Pesquisar este blog

19 dezembro 2024

SERRA DO MEL/RN: HOMEM É MORTO A TIROS DE ESCOPETA NA VILA BRASÍLIA

Na manhã desta quinta-feira (19), um homem identificado como Dorgin foi morto a tiros próximo a Fazenda Club, na Vila Brasília, em Serra do Mel.

De acordo com informações preliminares, a vítima estava em via pública quando foi surpreendida por criminosos que efetuaram diversos disparos de arma de grosso calibre. Após o ataque, os suspeitos fugiram com destino ainda desconhecido.

O homem não resistiu aos ferimentos e veio a óbito antes da chegada do socorro médico.
A Polícia Militar está no local isolando a área e aguarda a chegada de equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Polícia Civil, que iniciarão as investigações para identificar os autores e a motivação do crime.

*Fonte: O Facho de Grossos

ITAJÁ/RN: MULHER MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE NA BR-304

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (19) de dezembro de 2024, um acidente com vítima fatal na BR-304 no quilômetro 118.

Por volta das 6:30, uma mulher identificada por Angélica Cabral de Macedo, trafegava em uma moto biz de cor laranja placa QGN 2897 licenciamento Itajá de sentido a cidade de Itajá, quando a mesma colidiu com o caminhão ainda não identificado, de acordo com a polícia, com o impacto da batida a vítima morreu na hora.

Uma equipe da polícia militar de Itajá isola a área aguardando uma equipe da polícia rodoviária federal, e uma equipe do instituto técnico científico de perícia Itep, para a remoção do corpo para a sede do órgão em Mossoró.

*Fonte: ItajaTV

WEB RÁDIO NAVIRE: PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA!!!

Ouça todos os dias, WEB RÁDIO NAVIRE! A nova rádio de Apodi! Baixe o aplicativo Rádios Net e ouça!
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-navire/240739

PROGRAMAÇÃO DE HOJE
  • 05h - Forró Pé de Serra
  • 07h - Quinta de Manhã
  • 12h - MPB
  • 13h30min - Quinta de Tarde
  • 16h - Forró da Quinta
  • 19h - Quinta de noite

ANGICOS/RN: TRÊS SUSPEITOS MORRERAM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA; GRUPO É INVESTIGADO POR MONITORAR ROTINA DE POLICIAIS NO RN

Três suspeitos morreram após entrar em confronto com a Polícia Militar em Angicos, na região Central potiguar, nesta quarta-feira (18). Os óbitos foram confirmados ao g1 pela corporação.

O tiroteio aconteceu durante o cumprimento de mandados da operação Lei e Ordem IV, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte no município com apoio da PM e da Polícia Rodoviária Federal.

Segundo o MP, a operação tem objetivo de combater uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas na cidade. O grupo também é investigado por monitorar a rotina de policiais através de áudios, fotos e vídeos em aplicativos de troca de mensagens.

A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão nas residências de suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e formação de organização criminosa.

O MP informou que levantou evidências que corroboram a atuação dos suspeitos.

"Em redes sociais, os envolvidos com os crimes ostentam símbolos característicos da facção criminosa a que pertencem, exibem armas e fazem apologia à atividade ilícita, reforçando os indícios de suas participações em práticas delituosas que comprometem a segurança pública na região de Angicos", informou a corporação.

A operação apreendeu drogas, armas, dinheiro e aparelhos de telefonia celular. O material apreendido será analisado pelo MPRN para tentar se chegar a outros integrantes da organização criminosa e o cometimento de outros delitos.

As quantidades não foram informadas até a última atualização desta reportagem.
Segundo a PRF, junto com o MP, a corporação cumpriu seis mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos. Durante a operação, dois investigados foram presos em flagrante após atirarem contra os policiais no momento em que os mandados eram cumpridos.

Já a PM, além dos três óbitos, confirmou quatro prisões e a apreensão de duas armas calibre 12, uma pistola, dois revólveres e uma espingarda.

*Do G1 RN

Vai à sanção projeto que equipara diabetes tipo 1 a deficiência

O Plenário aprovou nesta quarta-feira 18 o projeto de lei que equipara o diabetes mellitus tipo 1 a uma deficiência para efeitos legais (PL 2.687/2022). A proposta vai à sanção.

Aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no último dia 11, o projeto teve origem na Câmara dos Deputados e prevê que valerão para quem tem diabetes tipo 1 as mesmas regras já previstas para pessoas com deficiência, conforme estabelecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência.

De acordo com esse estatuto, a avaliação para constatar a deficiência é biopsicossocial e deve ser realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que dificulta sua participação na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Na avaliação, o estatuto determina que sejam verificados:os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;
os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;
a limitação no desempenho de atividades; e
a restrição de participação.

