Pesquisar este blog

05 janeiro 2025

MOSSORÓ-RN: MOTOCICLISTA SOFRE QUEDA DE MOTO AO COLIDIR COM POSTE

Imagens de câmera de segurança registraram o momento de um acidente, envolvendo um motociclista na manhã deste domingo 05 de janeiro de 2025, em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A colisão contra um poste aconteceu na na Rua Antônio Vieira de Sá, no bairro Nova Betânia.
As imagens mostram que o condutor da moto usava capacete no momento da colisão, retirando o equipamento após o impacto. (Assista abaixo)
Ele foi atendido por uma equipe do SAMU e encaminhado ao Hospital Regional Tarcísio Maia. O estado de saúde da vítima ainda não foi divulgado pelo hospital.
As imagens que circulam nas redes sociais gerou indignação de alguns usuários, devido ao fato que após o acidente, um veículo passou pelo local e não prestou qualquer auxílio ao motociclista.

*Passando na Hora 

SÃO MIGUEL/RN: JOVEM DE 25 ANOS MORRE VÍTIMA DE AFOGAMENTO NO AÇUDE DO BONITO

Um jovem identificado como Talison Benvindo da Silva, de 25 anos, morreu afogado no sábado (04) no açude do Bonito, localizado na zona rural de São Miguel, região do Alto Oeste.
Segundo informações, Talison estava acompanhado de dois amigos quando, de forma repentina, foi visto afundando rapidamente. Apesar dos esforços para retirá-lo da água, ele já foi encontrado sem vida.
A Polícia Militar foi acionada e, ao confirmar a ocorrência, comunicou o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN) e a Polícia Civil para as medidas necessárias.

*Informação do Grupo Cidadão 190

WEB RÁDIO NAVIRE: PROGRAMAÇÃO DESTE DOMINGO!!

Ouça todos os dias, WEB RÁDIO NAVIRE! A nova rádio de Apodi! Baixe o aplicativo Rádios Net e ouça!
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-navire/240739

PROGRAMAÇÃO DE HOJE
  • 05h - Luiz Gonzaga
  • 07h - Jovem Guarda
  • 10h - Axé
  • 12h - Especial
  • 13h - Domingo a Tarde
  • 17h - Sertanejo
  • 19h - Domingo a Noite

SERRA DO MEL/RN: HOMEM É BALEADO EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

Na tarde de sábado (04), um homem identificado como Cleilson Pereira, de 38 anos, foi baleado em Serra do Mel, após um confronto com a Polícia Militar.
De acordo com informações, Cleilson teria reagido a uma abordagem policial, efetuando disparos contra a guarnição de serviço. Os policiais revidaram e atingiram o suspeito.
Após o incidente, Cleilson foi socorrido pela própria equipe policial e encaminhado ao hospital da cidade. Em seguida, ele foi transferido para Mossoró, sob escolta policial, onde permanece internado.
O suspeito estava consciente e, segundo informações, fora de perigo. Após receber alta médica, ele será conduzido à delegacia para os procedimentos legais e cabíveis.

*O Facho de Grossos

PARANÁ: Cinco indígenas são baleados em conflito por terras

Um ataque a indígenas Avá-Guarani durante disputa de terra na comunidade Tekoha Guasu Guavirá, entre Guaíra e Terra Roxa, no oeste do Paraná, deixou cinco pessoas feridas, incluindo duas crianças, na noite desta sexta-feira (3), segundo o cacique Ilson Soares.

Este é o quarto ataque sofrido pela comunidade nos últimos sete dias, intensificando o clima de tensão na região. Segundo relatos de lideranças indígenas, eles foram cercados por pistoleiros, resultando em ferimentos graves, como uma criança atingida na perna, um jovem baleado nas costas e outro com ferimento no maxilar causado por munição de grosso calibre.

De todos os feridos, há informações de que três indígenas foram levados ao hospital Bom Jesus de Toledo (PR), enquanto o indígena ferido no maxilar precisou ser encaminhado para Cascavel.

Os ataques anteriores, no final de dezembro do ano passado, haviam deixado outros feridos e resultado em incêndios de barracos e plantações, desabrigando as famílias e causando falta de alimentos e água potável.

A comunidade denuncia descaso das autoridades e questiona a minimização dos ataques, que têm sido tratados como “rojões” por membros da Força Nacional.

Em resposta à escalada de violência, o Ministério da Justiça determinou o aumento de 50% no efetivo da Força Nacional de Segurança Pública na área, com reforços totalmente operacionais neste sábado (4). Para a Força Nacional, foram apenas 4 feridos.

A Polícia Federal conduz as investigações para identificar os autores dos disparos, com apoio da Polícia Militar do Paraná e da Força Nacional. A área está sob vigilância contínua, com equipes de prontidão e sobreaviso acionadas para reforçar o patrulhamento e garantir a segurança dos indígenas.

A Guarda Municipal e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) também estão apoiando as ações de proteção e monitoramento.

