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25 dezembro 2024

NATAL DE TODOS: PREFEITURA DE GROSSOS ENTREGA MAIS DE 2 MIL CESTAS BÁSICAS A FAMÍLIAS EM VULNERBILIDADE SOCIAL

Na tarde deste sábado, 21, a Prefeitura de Grossos realizou a entrega de mais de 2 mil cestas básicas, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social no município. A ação integra o projeto “Natal de Todos”, que tem como objetivo proporcionar um final de ano mais digno e solidário para as famílias grossenses que mais necessitam.

A prefeita Cinthia Sonale destacou a importância da iniciativa. “Estamos felizes em poder oferecer este gesto de solidariedade e apoio às famílias de Grossos. O ‘Natal de Todos’ é uma oportunidade de reforçarmos nossa responsabilidade social e de garantirmos que mais pessoas tenham um Natal com dignidade e esperança. Agradeço a todos os envolvidos nesta ação”, declarou.
A secretária de Ação Social, Emanuela Costa, também enfatizou o impacto positivo da entrega das cestas básicas. “Este projeto é fruto do esforço coletivo de nossa equipe e da sensibilidade da nossa administração em atender às necessidades da população. A entrega das cestas básicas é uma demonstração concreta do compromisso da gestão em cuidar das pessoas e proporcionar um Natal mais feliz para todos”, destacou.

O Natal de Todos iniciou no dia 11/12 com o acendimento das luzes da decoração natalina da cidade e a distribuição de mais de 2 mil presentes às crianças grossenses. O desfecho da programação ocorreu neste sábado (21) com a entrega de milhares de cestas básicas e a realização do Auto do Natal no Adro da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus.

*O Facho de Grossos

ITAJÁ/RN: HOMEM ABANDONA CARRO E FOGE PARA A MATA APÓS DIRIGIR EM ALTA VELOCIDADE

No início da tarde desta quarta-feira, 25 de dezembro de 2024, a Polícia Militar de Itajá foi acionada após denúncias de que um homem, com características desconhecidas, teria passado em alta velocidade pela Rua do Cruzeiro, conduzindo um veículo Fiat Siena prata, com licenciamento de Angicos.

Pouco depois, o motorista abandonou o carro e fugiu correndo para uma área de mata próxima. A viatura policial chegou rapidamente ao local e realizou uma revista minuciosa no veículo, mas nada de ilícito foi encontrado.

Buscas foram feitas na região para localizar o motorista, porém, até o momento, ele não foi encontrado. O veículo, segundo informações de populares, foi recolhido ao destacamento policial local, onde permanecerá à disposição para os devidos procedimentos legais.

A polícia segue investigando o caso para tentar identificar o condutor e esclarecer o motivo da fuga repentina.

*Assu Notícia

ATENÇÃO - BLACK DECEMBER - SÁBADO TEM ATENDIMENTO EM APODI

Lembrando a todos os clientes e amigos que neste SÁBADO, dia 28/12/2024 é dia de atendimento na Ótica Gomes Apodi.
De 8:00 às 13:00 horas.
Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossa BLACK DECEMBER ✌🏼😎

Brasil: Governo publica decreto com atualização das regras para disciplinar uso da força pelas polícias

A atualização da normativa que define o uso da força e de instrumentos de menor potencial ofensivo pelas polícias foi publicada na edição desta terça-feira (24/12) do Diário Oficial da União. O decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece diretrizes para a atuação dos agentes de segurança, com foco na eficiência nas ações, valorização dos profissionais e respeito aos direitos humanos.

O texto disciplina o uso de armas de fogo e instrumentos não letais, abordagens, buscas domiciliares e a atuação dos policiais penais nos presídios. O documento confere ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) a competência para editar normas complementares, além de financiar, formular, implementar e monitorar ações relacionadas ao tema. Ainda, a pasta deverá oferecer capacitações e trabalhar para a divulgação das normativas sobre o uso da força aos profissionais de segurança pública e à sociedade.

Entre os principais pontos, está a definição de que o recurso de força “somente poderá ser empregado quando outros recursos de menor intensidade não forem suficientes para atingir os objetivos legais pretendidos”. Também cita o uso de arma de fogo será sempre “medida de último recurso”. Há a previsão de que sempre que o uso da força resultar em ferimento ou morte, a ocorrência deve ser detalhada, nos termos que serão elaborados pelo MJSP.

