Pesquisar este blog
09 fevereiro 2025
CANTORIAS COM O POETA JANAILSON CARDOSO
Dia 16 a Cantoria será no Sítio arapuá, Felipe Guerra, com Janailson Cardos e Alvaci Tavares!
IFRN CAPUS APODI: Conexão ciência acontece entre os dias 10 e 14 de fevereiro
O Conexão Ciência: fortalecendo o conhecimento científico e tecnológico no RN acontecerá dos dias 10 a 14 de fevereiro de 2025, (em breve será divulgada a programação oficial) no IFRN - Campus Apodi.
Com entrada gratuita, o evento é organizado pelo Campus, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e parceria da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Apodi.
O Conexão Ciência tem o objetivo de realizar atividades de divulgação e popularização da ciência presenciais, gratuitas e abertas à comunidade apodiense e região.
O evento contará com uma diversidade de atividades, tais como, oficinas, minicurso, exposições, salas temáticas, exposições, mostra de projetos, dias de campo, apresentações artísticas. Além da participação de parceiros externos (Programa BioAção (UERN), Ciência no Parque (UFERSA), Clube de Ciências do Campus Natal Central (IFRN).
Ainda nessa semana, também acontecerá o I Seminário CajuMel - Desafios da Agroindústria do Caju e do Mel Potiguar, evento é voltado para os cajucultores e também para os apicultores/meliponicultores da cidade e região, promovendo a integração de estudantes, docentes e produtores locais em atividades interativas e culturais.
Em breve, divulgaremos a nossa programação oficial! Fiquem ligados em algumas oportunidades para o evento:
Submissão de trabalhos
Durante o Conexão Ciência, no dia 12/02 (quarta-feira), realizaremos a nossa Mostra de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Serão aceitos trabalhos completos ou em andamento, e a inscrição pode ser feita pelo link ao final da matéria.
As apresentações serão no formato de pôsteres, que serão custeados pelo evento.
As inscrições vão até o dia 31/01/2025. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail da comissão (snct.apodi@gmail.com ) ou com um dos professores: Jackson Cruz, Genildo Fonseca, Semuel Costa, Tássio Lessa ou Thaiza Vasconcelos. Acesse:
Submissão de trabalhos
Seleção de monitores para o evento
Quer ser monitor do Conexão Ciência e do CajuMel? Segue o link para o formulário de inscrição para seleção de 28 (vinte e oito) monitores para trabalharem na organização do evento Conexão Ciência: fortalecendo o conhecimento científico e tecnológico no RN e do I Seminário CajuMel, que acontecerá no dias 06 (Cajumel) e de 10 a 14 de Fevereiro de 2025.
O público alvo dessa seleção são os alunos com matrícula ativa, em todos os nossos cursos e em todas as modalidades (INTEGRADO, SUBSEQUENTE, LICENCIATURA E ESPECIALIZAÇÃO).
Resultado publicado
Segue abaixo a lista dos alunos selecionados para atuarem como monitores do Conexão Ciência: fortalecendo o conhecimento científico e tecnológico no RN e do I Seminário CajuMel.
Os alunos selecionados deverão comparecer a reunião formativa do dia 05 de fevereiro de 2025, na sala de videoconferência, nos seguintes horários:
1) 8h50 para os alunos que estudam no turno da tarde; e
2) 14h50 para os alunos que estudam no turno da manhã.
Inscreva-se para monitoria
RESULTADO DA SELEÇÃO DE MONITORES
PROGRAMAÇÃO
Campus Apodi lança a programação do Conexão Ciência, que acontece entre os dia 10 e 14 de fevereiro, para participar das atividades é necessário realizar inscrição via SUAP no link abaixo. Para visitas em grupos escolares entrar em contato com o setor de comunicação.
INSCREVA-SE
Agendamento de visitas (escolas)
Com entrada gratuita, o evento é organizado pelo Campus, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e parceria da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Apodi.
O Conexão Ciência tem o objetivo de realizar atividades de divulgação e popularização da ciência presenciais, gratuitas e abertas à comunidade apodiense e região.
