Pesquisar este blog

08 outubro 2024

ALTO DO RODRIGUES/RN: IDOSO DE 74 ANOS MORRE VÍTIMA DE PICADA DE COBRA

O senhor Francisco Luiz Alves, de 74 anos, deu entrada no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em Mossoró, vítima de picada de cobra, na última sexta-feira (04).
O caso ocorreu na zona rural do município de Alto do Rodrigues, no interior do Estado. 
Na tarde de sábado(05), Francisco Luiz não resistiu e veio a falecer naquela unidade hospital.
A família compareceu em Mossoró e realizou todos os procedimentos, para a liberação do corpo para o sepultamento.

SINAL DE UM BOM INVERNO EM 2025

As experiências do homem do campo indicam um bom sinal de inverno para o ano que vem.
De acordo com os mais experientes, os dias 8, 18 e 28 de outubro sendo nublado, é sinal de um bom inverno no ano seguinte. E o dia de hoje está sendo assim, com muitas nuvens. Bom sinal!!

CARANUBAIS/RN: JOVEM MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE DE MOTO AO COLIDIR COM TUBULAÇÕES DA PETROBRÁS

Um jovem morreu neste início de semana (6), após colidir sua moto contra uma estrutura de concreto em uma área de petróleo no município de Carnaubais, região do Vale do Açu. De acordo com informações preliminares da Polícia Militar, a vítima sofreu graves ferimentos ao ficar com a cabeça presa entre tubulações após o impacto, em uma área sob concessão da 3R Petroleum.

O acidente ocorreu por volta das primeiras horas do dia, e a Polícia Militar foi acionada para isolar o local enquanto aguarda a chegada das equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) de Mossoró e da Polícia Civil para iniciar as investigações. Ainda não há detalhes sobre a causa do acidente ou a dinâmica do ocorrido, que resultou em uma tragédia.

A área onde o acidente aconteceu é utilizada para operações de exploração e produção de petróleo, e a colisão contra a estrutura de concreto agravou a situação da vítima, que não resistiu aos ferimentos. A identificação do jovem ainda não foi divulgada pelas autoridades.

As investigações deverão apontar as circunstâncias do acidente e se há relação entre as condições da área e a fatalidade.

*Fonte: João Marcolino

HOJE TEM ATENDIMENTO NA ÓTICA GOMES EM SOLEDADE!!!

Lembrando a todos os clientes que nesta TERÇA-FEIRA, dia 08/10/2024 é dia de atendimento na Ótica Gomes em SOLEDADE.
Das 14:00 às 17:30 horas.
Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossas super promoções ✌🏼😎

NATAL/RN: Engorda de Ponta Negra chega a 15% de execução, diz Semurb

As obras da engorda da Praia de Ponta Negra seguem em andamento e já atingem 15% de execução, segundo informações da Secretaria de Infraestrutura de Natal e Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. O ritmo das obras faz com que a Prefeitura do Natal mantenha o prazo inicial de entregar a obra entre os dias 05 e 20 de dezembro deste ano.

De acordo com informações do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, já foram colocados cerca de 250 mil a 300 mil m³ de aterro, gerando 600m de faixa de areia.

“As obras já avançaram pouco mais de 600m de extensão e estão dentro do prazo esperado para que possamos concluir uma obra entre os dias 05 e 20 de dezembro. É uma expectativa que temos e realmente devemos cumprir esse prazo”, explica Mesquita.

Nas últimas semanas, a Prefeitura do Natal optou por ações emergenciais e pontuais em locais em que a erosão costeira atingiu níveis críticos, como na base de alguns hotéis e em especial no Morro do Careca. Uma dessas ações foi a colocação de sacos de areia na base do Morro. Além disso, a Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal intensificaram a fiscalização para evitar que curiosos subam no morro.

“As pessoas estão respeitando o isolamento. A Guarda está atuando e é importante manter esse distanciamento especialmente que entre 16, 17 e 19 de outubro teremos marés mais fortes e que terão grande impacto nessa estrutura da base do Morro quanto em outras áreas da praia. A obra já demonstra claramente que exerce sua função de proteção contra a erosão costeira neste trecho de 600m que ela foi realizada. Mesmo com a maré alta está tendo um certo distanciamento significativo de 80 a 100m da maré em relação à linha de costa de Natal, mostrando que a médio e longo prazo a alternativa técnica para conter a erosão é o aterro hidráulico”, complementou.

A nova jazida encontrada pela Prefeitura do Natal para viabilizar a engorda de Ponta Negra tem areia suficiente para a execução das obras, tendo pelo menos 1,5 milhão de m³ de areia, quando são necessários 1,1 milhão de m³. A obra tem custos da ordem de R$ 73 milhões.

A engorda
A engorda de Ponta Negra é considerada primordial para a praia, que há anos sofre com a erosão costeira provocada pelo avanço do mar e que tem modificado a estrutura do Morro do Careca, um dos principais cartões postais da capital potiguar, descaracterizando sua paisagem.

Atualmente, em situações de maré cheia, bares, barracas e banhistas ficam praticamente impedidos de frequentar a areia e o mar. Segundo os estudos feitos pela empresa paulista Tetratech, a engorda será feita a partir de um “empréstimo” de areia submersa trazida de uma jazida em Areia Preta para Ponta Negra.

A engorda é, na prática, um aterro que será colocado ao longo de 4 quilômetros na enseada de Ponta Negra. O objetivo final é de que a faixa de areia nas praias de Ponta Negra e parte da Via Costeira seja alargada para até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta.

Um artigo científico produzido por professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apontou que o morro diminuiu 2,37 metros na altura em 17 anos. No levantamento ficou constatado que a altura do Morro do Careca atualmente é de 63,63 metros. Esse número, em 2006, era de 66 metros. Conforme o levantamento, a redução se deve a uma convergência de fatores, entre eles o avanço do mar e a redução da faixa de areia em Ponta Negra, o que faz com que a energia das ondas alcance a base do Morro.