Pesquisar este blog

01 junho 2024

Deputados do Seridó se unem e podem resolver eleição do TCE; Vivaldo Costa a um passo de voltar à ALRN

A blogueira Laurita Arruda informou que há uma “união do Seridó” no Seridó garantir a eleição do deputado estadual George Soares (PV) à vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Hoje, além de Francisco do PT e Nelter Queiroz (PSDB), Adjuto Dias (MDB) poderá migrar de vez para a conta de George e sair da lista dos indecisos.

O pai de Adjuto, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), tem uma amizade e respeito por Vivaldo Costa, primeiro suplente do PV, desde os tempos de presidência da Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), também seridoense, só vota em caso de empate. Caso George seja escolhido conselheiro, Vivaldo Costa assume a vaga na Assembleia até o fim de 2026.

Outro fator é que o conselheiro Renato Dias foi, até semana passada, colega do conselheiro Tarcísio Costa no TCE e os dois sempre se respeitaram. Renato é tio de Adjuto e irmão de Álvaro. Outro que deve votar em George Soares é o deputado Coronel Azevedo (PL), ex-ajudante de ordens de Vivaldo Costa quando ele foi governador, em 1994.

Vivaldo tem contribuído mais em votos que o ex-deputado Getúlio Rêgo (PSDB), suplente de Gustavo Carvalho. Alia-se ao histórico de Vivaldo Costa o sentimento de homenagem especial ao suplente, que está com 84 anos.

CAICÓ

O deputado Adjuto Dias já fez a seguinte análise: com a saída de Vivaldo Costa do páreo em 2026, e sem o prefeito Dr. Tadeu ou o ex-prefeito Bibi Costa, quem tende a aumentar o potencial de votos para deputado estadual na região é ele. A mesma conta fez Nelter Queiroz em Assú e Caicó. Com George Soares e Vivaldo Costa de fora, ele lucra em aumentar sua votação nas capitais do Vale do Açu e Seridó.


*Jair Sampaio 

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

APODI AGORA TEM WEB RÁDIO NAVIRE!!!

Ouça todos os dias, WEB RÁDIO NAVIRE! A nova rádio de Apodi! Baixe o aplicativo Rádios Net e ouça!

RIO DO FOGO/RN: QUATRO BALEIAS-PILOTO MORREM DEPOIS DE ENCALHAREM EM PRAIA DO LITORAL POTIGUAR

Subiu para quatro o número de baleias-piloto que morreram após um grupo com 21 animais da espécie encalhar em praias de Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar, no início da manhã de sexta-feira (31). A informação foi confirmada pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern).

A morte de um animal já tinha sido registrada durante a tarde de sexta-feira (31). A baleia-piloto foi encontrada na praia de Zumbi, era uma fêmea com cerca de 4 metros de comprimento, e não tinha marcas de interação antrópica, ou seja, com humanos. Os outros animais estavam na praia de Pititinga.

Por volta da meia-noite, os biólogos e médicos-veterinários envolvidos no monitoramento identificaram outras duas baleias-piloto mortas. O quarto óbito aconteceu na manhã deste sábado (1).

Ainda de acordo com os pesquisadores, foram realizadas coletas biológicas, inclusive com amostras das cabeças dos animais que morreram, para análise do aparato auditivo, responsáveis pelo equilíbrio e orientação dos indivíduos.

Segundo o professor Flávio Lima, coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca, embora os animais estejam encalhados na parte rasa da praia, os profissionais não conseguem realizar o protocolo para levar os animais para a área mais funda do mar.

É raso para os animais, mas não para o humano. O protocolo diz que a área segura para o humano é com a água até a cintura e a parte onde a maioria delas está nem da pé. Nós estamos com essa dificuldade”, diz o professor Flávio Lima, coordenador do projeto.

Uma equipe com cerca de 15 pessoas do Projeto Cetáceos e do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) trabalham no local monitorando e atendendo os animais. Uma força-tarefa também deverá ser montada para enterrar os animais mortos.

Embora conhecidos como baleias-piloto, os animais na verdade são uma espécie de golfinho de grande porte, assim como as orcas, normalmente chamadas de baleias, mas que também são golfinhos.

O professor explicou que o encalhe de grupos como esse pode ocorrer devido à desorientação de um ou mais líderes, causada por doenças, por exemplo. Embora os animais sejam comuns em águas profundas, no Rio Grande do Norte, raramente são vistos perto das praias.

