Pesquisar este blog

30 setembro 2024

JANDUÍS/RN: JOVEM DE 17 ANOS MORRE VÍTIMA DE QUEDA DE MOTO

Um trágico acidente de trânsito resultou na morte de um adolescente de 17 anos de idade, na cidade de Janduís, a 97 KM de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo com informações da Polícia Militar, Italo Roberto Freitas Tavares, teria caído da moto, conduzida por ele. O sinistro aconteceu por volta das 22h30min, deste domingo, 29 de Setembro, nas imediações do matadouro daquela cidade.
Uma ambulância do município, foi acionada para prestar socorro, mas ao chegar no local, já encontrou o jovem sem vida. A Polícia Militar isolou o local até a chegada das equipes da Polícia Civil e do ITEP unidade de Mossoró.
Os procedimentos de perícia foram realizados e em seguida o corpo de Ítalo Roberto Freitas Tavares foi recolhido para exames necroscópicos no IML em sua base. A Polícia Civil de Patú, deverá instaurar inquérito para investigar as circunstâncias do acidente.

*Fonte: Fim da Linha

MOSSORÓ/RN: Cortejo da Liberdade marcará feriado de 30 de setembro

Mossoró viverá nesta segunda-feira (30), feriado municipal, mais uma edição do Cortejo da Liberdade, com desfile cívico, militar e cultural, marcando a comemoração dos quatros atos libertários do povo mossoroense: Abolição dos Escravos (completando 141 anos), Motim da Mulheres, Primeiro Voto Feminino e a Resistência ao Bando de Lampião.

Realizado pela Prefeitura de Mossoró, organizado pela Secretaria Municioal de Cultura (SMC), o Cortejo da Liberdade acontece na avenida Rio Branco, no chamado Corredor Cultural Gonzaga Chimbinho, com concentração e início no cruzamento com a rua Nísia Floresta (em frente a Socel), se estendendo até o Memorial da Resistência, onde fica instalado o palanque que concentrará as autoridades municipais e estaduais.

A programação do Cortejo da Liberdade, que começa às 18h, conta com participação instituições de segurança pública e de ensino do município. A Banda Sinfônica Municipal Artur Paraguai abrirá o evento, com a execução do Hino Nacional. Em seguida, será iniciado o desfile de escolas da Rede Municipal de Ensino, das zonas urbana e rural.

Na sequência, o Corredor Cultural será ocupado pelas Escolas da Rede Estadual de Ensino, Fanfarra Independente, Instituto Alvorada, Lojas Maçônicas, Desbravadores e Aventureiros, Banda Marcial Felipe Tavares (São José de Mipibu-RN) e Corpo de Bombeiros Civil. Em seguida, terão início os desfiles militar, cultural e comemorativo, reunindo dezenas de instituições representando estes setores.

O Cortejo da Liberdade também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM).

*Saulo Vale

CONVITE MISSA DE 7° DIA


Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

COMEÇOOOU O TOCA TUDO NA 87!!!

*COMEÇOOOU*!
😍🎧Tá no ar o *TOCA TUDO 87*, o programa mais eclético do seu rádio. Preparamos o melhor de cada gênero pra agitar a sua tarde.
Vem com a gente?
É só clicar nos links abaixo!⬇️⬇️
▶️ https://bit.ly/3yrNi2x
▶️www.radiocidadefmapodi.com.br

*87FM🤩 TÁ LEGAL, TÁ AQUI, NA RÁDIO DE APODI*!💙💛

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

IFRN: INSCRIÇÕES PARA MAIS DE 3,6 MIL VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS SE ENCERRAM AMANHÃ, 1º DE OUTUBRO

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) informou que o prazo para inscrições das 3.656 vagas de cursos técnicos integrados ao ensino médio termina nesta terça-feira 1º. As inscrições, iniciadas em 2 de setembro, são realizadas online pelo site da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern) e têm uma taxa de R$ 50, que pode ser paga até 2 de outubro. O pedido de isenção da taxa foi encerrado em 17 de setembro.

