Pesquisar este blog

11 outubro 2024

ELIMINATÓRIAS: EM JOGO APERTADO, BRASIL VENCE O CHILE POR 2 A 1 COM GOLS DE BOTAFOGUENSES

Dois botafoguenses salvaram o Brasil de mais um vexame e foram decisivos para a vitória sobre o Chile, de virada, por 2 a 1 nesta quinta-feira (10). Igor Jesus e Luiz Henrique foram às redes no triunfo em Santiago, conquistado com gol perto dos acréscimos, quando a partida apontava para um empate com marasmo O resultado pode dar confiança e faz a seleção brasileira do pressionado Dorival saltar na tabela.

A apresentação não foi das melhores mais uma vez, mas foram importantes os três pontos que levaram o Brasil ao quarto lugar na tabela de classificação das Eliminatórias, com 13 pontos, Manteve-se o futebol pobre, com pouco repertório e sem soluções táticas. Mas o poder de decisão de Igor Jesus, em grande fase, e a ousadia de Luiz Henrique, salvaram a pragmática seleção.

As estrelas, como Rodrygo, decisivo em seu clube, o Real Madrid, se mantiveram apagadas – por responsabilidade própria e também por causa da pobreza tática e técnica dessa equipe.

Em Santiago, foi previsível e improdutiva a seleção brasileira, repetindo atuações abaixo da média que havia feito sob o comando de Dorival e outros técnicos. O time, por vezes, acelerou muito e pensou pouco. Foi afoito e em alguns momentos desesperado, provavelmente pela necessidade do resultado positivo, que enfim veio e deu alívio aos jogadores e à comissão técnica.

Diante do Chile, freguês histórico, o Brasil saiu vencedor, mas não foi soberano. A seleção chilena atual é valente, mas bastante limitada, tanto que só ganhou uma vez nas Eliminatórias e tem a segunda pior campanha do torneio, com cinco pontos. Mesmo assim, segurou os brasileiros por algum tempo e até exerceu certo domínio em parte do duelo.

Foi melancólico o início de jogo da seleção, que levou um gol no primeiro minuto e complicou o que já era difícil. O gol foi resultado de falhas em sequência na marcação e uma clara desatenção de jogadores como Danilo, que não se sabe se é zagueiro ou lateral. Certo é que joga mal nas duas posições, mas é considerado um líder por Dorival, que lhe concedeu a braçadeira de capitão. Ele não viu Vargas às suas costas. O chileno, atacante reserva do Atlético Mineiro, cabeceou por cima de Ederson, outro a falhar.

A pressão dos chilenos seguiu até perto dos 15 minutos, período depois do qual o Brasil passou a controlar a partida. Mas não foi um domínio tão claro. O time de Dorival teve a bola, procurou espaços e rondou a área do rival, só que, com um futebol burocrático, não levou perigo. Até que Savinho, um dos que mais tentou, driblou na ponta direita e cruzou na cabeça de Igor Jesus. O estreante mandou para as redes e comemorou efusivamente. Foi a primeira vez no século que um atleta do Botafogo marcou um gol pela seleção.

Um destaque pelo baixo desempenho na partida foi Lucas Paquetá. Investigado por suposta participação em esquema de apostas, o meio-campista levou cartão amarelo com um minuto de jogo. Depois, errou passes em profusão e mais reclamou do que correu. Foi justamente sacado no intervalo.

As presenças de Gerson na vaga de Paquetá e Bruno Guimarães no lugar de André deu qualidade ao meio de campo da formação brasileira, mas outros jogadores, como Raphinha e Rodrygo, pouco apareceram. A ‘estratégia’ por muitas vezes foi bola em Savinho e o ponta do Manchester City que se vire. Ele tentou, mas, na maioria das vezes sozinho, não progrediu.

Luiz Henrique, que substituiu Savinho, resolveu chamar a responsabilidade e fazer o que ninguém vinha fazendo: arriscar. O meia-atacante limpou a marcação e acertou o canto direito do goleiro para salvar o Brasil e garantir a sofrida vitória na capital chilena.

FICHA TÉCNICA

CHILE 1 X 2 BRASIL

CHILE – Cortés; Loyola, Kuscevic, Maripán e Galdames (Marcelo Morales); Echeverría, Diego Valdés e Pavez (Alarcón); Darío Osorio (Tápia), Dávila (Cepeda) e Vargas (Palacios). Técnico: Ricardo Gareca.

BRASIL – Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Gabriel Martinelli); André (Bruno Guimarães) e Lucas Paquetá (Gerson); Savinho (Luiz Henrique), Raphinha, Rodrygo e Igor Jesus (Endrick). Técnico: Dorival Júnior.