O decreto destaca que a ação policial não deverá discriminar qualquer pessoa por cor, raça, etnia, orientação sexual, idioma, religião, nacionalidade, origem social, deficiência, situação econômica, opinião política ou de outra natureza.

O ministério irá oferecer capacitações sobre o uso da força para os profissionais de segurança pública. Em até 90 dias, a pasta irá editar portaria detalhando os procedimentos.
Transparência

O decreto também prevê a criação do Comitê Nacional de Monitoramento do Uso da Força, com a participação da sociedade civil, que terá a missão de monitorar e avaliar a implementação das políticas. Além disso, o repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional para ações que envolvam o uso da força deverá ficar condicionado ao cumprimento das diretrizes definidas pela normativa.

*Fonte: Difusora de Mossoró

MOSSORÓ/RN: 'ROLEZINHO' TERMINA COM 13 MOTOCICLETAS APREENDIDAS

Um "rolezinho" terminou com 13 motocicletas apreendidas pela Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira (25), dia de Natal, em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. O grupo foi flagrado pela polícia por volta de 1h durante patrulhamento de rotina.
Os "rolezinhos" são os encontros entre motociclistas que saem pelas ruas em comboios cometendo infrações de trânsito, como manobras arriscadas, e gerando transtornos à população.
De acordo com a PM, os motociclistas estavam conduzindo os veículos de forma imprudente, colocando em risco a segurança de pedestres e motoristas.
A PM informou ainda que o grupo fazia direção perigosa, realizando rachas e causando perturbação à população com o barulho dos escapamentos.
A operação contou com o apoio do Trânsito Municipal, que auxiliou na abordagem e no transporte das motocicletas para o pátio da prefeitura de Mossoró.
A PM informou que intensifica esse tipo de operação durante as festividades de fim de ano.

*Do G1 RN

Campanha Natal Permanente da LBV conclui entrega de mais de 13 toneladas de alimentos no RN

A Legião da Boa Vontade (LBV) entregou mais de 13 toneladas de doações de cestas de alimentos, beneficiando 745 famílias e impactando diretamente mais de 3. pessoas em situação de vulnerabilidade social no Estado do Rio Grande do Norte.
A iniciativa faz parte da tradicional campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia! realizada em todo o Brasil pela Instituição. Neste ano, a campanha tem como meta entregar mais de 40 mil cestas de alimentos não perecíveis (700 toneladas) em mais de 200 municípios nas cinco regiões do país.
No Estado do Rio Grande do Norte a caravana da Boa Vontade percorreu 6 municípios para ajudar famílias em situação de insegurança alimentar. As cidades que foram atendidas: Pedro Avelino, Macaíba, Lages Pintada, São Tomé e Natal.
Essas doações beneficiaram centenas de famílias atendidas nos serviços socioassistenciais da LBV e também famílias em risco alimentar assistidas por organizações parceiras da Instituição, proporcionando a elas um Natal digno, sem fome e também com esperança renovada e com dignidade.
Para os interessados em colaborar, as doações podem ser feitas via PIX (pix@lbv.org.br), pelo site www.lbv.org.br, ou levando a doação pessoalmente a uma das unidades da Instituição. No Estado do Rio Grande do Norte, a unidade da LBV está localizada à Rua dos Caicós, 2148 - Dix-Sept Rosado - Natal/RN.
A LBV agradece a todos que colaboraram tornando possível essa ação solidária. Acompanhe todo esse trabalho acessando: @LBVBrasil no Instagram e Facebook.

WEB RÁDIO NAVIRE: PROGRAMAÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA!!!

Ouça todos os dias, WEB RÁDIO NAVIRE! A nova rádio de Apodi! Baixe o aplicativo Rádios Net e ouça!
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-navire/240739

PROGRAMAÇÃO DE HOJE
  • 05h - Forró Pé de Serra
  • 07h - Quarta de Manhã
  • 12h - MPB
  • 13h30min - Quarta de Tarde
  • 16h - Forró da Quarta
  • 19h - Quarta de noite

Avião com mais de 60 pessoas cai no Cazaquistão

Um avião com 67 pessoas a bordo caiu próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, na madrugada desta quarta-feira (25), horário de Brasília. A informação foi divulgada pelo Ministério de Emergências do Cazaquistão e repercutida por agências de notícias russas, segundo a Reuters.