Caberá ao Poder Executivo criar instrumentos para a avaliação, da mesma forma como já é previsto para as deficiências.

No Brasil, entre as pessoas com diabetes, estima-se que de 5% a 10% tenham a do tipo 1. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o diabetes tipo 1 “é tratado com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue”.

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) foi o relator do projeto. Ao defender a iniciativa na CAS, ele citou estudo publicado na revista The Lancet, em 2022, segundo o qual um em cada nove brasileiros com diabetes tipo 1 morre por não receber o diagnóstico correto e por não ter acesso ao tratamento com a insulina.

— O projeto faz justiça a famílias pelo Brasil todo. O Brasil tem aproximadamente 600 mil pessoas que sofrem com a diabetes do tipo 1. Nossa expectativa é que essas pessoas tenham finalmente a atenção do estado — disse Alessandro.

Países como Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Alemanha já classificam o diabetes tipo 1 como deficiência. A Federação Internacional de Diabetes estima que o Brasil ocupe o 6º lugar no mundo entre os países com mais pessoas com diabetes no geral e o 3º lugar quando se trata de diabetes tipo 1.

*Fonte: Agência Senado

MOSSORÓ/RN: PADRE FLÁVIO TESTA POSITIVO PARA A COVID-19

A Diocese de Santa Luzia de Mossoró comunica nesta quarta-feira que o vigário-geral e pároco da Catedral, padre Flávio Augusto Forte Melo, foi testado positivo para a Covid-19, após fortes sintomas gripais.
Padre Flávio está em casa, passa bem e recebe constante acompanhamento médico. Deve ficar em isolamento por cinco dias.
Em nota, a Diocese pediu oração pela sua recuperação. Saúde, padre.

HOJE TEM ATENDIMENTOS EM SEVERIANO MELO!!! ATENÇÃO PARA A BLACK DECEMBER ✌️🤓

Lembrando a todos os clientes que nesta QUINTA-FEIRA, dia 19/12/2024 é dia de atendimento na Ótica Gomes de Severiano Melo.
De 8:00 às 12:00 horas.
Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar a nossa BLACK DECEMBER ✌🏼😎

Uern empossa novos servidores das áreas de Libras e saúde mental

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Progep/Uern) deu posse a nove servidores efetivos na tarde desta terça-feira, 17.

São cinco novos instrutores de libras, três intérpretes de libras e uma psicóloga aprovados no concurso público realizado este ano.

Entre os novos instrutores de Libras está Welizangela Moreira de Almeida, que é surda. Ela se diz realizada em passar a integrar os quadros da Uern. “Eu me sinto muito feliz porque eu já tive bastante experiência com o ensino de Libras e o que eu achei mais diferente aqui na universidade é porque a gente tem a valorização desse profissional, da acessibilidade, eles têm essa percepção com a pessoa surda, então é um exemplo”, disse.

“Eu também já atuei em Fortaleza e em outros locais que não tem acessibilidade ou intérpretes, Então é uma coisa muito difícil, mas aqui na UERN eu acredito que vamos um futuro melhor”, complementou.

A nova psicóloga da Progep, Nathalie Andrade, terá a missão de reforçar a equipe que cuida da saúde mental dos servidores da Uern.

“Hoje a gente sabe que a psicologia tem um grande papel de importância dentro dos serviços principalmente quando a gente fala e pensa sobre a saúde do trabalhador, sobre qualidade de vida sobre o servidor e a psicologia vem fomentar e estimular cada vez mais que as pessoas pensem na sua saúde mental”, comentou.

“É importante que as pessoas pensem na sua própria qualidade de vida, pensem no seu ambiente de trabalho, nessa comunicação não violenta, inclusive. E venham para tentar somar e agregar, porque a UERN realmente já tem uma grande estrutura e um projeto com uma extensão para os interiores, que só quando a gente entra é que a gente vê o tamanho da UERN, a importância. E eu tenho só a agradecer por estar aqui participando agora dessa família, entrando, e espero poder contribuir e trazer um pouquinho da psicologia para dentro da UERN”, complementou.

A pró-reitora de gestão de pessoas Izabel Amaral disse se tratar de um momento especial. “É mais um momento especial com a posse de novos servidores para a nossa universidade, um dia de grande alegria. Estamos aqui finalizando o ano não só com o espírito natalino, mas um espírito de renovação Toda vez que chega um servidor nosso, nossas energias se renovam. Estamos fortalecendo a inclusão da nossa instituição, estamos extremamente felizes. Que todos sejam muito bem-vindos.”, avaliou.