Os cartões de inscrição serão divulgados em 14 de outubro, e as provas estão agendadas para 20 de outubro. O resultado final está previsto para ser publicado em 20 de dezembro. As vagas estão distribuídas entre os 21 campi do IFRN, com possibilidade de concorrência pela lista geral e listas específicas, conforme o sistema de cotas.
Confira os Campi participantes dos cursos técnicos:
  • Apodi
  • Caicó
  • Canguaretama
  • Ceará-Mirim
  • Currais Novos
  • Ipanguaçu
  • João Câmara
  • Jucurutu
  • Lajes
  • Macau
  • Mossoró
  • Natal (Central, Centro Histórico e Zona Norte)
  • Nova Cruz
  • Parelhas
  • Parnamirim
  • Pau dos Ferros
  • Santa Cruz
  • São Gonçalo do Amarante
  • São Paulo do Potengi
O processo seletivo será composto por três provas: Língua Portuguesa (20 questões de múltipla escolha), Matemática (20 questões de múltipla escolha) e uma Produção Textual escrita. 
Os cursos oferecidos variam conforme o campus e incluem:
  • Agropecuária
  • Química
  • Informática
  • Eletrotécnica
  • Jogos digitais
  • Design Gráfico
  • Logística.
Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

Eclipse solar anular acontecerá nesta quarta-feira (2); saiba como assistir

Um eclipse solar anular, quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol e o seu diâmetro aparente fica menor do que o do Sol, acontecerá nesta quarta-feira, 2, e será visível em partes do Brasil, segundo o Observatório Nacional. O fenômeno, que deixa apenas a borda do Sol aparente, forma uma espécie de “anel de fogo” no céu.

O observatório, que pertence ao Ministério da Ciência e Tecnologia, diz que o eclipse solar será visível principalmente ao extremo Sul do continente americano, ou seja, da Argentina e do Chile. Mas também será possível observá-lo na parte Sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste e em toda a região Sul do Brasil. O fenômeno ocorrerá próximo ao pôr do Sol.

“Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, ou próxima deste ponto, fazendo com que pareça menor do que o Sol no céu. A frequência com que os eclipses do Sol ocorrem é em média duas vezes por ano, podendo ser somente parciais, anulares ou totais”, diz a astrônoma do Observatório Nacional (ON/MCTI) Josina Nascimento.

Enquanto eclipses solares anulares geram o efeito de anel, com uma borda um pouco mais grossa do Sol aparente, os parciais deixam o astro avermelhado em formato de meia Lua, pois ocorrem quando Lua e Sol não estão completamente alinhados. Já no eclipse total, há alinhamento de posição e tamanho, por isso a estrela praticamente desaparece, restando apenas uma pequena luz que vaza pelas bordas da Lua.

Basicamente, é a distância entre a Terra, a Lua e o Sol, a depender do ponto de órbita em que Lua e Terra estão em relação ao Sol, que causa os diferentes efeitos. A posição dos astros também dita os locais onde o fenômeno fica visível da Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra pela astronomia.

De acordo com Josina, eclipses da Lua e do Sol costumam ocorrer em sequência, por conta da inclinação da órbita da Lua em relação à Terra. Neste caso, o eclipse solar anular esperado para 2 de outubro faz par com o eclipse parcial da Lua ocorrido na noite de 17 para 18 de setembro.

Como assistir ao eclipse solar anular do Brasil?

Quem estiver ao Sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, ou em qualquer ponto da região Sul do País, e quiser ver o eclipse deve procurar um local com vista desimpedida para o Oeste, já que o evento ocorrerá próximo ao pôr do sol.

“Em hipótese alguma olhe diretamente para o Sol sem proteção adequada. Óculos escuros, chapas de raio-X ou outros filtros caseiros não protegem contra os danos. É essencial utilizar filtros certificados, como os óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador 14?, afirma Josina.

Em São Paulo, o eclipse deve começar a se formar, parcialmente, às 16h51. Em alguns minutos, atingirá o efeito de “anel de fogo” e, às 18h23, termina com o pôr do Sol.

No Rio de Janeiro, começará às 16h59 e o Sol se porá às 17h50. Em Minas Gerais, das 18h59 às 18h15. E, no Rio Grande do Sul, das 16h30 às 18h41. As informações são do site Time And Date e indicadas pelo Observatório Nacional.

Para quem preferir. ou não puder assistir por conta da sua localização, o Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo do eclipse anular em seu canal no YouTube. A transmissão será feita em parceria com astrônomos do Projeto “Céu em sua Casa: observação remota” e com o Time And Date.

*Estadão Contéudo/TN

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

WEB RÁDIO NAVIRE, 24 HORAS NO AR!!!!

Ouça todos os dias, WEB RÁDIO NAVIRE! A nova rádio de Apodi! Baixe o aplicativo Rádios Net e ouça!

Disque-Eleições está disponível para esclarecer dúvidas dos eleitores

Nas Eleições Municipais deste ano, o Disque-Eleições será utilizado pela Justiça Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de esclarecer dúvidas do eleitor em relação ao local de votação, regularidade do título eleitoral e como justificar a ausência nas eleições.

O serviço estará disponível ao eleitor por meio do número 0800 084 6464 para chamadas telefônicas ou mensagens de WhatsApp.

