Pesquisar este blog

20 maio 2024

GOVENADOR DIX-SEPT ROSDO/RN: JOVEM SOFRE GRAVE ACIDENTE NA RN-117

Um grave acidente foi registrado na noite deste sábado 19, na cidade de Governador Dix-Sept Rosado, região oeste do estado do RN.
Um jovem identificado como Vanzinho se envolveu em um acidente ao colidir com uma vaca na RN-117, na saída de Governador em direção à cidade de Caraúbas.
A vítima foi socorrida e levada para o hospital da cidade de Governador Dix-Sept Rosado e, posteriormente, transferida para o Hospital Tarcísio Maia na cidade de Mossoró.
Estado de saúde de Vanzinho requer bastante cuidado.

*Folha Potiguar.

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

MOSSORÓ/RN: PSOL TERÁ CANDIDATURA PRÓPRIA NA CIDADE

No sábado passado (18/05), houve uma demorada reunião da diretoria do PSOL em Mossoró e ao final, os partidários decidiram aprovar a indicação do professor Universitário Ronaldo Garcia para mais uma vez disputar a Prefeitura de Mossoró. A pré-candidatura ainda vai ser debatida com a Rede Sustentabilidade, que integra a Federação.

Professor Ronaldo é servidor da Ufersa e em 2020 concorreu pela primeira vez ao executivo mossoroense onde obteve 611 votos. Na chapa daquele ano a vice era Yasmin Dias.

“Tivemos uma reunião muito boa depois da conversa que tivemos com a Federação PT, PC do B e PV e decidimos que não vamos para nenhuma frente ampla, tão ampla que possa abarcar Lawrence Amorim que até ontem estava na panela do prefeito contribuindo com o seu cozimento. Alysson Bezerra, Genivan Vale e Lawrence Amorim não são nomes para Mossoró, nós merecemos muito mais, precisamos ser elevado a pelo menos a categoria de cidades como Campina Grande não apenas na festa junina, mas em todos outros aspectos que aqui deixa muito a desejar”, explica sobre a decisão do partido.

Em contato com este Diário Político Garcia afirmou que a pré-candidatura tem: “Um olhar especial para as periferias e zonas rurais, cuidado com a educação, saúde e a segurança pública no que for da alçada do município, visto isto, o PSOL Mossoró traz à tona a possibilidade de participar efetivamente da vida pública do município apresentando uma opção de esquerda aos mossoroenses”, detalhou.

*Diário Político/Saulo Vale.

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

DRA. MARIA INOCÊNCIA ATENDE TODAS AS QUINTAS NA CLÍNICA LUMA MARTINS EM APODI


ASSU/RN: VEÍCULO TOMBA NA RN-016 E DEIXANDO TRABALHADORES COM ESCORIAÇÕES PELO CORPO

Um acidente do tipo tombamento de veículo aconteceu na manhã desta segunda-feira, 20 de maio de 2024, na RN-016, nas proximidades da comunidade de Linda Flor, zona rural de Assú.
De acordo com informações, o motorista do veículo transportava alguns trabalhadores para uma empresa e, ao tentar desviar de um buraco na rodovia estadual, perdeu o controle e tombou o veículo. As informações apontam que ninguém ficou com ferimentos graves, apenas pequenas escoriações pelo corpo.

*Assu Notícia

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

PORTO DO MANGUE/RN: MOTORISTA DA CIDADE GROSSOS É INTERCEPTADO E MORTO A TIROS POR TRÊ SUSPEITOS ENCAPUZADOS

Um homem identificado como Magaivery Ferreira de Morais, de 36 anos, foi morto a tiros na manhã desta segunda-feira (20), na cidade de Porto do Mangue. A vítima, que trabalhava de soldador em uma salina naquele município, residia na cidade de Grossos.
O crime aconteceu por volta das 9h. Segundo informações da Polícia Civil, a vítima, que seguia em um veículo, teve o carro interceptado por três suspeitos encapuzados em um veículo branco. Os atiradores mandaram ele descer, efetuaram vários disparos e fugiram em seguida.
A Polícia Militar isolou a área do crime até a chegada da Polícia Civil e do ITEP para iniciar as investigações. O corpo de Magaiveri Morais será encaminhado para a sede do órgão, em Mossoró, e em seguida liberado para sepultamento.
O crime será investigado pela 42º Delegacia de Polícia Civil, que tem a frente o Delegado Raphael Laboissíere.

*Informações e imagens: O Facho de Grossos

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

Varizes: conheça as principais causas, sintomas e como tratar

O problema acontece com mais frequência nos membros inferiores e nas mulheres
Varizes são veias superficiais das pernas que se tornam dilatadas e tortuosas. Em pessoas com predisposição ao desenvolvimento de varizes, veias normais das pernas sofrem um processo degenerativo em que perdem a sua elasticidade e se dilatam, dificultando o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração, acumulando o sangue nas pernas.

