Pesquisar este blog

18 janeiro 2025

PROJETO DE LEI TORNA OBRIGATÓRIO USO DE FOCINHEIRA EM CÃES DE GRANDE PORTE E "RAÇAS PERIGOSAS" NO RN

O aumento de casos no Rio Grande do Norte envolvendo ataques de cães de grande porte e/ou de raças consideradas “perigosas”, em especial em áreas urbanas, motivou o projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Gustavo Carvalho (PL) que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de focinheira e estabelece normas de segurança para a condução responsável dos cães.

O texto determina o uso obrigatório de focinheira para os cães de grande porte (peso superior a 25kg) e raças consideradas perigosas: “aquelas reconhecidas por estudos técnicos, regulamentações nacionais ou internacionais, incluindo, mas não se limitando, a Pit Bull, Rottweiler, Doberman, Fila Brasileiro e Mastim Napolitano” sempre que estiverem em vias públicas ou locais de acesso coletivo.

O deputado estadual Gustavo Carvalho, destacou que a proposição “visa atender à crescente preocupação da sociedade potiguar com a segurança em logradouros públicos e locais de acesso coletivo, bem como com a preservação da integridade dos cães e da população em geral”.

O projeto de lei prevê, em caso de descumprimento, a aplicação de multa em dinheiro para reincidentes e até a apreensão do animal em casos de grave risco à segurança pública. Os recursos arrecadados com a aplicação das multas, segundo a matéria, serão destinados a programas de conscientização e proteção animal no Estado do Rio Grande do Norte.

*Tribuna do Norte

Justiça do RN torna ré estudante acusada de tentativa de homicídio em escola de Natal

A Justiça do Rio Grande do Norte aceitou a denúncia do Ministério Público e tornou ré a estudante Lyedja Yasmin Silva Santos, de 19 anos, acusada de tentativa de homicídio qualificado. A decisão foi proferida pelo juiz Ivanaldo Bezerra Ferreira dos Santos, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Natal.

O caso aconteceu na Escola Estadual Berilo Wanderley, onde Lyedja entrou armada com o objetivo de matar uma colega de turma e uma professora. Durante a ação, um disparo acidental atingiu de raspão a cabeça de outro aluno. A tragédia foi evitada graças à intervenção de um colega, que conseguiu desarmá-la.

A jovem está presa desde 17 de dezembro de 2024 e poderá ser julgada com base em tentativa de homicídio qualificado, cuja pena de reclusão varia de 6 a 20 anos. No entanto, a punição pode ser reduzida de um a dois terços, dependendo das circunstâncias.

Defesa contestada
A defesa de Lyedja tentou argumentar que o caso deveria ser tratado como um incidente de sanidade mental, mas o Ministério Público contestou, alegando a ausência de laudos médicos que indicassem qualquer comprometimento mental relevante na época dos fatos. O juiz acatou o parecer do MP e negou o pedido da defesa.

“No caso sob análise, não houve apresentação de qualquer documento médico apto a levantar questionamento acerca da autodeterminação da requerente na época dos fatos descritos da denúncia”, afirmou o magistrado na sentença. Ele destacou ainda que, durante a investigação, não foram encontrados indícios de comprometimento mental que justificassem a instauração de um incidente dessa natureza.

Contexto
A polícia informou que Lyedja, que agiu sozinha, já enfrentava problemas pessoais e apresentava tendências suicidas. Apesar disso, o juiz considerou que não há elementos que comprometam sua capacidade de responder pelos atos.

O caso continua gerando repercussão em Natal e reacendeu o debate sobre segurança escolar e saúde mental entre jovens.

*Jair Sampaio

Bolsonaro diz esperar que Trump ajude a reverter inelegibilidade

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste sábado 18 que espera que o presidente dos Estados Unidos , Donald Trump, ajude com sua inelegibilidade no Brasil. Porém, ele não detalhou como isso poderia ser feito.

Bolsonaro falou com jornalistas no aeroporto de Brasília, após deixar Michelle Bolsonaro. A ex-primeira-dama embarcou para o pelotão do presidente americano, que ocorre na segunda-feira 20.