O horário de funcionamento da central de atendimento será:

1º Turno:
  • 30/09 a 04/10: das 08h às 14h
  • 05/10: das 08h às 17h
  • 06/10: 06h30 às 17h30
2º Turno:
  • 26/10: das 08h às 14h
  • 27/10: das 06h30 às 17h30
Para mais informações sobre esse e outros canais de atendimento eleitorais, acesse o site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

*Fonte: TRE/RN

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

MOSSORÓ/RN: DIOCESE ANUNCIA MUDANÇA DE DOIS PADRES

Na noite deste domingo, dia 29, durante novena da Festa de Santa Teresinha no Seminário, em Mossoró- RN, nosso Bispo Diocesano, Dom Francisco de Sales, anunciou a transferência de dois padres: Padre Robério Holanda deixa a Paróquia São José, em Mossoró (RN) e assume como pároco, a Paróquia de Sant’Ana em Luis Gomes, no Alto Oeste, e Padre Francisco Crisanto, encerra sua missão como Reitor do Seminário e assume como Administrador Paroquial a Paróquia de São José.
Agradeçamos a disponibilidade destes nossos irmãos para o serviço pastoral e os acompanhemos com as nossas orações!

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

ACIDENTE DE TRÂNSITO NA BR-304 DEIXA DUAS VÍTIMAS FATAIS

Na manhã de domingo, 29 de setembro de 2024 aconteceu um grave acidente na BR-304, entre Angicos e Itajá, resultando em duas mortes.
O condutor de moto, identificado por José Niltembergue Dantas, de 37 anos, sofreu ferimentos graves e foi socorrido por uma equipe do SAMU para o hospital Tarcísio Maia em Mossoró. Infelizmente, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu no início da tarde, conforme informações confirmadas por seu irmão.
A passageira que estava como garupa, identificada como Andreza Andrea da Costa Nascimento, de 36 anos, natural de Itajá, morreu no local. 
O casal estava em uma moto Honda CG 125 de cor preta.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e a PRF estiveram no local para realizar os procedimentos necessários à remoção do corpo e investigar as causas do acidente.

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

Bolsa Família: após beneficiários gastarem R$ 3 bi em apostas, governo cria GT para coibir uso do benefício em BETS

Depois que o Banco Central divulgou esta semana que beneficiários do Bolsa Família gastaram no mês de agosto mais de R$ 3 bilhões com apostas em BETS, o governo reagiu. Nesta sexta-feira (27), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou a criação de um Grupo de Trabalho para apresentar, até a próxima quarta-feira (2), uma proposta sobre uso de recursos do cartão Bolsa Família.

No comunicado divulgado na página do ministério, o MDS explica que o grupo formado entre a Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único vai trabalhar de forma integrada também com os Ministérios da Fazenda, da Saúde e com a Casa Civil.

Segundo o ministro Wellington Dias, o projeto de lei que regulamenta as BETS prevê que as medidas do Ministério da Fazenda vão demorar seis meses para entrar em vigência após a publicação, o que só vai acontecer em janeiro de 2025.

“Assim, estamos trabalhando alternativas. Uma delas é o limite zero para o uso de benefício social como o Bolsa Família para jogos, para BETS e o controle com base no CPF e a partir daí adotar as medidas necessárias”, destaca Dias.

Gastos com BETS
Um relatório inédito do Banco Central divulgado nesta semana mostra que beneficiários do Bolsa Família transferiram R$ 3 bilhões via pix às empresas de apostas. Segundo o documento, a média gasta pelos beneficiários do programa social com as apostas foi de R$ 100 no mês. Sobre o perfil desses apostadores, 4 milhões são chefes de família e essas pessoas enviaram R$ 2 bilhões por PIX para as bets.

Para o economista-chefe da Análise Econômica, de São Paulo, André Galhardo, a medida rápida do governo é acertada, já que o uso dos benefícios em apostas pode ter consequências econômicas para a sociedade.

“Isso, do ponto de vista econômico, pode causar um problema grave para o Brasil. Já se fala em aumento de inadimplência, inclusive pessoas com baixo poder aquisitivo estão despendendo boa parte dos recursos para apostar nesses jogos e têm perdido dinheiro nisso. O que acaba comprometendo uma parcela da renda que seria destinada para quitar obrigações que haviam sido feitas anteriormente.”

O documento do Banco Central mostra ainda que cerca de 24 milhões de pessoas físicas participaram de jogos de azar e apostas no Brasil, fazendo pelo menos uma transferência via PIX para essas empresas durante o período analisado.

*Fonte: Brasil 61

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/