi espancada por três colegas de trabalho. O idoso ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, onde ficou internado até entrar em óbito, no dia 7 de agosto.
Contra o suspeito preso hoje havia um mandado de prisão temporária, que foi cumprido pela equipe da Delegacia Metropolitana (DM) de Maranguape, no Ceará, cidade onde ele foi localizado.
Após a prisão, o homem foi levado à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional do Ceará, onde ficará à disposição da Justiça.
De acordo com as investigações, o homicídio de Iran foi motivado pelo descontentamento dos suspeitos com a vítima, que havia comunicado ao proprietário da empresa sobre furtos praticados contra o patrimônio do estabelecimento.
As investigações continuam para identificar e prender os outros dois envolvidos no crime, que continuam foragidos. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.
O Diário Oficial de Mossoró (DOM) da terça-feira traz à homologação dos 112 aprovados no último concurso da Educação. O próximo passo é a convocação dos aprovados, o que só pode ocorrer, segundo a Legislação, após a campanha eleitoral. “Em breve, vamos estar nomeando todos os novos servidores para reforçar a nossa educação”, escreveu o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) em suas redes sociais. O certame também possui um cadastro de reserva com 560 vagas.
Cargos Os profissionais vão atuar em cargos de professor da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Inglesa, Ensino da Arte, Ensino Religioso e Educação Física). Também supervisor escolar e nutricionista. Pela primeira vez na história da Educação de Mossoró, um concurso público também ofereceu vagas paraprofessor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), psicólogo educacional, assistente social e profissional de apoio à Educação Inclusiva.