Pesquisar este blog

16 maio 2024

SÃO PAULO: MORRE O NARRADOR ESPORTIVO SÍLVIO LUIZ AOS 89 ANOS

O narrador esportivo Silvio Luiz morreu nesta quinta-feira (16), em São Paulo, aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo Hospital Oswaldo Cruz, onde ele estava internado desde o dia 8 de maio.

Segundo o hospital, o narrador faleceu às 9h40, em decorrência de falência de múltiplos órgãos. Ele deixa três filhos e a esposa.

"O Hospital Alemão Oswaldo Cruz informa que o paciente Sr. Sylvio Luiz Perez Machado de Souza, 89, faleceu nesta quinta-feira (16) às 9h40, em decorrência de falência de múltiplos órgãos. O narrador esportivo e jornalista estava internado na UTI do Hospital desde o dia 8 de maio. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz lamenta o falecimento, a direção, equipe médica e assistencial se solidarizam com os familiares e amigos neste momento de dor."
Luto no esporte:
Ele já havia sido internado em abril, após passar mal durante a transmissão da final do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Santos.

Na ocasião, o narrador estava participando da transmissão online da Record ao lado dos humoristas Bola e Carioca quando um dos colegas sinalizou para a produção que ele não estava bem.

Silvio teve dificuldades para falar e precisou ser socorrido pelos bombeiros. Foi levado para o Hospital Oswaldo Cruz, onde ficou internado até 30 de abril, quando teve alta após passar por exames. Ele acabou voltando a ficar internado após passar mal no último dia 8.

Carreira
Silvio Luiz é um dos maiores nomes do jornalismo esportivo brasileiro. O narrador eternizou diversos bordões no mundo do futebol, dentre eles:
  • "Olho no lance";
  • "Pelo amor dos meus filhinhos";
  • "Foi, foi, foi, foi, foi ele!".
Silvio imortalizou pelo menos 10 bordões que, entre 2011 e 2016, foram utilizados no jogo de videogame Pro Evolution Soccer (PES). No game, ele narra e comenta as partidas online.

Durante um período, sua voz também pode ser usada para orientações de trânsito no aplicativo Waze de direção.

Outra marca de Silvio foi ter deixado as transmissões esportivas menos sérias. Ele protagonizou o primeiro palavrão da televisão no país.

"O Luizinho, que é o Pequeno Polegar, foi expulso num jogo do Corinthians e eu, naquele afã de repórter muito metido, falei: ´O que houve, Luiz´? Ele falou: 'Esse filho da p… me expulsou'. Porra, 1953! Filha da p… na televisão era um negócio que foi parar na Câmara de Vereadores, proibida a entrada dos repórteres. Agora, que culpa eu tenho se ele falou que o juiz era filho da p…?", contou Silvio Luiz em entrevista ao portal UOL.

Silvio participou da transmissão de seis Copas do Mundo e nove Olimpíadas e apresentou programas esportivos no Grupo Bandeirantes, na Record, no SBT e na RedeTV!.
Foi vencedor de dois prêmios Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), um como narrador de TV, em 2015, e outro pela indicação da diretoria do concurso, em 2010.

Em 2012, venceu o Prêmio Comunique-se como melhor locutor esportivo.

A ligação com o futebol foi além das telas e dos rádios: aos 31 anos, se formou como árbitro na Federação Paulista de Futebol e apitou partidas durante cinco anos.

Silvio também foi ator. No final da década de 1980, fez dois papéis em novelas da TV Record.
Repercussão
O humorista Carioca, colega de trabalho de Silvio, usou as redes sociais para prestar homenagens.

"Nossa ultima foto, Descanse em paz meu ídolo, amigo, pai, companheiro de trabalho. Muito obrigado Senhor por ter colocado o @silvioluizbarbas na minha vida… Inacreditavelmente era um menino que o amava pela TV, virei amigo e colega de trabalho. Silvio te amarei pra sempre, pra sempre. Vc é exemplo, quero ser como vc, trabalhar e fazer o q gosta até o final. Te amo. Um Bjo pra Marcia, Ale, Andre e Teca"
O apresentador Marcos Chiesa, conhecido como Bola e também amigo de profissão do narrador, lamentou o falecimento.

