O multiartista Martim Onirismo ministra a oficina de grafite “Do Papel a Lata, da Lata a Reciclagem” em três momentos, dois deles em escolas da rede estadual de ensino e um em seu próprio ateliê. Direcionada para o público em geral, sobretudo jovens estudantes, a ação formativa conta com diferentes linguagens e visa promover a inclusão social, cultural e oportunidade artística, tendo como pano de fundo a sustentabilidade e o empreender na arte.
A primeira atividade aconteceu no dia 8 de agosto, com alunos da Escola Estadual Peregrino Júnior, localizada no conjunto Santa Catarina, Zona Norte de Natal. Em seguida, no próximo dia 23, às 13h, a oficina passa pela Escola Estadual Maria Araújo, no bairro Pium, dessa vez em Parnamirim. Para encerrar, no dia 1° de setembro, a ação educativa será realizada no Ateliê Onirismo, na Rua da Aurora, 68, também em Pium, com vagas limitadas e inscrições via formulário.
O conteúdo, dividido entre roda de conversa para apresentação e contextualização do tema e aula prática, conta com referências de artistas de todo o mundo com destaque para nordestinos e principalmente do Rio Grande do Norte como Sunsarara, Pazciência & Hugh, Nescau, Val, Led, Blue, Erre, Clariá, Lucas Mds, Erva Doce, Pedro Ivo, Doce Freire e Pardal Silva.
De forma gratuita, a iniciativa impulsiona a economia criativa, através do aperfeiçoamento das habilidades dos participantes para estimular o empreendedorismo de produtos e serviços artísticos. A sustentabilidade também faz parte do conteúdo, o artista ensina sua técnica de reutilizar as latas, material utilizado para os trabalhos com grafite, que muitas vezes são descartadas de maneira inadequada, e pode gerar uma possível renda. Além disso, preocupado com acessibilidade, Martim contará com o apoio de intérpretes de Libras durante toda a oficina contribuindo com a inclusão social.
Nascido em Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, o artista vive no Nordeste há 15 anos. Estudou Design Gráfico (UNP), Web Design (Senac), Ilustração Digital (DRC), Curadoria (Fundação Clóvis Salgado) e possui uma ampla carreira nas artes visuais e especialmente nas urbanas. Criou em 2020 um estilo próprio, o ‘Manifesto Onírico’, que mistura a arte popular, o universo dos sonhos e a contemporaneidade. Atualmente desenvolve trabalhos voltados a: Grafite, Pintura, Ilustração, Design, Tatuagem, Cinema, Poesia, Escultura, Instalação, Arte Educação e Curadoria.
“A oficina é uma oportunidade valiosa para os adolescentes, ainda mais os que estão prestes a fazer o Enem, é importante entender que existe um caminho na arte e na cultura. Começo com a história do grafite e apresento a história do Movimento Hip-Hop e seus pilares (Graffiti, DJ, MC, breakdance), destacando referências do Brasil e evidenciando artistas do eixo Nordeste, especialmente de Natal, para que os jovens possam conhecer a produção da cena de arte urbana regional”, ressalta o idealizador do projeto formativo.
O projeto foi contemplado no edital de seleção de projetos multiculturais para formação e qualificação em arte urbana no RN realizado por meio da Lei Paulo Gustavo. Conta com o apoio da Fundação José Augusto da Secretaria de Cultura Estadual, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço:
Oficina “Do Papel a Lata, da Lata a Reciclagem”
Local: Ateliê Onirismo (Rua da Aurora, 68, Pium)
Data: 1° de Setembro, às 13h
10 vagas – via formulário (https://forms.gle/Q457tjosmQM8Ekp49)
*98 FM de Natal
Siga-nos no instagram.com/erivanmorais3/
De acordo com o Diário Oficial do Rio Grande do Norte publicado nesta sexta-feira 16, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização de diversos concursos públicos no estado para o próximo ano.
