Pesquisar este blog

05 fevereiro 2025

DIREITO: Professores terão direito a 15% de desconto em hotéis

Professores da rede pública e privada de ensino terão acesso a 15% de desconto para a hospedagem em hotéis de todo o país. O benefício será válido tanto para a baixa quanto para a alta temporada, abrangendo acomodações em apartamento duplo com café da manhã e sujeito à disponibilidade. A notícia é do Metrópoles.

Entenda a medida

Os Ministérios do Turismo e da Educação, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), assinaram um protocolo de intenção que oferece 15% de desconto para a hospedagem de professores.

A medida é uma iniciativa de valorização dos profissionais da educação.

Acordo foi firmado nesta segunda-feira (03/02), em Brasília.

Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, a medida reconhece e o papel essencial dos professores ao mesmo tempo que incentiva o consumo de serviços turísticos, fortalecendo a economia local.

“Fazer o professor viajar pelo Brasil não é apenas um reconhecimento, um prestígio, um prêmio a ele pela profissão que exerce, mas fazer as professoras e os professores viajarem pelo Brasil é também um estímulo a essa potente máquina de influência que os professores exercem sobre os seus alunos”, destacou o ministro.

Já o ministro da educação, Camilo Santana, lembrou que o governo federal tem adotado uma érie de iniciativas afim de reconhecer os professores. “O governo federal tem trabalhado para estimular essa cultura de reconhecimento do papel desses profissionais da educação. Com mais essa estratégia, estamos criando alguns mecanismos para valorizar esse profissional tão fundamental na nossa sociedade”, declarou.

Como usar?

Cerca de mil hotéis de todo o país já integrados à campanha. Confira a lista completa aqui.

Para usufruir do benefício, os professores precisarão anexar um comprovante de sua profissão no ato da reserva, podendo ser a carteira de identificação funcional ou o contracheque.

As reservas podem ser feitas até 31 de dezembro de 2025, para uso entre 1º de março deste ano e 31 de março de 2026.

Lançado no dia 14 de janeiro, o programa Mais Professores para o Brasil tem o objetivo de manter os profissionais da educação no ramo e incentivar mais pessoas a aderirem à carreira.

Veja as principais medidas:

Pé-de-Meia licenciatura: após o sucesso da versão desse programa para o Ensino Médio, o governo federal começará a pagar mensalmente R$ 1.050 durante o período de licenciatura dos profissionais.

Prova Nacional do Docente (PND): a partir de agora, será realizado anualmente a PND pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova poderá ser usada por estados e municípios na seleção de docentes.

Bolsa Mais Professores: profissionais de ensino da rede pública estarão elegíveis para receber, todo mês, R$ 2.100 em bolsa quando cursar uma pós-graduação com foco em docência.

Dinheiro e turismo: o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal passarão a disponibilizar um cartão de crédito exclusivo para professores, sem anuidade. Além disso, o Ministério do Turismo fez parcerias para conceder descontos de até 10% em diárias de hotéis.

*Jair Sampaio

POLÍCIA: Homem suspeito de homicídio na Bahia é preso em Mossoró usando documento falso

Um homem de 34 anos, natural de Feira de Santana, no estado da Bahia, foi preso pelo crime de uso de documento falso. Além disso, foi dado cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra ele pelo crime de homicídio. A ação ocorreu nas imediações do centro de Mossoró, após denúncias anônimas informarem que cinco indivíduos estavam comercializando perfumes de procedência duvidosa, possivelmente adquiridos por meio de receptação. Diante das informações, uma equipe da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) foi até o local e conduziu os suspeitos à delegacia para averiguações.

Na delegacia foi constatado que o suspeito estava se passando pelo próprio irmão. Após diligências para a correta identificação, verificou-se ainda que ele era foragido da Justiça baiana pelo crime de homicídio contra um soldado do Corpo de Bombeiros, ocorrido em 2011.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante pelo uso de documento falso, crime previsto no Código Penal, com pena de reclusão de dois a seis anos. Além disso, foi cumprido o mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça da Bahia pelo crime de homicídio.

O homem preso em flagrante e outro dos cinco indivíduos, que não apresentaram documentação adequada, foram encaminhados ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) para os procedimentos de identificação criminal e demais averiguações.

Após as diligências, os envolvidos foram conduzidos ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

*Fonte: SECOMS/Difusora de Mossoró.

ÓTICAS GOMES: SÁBADO(8) TEM TENDIMENTOS EM APODI!!!

Lembrando a todos os clientes e amigos que neste SÁBADO, dia 08/02/2025 é dia de atendimento na Ótica Gomes .

*APODI*
De 8:00 às 13:00 horas
Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossas super promoções ✌🏼😎

Governo cria programa de incentivo à leitura e à escrita na Educação Infantil

O Ministério da Educação divulga portaria que institui o Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

O projeto prevê a participação direta de educadores das redes estaduais e municipais como elaboradores e difusores das estratégias para incentivar leitura, escrita e desenvolvimento das habilidades de comunicação oral das crianças que estudam na rede de Educação Infantil.

As Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), os chamados institutos federais, vão funcionar como uma espécie de núcleo de formação de educadores e espaço de formulação de estratégias.

O programa vai investir na interação entre as crianças e seus educadores, apostando em atividades planejadas que coloquem os participantes em contato com o mundo para além das redes sociais e o universo digital.

A portaria prevê “a garantia de que as crianças na educação infantil vivenciem experiências significativas, planejadas de forma intencional. Essas experiências devem envolver práticas discursivas de oralidade, leitura e escrita, além de análise e reflexão. As práticas devem considerar as interações e brincadeiras, que são eixos estruturantes do currículo da educação infantil”.