Pesquisar este blog

17 outubro 2024

SÁBADO TEM BREGÃO DA 87 EM LUÍS DA MARECHAL!!!

Saiba quais documentos são aceitos para participar do Enem em novembro

Os candidatos que forem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 nos dias 3 e 10 de novembro poderão utilizar documentos digitais para identificação no local da prova, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Registro Geral (RG). Os documentos podem ser apresentados por meio do aplicativo Gov.br.

A partir deste ano, não será mais aceita a apresentação do boletim de ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos. Segundo o Ministério da Educação, o objetivo da mudança é garantir mais segurança ao exame.

Também são considerados documentos válidos para identificação do participante a cédula de identidade expedida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que tenha validade legal como documento de identidade; o passaporte; a Carteira Nacional de Habilitação e a Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997.

Para os participantes estrangeiros, é obrigatória a apresentação de um desses documentos: passaporte; identidade expedida pelo Ministério da Justiça, Carteira de Registro Nacional Migratório, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao fim da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam os resultados do exame como critério único ou complementar dos processos seletivos.

*Agência Brasil

MOSSORÓ/RN: Operação prende 4 suspeitos ligados à facção criminosa e ao tráfico

Nesta quinta-feira 17, policiais da força de segurança da União e do estado do Rio Grande do Norte cumpriram 8 mandados judiciais expedidos pelo Poder Judiciário, sendo 4 de prisão e 4 de busca e apreensão domiciliar. A ação fez parte da Operação Sindicato do Oeste deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mossoró/RN.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, 3 pessoas que já tinham mandados de prisão foram também autuadas em flagrante delito pela prática dos crimes de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes, sendo apreendidos ainda: veículos, armas de fogo, porções de maconha, quantidade substancial de cocaína, crack, balanças de precisão e aparelhos celulares.

Dentre os 4 presos, um deles foi identificado como suposto chefe do tráfico de drogas do município de Tibau/RN. A sua residência possuía sistema de câmeras de vigilância e durante a realização da prisão o indivíduo quebrou o aparelho de telefone celular, revelando uma tentativa de ocultar das forças de segurança outras provas relacionadas aos crimes investigados.

Os detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Mossoró/RN e, após cumpridas as devidas formalidades, transferidos para o sistema prisional, onde ficarão custodiados, à disposição da Justiça.

A ação é produto de cooperação interagências, com a participação da Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Civil, representada pela DIVIPOE e DENARC; Polícia Militar, representada pela Força Tática e GTO do 2º BPM, GTO dos municípios de Caraúbas e Apodi e a Polícia Penal Federal.

*98 FM de Natal

Lula pede votos para Natália e promete parceria: ‘Portas estarão escancaradas’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira 16 que as portas da Presidência da República estarão “escancaradas” para Natália Bonavides (PT) caso ela seja eleita prefeita de Natal. Em discurso realizado durante comício no conjunto Panatis, Zona Norte da capital potiguar, o presidente pediu votos para a candidata do PT e ressaltou que elegê-la é como dar uma “volta por cima”.

“Essa mulher eleita prefeita de Natal vai ter uma companheira governadora do Estado e vai ter um companheiro presidente da República. E ela não vai precisar bater na porta da Presidência da República porque, para você, a porta estará escancarada, para você entrar, fazer os melhores projetos para essa cidade. Se o projeto for viável, você pode ter certeza que não faltará dinheiro para melhorar a vida desse povo”, afirmou Lula.

O comício no Panatis foi o último compromisso da agenda de Lula nesta quarta-feira em Natal. Antes, em evento realizado na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, o presidente e seis ministros anunciaram investimentos em diversas áreas.

Lula ressaltou que fará 79 anos em 27 de outubro – data do segundo turno das eleições, em que Natália Bonavides disputará a Prefeitura do Natal contra Paulinho Freire (União Brasil).

“Eu queria pedir para as mulheres e homens que votam em mim, que acreditam em mim, que me dessem de presente a Natália prefeita de natal no dia 27”, declarou o petista.

Lula lembrou que pediu a Natália para ser candidata em 2020. Na ocasião, a deputada federal rejeitou o convite. Agora, ele enfatizou que sua eleição pode representar a força da mulher na política. E tratou a eleição da petista como uma “volta por cima”, citando a cassação da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016.

“Eu tenho orgulho de ter sido o companheiro que elegeu a primeira mulher presidenta do País, que foi vítima de uma insanidade, uma mentira, feita por alguém do Tribunal de Contas que inventou uma pedalada e os homens machistas que não querem mulher no poder, que querem mulher no tanque, na cozinha”, destacou o petista.

Segundo ele, “a eleição de Natália é a volta por cima que a gente vai dar, é a demonstração de que o Estado conquistou o primeiro direito de voto da mulher, na cidade de Mossoró, vai eleger Natália prefeita de Natal para ela mostrar que as mulheres têm competência”.

Em vários momentos, o presidente citou a participação das mulheres na política. No início do discurso, ele chegou a pedir que a primeira-dama, Janja da Silva, discursasse – o que ela fez brevemente.

Natália afirmou que, se eleita, vai procurar Lula para a parceria administrativa. “O povo de Natal sabe que eu sou teimosa, persistente, insistente. Eu vou aperrear muito o senhor, porque a gente está sonhando com um IFRN na Zona Oeste, com uma terceira ponte para a Zona Norte, com iluminação e pavimentação em cada cantinho da nossa cidade. E eu vou aperrear muito o senhor para que a gente faça a melhor prefeitura que Natal já teve”, destacou.
Presidente faz apelo aos eleitores de Carlos Eduardo e cita Zenaide e Jaime

Lula dedicou parte do discurso para pedir aos eleitores de Carlos Eduardo (PSD) que votem em Natália Bonavides no segundo turno. O ex-prefeito ficou em 3º lugar no primeiro turno, após obter 93 mil votos (23,95% dos votos válidos), e já comunicou que ficará neutro na disputa do segundo turno.

