A seleção será executada pelo Instituto Consulpam, cujo extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 10. Veja aqui o documento!
De acordo com o documento, a escolha ocorreu por dispensa de licitação e o contrato com a banca foi formalizado na última terça-feira, dia 7, com vigência de um ano.
Com a banca definida e contratada, o próximo passo incluirá reuniões entre a Conab e a instituição para ajustar os últimos detalhes, como a elaboração do edital e a definição do cronograma oficial do concurso.
Até o momento, a companhia não informou prazos para a publicação do edital, início das inscrições ou realização das provas.
O Qconcursos Folha Dirigida entrou em contato com a Conab em busca de mais informações, mas ainda não obteve resposta.
Vale destacar que, desde 2023, a Conab está em negociações com o Governo Federal para viabilizar a realização de um novo concurso público.
Na época, a reportagem teve acesso a um documento em que a companhia informava estar em tratativas com os órgãos responsáveis, mas sem previsão de prazos definidos.
“A companhia deu início às tratativas com o Governo Federal, considerando a necessidade de reposição do quadro funcional. Encontra-se em tramitação nos órgãos competentes o processo para autorização de novo concurso público para recomposição do quadro de pessoal desta estatal”, diz a Conab.
Três meses depois, o diretor-presidente da companhia solicitou uma reunião com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, para discutir a inclusão de recursos para o concurso da Conab, no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO).
Em um documento enviado por meio do ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o diretor destacou que o orçamento previsto na LDO seria insuficiente para recompor as 383 vagas aprovadas pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest).
*Gláucia Lima