O evento contará com uma diversidade de atividades, tais como, oficinas, minicurso, exposições, salas temáticas, exposições, mostra de projetos, dias de campo, apresentações artísticas. Além da participação de parceiros externos (Programa BioAção (UERN), Ciência no Parque (UFERSA), Clube de Ciências do Campus Natal Central (IFRN).
Ainda nessa semana, também acontecerá o I Seminário CajuMel - Desafios da Agroindústria do Caju e do Mel Potiguar, evento é voltado para os cajucultores e também para os apicultores/meliponicultores da cidade e região, promovendo a integração de estudantes, docentes e produtores locais em atividades interativas e culturais.
Em breve, divulgaremos a nossa programação oficial! Fiquem ligados em algumas oportunidades para o evento:
Submissão de trabalhos
Durante o Conexão Ciência, no dia 12/02 (quarta-feira), realizaremos a nossa Mostra de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Serão aceitos trabalhos completos ou em andamento, e a inscrição pode ser feita pelo link ao final da matéria.
As apresentações serão no formato de pôsteres, que serão custeados pelo evento.
As inscrições vão até o dia 31/01/2025. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail da comissão (snct.apodi@gmail.com ) ou com um dos professores: Jackson Cruz, Genildo Fonseca, Semuel Costa, Tássio Lessa ou Thaiza Vasconcelos. Acesse:
Submissão de trabalhos
Seleção de monitores para o evento
Quer ser monitor do Conexão Ciência e do CajuMel? Segue o link para o formulário de inscrição para seleção de 28 (vinte e oito) monitores para trabalharem na organização do evento Conexão Ciência: fortalecendo o conhecimento científico e tecnológico no RN e do I Seminário CajuMel, que acontecerá no dias 06 (Cajumel) e de 10 a 14 de Fevereiro de 2025.
O público alvo dessa seleção são os alunos com matrícula ativa, em todos os nossos cursos e em todas as modalidades (INTEGRADO, SUBSEQUENTE, LICENCIATURA E ESPECIALIZAÇÃO).
Resultado publicado
Segue abaixo a lista dos alunos selecionados para atuarem como monitores do Conexão Ciência: fortalecendo o conhecimento científico e tecnológico no RN e do I Seminário CajuMel.
Os alunos selecionados deverão comparecer a reunião formativa do dia 05 de fevereiro de 2025, na sala de videoconferência, nos seguintes horários:
1) 8h50 para os alunos que estudam no turno da tarde; e
2) 14h50 para os alunos que estudam no turno da manhã.
Inscreva-se para monitoria
RESULTADO DA SELEÇÃO DE MONITORES
PROGRAMAÇÃO
Campus Apodi lança a programação do Conexão Ciência, que acontece entre os dia 10 e 14 de fevereiro, para participar das atividades é necessário realizar inscrição via SUAP no link abaixo. Para visitas em grupos escolares entrar em contato com o setor de comunicação.
INSCREVA-SE
Agendamento de visitas (escolas)
Programação02
Falta de estrutura dificulta avanço do ensino integral no Rio Grande do Norte
A estudante Ingridy Kiara, de 14 anos, se prepara para ingressar no 9º ano da Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, na zona Norte de Natal, com a expectativa de uma nova experiência de aprendizado: a implantação do ensino em tempo integral. No entanto, a realidade ainda não acompanhará o plano idealizado. Com as obras de reforma em andamento, a escola não está pronta para receber os alunos na estrutura adequada, e as aulas neste modelo terão que começar provisoriamente em outro prédio. O caso evidencia os desafios que ainda persistem na expansão do ensino integral na rede pública, desde adaptações estruturais até a garantia de condições adequadas para estudantes e professores.
“A gente espera que seja algo positivo para a escola, para o ensino. Eu gosto da ideia, porque vou passar mais tempo com meus amigos e professores, aproveitando melhor esse último ano”, destaca a estudante.
Uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Educação (MEC), em diálogo com as secretarias estaduais de Educação, identificou que a falta de infraestrutura adequada nas escolas é uma das principais barreiras para a implementação do ensino integral. Muitas unidades de ensino não possuem estrutura compatível com a carga horária ampliada, carecendo de espaços como refeitórios, quadras esportivas, bibliotecas e vestiários.