Em mais de um momento, Bolsonaro se emocionou ao mencionar que não participaria da posse do presidente dos Estados Unidos.

[Trump] já tem influência no mundo todo pela presença dele. Primeiros-ministros que estão caindo, o Hamas fazendo acordo, o [Justin] Trudeau renunciou. No México, grandes apreensões foram feitas. Gostaria de apertar a mão dele, não daria pra conversar”, disse.

Mas, com toda certeza, se ele me encontrou, ele tem a certeza de que pode colaborar com a democracia do Brasil afastando inelegibilidades políticas, como essas duas minhas que eu tive”, completou.

Questionado sobre como isso poderia ser feito, Bolsonaro disse: “Só a presença dele, o que ele quer, só ações. Não vai admitir certas pessoas pelo mundo perseguindo opositores, o que chama de lawfare, que ele sofreu lá. Grande semelhança entre ele e eu. Também sofreu atentado […] Não vou dar palpite nem sugestão ele sabe o que está acontecendo”.

*Agora RN

CONVITE DE CANTORIA, DIA 25 DE JANEIRO NO SÍTIO BOA VISTA, SEVERIANO MELO!!!

APODI/RN: CHUVA NA CIDADE NA TARDE DE SÁBADO

Uma boa chuva caiu na cidade de Apodi na tarde deste sábado, 18 de janeiro de 2025.
Foi passageira, mas o suficiente para alegrar e renovar a esperança do homem do campo, que espera por boas chuvas e uma boa safra no ano de 2025.

APODI-RN: MORE PERTO E PAGUE MAIS!

É inadmissível que os alunos apodienses que estudam no IFRN paguem mais pelo transporte escolar do que os alunos de outras cidades, que estão localizadas bem mais distantes!

Isso é uma injustiça e um desestímulo para os nossos jovens. O poder público municipal precisa rever essa política e garantir que os nossos alunos tenham acesso a um transporte escolar justo e acessível.

Essa disparidade pode afetar significativamente o orçamento das famílias e a acessibilidade à educação. Peçamos ao Prefeito e aos Vereadores que tomem providências imediatas para corrigir essa situação!

ASSU/RN: HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO DENTRO DE CASA NO BAIRRO DOM ELIZEU

Na noite desta sexta-feira, 17 de janeiro de 2025, a polícia militar do 10º BPM, recebeu a informação de que um corpo em estado de decomposição foi encontrado dentro de uma residência na rua Dr Adalberto Amorim, no número 1924, no bairro Dom Elizeu em Assú, Oeste do RN.

Segundo informações, ao chegar no local, os policiais entraram no imóvel e localizaram o corpo, trata-se de Francisco Pereira da Silva, 63 anos de idade, Chico Lanterneiro, como era mais conhecido. Ele morava sozinho e tinha boa relação com todos.

Chico foi visto pela ultima vez, domingo, um dos filhos foi a residência e ao entrar encontrou o pai em um dos cômodos.

Ainda de acordo com as informações, aparentemente não há sinais de violência e nem de arrombamento no imóvel, supostamente, morte natural, mas só após perícia do ITEP, poderá identificar a causa morte.

*Focoelho.com

WEB RÁDIO NAVIRE: PROGRAMAÇÃO DESTE SÁBADO!!!

Ouça todos os dias, WEB RÁDIO NAVIRE! A nova rádio de Apodi! Baixe o aplicativo Rádios Net e ouça!
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-navire/240739

PROGRAMAÇÃO DE HOJE
  • 05h - Luiz Gonzaga
  • 07h - Sábado de Manhã
  • 12h - MPB
  • 13h30min - Sábado a Tarde
  • 16h - Forró do Sábado
  • 19h - Sábado a noite

Provas do concurso para o Magistério Público Estadual acontecem neste domingo 19

As provas do concurso público da Secretaria de Estado da Educação (SEEC), destinado ao preenchimento de 598 vagas diretas, além de formação de cadastro de reserva, para cargos de professor e especialista em Educação, acontecerão neste domingo, 19 de janeiro de 2025. Com 34.979 inscrições homologadas, as avaliações serão aplicadas em nove cidades: Natal, João Câmara, Macau, Mossoró, Apodi, Pau dos Ferros, Caicó, Nova Cruz e Santa Cruz, das 13h às 18h.