A aeronave, modelo Embraer 190, foi fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e pertencia à Azerbaijan Airlines. O voo J2-8243 havia partido de Bacu, capital do Azerbaijão, com destino a Grózni, na Chechênia. Devido a nevoeiro em Grózni, o avião foi redirecionado, mas caiu a cerca de 3 km de Aktau, cidade portuária do Cazaquistão.

Inicialmente, a mídia local informou que 110 pessoas estavam no avião, mas o número foi corrigido para 62 passageiros e cinco tripulantes. Autoridades cazaques confirmaram que, até o momento, 28 pessoas sobreviveram, sendo 22 hospitalizadas. Mais de 30 mortes foram registradas, mas os números seguem sendo atualizados conforme o avanço do resgate.

Um vídeo registrou o momento em que a aeronave pegou fogo antes de atingir o solo. O incêndio foi controlado por bombeiros, e os feridos foram encaminhados a hospitais próximos.

O Ministério de Emergências do Cazaquistão anunciou o início das investigações para determinar as causas do acidente, incluindo a possibilidade de falhas técnicas, segundo a agência Interfax.

*Tribuna do Norte

NATAL CELEBRA 425 ANOS COM HISTÓRIA, CULTURA E TRADIÇÃO

Fundada em um dia de Natal e batizada pela fé católica, a capital potiguar se tornou um marco na história brasileira. Neste 25 de dezembro, a cidade celebra 425 anos. Do início como um pequeno povoado estratégico à atual referência turística do Brasil, Natal carrega em sua essência a mistura de história, fé e um cenário natural que encanta moradores e visitantes. A capital potiguar, batizada com o nome da data que carrega simbolismos de nascimento e renovação, é território de memória, fé e celebração.

Nesta quarta-feira (25), as comemorações estarão concentradas na Arena das Dunas e incluem shows de Padre Nunes e DJ Felipe BZ, além do espetáculo “Um Presente de Natal”, que integra a programação do Natal em Natal. Com quase 100 artistas no elenco, entre bailarinos, atores, cantores e crianças, a montagem revisita a obra “Nosso Quintal”, de 2013, narrando o nascimento de Cristo e propondo reflexões sobre a tecnologia e as relações humanas.

Mais do que a data de fundação, o que torna Natal especial é a história, marcada pela resistência e posição estratégica. Segundo o historiador François Fernandes, a cidade nasceu em um momento de disputa territorial entre Espanha e Holanda. “O Rio Grande não foi colonizado como capitania hereditária, e tivemos três tentativas frustradas de ocupação. A capitania foi incorporada à Coroa Portuguesa, tornando-se uma capitania real, para proteger o território de invasões”, explica.

Nesse contexto, em 6 de janeiro de 1597, iniciou-se a construção da Fortaleza dos Reis Magos, que se tornou o marco inicial do povoamento. “Com o forte estabelecido, surgiu a necessidade de fundar um povo, que não podia ser em cima do quartel. Muitos acham que Natal foi fundada a partir de Santos Reis, Rocas, mas foi onde tem a Praça André de Albuquerque. Assim, em 25 de dezembro de 1599, nasceu Natal, batizada em homenagem ao dia de sua fundação, uma prática comum de Portugal e Espanha, países muito católicos”, diz o historiador.

A fundação da cidade, entretanto, ainda gera debates históricos. “Há três possíveis fundadores de Natal: Jerônimo de Albuquerque, Manuel de Mascarenhas Homem e João Rodrigues Colaço”, pondera Fernandes. Ainda segundo Fernandes, Natal começou pequena, com as primeiras ruas localizadas na atual Cidade Alta. Foi ali que as raízes da capital potiguar começaram a se espalhar, ganhando corpo com o surgimento da Ribeira e, mais tarde, do Alecrim.

A capital potiguar guarda verdadeiros tesouros de sua história. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, conhecida como Antiga Catedral, é um desses marcos, juntamente com a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja do Galo. “São símbolos muito fortes da nossa fundação, da nossa história. São verdadeiros patrimônios da evolução da nossa cidade ao longo dos séculos”, diz.

O professor de história François Fernandes destaca ainda que os 425 anos de Natal representam uma oportunidade para refletir sobre a cidade e seus desafios, mas também para projetar os próximos natais. “Queria que as gerações futuras soubessem que a gente teve, durante muito tempo, o ar mais puro das Américas, uma cidade aprazível, uma cidade que foi abençoada pela natureza e que eu espero que a gente cuide do que a gente tem e que a gente resgate alguns valores”, completa.