"Que dia triste tá loco. Graças a Deus tive a oportunidade de falar pra vc em vida a honra e o privilegio que tive em trabalhar ao seu lado. Que Deus te receba de braços abertos meu irmão @silvioluizbarbas e que conforte a família e amigos. Muito obrigado pelo carinho risadas e lições mestre. Que dia triste. Vai fazer muita falta", escreveu.

O presidente Lula também prestou homenagens ao narrador e comentou sobre as recentes perdas de grandes nomes do jornalismo esportivo.

"Um dia de muita tristeza para o jornalismo esportivo brasileiro. Além do querido Antero Greco, nos despedimos do radialista Washington Rodrigues, o Apolinho, uma carreira de décadas de amor ao futebol e ao Flamengo, e querido por todas as torcidas. E do grande locutor esportivo Silvio Luiz, um dos mais criativos narradores de todos os tempos, de muitos bordões, como “olho no lance”, que se tornaram expressões comuns nas conversas dos brasileiros. Ao mesmo tempo perdemos três grandes nomes com quem vivemos juntos tantas emoções no esporte. Meus sentimentos aos familiares, amigos, ouvintes, telespectadores e milhões de admiradores que sentirão falta desses três grandes talentos do jornalismo esportivo."

*Do G1 SP

CARNAUBAIS/RN: CIDADE RECEBE UM BANHO DE ASFALTO

A prefeitura de Carnaubais reiniciou o ‘banho de asfalto’, atendendo a diversas ruas da cidade. A prefeita Marineide Diniz (União Brasil) e o vice-prefeito Gleidson Benevides (PL), foram acompanhar de perto o início das obras.

Com a chegada do asfalto, os moradores passam a ter uma melhor qualidade de vida. A moradora Luiza, viúva de Hélio Baixinho, disse que era um sonho ver sua rua asfaltada.

“Era o desejo dele ver nossa rua asfaltada. E só agora virou realidade. Como seria bom se ele estivesse aqui”. Comentou..

Dona Luiza lembrou que já sofreu duas quedas devido as falhas no calçamento. “Agora poderei caminhar com mais facilidade”. Disse.

Investimentos
O processo de urbanização é realizado com recursos do Finisa no Plano de Aceleração do Desenvolvimento - PAD. Além dos R$ 3 milhões investidos em asfaltos outras dezenas de ruas vão ser beneficiados com mais R$ 3 milhões em pavimentação a paralelepípedo e intertravado nas próximas semanas.

Outras obras
Também serão executados a construção do parque público de vaquejada e o gramado do campo Limeirão, um sonho antigo dos desportistas carnaubaenses.

*Parabéns ao povo de Carnaubais!!!

RIO DE JANEIRO: MORRE RADIALISTA ESPORTIVO WASHINGTON RODRIGUES, O APOLINHO, AOS 88 ANOS

O radialista, repórter, jornalista esportivo e comentarista Washington Rodrigues morreu nesta quarta-feira (15) aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Também conhecido como Apolinho ou Velho Apolo, ele lutava contra um câncer agressivo.
Um dos principais repórteres da história do rádio, Washington comandava o “Show do Apolinho” na Rádio Tupi. No ar desde fevereiro de 1999, o programa era líder absoluto de audiência no segmento há mais de 20 anos.

O radialista era também comentarista titular da equipe de esportes da rádio e tinha a coluna “Geraldinos e Arquibaldos” no Jornal Meia Hora, de conteúdo leve e bem-humorado.
Carismático, criou várias expressões populares como “Geraldinos e Arquibaldos”, “Pau com formiga”, “Pinto no lixo”, “Briga de cachorro grande”, entre muitas outras.