Segundo o Cemam, a comunidade local, a Prefeitura de Rio do Fogo e a Polícia Militar têm atuado com apoio logístico ao trabalho dos pesquisadores. “Ressalta-se a importância da população manter distância da área de encalhe para não interferir nas atividades de campo”, disse em nota.

As baleias-pilotos são animais oceânicos encontrados nas águas tropicais e temperadas de todos os oceanos. Se alimentam de peixes, crustáceos e lulas e normalmente vivem em grupos, que podem variar entre 15 a 50 indivíduos.

*Fonte: G1 RN

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

DRA. MARIA INOCÊNCIA ATENDE TODAS AS QUINTAS NA CLÍNICA LUMA MARTINS EM APODI

MOSSORÓ/RN: GOVERNADORA, SENADORA E PREFEITO TUDO JUNTOS E MISTURADOS

Em almoço oferecido pelo prefeito @allysonbezerra.rn no Pingo da Mei Dia, autoridades políticas se reuniram no Palácio da Resistência. Na foto, o gestor de Mossoró, a governadora Fátima Bezerra, senadora Zenaide Maia, deputados Francisco do PT e Ivanilson Oliveira conversam à mesa.
Juntos e misturados!
(Fotos: Carol Ribeiro)

PF PRENDE DOIS ACUSADOS DE AMEAÇA CONTRA A FAMÍLIA DE ALEXANDRE DE MORAES

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira (31) duas pessoas acusadas de ameaçar familiares do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. As prisões ocorreram em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cinco mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.

De acordo com a corporação, a prisão de Raul Fonseca de Oliveira e Oliveirino Júnior foi determinada pelo próprio Supremo, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), e faz parte de uma nova investigação envolvendo ameaças contra o ministro e seus familiares. Em 2023, Moraes e seu filho foram alvo de hostilidades no Aeroporto de Roma, na Itália.

Segundo as reportagens divulgadas pela imprensa, o grupo teria chamado o ministro de "bandido e comunista". Ao questionar os insultos, o filho do ministro foi agredido por um dos acusados. Moraes estava na Itália para participar de uma palestra na Universidade de Siena.

Audiência de custódia

Os mandados de prisão foram expedidos pelo próprio Alexandre de Moraes, e a audiência de custódia dos acusados será realizada às 17h de hoje pelo juiz instrutor do gabinete do ministro.

Em nota, o gabinete informou que a prisão dos acusados Raul Fonseca de Oliveira e Oliveirino Júnior foi determinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, após a Secretaria de Segurança da Corte detectar ameaças contra familiares do ministro por meio do monitoramento de rotina. Além disso, foram enviadas mensagens ao ministro com os dizeres "comunismo" e "antipatriotismo".

Para a Procuradoria, os acusados tentam impedir a atuação de Moraes, que é relator da investigação sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. No entendimento de Gonet, há indícios da prática do crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O crime é caracterizado pelo emprego de violência para impedir ou restringir o funcionamento dos poderes constitucionais.

"A gravidade das ameaças veiculadas, sua natureza violenta e os indícios de que há monitoramento da rotina das vítimas evidenciam, ainda, o perigo concreto de que a permanência dos investigados em liberdade põe em risco a garantia da ordem pública. A medida é, assim, proporcional, ante o risco concreto à integridade física e emocional das vítimas”, justificou o gabinete de Moraes.

CARAÚBAS/RN: DUAS PESSOAS SÃO ASSASSINADAS EM MENOS DE 24 HORAS

Dois homicídios foram registrados em Caraúbas na região Oeste Potiguar em intervalo inferior a 24 horas. O primeiro crime ocorreu na noite de sexta feira (31), quando um homem foi brutalmente assassinado a golpes de faca-peixeira.
Segundo a Polícia Militar, Antônio Nero Rosa estava nas imediações do Bar de Zé Antônio, no Bairro Leandro Bezerra, quando foi atacado pelo rival, que desferiu vários golpes de arma branca contra a vítima que teve morte instantânea.
Já na madrugada deste sábado 01 de junho, criminosos invadiram uma residência, localizada no Conjunto Horoldo Maia e executaram a pessoa de José Martins de Lima, de 46 anos. A PM registrou o fato a 01h40min.
José Martins dormia com a esposa quando foi executado a tiros. A mulher teve sua vida poupada pelos criminosos. A Polícia Civil que vai investigar os casos, ainda não sabe a motivação para os dois crimes. Os corpos foram recolhidos após perícias e encaminhados para exames no Itep unidade de Mossoró.