“As principais barreiras enfrentadas pelos estados consistem na falta de infraestrutura das escolas, que não têm adequação para receber um modelo de carga expandida, e questões econômicas dos alunos, que nesta etapa concorrem ainda mais com a escola”, informou a pasta.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação do RN reafirmou o compromisso com a expansão do Ensino Médio em Tempo Integral. Para viabilizar a ampliação, o governo estadual investe na infraestrutura das escolas, com reformas e aquisição de equipamentos. Somente este ano, estão previstos R$ 40 milhões para melhorias estruturais. Além disso, um concurso para o magistério reforçará o quadro docente.O programa Pé-de-Meia, desenvolvido em parceria com o governo federal, também busca garantir a permanência dos alunos por meio de incentivo financeiro.
O Ensino integral é aplicado tanto na educação básica, quanto no ensino médio. Atualmente, 53 escolas potiguares fazem parte do Programa de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), sendo monitoradas pelo Censo Escolar. Segundo o MEC, o total de matrículas pactuadas no Rio Grande do Norte para o ciclo 2023/2024 foi de 9.939. Para o ciclo 2024/2025, o número subiu para 10.175. O repasse de recursos federais também acompanhou essa expansão, com um montante de R$ 14.911.596,15 destinados ao RN na última fase do programa.
“A gente espera que seja algo positivo para a escola, para o ensino. Eu gosto da ideia, porque vou passar mais tempo com meus amigos e professores, aproveitando melhor esse último ano”, destaca a estudante.
Uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Educação (MEC), em diálogo com as secretarias estaduais de Educação, identificou que a falta de infraestrutura adequada nas escolas é uma das principais barreiras para a implementação do ensino integral. Muitas unidades de ensino não possuem estrutura compatível com a carga horária ampliada, carecendo de espaços como refeitórios, quadras esportivas, bibliotecas e vestiários.
“As principais barreiras enfrentadas pelos estados consistem na falta de infraestrutura das escolas, que não têm adequação para receber um modelo de carga expandida, e questões econômicas dos alunos, que nesta etapa concorrem ainda mais com a escola”, informou a pasta.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação do RN reafirmou o compromisso com a expansão do Ensino Médio em Tempo Integral. Para viabilizar a ampliação, o governo estadual investe na infraestrutura das escolas, com reformas e aquisição de equipamentos. Somente este ano, estão previstos R$ 40 milhões para melhorias estruturais. Além disso, um concurso para o magistério reforçará o quadro docente.O programa Pé-de-Meia, desenvolvido em parceria com o governo federal, também busca garantir a permanência dos alunos por meio de incentivo financeiro.
O Ensino integral é aplicado tanto na educação básica, quanto no ensino médio. Atualmente, 53 escolas potiguares fazem parte do Programa de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), sendo monitoradas pelo Censo Escolar. Segundo o MEC, o total de matrículas pactuadas no Rio Grande do Norte para o ciclo 2023/2024 foi de 9.939. Para o ciclo 2024/2025, o número subiu para 10.175. O repasse de recursos federais também acompanhou essa expansão, com um montante de R$ 14.911.596,15 destinados ao RN na última fase do programa.
Ex-diretor acredita que ensino integral melhora a educação| Foto.Magnus Nascimento
O promotor de educação do Ministério Público (MPRN), Oscar Hugo de Souza Ramos, reforça que a infraestrutura é um dos principais entraves para a implantação efetiva do ensino integral. Segundo ele, a maioria das escolas não possui espaços apropriados para descanso, lazer e alimentação adequada. “A escola regular tem apenas um lanche. No modelo integral, é necessário oferecer também almoço, o que exige uma estrutura de cozinha mais robusta, por exemplo. Em muitas unidades, improvisa-se o descanso dentro da sala de aula”, explicou.
De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 2024, o estado do Rio Grande do Norte possuía 173 obras passíveis de adesão ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), sendo que houve manifestação de interesse de adesão de 116 edificações.