Apaixonado pelo Flamengo, teve duas passagens pelo clube: em 1995, como treinador, onde conquistou o vice-campeonato da Supercopa Libertadores; em 1998, como diretor de futebol.

"Eu não sou técnico e nunca fui, mas o Flamengo não me convidou, me convocou. E todas as vezes que ele me convocar eu vou, pelo Flamengo eu faço qualquer coisa, se o goleiro se machucar e precisar de mim no gol eu vou lá e jogo, pelo Flamengo eu faço qualquer negócio, chamou eu tô dentro, qualquer coisa que quiserem eu vou", chegou a declarar sobre a experiência.

A Rádio Tupi, onde Apolinho trabalhava, publicou uma homenagem ao radialista nas redes sociais.

"Revelou-se desde cedo um amante do futebol e sempre se orgulhou em dizer que organizava saídas da escola para frequentar o recém-inaugurado Maracanã."

*Informações: G1 RJ

GROSSOS/RN: PAREDE DE CANAL QUE ABASTECE VIVEIRO DE CAMARÃO SE ROMPE E CAUSA ALAGAMENTOS EM RESIDÊNCIAS

Casas, da Avenida Terezinha Pereira, próximo ao bairro São José, ficaram alagadas, após o rompimento de uma parede do canal do rio que abastece um viveiro de camarão na cidade de Grossos, nesta quarta feira 16 de maio de 2024.
A inundação invadiu várias residências, deixando dezenas de moradores ilhados e com medo de perder tudo. A prefeitura do município, através da secretaria de Obras, esteve no local e utilizou máquinas para desobstruir o canal e facilitar o escoamento das águas.
De acordo com o secretário, o trabalho será realizado no sentido de desobstruir o canal que se rompeu, para que a água possa escoar com mais facilidade e diminuir o transtorno para as famílias, que vivem naquela localidade. Não se sabe ainda o que teria provocado o rompimento, já que no momento não estava chovendo no local.

*Fonte: Fim da Linha

CONVITE DE CANTORIA!!!

Julgamento da cassação do mandato do senador Sergio Moro começa hoje no TSE

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) começa a julgar nesta quinta-feira (16) ações que pedem a cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). O tribunal também reservou mais um dia para a conclusão do julgamento de Moro, em 21 de maio. Os processos, analisados em conjunto, apontam abuso de poder econômico, uso de caixa dois e utilização indevida de meios de comunicação durante a pré-campanha eleitoral de 2022.
Na prática, o julgamento iniciará com a leitura do relatório. Depois, as defesas de Moro e de acusação se manifestam. Na sequência, o Ministério Público Federal apresenta parecer e o julgamento prossegue com o voto do relator. Em seguida votam os demais ministros.
O julgamento de Moro no TSE abrirá precedente sobre a atuação da Justiça Eleitoral quando houver gastos de candidatos no período anterior à campanha eleitoral.

*R7

SELEÇÃO BRASILEIRA: POTIGUAR É CONVOCADA PARA AMISTOSOS DA SUB-20

Natural de Santo Antônio, interior do Rio Grande do Norte, a atacante Gisele Silva representará a Seleção Brasileira Sub-20 em dois amistosos durante a próxima Data FIFA.

A Seleção entra em campo nos dias 31 de maio e 3 de junho, no Complexo de Futebol de Salou, em Tarragona, na Espanha.

Recentemente, a potiguar integrou o elenco que conquistou o Sul-Americano Sub-20, disputado no Equador, e marcou dois gols na campanha.

Com a conquista, o Brasil se classificou para o Mundial da categoria, que acontecerá a partir de agosto na Colômbia.

Gisele atualmente integra as categorias de base do Grêmio, clube que defende desde a temporada passada. Neste ano, pela equipe Sub-20, marcou cinco gols em quatro jogos disputados.