*Fim da Linha

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

É HOJE, 1º DE JUNHO, GRANDE CANTORIA EM ERIVAN TORRES!!!!


Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

APODI/RN: CHUVA NA NOITE DO ÚLTIMO DE MAIO NA CIDADE E NO CAMPO

A cidade de Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte foi banhada por uma boa chuva na noite de 31 de maio de 2024.
Confira alguns registros:
Bairro Bico Torto: 35 milímetros;
Centro da cidade: 26 milímetros;
Bairro Bacurau I: 40 milímetros; e
Sítio Largo II: 60 milímetros.

NILSON VIANA NO PINGO DA MEU DIA!!!

É HOJE! "NILSON VIANNA no PINGO DA MEI’DIA", Abrindo o Mossoró Cidade Junina MCJ 2024. E o Nosso encontro é às 17:00hs no corredor cultural.
Obrigado a @prefeiturademossoro,
Valleu Meu Prefeito @allysonbezerra.rn
@mossorocidadejunina
@pingomeiodia
@josy.montenegro_
@l.oress
#eutonopingo #mcj #mossoró #saojoao

MOSSORÓ/RN: POLICIAL MILITAR APOSENTADO MORRE AO COLIDIR MOTO NA TRAZEIRA DE CAMINHONETE NA BR-304

No início da noite desta sexta feira 31 de maio de 2024, um acidente de trânsito com vítima fatal, foi registrado na BR-304 em frente ao Terminal Rodoviário de Passageiros, no Bairro Ouro Negro em Mossoró, na região Oeste Potiguar.
A vítima foi o cabo da policia militar da reserva, Damião da Silva Belo. O militar pilotava sua moto Bróss, sentido Bom Pastor, quando bateu violentamente na traseira de uma caminhonete modelo F-4000 que trafegava no mesmo sentido.
O impacto foi tão violento que fez com que a motocicleta ficasse com os dois pneus para cima, prendendo o militar sob o veículo. Silva Belo, que estava na reserva morreu na hora.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas, infelizmente, nada pôde fazer para salvar a vítima. Após a perícia o corpo do militar foi recolhido para o IML.

*Fim da Linha

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

NATAL/RN: KELPS LIMA PODERÁ SER O VICE DE CARLOS EDUARDO

Cotado para ser candidato a vice de Carlos Eduardo (PSD) nas eleições deste ano em Natal, o ex-deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) não descarta uma composição com o ex-prefeito, apesar das divergências e das duras críticas do passado.

Em entrevista ao programa 12 em Ponto, da 98 FM, nesta sexta-feira 31, Kelps declarou que mudou de ideia sobre Carlos Eduardo e que não pode ser “teimoso” em suas análises. Ele afirmou que a população já manifestou nas urnas ter aprovado as gestões anteriores do ex-prefeito.

O ex-deputado registrou que, em 2016, quando chamava a gestão de Carlos Eduardo de “quadrada” e “analógica” e defendia uma renovação política na Prefeitura do Natal, ele perdeu a eleição no primeiro turno – naquela ocasião, Carlos Eduardo foi reeleito.

Questionado sobre a possibilidade de ser vice de Carlos Eduardo, Kelps declarou que isso ainda não foi tratado, mas que a possibilidade de composição existe porque o ex-prefeito se posiciona, segundo ele, no seu mesmo campo político, ao ser oposição tanto à governadora Fátima Bezerra (PT) quanto ao prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

Kelps afirmou que as conversas começaram a progredir mais depois que Álvaro Dias formalizou apoio a Paulinho Freire (União Brasil). Com isso, ficou configurado que Carlos Eduardo ficará mesmo na oposição.

“Esperamos as pedras se encaixarem. Havia um movimento no tabuleiro muito importante, que era quem o prefeito Álvaro Dias iria apoiar. Mas nem houve convite nem oferecimento (para ser vice). A gente é experiente e sabe que a definição é final de julho, início de agosto”, enfatizou o ex-deputado estadual.

Kelps registrou que o Solidariedade e o PSD estão alinhados em cidades importantes, e que isso favorece a articulação de Natal. Ele citou o caso de Parnamirim, onde o PSD apoia a candidatura de Professora Nilda (Solidariedade). E o caso de São Gonçalo do Amarante, onde o Solidariedade vai indicar o vice de Jaime Calado (PSD).

*Agora RN

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/