*Tribuna do Norte

JARDIM DO SERIDÓ/RN: PREFEITO AMAZAN RECEBEU OS NOVOS DIRETORES ELEITOS PARA O BIÊNIO DE 2025/2026 EM SEU GABINETE

O prefeito Amazan, na manhã desta segunda-feira, 23 de dezembro, recebeu em seu gabinete no Centro Cultural de Múltiplo Uso Prefeito Pedro Izidro de Medeiros, os novos diretores eleitos para o biênio de 2025/2026.
O prefeito deu posse aos novos diretores das escolas e creches municipais, e na oportunidade, agradeceu o trabalho desenvolvido pelos gestores que finalizaram o mandato desejando sucesso nos anos subsequentes.

ÓTICAS GOMES: COMUNICADO IMPORTANTE!!

Escolas Livres finalizam o ano de 2024 com formações e vivências artísticas e culturais em todo o país

Projetos de valorização das culturais populares, cursos de iniciação musical, oficinas de ballet para crianças e adolescentes, formações em artes circenses, estudos teóricos e práticos em instrumentos de filarmônica , lançamento de livros produzidos por jovens indígenas, ensaios da dança maculelê e rodas de capoeira, oficinas de audiovisual com estudantes de escolas públicas, projetos de teatro com atores a típicos (PCDs e Neurodivergentes ) e análises sobre a criação artística d a cena funk.

Com essa miscelânia de a tividades formativas espalhadas p or todo o Brasil, a Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, realização da Secretaria de Formação, Livro e Leitura ( Sefli ) , finaliza o ano de 2024 com propostas que revelam a potência da política pública de cultura e educação do MinC, que conta com 68 organizações da sociedade civil ofertando conhecimentos diversos .

“Não há educação sem cultura. Ambas caminham em nossas vidas e devem andar juntas como políticas integradas. Dessa confluência, temos uma diversidade de espaços formativos que oferecem à sociedade civil atividades, por exemplo, em teatro, dança, circo, literatura, música, audiovisual, culturas populares, afro-brasileiras e indígenas”, afirma o secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba.

“A Rede Nacional de Escolas Livres tem 68 organizações da sociedade civil fomentando a produção do conhecimento e de práticas pedagógicas que são inclusivas e diversas, trabalhando com as infâncias, com as comunidades indígenas, quilombolas, periféricas, enfim, uma grande variedade de ações, públicos e de metodologias”, a ponta a Diretora de Educação e Formação artística da Sefli , Mariangela Andrade.

As Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura foram selecionadas em 2023, via edital, organizadas em rede, e atuam em variadas linguagens da arte e da cultura. São instituições que estão desenvolvendo tecnologias socioculturais e educativas, experiências e práticas, gerando impactos sociais nos territórios onde atuam.

Conheça algumas ações e um breve balanço do ano de 2024:
Norte

Rio Branco (AC)
A Escola de Baques, do Instituto Nova Era de Desenvolvimento Socioambiental, promoveu, em 2024, múltiplas atividades educativas e culturais em Rio Branco, destacando a riqueza das tradições orais e musicais da região.

Ao longo do ano, a Baques, consolidou-se como um projeto essencial para a valorização das tradições culturais acreanas. Com atividades que uniram educação musical, práticas culturais e transmissão de saberes tradicionais, o projeto impactou diversas comunidades de Rio Branco, promovendo inclusão e preservação do patrimônio imaterial.

Entre os destaques das ações, temos: as Práticas Culturais com Saberes Tradicionais no Violão: Memórias e Melodias com Júlio Carioca; o Baile do Seringueiro: Aulas de Dança com a mestra Zenaide Parteira ; o Curso Regular de Música do Polo Irineu Serra: Música e Intercâmbio Cultural , Polo Txana Bu : Jovens Indígenas em Contexto Urbano , a Escola Municipal Mestre Irineu Serra: Música no Cotidiano Escolar .
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Centro-Oeste

Goiânia (GO)
A Casa de Cultura da Juventude realizou, em 2024, ações culturais para promover a cidadania e o protagonismo social em Goiânia. A instituição ofereceu cursos de iniciação musical, arte urbana ( graf ite) , danças urbana s ( breaking ) e audiovisual, com foco em pessoas em situação de vulnerabilidade social e baixa renda.