Estas podem apresentar ou não sintomatologia, no entanto, apresentam quase sempre uma clara aparência antiestética que pode afetar a autoestima do paciente. Em estágios mais avançados, podem levar a complicações mais sérias, como flebites (inflamações nas veias), feridas e trombose.

A maioria dos estudos indica que as varizes são mais frequentes nas mulheres entre os 20 e os 50 anos de idade, tendendo a doença a agravar e as veias a dilatar com o passar do tempo. Contudo, podem surgir varizes na adolescência e em crianças, sendo que o diagnóstico de varizes em grupos etários mais jovens, tem sido cada vez mais frequente e pensa-se que poderá ter como causas principais as alterações do estilo de vida da sociedade moderna.

As veias varicosas não são um problema circulatório exclusivo do sexo feminino. Também existem varizes nos homens. No sexo masculino, o diagnóstico é feito, habitualmente, mais tardiamente porque os homens observam menos as suas pernas, atrasam a ida ao médico e possuem pelos que dificultam a visibilidade das varizes.

As varizes são consideradas uma doença multifatorial, ou seja, causada por vários fatores. Entre esses fatores podemos citar: histórico familiar, sexo feminino, idade avançada, trabalhar por longos períodos em pé ou sentado; gestação, uso de anticoncepcional e obesidade.

Os sintomas das varizes variam desde um quadro assintomático, ou seja, sem sintoma algum, a queixas severas que limitam as atividades diárias do paciente. Quando apresentam sintomas, as principais queixas apresentadas pelo paciente são: dor e sensação de peso e cansaço nas pernas, Ardor, coceira, formigamento e desconforto, comprometimento estético,

A Drª Ilana Barros desenvolveu um interesse especial pelo tratamento de varizes, reconhecendo seu impacto significativo na qualidade de vida de inúmeras pessoas. Sua abordagem é única, valorizando a combinação de ciência avançada e cuidado humanizado para cada paciente. A médica é especializada em Cirurgia Endovascular na ANGIORAD, em Recife-PE e Pós Graduada em Laser, Cosmiatria e Procedimentos no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo-SP.

Atualmente os protocolos médicos mais atuais recomendam o laser transdérmico para varizes de menores calibres. Este é o exemplo dos vasinhos e veias reticulares, além de veias em geral com menores dimensões. Este método utiliza a aplicação de uma luz muito específica e intensa. Dessa forma, o calor intenso no local aplicado promove a contração e destruição da veia varicosa.

O laser transdérmico também é utilizado associado à escleroterapia tradicional ou espuma densa para tratar varizes maiores. Em função de seus benefícios serem muito atrativos, este é um dos tratamentos mais indicados para as varizes.

Segundo a Dra. Ilana, é um tratamento minimamente invasivo e muito eficaz. É um dos procedimentos com maior durabilidade. Se todos os cuidados forem tomados durante este tratamento, a doença será mantida em controle e os resultados estéticos serão visíveis por muito mais tempo.

Além do entendimento sobre o laser e as reações biológicas causadas, somente o especialista conhece a fundo a fisiopatologia da doença venosa, sendo o mais indicado para diagnosticar e realizar o tratamento adequado.

Para saber mais, acesse: @drailanabarros - https://www.instagram.com/drailanabarros

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

APODI/RN: CHUVA NA CIDADE E NO CAMPO

Na noite de domingo, 19 de maio de 2024 caiu uma boa chuva na cidade e nas comunidades rurais.
Confira alguns registros de chuvas no município  de Apodi:
Bairro Bico Torto: 69 milímetros;
Centro da cidade: 45 milímetros;
Bairro Bacurau I: 42 milímetros;
Sítio Ponta II: 50 milímetros; e
Sítio Lago II: 49 milímetros.

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

ENCHENTES NO RS: SOBE PARA 157 O NÚMERO DE MORTOS E 88 PESSOAS ESTÃO DESAPARECIDAS

O número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul subiu para 157 neste domingo (19), de acordo com o balanço divulgado pela Defesa Civil estadual às 18h. Ao todo, há ainda 88 pessoas desaparecidas — dado que apresenta uma diminuição em relação ao sábado. As autoridades estimam que a catástrofe tenha afetado a vida de 2,3 milhões de moradores de 463 municípios até agora — 93% do total. O número de desalojados subiu para 581.633 pessoas, e 76.955 em abrigos.

Até as 18h da manhã deste domingo, 82.666 pessoas haviam sido resgatadas, além de 12.215 animais. O efetivo empregado nos resgates foi de 27.716 pessoas, além de 4.061 viaturas, 21 aeronaves e 302 embarcações, segundo o governo.

