Pesquisar este blog

07 fevereiro 2025

ATENÇÃO! HOJE TEM LOTAÇÃO PARA GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO; ASSISTIR À POSSE DE PADRE CHAGAS

Estamos com um ônibus fretado para irmos a posse de Padre Chagas em Governador Dix-Sept Rosado, hoje, 7 de fevereiro, 30 reais a passagem, quem desejar ir, é só falar Magda (84 9997-6332).
Sai de frente a Igreja Matriz de Apodi, às 5 horas da tarde.

MOSSORÓ/RN: 12ª MORTE VIOLENTA EM 2025 - FLANELINHA É MORTO A TIROS DENTRO DE CASA NO ALTO DE SÃO MANUEL

Mossoró registra o 12º homicídio do ano e o terceiro em menos de 24 horas. O crime aconteceu no início da tarde desta sexta-feira dia 07/02/2025 na Travessa Olinda no Alto São Manuel.
A vítima foi identificada como Pedro Batista Filho, morto com diversos disparos de arma de fogo dentro de casa. Segundo a PM dois homens de moto chegaram invadiram a casa e executaram a vítima.

Ainda de acordo com a polícia Pedrinho como era mais conhecido, tinha passagem pelo sistema prisional. Ele trabalhava como flanelinha na região da Praça da Catedral.

*Fim da Linha

Motociclista por aplicativo morre após bater em traseira de caminhão na BR-101 em Parnamirim

Um motociclista por aplicativo de 43 anos morreu após bater na traseira de um caminhão na BR-101, em Parnamirim. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (7) na altura do Super Fácil Atacado, no sentido Parnamirim/Natal.
O motociclista, que ainda não teve a identidade revelada, estava com uma passageira durante uma viagem quando bateu na parte de trás de um caminhão, que estava quebrado no acostamento da pista.
Médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram socorro ao motociclista, que teve uma parada cardíaca logo após a colisão. O óbito foi confirmado por volta das 10h45 pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A passageira teve apenas escoriações leves.

*98 FM de Natal

Concurso Nacional Unificado: 2ª chamada para cursos de formação terá 170 vagas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa que das 2.305 pessoas chamadas na 1ª convocação para participação n os cursos de formação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), 170 ou declinaram da vaga ou não realizaram a confirmação.

Desse modo, 170 novos candidatos e candidatas, que estão nas listas de espera desses cursos , serão chamados na 2ª convocação, no próximo dia 11 de fevereiro.

Após a primeira convocação, 2.135 pessoas confirmaram participação (‘Aderiu” ) ; 109 declararam não querer participar (“Não Aderiu” ); 44 visualizaram a convocação, mas não se manifestaram (“Não optou”) ; e 17 pessoas convocadas nem visualizaram e nem se manifestaram (“Não visualizou”). Dessa forma, no total, 170 pessoas foram eliminadas tanto para o cargo convocado quanto para aqueles indicados como de menor preferência no momento da inscrição. No entanto, elas segue m concorrendo para os cargos apontados como de maior preferência.

No próximo dia 11 de fevereiro será realizada a nova convocação. Os novos convocados terão os dias 11 e 12 de fevereiro para realizar a confirmação, na Área do Candidato no site do CPNU . Apenas aqueles que responderem “SIM” à convocação terão sua vaga garantida. Caso o candidato já tenha feito a confirmação entre os dias 4 e 5 e seja convocado para um cargo de sua maior preferência, não será necessário realizar nova confirmação.

Caso o candidato seja chamado para o curso de formação da terceira opção no dia 11 de fevereiro (por exemplo), e confirmar sua participação, contudo, ele também continua na disputa das vagas da sua primeira e segunda opções e pode ser chamado na lista do dia 18, caso alguma vaga seja liberada.
Participação nos cursos de formação por Bloco
Participação nos cursos de formação por cargo
Detalhamento dos cursos

Além de preparar os candidatos para aplicar conhecimentos específicos, a formação deve desenvolver competências transversais essenciais para o setor público. Os participantes serão orientados por valores como ética, equidade, sustentabilidade e foco nos resultados para o cidadão.

Veja abaixo o detalhamento de cada um dos cursos de formação para os nove cargos que possuem essa etapa no CPU. Confira as datas de início e final dos cursos, procedimentos para matrículas e informações gerais:

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)

Analista de Comércio Exterior (ACE)

Analista em Tecnologia da Informação (ATI)

Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS)

Analista de Infraestrutura (AIE)

Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT)

Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia (ANEEL)

Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (ANTAQ)

Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS)

CANTORIAS COM O POETA JANAILSON CARDOSO

Dia 16 a Cantoria será no Sítio arapuá, Felipe Guerra, com Janailson Cardos e Alvaci Tavares!
Dia 22 a Cantoria será no Sítio São Lourenço, Apodi, com os poetas Janailson Cardoso e Hemerson Luís!

APODI/RN: QUINTA FEIRA CHUVOSA NA CIDADE E NO CAMPO

A cidade de Apodi registrou mais chuvas na quinta feira, 06 de fevereiro de 2025. 
Nas comunidades rurais também caíram chuva e deixa o homem do campo cada vez mais esperançoso de um bom inverno e boa safra ano presente.
Confira alguns registros:
Bico Torto(Posto Avançado do Corpo de Bombeiros do RN): 73 milímetros;
Centro da cidade(Eletrônica Maia): 84 milímetros;
Bacurau I: 78 milímetros;
Sítio Barra I: 83 milímetros;
Sítio Ponta II(Paulo de Corina): 71 milímetros;
Sítio Ponta II(Nelzinho): 67 milímetros;
Sítio Largo II(Edilson Costa): 61 milímetros;

Minha Casa, Minha Vida: prorrogado prazo para contratações nas modalidades Rural e Entidades

O Ministério das Cidades prorrogou por mais 120 dias o prazo para a finalização de análises e contratação de novas moradias do Minha Casa, Minha Vida em duas modalidades: Entidades (MCMV-Entidades) e Rural (MCMV-Rural). A medida visa garantir que o maior número possível de unidades habitacionais selecionadas possa ser contratado.