Os portões de todas as unidades de aplicação serão fechados 30 minutos antes do início das provas, às 12h30. O candidato inscrito deve comparecer ao local designado com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, levando o comprovante de inscrição e o documento de identidade original.~

A prova objetiva será composta por 65 questões, sendo 5 questões de direitos humanos, ética, cidadania, 15 questões de língua portuguesa, 20 questões de didática e 25 questões de conhecimentos específicos do cargo/especialidade. Já a prova discursiva terá duas questões dissertativas relacionadas ao conteúdo programático da área específica de cada cargo.

Conforme edital, o candidato deverá permanecer obrigatoriamente na sala de realização das provas por, no mínimo, 3 horas após o seu início. E só poderá levar consigo o caderno de questões nos trinta minutos finais ao horário determinado para o término das provas.

As informações completas sobre o concurso, incluindo o edital e o cronograma detalhado, além do acesso ao local de prova, podem ser consultadas no site https://conhecimento.fgv.br/concursos/seec.rn24.

HOJE TEM BREGÃO DA 87!!!!

“Se eu continuar inelegível, não acredito mais na democracia”, afirma Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou nesta sexta-feira 17 que, caso continue inelegível, não acreditará mais na democracia. A afirmação foi feita durante uma live com a revista Veja.

Se eu permanecer inelegível, não acredito mais na democracia. Acabou a democracia”, afirmou Bolsonaro.

Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou Bolsonaro inelegível por oito anos, entendendo que ele cometeu abuso de poder e utilizou de maneira indevida os meios de comunicação ao realizar uma reunião com embaixadores em julho de 2022, onde fez ataques infundados ao sistema eleitoral.
Mais tarde, o ex-presidente foi novamente condenado à inelegibilidade pelo TSE, desta vez por abuso de poder político e econômico durante as celebrações do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022, no contexto da campanha eleitoral.

Na entrevista de hoje, Bolsonaro descartou a ideia de apoiar um nome aliado para a eleição presidencial de 2026.

Eu sou candidato. Não consigo ver outro candidato devido à minha inelegibilidade. Por isso, é uma renúncia à democracia. […] Agora, não consigo aceitar minha inelegibilidade por esses dois episódios”, afirmou.

*Agora RN

*Do Blog: Na verdade, Bolsonaro nunca acreditou na democracia e duvidou. Tentou passar por cima e destruí-la.
A democracia é para ser usada e respeitada!

ÓTICAS GOMES: PRORROGADO BLACK DECEMBER - HOJE É O ÚLTIMO DIA DA PROMOÇÃO!!!

Lembrando a todos os clientes e amigos que nesta SÁBADO, dia 18/01/2025 é dia de atendimento na Ótica Gomes Apodi.
De 8:00 às 13:00 horas.
Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossa BLACK DECEMBER ✌🏼😎

Brasileiros são vencedores de desafio global da Nasa

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou na quinta-feira (16/1) os vencedores globais do Nasa Space Apps Challenge 2024, administrado pela Nasa Earth Science Division (Divisão de Ciências da Terra). Dentre as dez equipes finalistas, três são brasileiras.

Considerado o maior hackathon do mundo, a proposta do desafio é resolver problemas do mundo real na Terra e no espaço, com os dados gratuitos e abertos das 15 Agências Espaciais parcerias, incluindo dados Programa Espacial Brasileiro (PEB). Com eles, as equipes aprendem a usar esses recursos para resolver os desafios de cada ano.
Quero cumprimentar todas as equipes brasileiras participantes do Nasa Space Apps e destacar o trabalho das equipes vencedoras. Vindas de todas as regiões do Brasil, as equipes trabalharam temas de alta complexidade e buscam desenvolvimento tanto científico quanto social para o país e para o planeta. Parabéns a vocês! Que sejam inspiração para muitos outros”, parabenizou o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon.