As atividades acontecem na periferia de Goiânia, no bairro do Jardim Guanabara, uma região historicamente marcada pela falta de equipamentos culturais e pela desigualdade social. A instituição atua de forma contínua ao longo do ano, oferecendo ações que atendem à comunidade de forma permanente e acessível.

Em 2024, a Casa de Cultura da Juventude ex pandiu suas atividades, incluindo novos cursos e oficinas, além de fortalecer parcerias com o poder público e a iniciativa privada. A instituição visa ampliar o impacto de suas ações, contribuindo para a formação de profissionais no campo artístico e cultural, e promovendo a inserção dos jovens no mercado de trabalho, incentivando a economia criativa em Goiás. Os cursos de i niciação musical, arte urbana (grafitti), audiovisual, aulas de danças urbanas ( breaking ) estão com i nscrições a bertas para novos participantes.
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Nordeste

Santo Antônio de Jesus (BA)
A Associação Filarmônica Carlos Gomes ( A sficag ), com o projeto Música que Transforma: Projeto “Sementes do Amanhã” , r evitaliz ou, em 2024, a Cultura de Filarmônica em Santo Antônio de Jesus .

O projeto é voltado para 180 crianças, adolescentes e jovens adultos oriundos de escolas públicas, com idades entre 7 e 25 anos. Por meio de oficinas, ensaios e apresentações musicais, os participantes recebe ra m formação teórica e prática em instrumentos de filarmônica, além de acompanhamento psicológico e pedagógico.

Com o “Sementes do Amanhã”, a meta é não apenas preservar, mas fortalecer essa tradição, aproximando os jovens de uma identidade cultural rica e histórica.

Com a proposta já em andamento, o projeto pretende , em 202 5 , ampliar , ainda mais, o número de participantes e realizar apresentações itinerantes nas escolas da região, levando a música filarmônica diretamente às comunidades. Outro plano em vista é a criação de um núcleo permanente de formação musical, garantindo que o aprendizado seja contínuo e sustentável.
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Ilhéus (BA)
A Escola Livre Thydewa , por meio do Projeto Abya Y ala, em dezembro de 2024 , lançou o seu segundo Ebook. Durante o ano , mais de 200 indígenas participaram de Cursos, Oficinas e Laboratórios com mais de 512 horas de aprendizagens. A Abya Yala está celebrando a culminância de seu primeiro ano de funcionamento.

Dentre os resultados alcançados, está disponível, de forma livre e gratuita, o segundo ebook produzido pela escola: “ Cosmovisões de amor ”, um livro colaborativo no qual participaram 44 indígenas pertencentes a muitas culturas da Abya Yala, atualmente enraizadas em seis países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador e Venezuela.

A Escola iniciou suas atividades oficialmente em janeiro de 2024 e sua oferta de cursos livres de curta duração em abril, tendo realizado já mais de 30 cursos e oficinas, laboratórios , pelos quais participaram mais de 200 indígenas e 141 chegaram a certificar seus aprendizados.

Entre os cursos oferecidos se destacam: realização audiovisual, ilustração, colagem digital, diagramação e escrita. Muitos dos materiais produzidos durante os Cursos foram editados coletivamente, e com curadorias coletivas compuseram 02 ebooks bem diferentes. A escola ofertou seus cursos online, por isso conseguiu contar com indígenas localizados em 10 estados da república federativa do Brasil pertencentes a mais de 20 etnias, além de indígenas de outros países. O programa contou com bolsas que viabilizaram a participação de alguns indígenas que, com o recurso da bolsa, por exemplo, pagavam sua conexão à internet.

O primeiro e-book pluricultural – “11.645 Indígenas e Diversidade para Paz” foi desenvolvido, durante seis meses, para ser uma ferramenta aliada no dia a dia das escolas, auxiliando educadores na incorporação da temática das Culturas Indígenas em suas práticas pedagógicas. Além de enriquecer o currículo escolar, o livro busca fomentar uma sociedade mais inclusiva, livre de preconceitos, racismos e violências. A obra está disponibilizada em português para download gratuito no site da ONG Thydêwá (https://www.thydewa.org/download).
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Coronel José Dias (PI)Foto: Joaquim Neto