Do total de obras, 47 são quadras e coberturas de quadras, 40 são de educação infantil, 23 para o ensino fundamental, 4 de ampliação e 2 de ensino profissionalizante, sendo que desse total 47 obras já foram analisadas e aprovadas. A partir do envio da documentação pelo gestor local, as edificações são analisadas pela equipe técnica da Autarquia, que pode, se necessário, solicitar a complementação das informações. O Ministério Público acompanha de perto essas obras. “Se a obra atrasa, cobramos explicações da secretaria e, se necessário, tomamos medidas legais para garantir que o direito dos alunos seja respeitado”, destaca o promotor Oscar Hugo.
Perspectivas
O promotor Oscar Hugo destaca que o governo federal tem incentivado mais as escolas de ensino fundamental do que as de ensino médio, pois a demanda é maior. “Os pais querem mais escolas integrais para crianças do primeiro ao nono ano. No ensino médio, os alunos muitas vezes preferem estudar meio período para poder trabalhar”, explica.
Embora haja obstáculos, a tendência é que o modelo de ensino integral continue se expandindo. O desafio principal agora é garantir que as escolas tenham infraestrutura adequada e que a transição ocorra de forma planejada.
Na escola Alceu Amoroso, Ingridy Kiara enfatiza a importância de manter atividades extracurriculares. “Essas atividades ajudam no aprendizado e tornam a escola mais interessante. A banda, por exemplo, ensina a tocar instrumentos, o que é algo que a gente pode levar para a vida”.
Ensino Integral potencializa atividades
A Escola Municipal Alceu Amoroso Lima, citada no início desta reportagem, está entre as unidades que estão passando pelo processo de adaptação para o ensino integral. Os gestores da escola acreditam que o novo modelo vai potencializar os projetos pedagógicos. A mudança vem sendo discutida desde 2017, quando a gestão escolar começou a desenvolver um modelo de educação integral que envolvia projetos multidisciplinares e o envolvimento da comunidade.
Segundo o ex-diretor da unidade, Reinan Alessandro de França, o projeto começou a ganhar força em 2018, quando a Secretaria Estadual de Educação passou a cogitar a ideia. “Mas nós não tínhamos estrutura física para que o aluno passasse o dia todo dentro da escola. E a gente colocou duas condicionantes: que mantivessem os dois níveis, fundamental 1 e 2, e que tivesse a reforma”, afirmou Reinan.
Segundo ele, a localização da Alceu Amoroso Lima em uma área vulnerável da cidade foi um dos fatores que reforçaram a necessidade da implantação do ensino em tempo integral que, na sua visão, funciona melhor nas escolas de periferia. “É onde o aluno está inserido, é a comunidade onde ele vive. Quando ele passa mais tempo dentro da escola, ele perde o contato com a rua, com a vulnerabilidade, com a criminalidade, com a droga, com a violência. Ele também vai ter uma segurança alimentar, que muitas vezes ele não tem em casa”, ressaltou.
Mas apenas em 2024 houve a confirmação da obra e, com o atraso para a conclusão, os alunos estão sendo acomodados provisoriamente no prédio da Escola Estadual 15 de Outubro, distante cerca de 1 quilômetro. “Não tem a mesma estrutura que teremos aqui. Faltam espaços como o laboratório de informática, mas ganhamos a possibilidade de usar a quadra de esportes”, explicou Rosane de Souza Silva, atual diretora da escola.
A última data prevista para a conclusão da reforma, dada pelo SEEC/RN, foi 30 de março de 2025. “A previsão inicial era outubro do ano passado, mas houve questões de repasse financeiro e pendências de projetos, como os elétricos e hidráulicos”, disse ela.
A reforma do prédio escolar inclui melhorias como climatização das salas, ampliação da cozinha e reestruturação da área de lazer. “A reforma também nos devolveu uma sala que estava interditada, que se tornará um auditório. Além disso, a Secretaria nos informou que haverá uma quadra de areia e uma quadra central coberta”, detalhou.
