Pesquisar este blog

01 outubro 2024

PROFESSORA JOCILENE GURGEL NA PREMIAÇÃO DA 18ª OBMEP

Participando da cerimônia de premiação da 18° OBMEP em Natal - 2024.

Policial penal condenado por crime de tortura é preso por decisão da justiça em Mossoró

Polícia
O policial penal, Francisco Giovanni de Souza Gonçalves, de 38 anos, foi preso, na manhã desta terça-feira 01 de outubro de 2024, no bairro Nova Betânia, em Mossoró no Oeste Potiguar.

Contra ele havia um mandado de prisão definitiva por sentença condenatória transitada em julgado, expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró.

O PP foi condenado a cumprir pena de 5 anos, 2 meses e 12 dias, por um crime de tortura. de acordo com a polícia, o crime teria sido cometido no presídio localizado na cidade de Mossoró, onde ele atuava.

O mandado de prisão foi cumprido por volta das 06h30min, na casa dele pela própria polícia penal estadual. Segundo o delegado de plantão Luís Antônio, o policial foi levado até a delegacia para realização dos procedimentos legais.

Em seguida, foi encaminhado para exame de corpo de delito no Itep, e posteriormente, conduzido para o presídio da cidade de Ceará-Mirim, onde deverá iniciar o cumprimento da sua pena, em regime fechado.

*Fim da Linha

Brasil espera repatriar até 240 brasileiros no Líbano até o fim desta semana, diz chanceler

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou, nesta segunda-feira (30), que o governo federal espera repatriar até 240 brasileiros no Líbano até o fim desta semana. A declaração foi feita durante agenda do chanceler na Cidade do México.
Segundo Vieira, a operação está sendo coordenada pelos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, com participação da Força Aérea Brasileira (FAB).
“Estamos, então, esperando para os próximos dias. Acredito que até o final de semana já tenhamos o primeiro voo realizado”, afirmou.
Segundo o ministro, o primeiro voo deve ter até 240 pessoas, já que esta é a capacidade de passageiros do avião. No entanto, haverá outros voos “na medida da necessidade”. Vieira também disse que haverá uma fila de prioridades nos voos.

*CNN Brasil

Uern sai em defesa de proteção para líder indígena

O cacique Luiz Katu, liderança indígena de destaque no Rio Grande do Norte, foi agraciado com o título de Professor Honoris Causa da UERN, durante assembleia universitária ocorrida na sexta-feira (27), em Mossoró. Vítima de ameaças por sua luta, o cacique recebeu o apoio da universidade, por meio da Reitora Cicília Maia.

Em seu discurso, Cicília Maia destacou o papel do homenageado na luta indígena e convocou a sociedade a se engajar nesta causa.

“Daqui, desta assembleia, deixamos um recado: a Uern e toda sua comunidade seguirá firme na defesa, proteção e apoio à causa indígena, seja aqui no Rio Grande do Norte ou em qualquer lugar do Brasil. A luta de Luiz Katu, de Lucia Paiacu, e das demais lideranças indígenas não deve ser somente deles. Precisamos nos fazer parte e estar em permanente defesa da causa e dos povos originários, dispostos a lutar com eles por um mundo mais justo e igualitário. Daqui desta assembleia, reafirmamos, Luiz: o Rio Grande do Norte é terra indígena e estaremos com vocês nesta luta permanentemente”, destacou a reitora.

Recentemente, o Ministério Público Federal recomendou à Funai celeridade no processo de reconhecimento de terra onde vive a comunidade Katu e destacou os riscos e ameaças que o cacique tem sofrido durante esta luta.

Na assembleia da UERN, durante a entrega o título, a atuação de Luiz Katu foi evidenciada.

“O Cacique Luiz Katu, uma das mais importantes lideranças indígenas do estado, recebe o título de Professor Honoris Causa. Defensor incansável dos direitos dos povos indígenas, o Cacique Katu é um guardião da cultura e da história dos Potiguara do Katu. Sua atuação firme na proteção do território indígena tem resultado em ameaças constantes à sua vida, mas ele continua sua luta contra a retirada ilegal de madeira e a destruição ambiental em terras indígenas. Sua resistência é um exemplo de coragem, e sua defesa dos direitos indígenas é essencial para a preservação das culturas originárias. Hoje, a Uern reconhece sua sabedoria e lhe concede este título”, ressaltou Cicília Maia.

*Saulo Vale 

CONVITE MISSA DE 7º DIA, SEXTA-FEIRA NA IGREJA MARIZ, ÀS 8 HORAS DA MANHÃ

É AMANHÃ! VIGÍLIA DO TOURO!!