GOLS – Vargas, a 1, e Igor Jesus, aos 44 minutos do primeiro tempo. Luiz Henrique, aos 43 do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS: Lucas Paquetá, Galdames, Danilo.
ÁRBITRO – Dario Herrera (Argentina).
PÚBLICO E RENDA – Não divulgados.
LOCAL – Estádio Nacional de Santiago, no Chile (CHI).

*Fonte: Estadão

APODI/RN: POLÍCIA PRENDE HOMEM CONDENADO POR ESTUPRAR ENTEADA E ADOLESCENTE

Um homem, de 41 anos, condenado por estuprar a própria enteada adolescente foi preso na Zona Rural do município de Apodi.
Ele foi detido por policiais civis da 75ª Delegacia de Polícia (DP) de Caraúbas. De acordo com a Polícia Civil, o homem foi condenado pelo crime de estupro de vulnerável no ano de 2016. Conforme a decisão judicial, o suspeito teria praticado atos libidinosos com sua enteada, que na época era uma adolescente.
A equipe policial após realizaram diligências, conseguiram localizá-lo e cumprir o mandado de prisão, com uma pena de 22 anos e oito meses de reclusão em regime fechado.
Após os procedimentos, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

APODI/RN: JOVEM TRABALHADOR TEM BRAÇO DECEPADO EM ACIDENTE DE TRABALHO

Um gravíssimo acidente de trabalho foi registrado nesta quinta-feira (10), na empresa EMPARN, que fica localizada na Chapado do Apodi, Oeste do RN.
Segundo informações, um trabalhador, identificado como João Víctor, teve o braço direito decepado, quando trabalhava com uma forrageira. O mesmo foi socorrido para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho em Apodi e em seguida transferido para Mossoró.
Bombeiros e SAMU realizaram os primeiros procedimentos.

ATENÇÃO!! HOJE TEM ATENDIMENTO NA ÓTICA GOMES EM APODI!!!

Lembrando a todos os clientes que nesta SEXTA-FEIRA, dia 11/10/2024 é dia de atendimento na Ótica Gomes Apodi.
De 8:00 às 12:00 horas.
Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossas super promoções ✌🏼😎

Festival Mada anuncia Xande de Pilares cantando Caetano Veloso

A responsabilidade de honrar os maiores artistas do Brasil somada ao compromisso de incluir a cidade de Natal na história de shows mais memoráveis do país fez com que o Festival Mada – Música Alimento da Alma chegasse a sua 26ª edição com o mais alto quilate do samba na programação.

Iluminando o estádio Arena das Dunas, Xande de Pilares acaba de ser anunciado no primeiro dia do evento, que acontece entre 18 e 19 de outubro, com a apresentação de Xande Canta Caetano, o “Melhor Álbum do Ano” de 2023 pelo Prêmio Multishow. Nomes como Pitty, Djonga, FBC, Fresno, Ebony, Ana Frango Elétrico, BaianaSystem e Duquesa também fazem parte do line-up do festival, com ingressos já à venda (acesse aqui).

Este será o primeiro show do renomado projeto de Xande em Natal e o segundo no Nordeste, após a estreia em Salvador, em junho deste ano. Quando lançou o registro fonográfico, em agosto de 2023, o artista alcançou o marco de nona maior estreia global no Spotify e sua versão de “Muito Romântico” ganhou o título de “Samba e Pagode do Ano”, também pelo Prêmio Multishow.

“Xande canta Caetano é a fusão do que há de mais brasileiro na música: transferir canções para outros estilos mais populares. O samba está enraizado na cultura nacional e esse álbum foi um dos maiores acertos artísticos dos últimos anos. Já tive o privilégio de ver esse show e consigo afirmar que ficará na história da música nacional. É quase um culto! Impossível perder”, disse Rafael Otati, head de conteúdo do Festival Mada.

O disco segue como sucesso de público, com mais de dois milhões de visualizações na faixa “Muito Romântico” e mais de um milhão de visualizações em “Gente”, ambas no canal de YouTube do cantor. A luz da obra popular de Caetano entoada pelo vocalista de pagode quebrou qualquer muro que houvesse entre o gênero e a MPB e repaginou os sucessos do veterano em uma celebração de brasilidade.

“Acredito que já está claro para o público que o Mada, hoje, é um evento de comemoração da música que nos alimenta e toda a sua diversidade. Neste ano, receberemos esse excelente show, abrindo as portas para todos fazerem parte dessa festa. Temos certeza de que será um momento lindo na história do festival”, afirmou Pedro Barreira, diretor artístico do Mada.

Tamanho sucesso é fruto de uma potente voz aliada à sofisticação dos arranjos de Pretinho da Serrinha, que também assina a direção artística do show. No repertório, o cantor apresentará clássicos como “Luz do Sol”, “Tigresa”, “Lua de São Jorge”, “Alegria, Alegria” e mais.

Mais novidades sobre o evento serão divulgadas em breve.

*Saulo Vale