Como estão os níveis dos rios no Rio Grande do Sul?
O balanço informa também que quatro dos dez principais rios do estado seguem com níveis acima da cota de inundação. No Guaíba, a elevação diminui gradativamente.Lago Guaíba – Porto Alegre – 4,28 metros (cota inundação 3,00 Centro)
Rio Gravataí – Gravataí – 5,61 metros (cota de inundação 4.75)
Rio dos Sinos – São Leopoldo – 5,96 metros (cota inundação 4,50)
Rio Caí – Feliz – 3,15 metros (cota inundação 9,00)
Rio Uruguai – Uruguaiana – 10,10 metros (cota inundação 8,50)
(Dados atualizados às 21h de sábado no DRHS/Sema-RS)

*O Globo

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

TV estatal iraniana diz ‘não haver sinal de vida’ de ocupantes do helicóptero que levava o presidente; Vídeo

O helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahin Rasisi, foi encontrado nesta segunda-feira (20), disse o chefe do Crescente Vermelho no país, Pir Hossein Kolivand, à imprensa oficial iraniana. Segundo ele, a situação “não é boa”.
As expectativas são baixas de que o presidente Raisi esteja vivo após a queda de helicóptero. Segundo a Reuters, o helicóptero foi completamente queimado.
Um oficial iraniano informou à agência de notícias Reuters que, aparentemente, todos os que estavam a bordo morreram, mas a informação não foi confirmada oficialmente pelo governo iraniano.
“Não há sinal de vida das pessoas que estavam a bordo”, disse a TV estatal.

*Jair Sampaio

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/

MOSSORÓ/RN: Amantino Câmara pede doação de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal

O Instituto Amantino Câmara é uma instituição sem fins lucrativos que abriga idosos de Mossoró e da região. Apesar de contar com recursos provenientes de convênios e de um percentual da aposentadoria dos idosos, o local precisa da contribuição da sociedade para dar continuidade ao trabalho que é prestado, já que os valores que chegam até a instituição não são suficientes para arcar com todos os custos.

Por esse motivo, sempre que existe a necessidade urgente da doação de mantimentos e produtos específicos, o abrigo solicita a colaboração da sociedade. Por meio de um comunicado postado nesta quarta-feira, 15, nas redes sociais do Amantino Câmara, o local precisa da doação urgente de alguns itens alimentícios, de limpeza e de higiene pessoal.

A maioria dos itens solicitados são específicos da dieta e da rotina de cuidados dos idosos e, por isso, não são doados com frequência por meio das ações e campanhas que são feitas rotineiramente em prol do local.

Entre os itens solicitados pela instituição estão: arroz branco, arroz parboilizado, aveia em flocos, bolacha cream cracker integral, bolacha maizena, farinha láctea, neston, colônia infantil, hidratante, shampoo, prestobarba, água sanitária, amaciante e desinfetante.

“Esses são os itens da lista de necessidades da semana, estamos precisando com bastante urgência e gostaríamos de contar com a ajuda de vocês para compartilhar, lembrando também que qualquer doação é bem-vinda! Agradecemos desde já sua atenção com nossos idosos”, informou o Amantino Câmara.

Nem todos os idosos conseguem se alimentar com os itens que são doados em cestas básicas ou por meio das campanhas, como é o caso do arroz, do feijão, do macarrão, do cuscuz, entre outros. Por se tratar de idosos, alguns precisam de complementos vitamínicos, alimentação restrita de lactose e glúten, além de alimentos integrais. O cardápio dos idosos é elaborado por uma nutricionista, que em conjunto com o médico avaliam as necessidades dos idosos e determinam a alimentação adequada.

As pessoas que quiserem doar os alimentos solicitados podem se dirigir até a instituição e realizar a entrega dos produtos, todos os dias da semana, das 7h30 às 18h, ou pode enviar doações em dinheiro, por meio do pix (08.261.992/0001-12). A instituição esclarece que todas as doações que são feitas por meio do pix são revertidas para a manutenção do local.

Confira a lista de itens solicitados pelo local

Alimentos
  • Arroz branco
  • Arroz parboilizado
  • Aveia em flocos
  • Bolacha cream cracker integral
  • Bolacha maizena
  • Farinha láctea
  • Neston
Higiene Pessoal
  • Colônia infantil
  • Hidratante
  • Shampoo
  • Prestobarba
Produtos de Limpeza
  • Água sanitária
  • Amaciante
  • Desinfetante
Trabalho social do Amantino Câmara vem sendo realizado graças às doações e parcerias

O abrigo foi fundado em 8 de julho de 1946, pelo primeiro bispo da Diocese de Mossoró, Dom Jaime de Barros Câmara. Atualmente, o Amantino Câmara conta com 65 idosos institucionalizados, ou seja, está praticamente com a sua capacidade total que é de 70 idosos.

O local conta com o trabalho de, aproximadamente, 40 funcionários contratados, entre técnicos de enfermagem, cuidadores de idosos, auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativos e servidores de apoio à lavanderia e ao refeitório.

“Fazemos esse acolhimento social com muita dificuldade, mas só fazemos porque os cidadãos não só de Mossoró, mas também de toda a região, abraçam a nossa causa e realizam ações em benefício da nossa instituição”, informa a direção da instituição.

O abrigo está localizado na Rua Venceslau Braz, ao lado da Matriz de São José, no bairro Paredões, em Mossoró (RN), e está aberto para visitação diariamente, no período da tarde. Mais informações pelo telefone (84) 3321-4653.

*Com informações do Portal Jornal de Fato

Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/