O hackathon ocorreu nos dias 5 e 6 de outubro de 2024 e reuniu mais de 93.520 participantes registrados em 15.444 equipes de 163 países e territórios. Com o tema “O Sol Toca Tudo” (“The Sun Touches Everything”), os participantes foram desafiados a criar soluções inovadoras em áreas como ciências da Terra, exploração espacial, sustentabilidade e mitigação de impactos da atividade solar no planeta. Durante o evento, 9.996 projetos foram desenvolvidos.

Em 2024, o Brasil marcou presença de maneira expressiva com 3.908 participantes, distribuídos em 50 eventos locais realizados em diversas cidades do país, sob a coordenação de universidades, organizações de tecnologia e parceiros da Agência Espacial Brasileira (AEB).

“A AEB reforça seu compromisso com a formação de novos talentos e a disseminação da cultura de inovação no Brasil. A participação no Nasa Space Apps Challenge 2024 não apenas posiciona o país como uma entidade ativa no cenário internacional, mas também inspira futuras gerações a explorarem as fronteiras do conhecimento”, disse a Coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologias da AEB, Aline Veloso.

O desempenho das equipes brasileiras foi um dos destaques do evento: 70 equipes foram selecionadas como “Global Nominees”, uma etapa que reconhece os projetos mais inovadores de cada país. Dessas, sete avançaram para a fase de “Global Finalists”, onde apenas 40 projetos globais são avaliados por um painel de especialistas da Nasa e de outras agências espaciais para a definição dos vencedores globais, os “Global Winners”.

Na fase final do hackathon, três equipes foram selecionadas entre as 10 vencedoras globais (os “Global Winners”):
Time 42 Quakeheroes

Equipe: 42 Quakeheroes

Localidade: Maceió, Alagoas

Membros da equipe: Alailton José Alves Junior, Ana Carolina Miziara Sabino de Oliveira Borges, Antonio Teixeira da Matos, Gabriel Ribeiro Filice Chayb, Gustavo Ferreira Tavares e Larissa Borges de Mello.

Qual foi o projeto desenvolvido: escrever um software para analisar dados reais das missões Apollo e do Mars InSight Lander para identificar tremores sísmicos dentro do ruído.

Em qual desafio o projeto se encaixa: Seismic Detection Across the Solar System
Time Connected Earth Museum

Equipe: Connected Earth Museum

Localidade: Campinas, São Paulo

Membros da equipe: Riccardo Carvalho Sofer, Lucas Nogueira Roberto, Luc Joffily Ribas, Gabriel Alexander Toledo Mendes, Matheus Gasparotto Lozano, Pedro Carvalho Cintra

Qual foi o projeto desenvolvido: criar uma maneira divertida e interativa para que os usuários se envolvam em vários conjuntos de dados sobre diferentes aspectos da Terra, explorando temas como poluição, mudança climática e impacto humano.

Em qual desafio o projeto se encaixa: Imagine our Connected Earth
Team I.O.

Equipe: Team I.O.

Localidade: Florianópolis, Santa Catarina

Membros da equipe: Raphael Galate Baptista Ribeiro, Frank Mendes Rolim, Victoria Moraes, Jan Felix Koeppen, Ryan Zernach

Qual foi o projeto desenvolvido: criar um mapa que incorpore dados científicos abertos para explorar como um problema em sua comunidade é moldado pela geografia física circundante. Talvez você esteja preocupado com áreas residenciais com pouco acesso a alimentos saudáveis e acessíveis ou queira analisar a localização dos supermercados em seu bairro? Ou talvez você queira explorar os impactos da poluição no abastecimento de água local? Há muito espaço para oportunidades – tudo o que você precisa fazer é mapeá-lo!

Em qual desafio o projeto se encaixa: Community Mapping

Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (Sindae), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

*Gláucia Lima