A diretora aponta que o número de vagas foi reduzido de 350 para 275, uma vez que os alunos agora permanecem na unidade durante todo o dia. Entre as novidades pedagógicas, a grade curricular passa a incluir cinco novos ateliês: Assembleia de Classe, Linguagens Artísticas Integradas, Educação, Saúde e Desporto, Estudo Orientado e Iniciação Científica. “Essas atividades serão conduzidas por professores do nosso quadro e por novos profissionais que chegaram recentemente”, disse a diretora.
Durante o intervalo de almoço, serão realizadas atividades pedagógicas e educacionais, supervisionadas por profissionais da escola. Ainda faltam professores de Educação Física e de Língua Inglesa, além de um merendeiro adicional. Mesmo com os desafios, a gestão escolar se mostra confiante no novo formato. “A comunidade escolar entende a importância do ensino integral e está comprometida em fazer dar certo”, concluiu Rosane.
O promotor de educação do Ministério Público (MPRN), Oscar Hugo de Souza Ramos, reforça que a infraestrutura é um dos principais entraves para a implantação efetiva do ensino integral. Segundo ele, a maioria das escolas não possui espaços apropriados para descanso, lazer e alimentação adequada. “A escola regular tem apenas um lanche. No modelo integral, é necessário oferecer também almoço, o que exige uma estrutura de cozinha mais robusta, por exemplo. Em muitas unidades, improvisa-se o descanso dentro da sala de aula”, explicou.
De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 2024, o estado do Rio Grande do Norte possuía 173 obras passíveis de adesão ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), sendo que houve manifestação de interesse de adesão de 116 edificações.
Do total de obras, 47 são quadras e coberturas de quadras, 40 são de educação infantil, 23 para o ensino fundamental, 4 de ampliação e 2 de ensino profissionalizante, sendo que desse total 47 obras já foram analisadas e aprovadas. A partir do envio da documentação pelo gestor local, as edificações são analisadas pela equipe técnica da Autarquia, que pode, se necessário, solicitar a complementação das informações. O Ministério Público acompanha de perto essas obras. “Se a obra atrasa, cobramos explicações da secretaria e, se necessário, tomamos medidas legais para garantir que o direito dos alunos seja respeitado”, destaca o promotor Oscar Hugo.
Perspectivas
O promotor Oscar Hugo destaca que o governo federal tem incentivado mais as escolas de ensino fundamental do que as de ensino médio, pois a demanda é maior. “Os pais querem mais escolas integrais para crianças do primeiro ao nono ano. No ensino médio, os alunos muitas vezes preferem estudar meio período para poder trabalhar”, explica.
Embora haja obstáculos, a tendência é que o modelo de ensino integral continue se expandindo. O desafio principal agora é garantir que as escolas tenham infraestrutura adequada e que a transição ocorra de forma planejada.
Na escola Alceu Amoroso, Ingridy Kiara enfatiza a importância de manter atividades extracurriculares. “Essas atividades ajudam no aprendizado e tornam a escola mais interessante. A banda, por exemplo, ensina a tocar instrumentos, o que é algo que a gente pode levar para a vida”.
Ensino Integral potencializa atividades
A Escola Municipal Alceu Amoroso Lima, citada no início desta reportagem, está entre as unidades que estão passando pelo processo de adaptação para o ensino integral. Os gestores da escola acreditam que o novo modelo vai potencializar os projetos pedagógicos. A mudança vem sendo discutida desde 2017, quando a gestão escolar começou a desenvolver um modelo de educação integral que envolvia projetos multidisciplinares e o envolvimento da comunidade.
Segundo o ex-diretor da unidade, Reinan Alessandro de França, o projeto começou a ganhar força em 2018, quando a Secretaria Estadual de Educação passou a cogitar a ideia. “Mas nós não tínhamos estrutura física para que o aluno passasse o dia todo dentro da escola. E a gente colocou duas condicionantes: que mantivessem os dois níveis, fundamental 1 e 2, e que tivesse a reforma”, afirmou Reinan.
