Pesquisar este blog

21 agosto 2024

NATAL/RN: Pesquisa Agora Sei mostra que passagem de Bolsonaro por Natal não agregou um real ao palanque da direita e ainda aponta eleição de Carlos Eduardo em 1º turno

Como era de se esperar, a passagem de Jair Bolsonaro por Natal não teve o efeito 'pó royal' no palanque da direita como tentou construir o comandante da campanha de Paulinho Freire para a Prefeitura, senador Rogério Marinho, ao abrir a campanha com a presença do ex-presidente.

A pesquisa Agora Sei, primeira divulgada depois do ataque de abelhas registrado nos arredores de Natal, mostrou que o candidato Carlos Eduardo, que lidera 50 pesquisas consecutivas, continua muito bem, obrigado.

E os números desta terça (20) divulgados pela 94FM, mostram que se a eleição fosse agora, e em se confirmando esses resultados, Carlos Eduardo seria eleito, e mais uma vez para seu currículo, em primeiro turno.

Confira os números que mostram ainda que o ataque de abelhas não atingiu só Jair Bolsonaro, mas derreteu os números do candidato Paulinho Freire, que aparece atrás da candidata Natália Bonavides.
Estimulada

Carlos Eduardo (PSD) 43,3%
Natália Bonavides (PT) 16,6%
Paulinho Freire (União) 15,8%
Rafael Motta (Avante) 4,1%
Nando Poeta (PSTU) 0,3%
Heron (PRTB) 0,4%
Nenhum - 11,5%
Indecisos - 8%

Pesquisa registrada na justiça eleitoral sob número RN-PAE190824

*FONTE: thaisagalvao.com.br

C O N V I T E: A U D I E N C I A P Ú B L I C A S E G U R O H A B I T A C I O N A L

Prezado(a) Mutuário

- 27 DE AGOSTO
- ⁠TERÇA - FEIRA
- ⁠14:00 HORAS
- ⁠ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Auditório Dep. Cortez Pereira

Durante a audiência, serão discutidos os aspectos legais, financeiros e sociais do Seguro Habitacional e Projeto de Lei n. 5464/2023, com a presença de especialistas da área, representantes de entidades governamentais e da sociedade civil, Além da Bancada Federal parlamentar do RN.

Atenciosamente,

ABRADEM - Associação Brasileira de Defesa dos Mutuários do SFH

FECNAT - Federação das Entidades Comunitárias de Natal

FECEB- Federação Estadual dos Conselhos e Entidades de Base.

ELEIÇÕES 2024: JUSTIÇA RECEBE 128 DENÚNCIAS SOBRE PROPAGANDA IRREGURAR EM MENOS DE UMA SEMANA NO RN

A Justiça Eleitoral recebeu 128 denúncias de propaganda irregular na campanha eleitoral de 2024 no Rio Grande do Norte em menos de uma semana, entre a última sexta-feira (16) e as 10h desta quarta-feira (21). Os dados são do aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o sistema foi liberado para os cidadãos na última sexta-feira (16), com o início do período de campanha. Podem ser denunciadas irregularidades na propaganda online e na tradicional.

O Rio Grande do Norte é o quarto do Nordeste com maior número de denúncias enviadas à Justiça Eleitoral pelo aplicativo até esta quarta (21), atrás de Pernambuco (659), Bahia (424) e Ceará (405).

A capital, Natal, é a cidade com maior número de casos, com 15 denúncias, seguida por Currais Novos (14), Apodi e Macau (ambas com 12).

Segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do estado, respectivamente, Mossoró e Parnamirim tiveram 11 denúncias registradas, cada.

Natal – 15
Currais Novos – 14
Apodi – 12
Macau – 12
Mossoró – 11
Parnamirim – 11
São Bento do Norte – 10
Serra Negra do Norte – 7
São Miguel – 6
Severiano Melo – 5
Campo Redondo – 4
Itaú – 4
José da Penha – 4
São Gonçalo do Amarante – 3
Jardim do Seridó – 2
João Câmara – 2
Areia Branca – 1
Assú – 1
Boa Saúde – 1
Lajes – 1
Patu – 1
Upanema – 1

O Pardal é um sistema que possibilita ao cidadão noticiar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público casos de propaganda irregular. Nas eleições municipais de 2020, mais de 2,5 mil denúncias foram registradas no Rio Grande do Norte.