Em 2024 , a Associação do Instituto Olho d’Água, trouxe reflexões sobre ancestralidade, identidade cultural e respeito. No dia 13 de dezembro, a organização, realizou em suas dependências, no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara, uma aula de capoeira com o Mestre Jack Voador e Nenêm Capoeira com o intuito principal de treinar, com as 60 crianças inscritas no curso, a dança maculelê, programação essa dentro dos objetivos do projeto Nosso Olho d’Água: Escola livre de arte e cultura. O maculelê é uma dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira, que combina elementos de luta, dança e música, sendo tradicionalmente associada à cultura do candomblé e à capoeira. Originário da Bahia, o maculelê é executado por grupos de dançarinos que se revezam em movimentos ritmados, utilizando bastões ou facões, simbolizando uma luta entre guerreiros. A dança é acompanhada por instrumentos típicos, como atabaques e pandeiros, além dos cânticos que evocam a ancestralidade e a resistência cultural.
I nformações: (89) 98102-0101 ou no e-mail: institutoolhodaguacel@gmail.com

Meruoca (CE)
O Instituto Tapuia de Cidadania, Cultura, Meio Ambiente e Turismo ofertou, em 2024, formação em Audiovisual para Jovens de 14 a 29 anos. A iniciativa buscou oferecer capacitação em técnicas e práticas do audiovisual, estimulando a criatividade e preparando os participantes para atuar no mercado de trabalho. Em junho de 2024 teve início a primeira turma, formada por 20 jovens, e fim em outubro de 2024.

A formação abordou temas como roteiro, fotografia, trilha sonora, produção, edição, e acessibilidade, proporcionando aos jovens as ferramentas necessárias para a criação de produções audiovisuais. Além disso, a formação inclui aulas teóricas e práticas, com a orientação de profissionais experientes da área, para que os participantes possam desenvolver seus próprios projetos e explorar o seu potencial artístico e técnico. Este projeto, visa não apenas instruir os jovens nas áreas do audiovisual, mas também promover a inclusão digital, permitindo que os participantes tenham acesso a novas tecnologias e ampliem suas perspectivas profissionais.
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Macurure (BA)
Em dezembro de 2024, o Pelourinho, coração cultural de Salvador, recebeu uma celebração que uniu educação, arte e juventude: o Festival Estudantil TV Pelourinho. O evento destacou a produção artística e audiovisual de estudantes de escolas públicas e jovens atendidos pela TV Pelourinho, valorizando a criatividade e a diversidade.

A programação variada incluiu apresentações musicais, teatrais, desfiles, exibições de vídeos criados pelos alunos do projeto Eu Sou a TV Pelourinho, realização do Ministério da Cultura, por meio da Rede de Escolas Livres junto com a ONG Raso da Catarina e a TV Pelourinho, é um curso que utiliza o Audiovisual como instrumento de capacitação e geração de emprego e renda, destinado a formar uma nova geração de talentos no setor. Entre os momentos mais marcantes estiveram o espetáculo musical 2do7, com participações do grupo Olodum e do cantor Aloisio Menezes; o show Liê Obá – A Mulher Blues, com a cantora Lia Chaves; e as performances dos Novos Talentos da TV Pelourinho.

Além disso, o Projeto Eu Sou a TV Pelourinho form ou 40 adolescentes e jovens no meio audiovisual, tornando-os multiplicadores e técnicos na criação de conteúdo e captação de imagem e vídeo. Na mostra dos vídeos curtos criados pelos alunos foram apresentadas temáticas que enfrentam o racismo e que ressignifica a imagem do preto no audiovisual, rejeitando estereótipos e reforçando brilho e beleza da população.
Informações: Instagram
Sudeste

Rubim (MG)
O projeto Sementes Musicais da Escola Livre de Música e Cultura da Vokuim atu ou, em 2024, na promoção da inclusão cultural, na valorização das tradições regionais e no incentivo à criatividade dos jovens de Rubim e região. O Sementes Musicais: Escola Livre de Música e Cultura ofereceu iniciação musical com grupos de flauta doce, canto coral e prática coletiva.