MACAÍBA/RN: CAMINHÃO ROUBADO É RECUPERADO PELA FORÇA TÁTICA DO 11º BPM

A equipe da Força Tática do 11º BPM foi acionada pelo COPOM para averiguar um rastreio de um caminhão que havia sido roubado ainda na parte da manhã de ontem (15), na RN 160 em São Gonçalo do Amarante.
Ao chegar no local informado pelo COPOM , na região de Mangabeira, zona rural de Macaíba, foi confirmado a veracidade da ocorrência, sendo localizado apenas o caminhão muitas embalagens que seriam da mercadoria subtraída; Em seguida o proprietário do caminhão foi acionado no qual compareceu ao local e acionou o guincho para rebocar o veículo até a delegacia.
Até o momento nenhum suspeito ainda foi preso.

*FORÇA TÁTICA 11º BPM 💪FORÇA E HONRA💪

Jean Paul diz que está “triste” com saída da Petrobras e não dá certeza se continua no PT

O ex-presidente da Petrobras Jean Paul Prates disse a amigos que considerou sua demissão “humilhante” e está avaliando a possibilidade de se desfiliar do PT.

Prates foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira 14 na presença dos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa, que defendiam abertamente sua saída do cargo.

“Não sei se ficarei no PT depois dessa”, escreveu Prates, na madrugada desta quarta-feira 15 em mensagem enviada para um amigo. O relato foi divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

“A forma dessa demissão foi muito humilhante. O partido não trata dos seus quadros. Está condenado a envelhecer e se perder em meio a alianças cada vez mais exigentes e perigosas”.

Lula já planejava demitir Prates há algum tempo, mas a gota d’água ocorreu quando ele pediu uma “conversa definitiva” com o presidente por não aguentar mais ser bombardeado por Silveira e Costa. A portas fechadas, Lula disse que não admitia ser enquadrado.

DESPEDIDA
Na saída da sede da estatal, nesta quarta-feira, Jean Paul Prates foi aplaudido por funcionários e fez um rápido balanço de sua gestão na estatal. Disse que a principal missão foi estabelecer uma política de preços para os combustíveis a pedido do próprio presidente Lula, de “abrasileirar os preços”.

“Principalmente deixamos uma política de preços que o presidente pediu, quando disse que ia abrasileirar os preços. O mercado entendeu, e a gente conseguiu explicar isso. Mostramos que a gente conseguiu fazer esses preços sem perder dinheiro. E isso favorece a economia, o governo, o cidadão e a cidadão, além de todas as áreas, como GLP, gasolina, diesel e no frete. Deixamos um legado importante. Todos acreditavam que, quando a gente chegou, isso ia ser impossível ou ia destruir o valor da ação. E não foi assim. Essa foi a missão mais difícil. Mudamos a política de dividendos e conseguimos entregar com a ação (da empresa) subindo”, disse Prates.

Prates listou ainda algumas das principais iniciativas operacionais e gestão durante seu mandato.
“Deixamos uma empresa muito bem encaminhada. As pessoas estão felizes e gostando de trabalhar aqui. Fizemos concursos, aumentamos a força de trabalho. Eliminamos a atmosfera ruim que estava aaqui, de estar vendendo (ativos), de não se saber o futuro da empresa. Anunciamos o futuro da empresa”, afirmou ele.

O ex-presidente da Petrobras destacou a volta dos investimento em transição energética. Disse que “não tem inimigo”.

“Deixamos a transição energética encaminhada com bons projetos em portfólio que estão sendo analisados agora, com energia offshore, hidrogrênio, captura de carbono, coprocessamento (com óleo vegetal) nas refinarias, atuação no biocombustível que não é incongruente com nada que o setor já faz no Brasil. Não tem inimigo. A Petrobras não vê ninguém como concorrente ruim. A Petrobras é colaborativa”, enfatizou.

SAÍDA DO PT
Em conversa com a imprensa após deixar a sede da empresa nesta quarta-feira, Jean Paul Prates disse também que está “triste” com sua saída.

Prates disse que não sabe se continuará no PT, partido pelo qual foi senador da República entre o fim de 2018 e o início do ano passado. “Ainda vou avaliar”, afirmou.

*Agora RN