Segundo ele, a localização da Alceu Amoroso Lima em uma área vulnerável da cidade foi um dos fatores que reforçaram a necessidade da implantação do ensino em tempo integral que, na sua visão, funciona melhor nas escolas de periferia. “É onde o aluno está inserido, é a comunidade onde ele vive. Quando ele passa mais tempo dentro da escola, ele perde o contato com a rua, com a vulnerabilidade, com a criminalidade, com a droga, com a violência. Ele também vai ter uma segurança alimentar, que muitas vezes ele não tem em casa”, ressaltou.
Mas apenas em 2024 houve a confirmação da obra e, com o atraso para a conclusão, os alunos estão sendo acomodados provisoriamente no prédio da Escola Estadual 15 de Outubro, distante cerca de 1 quilômetro. “Não tem a mesma estrutura que teremos aqui. Faltam espaços como o laboratório de informática, mas ganhamos a possibilidade de usar a quadra de esportes”, explicou Rosane de Souza Silva, atual diretora da escola.
A última data prevista para a conclusão da reforma, dada pelo SEEC/RN, foi 30 de março de 2025. “A previsão inicial era outubro do ano passado, mas houve questões de repasse financeiro e pendências de projetos, como os elétricos e hidráulicos”, disse ela.
A reforma do prédio escolar inclui melhorias como climatização das salas, ampliação da cozinha e reestruturação da área de lazer. “A reforma também nos devolveu uma sala que estava interditada, que se tornará um auditório. Além disso, a Secretaria nos informou que haverá uma quadra de areia e uma quadra central coberta”, detalhou.
A diretora aponta que o número de vagas foi reduzido de 350 para 275, uma vez que os alunos agora permanecem na unidade durante todo o dia. Entre as novidades pedagógicas, a grade curricular passa a incluir cinco novos ateliês: Assembleia de Classe, Linguagens Artísticas Integradas, Educação, Saúde e Desporto, Estudo Orientado e Iniciação Científica. “Essas atividades serão conduzidas por professores do nosso quadro e por novos profissionais que chegaram recentemente”, disse a diretora.
Durante o intervalo de almoço, serão realizadas atividades pedagógicas e educacionais, supervisionadas por profissionais da escola. Ainda faltam professores de Educação Física e de Língua Inglesa, além de um merendeiro adicional. Mesmo com os desafios, a gestão escolar se mostra confiante no novo formato. “A comunidade escolar entende a importância do ensino integral e está comprometida em fazer dar certo”, concluiu Rosane.
*Tribuna do Norte
Polícia: DEFUR Mossoró desarticula esquema de furto e venda de celulares
Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró (DEFUR) de Mossoró realizaram diligências, na quarta-feira (05), para desarticular um esquema de desvio e venda de mercadorias de uma empresa na cidade de Mossoró.
As investigações, que estavam em andamento, indicaram que o furto era cometido por funcionários da própria empresa. De acordo com as informações, um dos envolvidos, ao ser descoberto, confessou o crime. Outros funcionários seguem sendo investigados.
Foram realizadas diligências nos municípios de Mossoró, Assú, Ipanguaçu e Alto dos Rodrigues. Como resultado, foram recuperados quatro celulares avaliados em cerca de R$ 20 mil e identificados os receptadores. Ao todo, dez aparelhos celulares avaliados em aproximadamente R$ 40 mil foram furtados, dos quais quatro já foram recuperados.
O homem que confessou o crime foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
*Fonte: SECOMS/Difusora de Mossoró
As investigações, que estavam em andamento, indicaram que o furto era cometido por funcionários da própria empresa. De acordo com as informações, um dos envolvidos, ao ser descoberto, confessou o crime. Outros funcionários seguem sendo investigados.
Foram realizadas diligências nos municípios de Mossoró, Assú, Ipanguaçu e Alto dos Rodrigues. Como resultado, foram recuperados quatro celulares avaliados em cerca de R$ 20 mil e identificados os receptadores. Ao todo, dez aparelhos celulares avaliados em aproximadamente R$ 40 mil foram furtados, dos quais quatro já foram recuperados.
O homem que confessou o crime foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
*Fonte: SECOMS/Difusora de Mossoró
CNU: veja notas dos aprovados para IBGE, Mapa e Funai
O Concurso Nacional Unificado divulgou os resultados. Já conferiu se o seu nome está na lista dos aprovados do CNU?