As seleções de propostas foram anunciadas em abril de 2024 por meio das Portarias nº 354 e nº 355. Inicialmente, o prazo de contratação venceria em outubro de 2024, mas já havia sido estendido por 120 dias. Com a nova prorrogação, o prazo final será junho deste ano.

A decisão do Ministério das Cidades busca potencializar os esforços e investimentos das entidades organizadoras, do governo federal e da Caixa Econômica Federal e ampliar positivamente o impacto das novas moradias para as famílias e entidades.

As propostas que já foram contratadas nos meses anteriores poderão ter suas obras iniciadas imediatamente. Portanto, a prorrogação do prazo para contratação não acarretará nenhum prejuízo para o cronograma de construção das unidades habitacionais.

Este prazo de prorrogação de 120 dias também não afeta a possibilidade de que análises sejam concluídas e contratadas dentro deste prazo. Ou seja, o prazo não realiza nenhuma paralisação nos processos de contratação já em andamento.

Até o momento, no MCMV-Entidades, foi autorizada a contratação de 12.409 unidades habitacionais, de um total de 36 mil previstas. Já no MCMV-Rural, a contratação de 37.439 unidades habitacionais foi autorizada, das 75 mil previstas.

O MCMV-Entidades financia a construção de moradias em áreas urbanas para famílias de baixa renda organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos.

O MCMV-Rural atende agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais. O MCMV Rural prevê a possibilidade de o projeto arquitetônico atender às necessidades específicas da vida no campo, com características que respeitam o meio ambiente e as condições locais.

Com a prorrogação, o Ministério das Cidades reforça seu compromisso em atender o maior número possível de famílias e garantir que os investimentos realizados até agora sejam plenamente aproveitados.

[VÍDEO] Duas pessoas morrem em queda de avião na zona oeste de SP

Duas pessoas morreram após um avião de pequeno porte cair na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (7).

Segundo informações da Polícia Militar, duas pessoas que estavam na aeronave morreram carbonizadas. Além disso, um motoqueiro e uma senhora que estava num ônibus foram atingidos por destroços e ficaram feridos.
A aeronave caiu na Avenida Marques de São Vicente, na Barra Funda, por volta das 07h20 da manhã.

O Aeroporto Campo de Marte confirmou que o avião, um King Air bimotor de pequeno porte, decolou na manhã de hoje. A torre de controle perdeu o contato com a aeronave às 7h16, minutos após a decolagem.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em São Paulo (SP), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-FEM.

Segundo apuração da CNN, a aeronave tinha como destino a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

*Fonte: CNN/98 FM de Natal

ÓTICAS GOMES: AMANHÃ SÁBADO(8) TEM TENDIMENTOS EM APODI!!!

Lembrando a todos os clientes e amigos que neste SÁBADO, dia 08/02/2025 é dia de atendimento na Ótica Gomes .
*APODI*
De 8:00 às 13:00 horas
Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossas super promoções ✌🏼😎

SAO JOSÉ DO SERIDÓ/RN: Assentamento Agrário Seridó – Caatinga Grande sedia evento do Projeto Agrosertão nesta sexta-feira (07)

Em São José do Seridó, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Recursos Hídricos (SEMAPE) está anunciando a realização da 1ª UAP, reunindo todos os municípios em um grande encontro no mesmo dia.

O evento acontece nesta sexta-feira (07), na UAP – Unidade de Aprendizagem e Pesquisa Participativa, na Comunidade Caatinga Grande, no horário das 8 às 16 horas.

Na oportunidade, haverá o lançamento da safra 2025 do Agrosertão, com a entrega de sementes na produção do algodão agroecológico em consórcios agroecológicos.

O AgroSertão é um esforço conjunto que conta com a parceria do Instituto Riachuelo, Embrapa, Emparn, Sebrae/RN, Fundação BB, produtores e prefeituras parceiras.

Com a união de todos, o AgroSertão está transformando a realidade dos pequenos produtores, promovendo inovação e desenvolvimento sustentável, com o fortalecimento da cultura do algodão agroecológico.

O 4º ciclo do projeto em 2025, deverá beneficiar em torno de 200 famílias da região do Seridó Potiguar, atuando nos municípios de Acari, Bodó, Caicó, Carnauba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Cruzeta, Equador, Florania, Lagoa Nova, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas.

De acordo com Renata Cavalcanti, coordenadora do Instituto Riachuelo, o projeto Agrosertao busca promover o desenvolvimento econômico e social na região do Seridó Potiguar, com o estímulo à vocação da produção e resgate da cultura do algodão, se diferenciando pelo compromisso com a agricultura familiar e oferecendo uma produção agroecológica e sustentável.

Os participantes do projeto recebem além do atendimento técnico especializado, capacitações, consultorias e escoamento da produção. Com isso, incrementam a renda do semiárido potiguar com a geração de negócios.

*Gláucia Lima