O Projeto da LDO, que define as metas e prioridades da Administração Pública Estadual para 2025, será encaminhado à Assembleia Legislativa pelo Poder Executivo.
Segundo o documento, estão previstos novos concursos em várias áreas, além de convocações para órgãos com editais ainda vigentes.
Veja abaixo a previsão dos concursos para o RN em 2025:*CGE RN
*SEEC RN
- Concursos RN – Legislativo
*AL RN
- Concursos RN – Administrativo
*Sesap RN
*SUAS RN
*ARSEP
*FAPERN
*Idema RN
*PM RN
*PC RN
*Polícia Penal RN
*CBM RN
*Detran RN
*DPE RN
*Sefaz RN
*Fonte: Agora RN
Morreu, na manhã deste sábado 17 o empresário e apresentador Silvio Santos aos 93 anos. A emissora SBT confirmou a informação por meio das redes sociais. Silvio, que foi uma das maiores figuras da televisão brasileira, estava internado em um hospital particular em São Paulo desde o início do mês.
O apresentador foi internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo no dia 1º de agosto. Segundo a assessoria de imprensa do SBT, a internação tem como objetivo a realização de exames de imagem. Ele já havia sido internado no mesmo hospital em 18 de julho para se recuperar de um quadro de H1N1. Na ocasião, teve alta médica dois dias depois.
Silvio Santos deixa a esposa Íris Abravanel e as filhas Daniela Patrícia, Rebeca e Renata. Também deixa as filhas Cíntia e Silvia do primeiro casamento, com Cidinha, que morreu em 1977.
Silvio Santos
Nascido Senor Abravanel em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, Silvio Santos começou sua carreira profissional como camelô e locutor de rádio. Após servir ao Exército, consolidou sua carreira no rádio e, em 1954, assinou seu primeiro contrato fixo como locutor na Rádio Nacional de São Paulo.
A partir de 1958, Silvio Santos passou a apresentar programas de televisão, iniciando na TV Paulista. Ao longo dos anos 60, apresentou diversos programas em diferentes emissoras, como TV Globo e TV Tupi.
Em 1975, adquiriu o Canal 11 do Rio de Janeiro, que se tornaria a TVS. Em 1981, fundou o SBT, onde o Programa Silvio Santos se tornou um grande sucesso, com quadros que marcaram gerações.
*Agora RN
Explicação para o ataque de abelhas ao ex-presidente Jair Bolsonaro em Macaíba nesta sexta-feira (16)?
E para as abelhas terem atacado apenas o Jair?
Essas abelhas tem partido?
Se tem, certamente são aliadas do prefeito Emídio Júnior e da vice na sua chapa, Carol Barbosa. Aliadas também do deputado Kleber Rodrigues, marido de Raquel.
É que no começo da noite eles encheram as ruas de Macaíba de gente e não apareceu nenhuma abelha para atrapalhar.
FONTE: thaisagalvao.com.br
Em uma noite repleta de emoções, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) celebrou a colação de grau das turmas dos cursos de Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Gestão Ambiental, Serviço Social, Educação Física, Geografia, História, Ciências Sociais, Filosofia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet, e Direito, pertencentes ao semestre 2024.1. O evento, realizado no Requinte Buffet, em Mossoró, marcou o fim de uma etapa significativa na vida acadêmica dos formandos, que agora estão prontos para ingressar no mercado de trabalho e contribuir para a sociedade.
A solenidade foi presidida pela Reitora da Uern, professora Cicília Maia, que, em seu discurso, destacou o papel transformador da Universidade ao longo de seus 56 anos de história. “O mundo está em constante mudança, e nós somos a mudança que o mundo precisa”, afirmou a Reitora. Ela também relembrou que a Universidade não se contentou em ficar restrita a Mossoró, expandindo-se para todo o estado do Rio Grande do Norte, formando, ao longo desses anos, 56 mil profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento.A então graduanda Bianca da Rocha Negreiros, do curso de História, enquanto oradora, emocionou os presentes ao refletir sobre os desafios e aprendizados da jornada acadêmica. “A fé nos manteve firmes nos momentos de dificuldade. Vivenciamos o aprendizado e o crescimento pessoal. Hoje, ao nos tornarmos profissionais, carregamos não só o diploma, mas também responsabilidades. Lembremos que o verdadeiro sucesso não se mede apenas pelas conquistas materiais, mas também pelo impacto que causamos na vida dos outros. Que possamos ser agentes de mudança positiva.”