Os números são atualizados a medida que novas denúncias são registradas por meio do aplicativo Pardal, que pode ser baixado nos celulares gratuitamente através do Google Play e App Store. É possível conferir os números em tempo real através do site oficial Pardal Web.

*Do G1 RN

PF afasta diretor de órgão ambiental federal em Mossoró por abastecer veículo particular com dinheiro público

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (21), em Mossoró, uma operação que investiga o uso indevido de cartões de abastecimento de equipamentos do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) por servidores públicos. Segundo as investigações, os cartões foram utilizados para abastecer veículos particulares.

A ação foi batizada de Operação Full Tank.

No âmbito da operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pela 8ª Vara da Justiça Federal em Mossoró, na sede do ICMBio. Além disso, a Justiça determinou o afastamento do chefe da instituição até a conclusão das investigações.

As investigações tiveram início em 2023 e, de acordo com dados preliminares já obtidos, incluindo imagens dos abastecimentos, pelo menos dois servidores do ICMBio teriam utilizado os cartões para fins pessoais. O principal envolvido é o chefe da unidade em Mossoró, que, entre os anos de 2021 e 2024, teria realizado abastecimentos irregulares, que totalizaram mais de R$ 23 mil. Os nomes dos alvos não foram divulgados.

A Polícia Federal segue com as investigações para elucidar todos os detalhes do caso.

*98 FM de Natal

APODI/RN: COEVAP CONVIDA A POPULAÇÃO PARA COMEMORAR O DIA DO EVANGÉLICO

A COEVAP convida a população Apodiense para participar do Dia do Evangélico de Apodi. Dia 30/08/2024.

OLHO D'ÁGUA DO BORGES/RN: Cenpop/MH: Laize 53,33% e Antonimar 36,79%

Com população de 3.907 habitantes (IBGE-2023), o município de Olho D’água do Borges-RN tem 4.800 eleitores, segundo aponta o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Localizado cerca de 100 km de Mossoró-RN, Olho D'Água do Borges é passagem obrigatória para o mossoroense que busca o turismo serrano e histórico nas cidades de Martins e Portalegre, assim como o turismo religioso e de aventura em Patu-RN.

A economia do município é movida pela pecuária e pela agricultura de subsistência

E neste cenário, que o Instituto CENPOP, a pedido do PORTAL MOSSORÓ HOJE, pesquisou junto ao eleitorado de Olho D'Água do Borges, a preferência quanto ao futuro gestor do município. Disputam o posto: Laize Sales, do Partido Progressista, e Antonimar Amorim Carlos, do União Brasil.

ESPONTÂNEA

Na pergunta espontânea, quando o eleitor não é estimulado pelo entrevistador, Laize aparece com 53,33% da preferência do eleitorado, enquanto Antonimar está com 36,79%. Os números apontam que 4,94% não souberam responder e 3,71% disseram que votariam em branco ou nulo.

Os números também mostram que 1,23% do eleitorado votaria em Maria Helena, atual prefeita do município que está finalizando o seu segundo mandato, e consequentemente a impossibilitada de concorrer ao pleito eleitoral em 2024.

ESTIMULADA
Na estimulada, quando o eleitor escuta as opções dos candidatos pelo entrevistado, Laize continua na frente com 56,54% da preferência dos eleitores, já Antonimar está com 39,26%. Apenas 2,72% não soube responder e 1,48% das pessoas relatou que vota em branco ou nulo.

REJEIÇÃO
A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos. Muito à frente dos demais nomes, o candidato Antonimar aparece com 34,57% de rejeição, enquanto Laize surge apenas com 25,93%. Já 15,80% dos eleitores disseram que votam em branco ou em nenhum e 15,05% não souberam responder.

Mais de 50% da população de Olho D’água do Borges, acredita em vitória de Laize
Outro número muito significativo apontado pela pesquisa realizada no município foi em relação à perspectiva de vitória. Conforme os números, 50,12% afirmaram que Laize Sales será a nova prefeita de Olho D’água do Borges independentemente de quem votam e apenas 30,86% acreditam na vitória do outro candidato.

Esse dado foi recebido com muito entusiasmo pela situação, porque confirma que a intenção da população em dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado há oito anos pela atual prefeita Maria Helena.

A pesquisa

A pesquisa foi realizada no último dia 13 de agosto e registrada na Justiça Eleitoral sob o número RN-04569/2024. Ao todo foram entrevistadas 405 pessoas, envolvendo zona urbana e zona rural. A margem de erro da pesquisa varia de 1 a 4,5 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

*Mossoró Hoje