Qconcursos Folha Dirigida te ajuda nessa missão. Acesse a lista dos aprovados para os cargos do Bloco 8, que ofereceu vagas para Funai, IBGE e Mapa.
No material divulgado, você encontrará informações detalhadas, incluindo:Prioridade no cargo
Nota final
Nota da prova objetiva
Nota da redação
Acesse a lista completa e notas dos aprovados no CNU aqui
Parabéns a todos os aprovados! Seu esforço e dedicação valeram a pena! Para quem ainda está na jornada, não desista – novas oportunidades virão!
Novo CNU pode sair em março 2025
No dia 5 de fevereiro, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, revelou previsão para um CNU 2025. De acordo com ela, um novo edital do Concurso Nacional Unificado deve sair março.
Já as provas seriam realizadas em agosto, conforme as estimativas do Governo Federal. Entre as justificativas está que o mês registra a menor incidência de chuvas no Brasil, o que evitaria possíveis remarcações, como ocorreu no primeiro CNU.
Veja notas dos cargos de nível médio da 1ª edição do CNU
As informações foram passadas durante o programa Bom dia, Ministra, do canal GOV.
“A gente espera o edital até o finalzinho do primeiro trimestre. A prova, a gente gostaria de repetir em agosto. A gente ainda não sabe se vai ser possível pelo prazo do edital. Agosto é o mês de menor incidência de chuvas no Brasil. A ideia é fazer a prova no início do segundo semestre, essa é a nossa lógica de calendário”, afirmou a ministra.
Ainda não foi confirmado o número de vagas, mas a expectativa é que seja menor do que o ofertado no primeiro CNU.
Os cargos e órgãos que irão participar também ainda não foram divulgados, porém a ministra já adiantou que as duas novas carreiras transversais do Governo Federal serão contempladas, sendo elas:analista técnico de Justiça e Defesa; e
analista técnico de desenvolvimento socioeconômico.
Ambas as carreiras são de nível superior e têm salários iniciais em torno de R$9 mil.
Qconcursos Folha Dirigida te ajuda nessa missão. Acesse a lista dos aprovados para os cargos do Bloco 8, que ofereceu vagas para Funai, IBGE e Mapa.
No material divulgado, você encontrará informações detalhadas, incluindo:Prioridade no cargo
Nota final
Nota da prova objetiva
Nota da redação
Acesse a lista completa e notas dos aprovados no CNU aqui
Parabéns a todos os aprovados! Seu esforço e dedicação valeram a pena! Para quem ainda está na jornada, não desista – novas oportunidades virão!
Novo CNU pode sair em março 2025
No dia 5 de fevereiro, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, revelou previsão para um CNU 2025. De acordo com ela, um novo edital do Concurso Nacional Unificado deve sair março.
Já as provas seriam realizadas em agosto, conforme as estimativas do Governo Federal. Entre as justificativas está que o mês registra a menor incidência de chuvas no Brasil, o que evitaria possíveis remarcações, como ocorreu no primeiro CNU.
Veja notas dos cargos de nível médio da 1ª edição do CNU
As informações foram passadas durante o programa Bom dia, Ministra, do canal GOV.
“A gente espera o edital até o finalzinho do primeiro trimestre. A prova, a gente gostaria de repetir em agosto. A gente ainda não sabe se vai ser possível pelo prazo do edital. Agosto é o mês de menor incidência de chuvas no Brasil. A ideia é fazer a prova no início do segundo semestre, essa é a nossa lógica de calendário”, afirmou a ministra.
Ainda não foi confirmado o número de vagas, mas a expectativa é que seja menor do que o ofertado no primeiro CNU.
Os cargos e órgãos que irão participar também ainda não foram divulgados, porém a ministra já adiantou que as duas novas carreiras transversais do Governo Federal serão contempladas, sendo elas:analista técnico de Justiça e Defesa; e
analista técnico de desenvolvimento socioeconômico.
Ambas as carreiras são de nível superior e têm salários iniciais em torno de R$9 mil.
Assinar:
Postagens (Atom)