Pesquisar este blog

28 outubro 2024

COEVAP CONVIDA VOCÊ PARA CULTO NO DIA 31 DE OUTUBRO NA PRAÇA DA REDENÇÃO EM APODI!!!

Celebração dos 507 anos da Reforma Protestante. Uma realização da COEVAP.

SÃO PAULO: Tarcísio avisa a aliados que desistiu de se filiar ao PL de Bolsonaro

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, avisou a aliados, nos bastidores, que desistiu de deixar o Republicanos para se filiar ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Até então, o governador paulista tinha sinalizado ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que se filiaria à sigla após as eleições municipais de 2024, concluídas no domingo (27/10).
Interlocutores de Tarcísio ouvidos pela coluna dizem que o governador deve continuar no Republicanos pelo menos até 2026, último ano de seu atual mandato à frente do Palácio dos Bandeirantes.
Em julho, Valdemar Costa Neto deu uma série de entrevistas anunciando a filiação de Tarcísio ao PL. O próprio Bolsonaro chegou a dizer que a migração do governador para a sigla estaria 90% acertada.

*Igor Gadelha – Metrópoles

MOSSORÓ/RN: HOMEM SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO POR ARMA BRANCA NO BELO HORIZONTE

A Polícia Militar foi acionada por volta das 08h00min desta segunda feira 28 de outubro de 2024, para atender uma ocorrência no cruzamento da Avenida Alberto Maranhão com João Victor de Oliveira no bairro Belo Horizonte em Mossoró.
Chegando ao local os policiais encontraram uma pessoa ferida com uma cutilada de faca peixeira na altura do peito. Segundo informações no local, o mesmo teria ido deixar o filho com a ex companheira quando houve um desentendimento com ela.
A mesma teria desferido um golpe com uma faca, deixando a vítima ferida. A PM acionou de imediato o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU que fez os primeiros atendimento e o conduziu para o HRTM.

*Fim da Linha

[VÍDEOS] Motociclista despenca 5 metros ao derrapar e cair em túnel em Natal

Um motociclista sofreu um acidente na noite desse domingo (27), por volta das 23:00 horas, ao perder o controle da moto e cair da Avenida Lima e Silva para o túnel da Avenida Jerônimo Câmara, em Natal. A queda foi de uma altura aproximada de cinco metros.
Um motociclista sofreu um acidente na noite desse domingo (27), por volta das 23:00 horas, ao perder o controle da moto e cair da Avenida Lima e Silva para o túnel da Avenida Jerônimo Câmara, em Natal. A queda foi de uma altura aproximada de cinco metros. pic.twitter.com/2XZFoNMDOF
— 98 FM Natal (@98FMNatal) October 28, 2024
A vítima relatou que perdeu o controle da moto após derrapar na pista que estava molhada por causa da chuva. A motocicleta permaneceu na parte superior da via, enquanto o condutor acabou caindo para o túnel abaixo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou socorro ao motociclista. Ele foi removido de ambulância para o Hospital Deoclécio Marques, onde passou por uma tomografia para avaliar possíveis lesões. Em seguida, a vítima foi transferida para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho para receber os devidos cuidados médicos.
Motociclista despenca 5 metros ao derrapar e cair em túnel em Natal pic.twitter.com/7uzCEi1prN
— 98 FM Natal (@98FMNatal) October 28, 2024
Até a última atualização da matéria, o estado de saúde do motociclista era considerado estável.

*98 FM de Natal

ATENÇÃO CLIENTES DA ÓTICA GOMES! QUINTA-FEIRA TEM ATENDIMENTO EM APODI

Lembrando a todos os clientes que nesta QUINTA-FEIRA,
dia 31/10/2024
é dia de atendimento na Ótica Gomes Apodi.
De 8:00 as 12:00 hs.
Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossas super promoções ✌🏼😎

Produtor da Serra do Mel-RN cria logística para aproveitar safra de caju

O agricultor Marcos Freitas e o filho Thiago Freitas (vereador) estão experimentando uma logística que pode se transformar na melhor maneira de aproveitar o caju produzido em alta escala nas 22 vilas rurais do município de Serra do Mel-RN.

A reportagem do PORTAL MOSSORÓ HOJE foi conhecer a proposta.

O município de Serra do Mel, distante 40 km de Mossoró e com 13 mil habitantes, foi criado no final da década de setenta para ser o principal vetor de desenvolvimento da região Oeste do Rio Grande do Norte através da produção da castanha e do caju.

Foram plantados, na época, algo em torno de 2,4 milhões de pés de cajueiro da variedade gigante. Porém, com os anos de poucas chuvas, pragas como a mosca branca a copa deste cajueiro perdeu vitalidade e produção caiu drasticamente.

Com apoio técnico do SEBRAE, SENAR, EMBRAPA, entre outros órgãos, a Prefeitura de Serra do Mel conseguiu apoiar os colonos a revitalizar boa parte da copa do cajueiro da Serra do Mel, substituindo-a, por variedades mais resistentes e com maior capacidade de produção.

As variedades de cajueiro anão precoce BRS 226 (melhor castanha) e CCP 76 (caju de mesa) foram desenvolvidas pela EMBRAPA e estão sendo aplicadas na substituição da copa do cajueiro “gigante” na Serra do Mel, com grande sucesso. Produz mais e são mais resistentes as pragas. Somado os bons invernos a estes fatores, já ocorreu aumento de safra.

A safra em 2023 já foi de aproximadamente 18 mil toneladas a previsão de safra para 2024 é que seja a maior já registrada na história. A castanha o colono já aproveita 100%. Já com relação ao caju, quase que 100% é desperdiçado. Fica no chão, apesar da ótima qualidade.

É neste cenário que surge agricultor Marcos Freitas e o filho Thiago Freitas (vereador presidente da Câmara de Serra do Mel). Eles criaram uma logística para aproveitar o caju CCP 76, que é de ótima qualidade para mesa, produção de sucos e vários outros derivados.

Marcos Freitas explica que uma indústria de produção de sucos em São Paulo envia o contêiner, ele e os demais agricultores próximos, coletam o caju, ajuda na seleção, embala e embarca neste contêiner para ser processado em São Paulo.

“Se tiver 5 ou 10 contêiners por semana, eles compram”, Marcos Freitas. O negócio está no início. Para dá certo, Thiago Freitas explica em reportagem do MOSSORÓ HOJE, que é preciso que o produtor tenha assessoramento técnico, para garantir qualidade na produção.

Na hipótese da proposta se consolidar, segundo Thiago Freitas, os produtores de castanha vão poder aumentar a renda com o cultivo do cajueiro de forma substancial. Um fator importante, que ele faz questão de lembrar, é o alto valor nutricional do caju, chegando a ter 5 vezes mais vitamina C do que a laranja.

*Mossoró Hoje