Lula disse que os eleitores não podem permitir que aconteça em 2024 com Natália o que ocorreu com Carlos Eduardo em 2022, quando ele disputou o Senado. Na avaliação de Lula, o surgimento de uma terceira candidatura há dois anos (de Rafael Motta, que ficou em 3º lugar) dividiu a esquerda e favoreceu a eleição do senador Rogério Marinho (PL) – que hoje é líder da Oposição no Senado.

“Eu sei que o ex-candidato não está querendo tomar posição, mas eu queria conversar com os eleitores dele. Não permitam fazer com a Natália o que foi feito com Carlos Eduardo na eleição do Senado, em que alguém desaforado foi candidato contra nossa aliança e permitiu que fosse eleito um senador de direita nesse estado. Os eleitores, não permitam que façam com Natália o que fizeram com o Carlos Eduardo”, disse Lula.

O presidente pediu intervenção do comando estadual do PSD, que está nas mãos da senadora Zenaide Maia e do prefeito eleito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (seu esposo), que derrotou na eleição municipal o petista Eraldo Paiva.

“Eu queria dizer que o marido de Zenaide foi eleito prefeito de São Gonçalo do Amarante e ficou chateado porque tivemos candidato lá. Quem ganha as eleições tem de ter generosidade, e eu sei que Zenaide é mulher de coração. E o marido dela. Não permitam que Natália perca as eleições porque vocês deixaram de orientar os eleitores de vocês a votar nessa jovem aqui, que pode significar uma mudança na história política de Natal, do Rio Grande do Norte e do País”, ressaltou o presidente da República.

O mesmo apelo foi feito pela governadora Fátima Bezerra (PT), que também discursou. “Temos buscado o apoio dos outros candidatos que não foram ao segundo turno. E eu vou dizer: teremos o apoio de Carlos Eduardo para somar nas eleições conosco e não deixar que esse consórcio coronelista instalado na prefeitura, esse modo de governar atrasado, se agrave mais ainda levando o bolsonarismo para lá. Não vamos permitir isso”, destacou.

*Agora RN

LEMBRANDO, HOJE TEM ATENDIMENTO NA ÓTICA GOMES EM APODI!!!

Lembrando a todos os clientes que nesta QUINTA-FEIRA, dia 17/10/2024 é dia de atendimento na Ótica Gomes Apodi.
De 8:00 às 12:00 horas.
Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossas super promoções ✌🏼😎

ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTES PASSAM POR TESTES NO RN

Os processos para doação de órgãos no Rio Grande do Norte são submetidos a rigorosas avaliações, que consistem em analisar o histórico de saúde do provável doador e a realização de exames que possam detectar diversas doenças, conforme explica a coordenadora da Central de Transplantes do RN, Rogéria Nunes.

“O processo para doação é seguro e de muita confiança, porque nossos laboratórios são credenciados e auditados”, diz ela, referindo-se ao Lacem, que coleta as amostras e encaminha para o Hemonorte para a realização de testes sorológicos. “Tudo é feito seguindo as normas do Sistema Nacional de Transplantes”, afirma Nunes.

Segundo ela, não basta apenas querer ser doador. “Há uma avaliação criteriosa para que não sejam levadas doenças ao receptor. Então, a gente analisa histórias de neoplasias e de cirurgias.

Se a pessoa já teve câncer, por exemplo, não pode doar. Em relação às infecções, a gente colhe vários exames para afastá-las dos pacientes à espera de um transplante. São realizadas sorologias para hepatite B e C, HIV e HTLV (vírus da mesma família do HIV). Além disso, é feito um rastreamento para detecção de sífilis”, descreve Rogéria Nunes.

Há testagem obrigatória, ainda, para doenças como toxoplasmose e citomegalovírus (da família do vírus da herpes). “O doador é testado obrigatoriamente para todas essas doenças”, pontua a coordenadora da Central de Transplantes. Na segunda-feira (14), duas pessoas foram presas no Rio de Janeiro por suspeita de envolvimento em um caso de órgãos para transplante que resultou em infecção com HIV para seis pacientes receptores. Os exames eram feitos pelo laboratório privado PCS Lab Saleme, que possuía contratos assinados com o Governo do Rio.

A polícia investiga quais falhas levaram à contaminação dos pacientes. No Rio Grande do Norte, de acordo com Rogéria Nunes, os testes sorológicos são feitos por laboratórios públicos. “O nível técnico dos profissionais que atuam nesses laboratórios – o Lacem e o Hemonorte – é muito alto.

São profissionais treinados para atender a grandes demandas, uma vez que eles atuam em todo o Estado, seguindo as normas do SNT, o Sistema Nacional de Transplantes”, esclarece Nunes.

Além dos cuidados para evitar a transmissão de infecções, ela comenta que outros fatores são igualmente considerados para proteger os receptores de doenças. “São questões que variam de acordo com o tipo de doação. Se for um transplante de coração, o doador não pode ter mais de 46 anos. Esta mesma regra não se aplica à doação de fígado, por exemplo, onde não existe limitação de idade para o doador. Cada caso tem uma especificidade própria, mas tudo é muito bem avaliado”, assegura a coordenadora. 

*Informações: Tribuna do Norte.