O MJSP reafirma o compromisso com a mediação pacífica e a prevenção de conflitos, buscando restabelecer a ordem e adotar medidas preventivas para evitar a escalada de tensões.

O conflito na região é histórico, decorrente da reivindicação dos indígenas por terras que teriam sido alagadas durante a construção da Usina de Itaipu e que não passaram por processo de demarcação. Agricultores também reivindicam direito à área.

*Fonte: CNN

Com 116 anos, brasileira é reconhecida como a pessoa mais velha do mundo

Inah Canabarro Lucas, uma brasileira de 116 anos, foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo após o falecimento da japonesa Tomiko Itooka, ocorrido em 29 de dezembro de 2024. Nascida em 8 de junho de 1908, em São Francisco de Assis, no estado do Rio Grande do Sul, Inah reside atualmente em um convento, onde tem passado seus últimos anos.

A trajetória de Inah é marcada por uma profunda dedicação à vida religiosa e ao ensino. Ela se tornou freira em 1928, e ao longo de sua vida, teve a oportunidade de testemunhar e vivenciar momentos históricos importantes, incluindo as duas guerras mundiais e duas pandemias que afetaram o mundo.

Em 2018, Inah recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco, um reconhecimento que destaca sua longa vida e contribuição à comunidade religiosa. Sua história é um testemunho de resiliência e fé, refletindo a experiência de uma geração que enfrentou desafios significativos ao longo do século XX e início do XXI. O título de pessoa mais velha do mundo foi oficialmente atribuído a Inah pelo grupo de pesquisa LongeviQuest, que se dedica a monitorar e registrar supercentenários.

*Gláucia Lima

ÓTICAS GOMES, O BEM ESTAR DA SUA VISÃO!!!


Pagamento do auxílio extraordinário a pescadores começa na segunda (6)

Nesta segunda-feira (6/1), inicia o pagamento do Auxílio Extraordinário aos pescadores de municípios da Região Norte do País afetados pela seca ou estiagem. A parcela única, no valor de R$ 2.824, será paga por meio de crédito em conta de titularidade do beneficiário, inclusive na conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa.

O pagamento do benefício está previsto para ocorrer em janeiro, de forma escalonada por CPF, conforme abaixo:

Calendário de Pagamento
Final de CPF Data
– 0 e 1 06/01/2025
– 2 e 3 07/01/2025
– 4 e 5 08/01/2025
– 6 e 7 09/01/2025
– 8 e 9 10/01/2025

A movimentação da Poupança Social Digital é realizada pelo Aplicativo CAIXA Tem, que permite pagar contas, efetuar transferências, pagar na maquininha e realizar compras com o cartão de débito virtual.

O que é o Auxílio Extraordinário Pescador
Instituído pela Medida Provisória n.º 1.277, de 28 de novembro de 2024, o Auxílio Extraordinário Pescador contempla os pescadores que recebem o Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal e moram em municípios da Região Norte em situação de emergência decorrente de seca ou estiagem, reconhecida pelo Poder Executivo Federal.

São elegíveis para o recebimento do Auxílio Extraordinário o pescador que teve o benefício do Seguro-Defeso concedido até o dia 29 de novembro de 2024, data de publicação da MP nº 1.277, de 2024, que não foram contemplados pela Medida Provisória nº 1.263, de 7 de outubro de 2024.

Os municípios da Região Norte em situação de calamidade abrangidos pela referida Medida Provisória são os seguintes:

ESTADO DO AMAPÁ: Santana, Macapá, Laranjal do Jari, Mazagão, Vitoria Do Jari, Amapá, Tartarugalzinho, Pracuúba, Itaubal, Calçoene, Oiapoque, Ferreira Gomes, Cutias, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Serra do Navio.

ESTADO DO AMAZONAS: Autazes, Codajás, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, Nhamundá, Itapiranga, Nova Olinda Do Norte, São Sebastião do Uatumã e Barreirinha.

ESTADO DO PARÁ: Cametá, Mocajuba, Baião, São Sebastião da Boa Vista, Ponta de Pedras, Curralinho, Tucuruí, Oeiras do Pará, Breu Branco, Bagre, Chaves, Acará, Almeirim, Anajás, Santa Cruz do Arari, Novo Repartimento, Senador José Porírio, Vitória do Xingu, Altamira, Rio Maria, Itaituba, Pacajá, São Geraldo do Araguaia, Faro, Anapu, Ipixuna do Pará, Concórdia do Pará, Capitão Poço, Ourém, Xinguara, Nova Esperanca do Piriá, Santa Luzia Do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Belterra e Sapucaia.

A Caixa atuará como agente pagador do Auxílio Extraordinário Pescador, sob gestão do Ministério da Pesca e Aquicultura.

A Caixa disponibiliza a consulta do pagamento no Portal do Cidadão.

Dúvidas sobre a concessão do Auxílio deverão ser verificadas junto aos canais do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Mais informações sobre o benefício podem ser conferidas no site da Caixa.

*Gláucia Lima