Danilo Ferreira, agora formado em Filosofia, destacou a importância dos encontros vividos durante os anos de estudo. “Passamos quatro anos de nossa vida caminhando na Universidade, tendo momentos, fazendo partilhas. Como escreve Vinicius de Moraes, a vida é arco de encontro, e nisso, quantos encontros nós tivemos nesta caminhada. A sensação de hoje é de gratidão e de júbilo. O futuro abre muitas portas, e a caminhada continua”.
Erick Henrique, concluinte do curso de Rádio, TV e Internet, expressou sua ansiedade e gratidão. “Estou muito ansioso para o que vai vir. É muita emoção nesse momento, mas primeiro eu só tenho a agradecer à Uern, aos professores, aos colegas que contribuíram durante todo esse tempo para a minha jornada, para a minha caminhada, e desejo sucesso também a todos os meus colegas”.
A paraninfa das turmas concluintes, a técnica-administrativa Emanuelle Roberta da Silva Melo, enfatizou o poder transformador da formação acadêmica. “A formação acadêmica é uma ferramenta poderosa para enfrentar o mercado de trabalho e a vida. A formação da Uern não se limita à sala de aula. . Vocês passaram em projetos de ensino, de pesquisa e de extensões, que contribuiam para a melhor formação possível. Vocês saem daqui preparados para enfrentar um mundo em constante mudança”.
A cerimônia foi encerrada com o tradicional momento em que a reitora conferiu oficialmente o grau aos novos profissionais, que agora estão prontos para exercer suas profissões e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. A noite foi coroada com a entrega dos certificados de conclusão e a homenagem aos concluintes laureados, reconhecendo a dedicação e o empenho acadêmico de cada um.
Confira mais registros do evento neste link.
*Portal da UERN
Lembrando a todos os clientes que ' HOJE ' SÁBADO, dia 17/08/2024 é dia de atendimento na *Ótica Gomes APODI
De 8:00 às 12:00 horas*
*E na Ótica Gomes de
FELIPE GUERRA
de 8 às 12:00 horas*
Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossas super promoções ✌🏼😎
A Uern e o Sebrae-RN vão inaugurar um Laboratório de Inovação, no Campus Mossoró da universidade. A solenidade de inauguração do Social Lab acontecerá na próxima quinta-feira (22), às 19h, na Faculdade de Ciências Econômicas (Facem).
O espaço será um ponto de encontro para o empreendedorismo social e o desenvolvimento de novos negócios de impacto, especialmente voltados para o protagonismo juvenil universitário.
O Social Lab não é apenas um ambiente digital, mas também um espaço físico compartilhado, projetado para receber estudantes presencialmente e estimular cocriações sobre temas como empreendedorismo, inovação, sustentabilidade e novos modelos de negócios.
Aberto a toda a comunidade acadêmica, o laboratório sediará uma variedade de atividades, incluindo palestras, oficinas, hackathons e outras metodologias ágeis, todas voltadas para fomentar o empreendedorismo social e a inovação na academia.
Além disso, o Social Lab oferecerá uma plataforma digital, onde os alunos terão acesso a conteúdos exclusivos, mentorias especializadas e metodologias inovadoras, como o START IDEIAS, que auxiliam na transformação de oportunidades em negócios de impacto.
A inauguração do Social Lab representa um marco significativo na promoção do desenvolvimento sustentável e da inovação na região, reforçando o compromisso da Uern e do Sebrae-RN com a construção de um futuro mais inclusivo, empreendedor e inovador.
*Fonte: Mossoró Hoje