O projeto criou, em 2016, a Banda Jovem Idelbrando Santana que é composta por jovens e adolescentes e já se apresentou em festivais na região e na capital mineira. A Escola Livre oferece formação integral em artes visuais, livro e leitura, capoeira e cultura digital, ampliando o acesso de crianças e adolescentes às diversas linguagens artísticas e à cidadania.
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Belo Horizonte (MG)Foto: Fernanda Torquato

O Pé de Moleque, um projeto do Espaço de Cultura e Arte (ECA), ofereceu, em 2024, oficinas de ballet clássico para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e tem transformado a vida de jovens ao proporcionar acesso à cultura e capacitação artística em uma das mais tradicionais formas de expressão: o ballet clássico. Além das oficinas de dança, o Pé de Moleque também ofereceu atendimentos com Assistente Social, buscando garantir o suporte necessário para que os participantes possam desenvolver-se não apenas artisticamente, mas também no âmbito social e emocional. A iniciativa tem como foco a formação integral dos jovens, proporcionando oportunidades que vão além do palco. Até julho de 2025, o projeto oferecerá um total de 160 oficinas de ballet, com uma carga horária mínima de 320 horas, garantindo uma formação completa e de alta qualidade para os participantes. Durante esse período, os jovens terão acesso a capacitação contínua, desenvolvendo técnica, disciplina e uma visão ampliada sobre o poder da arte como instrumento de transformação social.
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Ninheira (MG)
Em dezembro de 2024, aconteceu na zona rural de Ninheira (MG), o Festival Cultura , do projeto Cultura do Saber, realizado pela organização Associação Sementes do Vale, com o tema “Semeando no Sertão”.

Foram realizadas apresentações de circo, música, balé e artes visuais, protagonizados pelos alunos da instituição, tendo mais de 250 espectadores para acompanhar o desenvolvimento artístico de crianças e adolescentes das comunidades rurais do município. Ao todo, foram realizados 2hs de espetáculo, contando com mais de 10 apresentações locais.
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Sorocoba (SP)
Projeto Sorocaba Arte Viva lev ou, em 2024, música e transformação social para a região . A i niciativa da Associação de Eventos Culturais ( ASSEC ) em parceria com o Ministério da Cultura , benefici ou 200 jovens em situação de vulnerabilidade .

A ASSEC desenvolve o projeto Sorocaba Arte Viva, uma iniciativa que visa promover a inclusão social e cultural através da música em Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba da Serra. O projeto beneficia rá diretamente 200 jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo 1.550 horas de aulas de música e realizando dois concertos.

A Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba (Fila) , composta por 40 músicos talentosos e reconhecida como “Ponto de Cultura” desde 2018, desempenha um papel central no projeto. Além de oferecer formação musical para 20 jovens músicos, a orquestra busca democratizar o acesso à música sinfônica e explorar o repertório.

O projeto também inclui a realização de palestras que engajarão cerca de 100 articuladores culturais, ampliando ainda mais seu impacto na região. Todas as atividades são oferecidas gratuitamente, garantindo acessibilidade.
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Rio de Janeiro (RJ)
Projeto Entre Lugares Maré , da Cia de Artes em Criação, apresentou, em dezembro de 2024, dois espetáculos gratuitos, no Museu da Maré. Fundado em 2012, o projeto apresent ou, desde então , espetáculos aclamados pelo público e de sucesso, proporcionando outra perspectiva de vida aos jovens. Neste ano, o projeto iniciou nova turma, exclusiva para Jovens e Adultos Atípicos (PCDs e Neurodivergentes ), moradores da Maré e d o entorno.

Atualmente, vários alunos e ex-alunos do projeto seguem carreira profissional no teatro, cinema, TV e outras áreas técnicas. O Entre Lugares Maré oferece ao longo do ano, de forma gratuita, uma variedade de aulas envolvendo corpo, dramaturgia, dança, canto, atuação e atividades de criação artística e técnicas na área teatral.

Neste ano, com o início da turma para PCDs e Neurodivergentes , também foram realizados encontros de acolhimento e apoio à maternidade atípica.
Informações: Instagram

Rio de Janeiro (RJ)
Arte e Cultura transformam a vida de jovens de comunidades do Rio. Jovens de 14 a 21 anos, moradores de comunidades no Rio de Janeiro, receberam, em dezembro de 2024 , o Certificado de Conclusão do projeto “Na Visão dos Crias”, que oferece u oficinas gratuitas de Teatro, Podcast, Produção Audiovisual e Processos Artísticos.

A iniciava da ECOS , em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, ofereceu oportunidades de capacitação e inserção social aos participantes em situação de vulnerabilidade social. Os alunos, enquanto se preparavam para o mercado de trabalho, receberam uma bolsa-auxílio, o que também contribuiu para o engajamento da turma.

