Pesquisar este blog

26 novembro 2024

Bolsonaro nega saber de plano para matar Lula e diz temer prisão: “pode ser a qualquer momento”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou nessa segunda-feira (25) qualquer envolvimento ou conhecimento sobre um suposto plano para matar o presidente Lula (PT) e o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, no final de 2022. No entanto, admitiu temer uma possível prisão.

“Essa história de assassinato de autoridades, no meu entender, foi jogada […] não cola isso daí. No meu entender, nada foi iniciado, não podemos querer agora punir o crime de opinião”, afirmou Bolsonaro a jornalistas ao chegar ao Aeroporto Internacional de Brasília. Questionado sobre o plano, respondeu: “Não, esquece. Dentro das 4 linhas não tem pena de morte”.

O ex-presidente e outras 36 pessoas, incluindo o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, foram indiciados pela Polícia Federal (PF) na quinta-feira (21) no inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado em 2022. O relatório final foi encaminhado ao ministro relator Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e deve ser enviado à Procuradoria Geral da República (PGR) nesta terça-feira (26).

Ao ser questionado sobre a possibilidade de prisão, Bolsonaro afirmou que isso pode acontecer “a qualquer momento”. Ele disse: “Eu posso ser preso ao sair daqui [do Aeroporto Internacional de Brasília]”.

O advogado do ex-presidente, Paulo Amador, manifestou esperança de que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, tenha uma atuação mais ativa e adote uma postura “ponderada” ao analisar a denúncia.

*Fonte: Tribuna do Norte

CONHEÇA AS ÓTICAS GOMES E DESFRUTE DOS MELHORES SERVIÇOS DA ÁREA EM APODI E REGIÃO

Desde 2011, as Óticas Gomes têm sido a escolha confiável para milhares de clientes em todo o Rio Grande do Norte. Com mais de 5 mil clientes atendidos e uma reputação sólida no mercado, estamos comprometidos em fornecer o melhor em cuidados visuais e moda ótica.
✨ Por que escolher as Óticas Gomes?
  • Variedade de Produtos: Oferecemos uma ampla gama de armações receituário e óculos solares, sempre atualizados com as últimas tendências da moda.
  • Atendimento Personalizado: Nossa equipe de profissionais especializados está aqui para ajudá-lo a encontrar o acessório perfeito que se adapte ao seu estilo e necessidades visuais.
  • Qualidade e Tecnologia: Utilizamos tecnologia de ponta e materiais de alta qualidade em nossos produtos, garantindo durabilidade e conforto para seus olhos.
Renove sua consulta conosco e experimente o melhor em cuidados visuais. Agende sua consulta pelo link: Agendar Consulta

Visite nosso site para saber mais sobre nossos produtos e serviços: www.oticasgomesrn.com.br
📍 Localização: R. Antônio Lopes Filho, 133, Centro - Apodi/RN
📞 Contato: (84) 9404-1034
E-mail: contato@oticasgomesrn.com.br
Confie nas Óticas Gomes para cuidar da saúde visual da sua família. Seus olhos merecem o melhor!

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

Mais de 1,5 mil animais silvestres são resgatados de área que será inundada em Oiticica, no RN

Mais de 1,5 mil animais silvestres foram retirados, nos últimos 14 meses, da área que será inundada no Complexo de Oiticica, no Seridó do Rio Grande do Norte. O resgate é promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), através do Consórcio QS Oiticica.

De acordo com a Semarh, de setembro de 2023 até agora, foram resgatados e salvos mais de 1.500 animais entre cobras, lagartos, tatus e anfíbios. Eles vivem no local que será afetado quando a barragem começar a funcionar.

Uma equipe formada por cinco biólogos realiza, diariamente, o recolhimento de animais na área que será inundada e também verificam os locais onde o trabalho com máquinas está sendo desenvolvido, o que totaliza cerca de 8 mil hectares. Os animais são distribuídos em 78 locais dentro da área de proteção da bacia.

“Entre outros procedimentos, verificamos o estado físico dos animais e se necessitam de cuidados médicos. Em alguns casos, encaminhamos para uma clínica veterinária, onde são avaliados através de um atendimento especializado”, explicou a bióloga Karolynne de Freitas Martins e Silva, coordenadora da equipe. As ações ambientais seguem enquanto houver trabalho ocorrendo na bacia hidráulica de Oiticica.
Animais silvestres resgatados na área que será inundada em Oiticica – Foto: Lucas Paulyno / Governo do RN

Ainda de acordo com a bióloga, a preservação da fauna local é fundamental à manutenção do equilíbrio ecológico. O principal benefício dessa atividade é a promoção da biodiversidade, que desempenha um papel crucial na estabilidade dos habitats e na resistência às mudanças climáticas.

“Ao assegurar que os animais sejam salvos e realocados adequadamente, estamos não apenas protegendo a vida silvestre, mas investindo no futuro sustentável de nosso ecossistema, em consonância com as diretrizes do Governo do Estado e com os esforços para garantir um meio ambiente saudável às próximas gerações”, destacou Karolynne.

Também fazem parte da equipe do programa os biólogos Lucas Paulyno da Costa, Luciene Fernandes Campos, Marcell Platini de Azevedo Vilar e Viviane Almeida de Santana.
Obras na barragem

O Governo do Estado está na fase final da construção da barragem Oiticica, no município de Jucurutu, obra que faz parte do Complexo Hidrossocial Oiticica. Os operários trabalham no último metro do trecho que restava para fechamento da estrutura, até atingir a cota máxima. A obra da barragem está com 99,81% executada.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), gestora das obras do Complexo, reafirma que a barragem será concluída em dezembro deste ano, restando apenas parte de algumas infraestruturas do conjunto de obras, e essas serão finalizadas em 2025.