Os jovens também participam de visitas a pontos turísticos e culturais da cidade, como o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio e o Pão de Açúcar, vivenciando espaços e experiências muitas vezes incomuns ao cotidiano dos alunos.

As aulas, realizadas no Centro Social ECOS Taquara e na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, incentivaram uma produção artística diversificada, com alunos criando peças de teatro, filmes, documentários, entre outras expressões culturais, que abordaram suas próprias histórias e realidades das comunidades atendidas pelo projeto .
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Rio de Janeiro (RJ)
O #estudeofunk, programa de aceleração artística que fomenta a cultura do funk carioca e profissionaliza artistas da nova cena musical, realizou , em 2024, nova fase em formato de residência continuada na sede do hub criativo, na Fundição Progresso.

A idealização e realização é da Fundição Progresso e Viva Brasil. Batizada de “Mete Marcha – Encontros, Conexões e Processos Avançados de Criação”, a temporada ofereceu, em 2024, encontros para os artistas do projeto com o objetivo de aprofundar processos criativos e também participaram de encontros com artistas convidados, realizando lançamentos musicais, ativação de shows de música e dança, eventos, produtos audiovisuais e também ampliaram o olhar para a acessibilidade, com a criação de clipes audiovisuais em Libras, inseridas na obra de forma artística, além de outras ações de inclusão.

A residência artística continuada é voltada para MC’s , beatmakers e dançarines que já participaram dos Ciclos I, II e III da primeira edição do projeto, realizada nos anos de 2022 e 2023, e teve como objetivo dar continuidade no aprofundamento de pesquisa em suas carreiras e manter ativa a rede de conexões entre artistas que o ambiente do #estudeofunk oferece.

Foram selecionados 70 integrantes, que tiveram acesso gratuito para participar do programa no período de fevereiro a junho de 2024. A residência continuada promoveu, durante 5 meses, uma rotina semanal de encontros e trocas aprofundadas sobre o universo da criação artística e do mercado da música e da dança na cena funk, fomentando a conexão entre artistas que, a partir dessa vivência, ampliam a visão estratégica, estética e conceitual de seu trabalho.
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Sul

Jaraguá do Sul (SC)
Saraus dos alunos do projeto da Sociedade Cultura Artística (Escola SCAR) de Criatividade aconteceram, em 2024, em seis cidades catarinenses. As oficinas, que tiveram duração de 12 semanas, aconteceram nas cidades de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Pomerode, São Bento do Sul, Schroeder e Massaranduba.

O projeto Escola SCAR de Criatividade, que iniciou no segundo semestre de 2024, propõe o envolvimento de jovens entre 13 e 18 anos, matriculados na rede pública ou privada de ensino, com as possibilidades do mundo artístico e cultural, oferecendo um caminho de desenvolvimento pessoal e iniciação profissional na economia criativa. As oficinas têm 12 semanas de duração e acontecem em seis cidades catarinenses.

Em Jaraguá do Sul, os estudantes tiveram aulas de criação literária, moda e produção cultural, em Guaramirim acontecem aulas de artes visuais e moda, Pomerode e São Bento do Sul conta com aulas de artes visuais, o município de Schroeder tem aulas de artes visuais e teatro, e em Massaranduba acontecem aulas de artes visuais.
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Curitiba (PA)Foto: Capac

Um projeto de capacitação profissional para professores de circo tem movimentado centenas de agentes culturais de todo o país. A iniciativa promovida pelo Instituto Social M&C em parceria com o Circocan busca alavancar o conhecimento e possibilidades profissionais de educadores circenses. O projeto teve início em setembro de 2024 com a realização da primeira turma on-line, com módulo introdutório gratuito. Na fase seguinte contemplou bolsistas de 17 estados do Brasil para uma qualificação presencial com duração de uma semana. A segunda turma que finaliza o calendário do projeto e acontece em dezembro (online) e janeiro (presencial), mostra os números expressivos da iniciativa. No total foram quase mil inscritos dentre todas as etapas, com a certificação de cerca de 400 professores. O destaque fica para a qualificação presencial do projeto, etapa do curso que reúne no Centro de Treinamento Circocan agentes multiplicadores de conhecimento, bolsistas selecionados de todas as regiões brasileiras, com metade das vagas reservadas para pessoas negras e indígenas. A iniciativa evidencia a força do circo brasileiro, com representantes de todos os estados e regiões do país, mostrando a importância de projetos formativos para desenvolvimento dos agentes culturais.
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*Gláucia Lima