É a Vigília do Touro 🐂
QUARTA-FEIRA
02 de outubro
A partir das 18 h

📍 Concentração:
Rua Joaquim Teixeira de Moura
Está chegando a hora da tão sonhada mudança!
O Touro vem com a força do povo pra chegar e Resolver ✌️🐂
Você não pode ficar de fora dessa mudança, venha festejar conosco!

ASSU/RN: COLISÃO ENTRE DOIS VEÍCULOS DEIXA TRÊS FERIDOS NA BR-304

Na manhã desta terça-feira, 1º de outubro de 2024, por volta das 05h30, uma colisão envolvendo dois veículos deixou três pessoas feridas na BR-304, após o trevo da cidade de Paraú. Os veículos envolvidos foram uma Saveiro branca e uma Pampa. De acordo com relatos, um dos veículos teria invadido a contramão, resultando no acidente.
Entre os feridos, está Alberto Freito, de 80 anos, que ficou preso às ferragens e foi retirado com a ajuda de populares, sendo posteriormente levado à UPA do Alto São Francisco. Além disso, as vítimas foram atacadas por abelhas enquanto aguardavam socorro.
Outras duas pessoas, com queixas de dores no tórax, foram encaminhadas ao Hospital Tarcísio Maia para uma avaliação mais detalhada, após serem atendidas por equipes do SAMU. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para realizar a perícia e preencher o Boletim de Ocorrência de Trânsito (BOT).

*Assu Notícia

GYLIARD OLIVEIRA CHEGA A RETA FINAL DA CAMPANHA COM ADESÕES DIARIAMENTE

MUITAS ADESÕES CHEGANDO NESSA RETA FINAL 5️⃣5️⃣❤️ 
Começando a semana com adesões e o povo mostrando que quer alguém pra chegar e resolver.
Assim é a campanha do Touro 🐂 5️⃣5️⃣❤️

Eleitor que não votar no primeiro turno tem 60 dias para justificar

Os eleitores que não comparecerem às urnas no próximo domingo (6) terão prazo de 60 dias para justificar ausência. A justificativa é necessária porque o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.

No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia do pleito. A justificativa também pode ser feita após as eleições.

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor use preferencialmente o aplicativo para fazer a justificativa. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Apple e Android até sábado (5), na véspera do pleito. No dia da eleição, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade. O acesso será retomado na segunda-feira (7).

Ao acessar o e-Título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será direcionada a um juiz eleitoral. O eleitor também deverá pagar a multa estipulada pela ausência nos turnos de votação. Cada turno equivale a R$ 3,51 de multa.

A data limite para justificar a ausência no primeiro turno é 5 de dezembro de 2024. No segundo turno, o prazo termina em 7 de janeiro de 2025.

Punição
Deixar de votar e justificar nos dois turnos acarreta duas faltas. A partir da terceira ausência sem justificativa, o eleitor é considerado faltoso e pode ter o título cancelado para as próximas eleições. Os eleitores que estão no exterior não votam, portanto, não precisam justificar.

A restrição no título cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula de escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após prestar concurso.

Voto em trânsito
Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro não poderão votar e devem fazer a justificativa. A restrição ocorre porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingir mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

*Fonte: Agência Brasil

HOJE TEM ATENDIMENTO NA ÓTICA GOMES EM APODI

Lembrando a todos os clientes que nesta TERÇA-FEIRA, dia 01/10/2024 é dia de atendimento na Ótica Gomes Apodi.
De 8:00 as 12:00 hs.
Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossas super promoções ✌🏼😎

Indústria da fruticultura e a agricultura familiar engrossam doações do Mesa Brasil

Com uma doação diversificada de frutas produzidas pela indústria de fruticultura do Rio Grande do Norte, bem como alimentos produzidos pela agricultura familiar, as doações do Mesa Brasil Sesc no Estado são feitas por várias empresas e órgãos governamentais, possibilitando arrecadações múltiplas e de qualidade para as instituições beneficiadas. Em 20 anos de atividades, o programa mantido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio-RN), já arrecadou e distribuiu mais de 25 milhões de quilos de alimentos.

Segundo dados do Mesa Brasil enviados à TRIBUNA DO NORTE, entre os 10 maiores doadores da história do programa no Rio Grande do Norte, oito deles são fazendas, um supermercado e por fim, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que lidera o top-10 das doações com 3.302.201,63 de quilos de alimentos doados. No caso da Conab, a totalidade dos alimentos é adquirida através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), sendo 100% dos itens comprados de agricultura familiar. Em 2023, foram doados 20.419 quilos de alimentos pela Conab-RN.

“Esse alimento que compramos ele vai, através de doação, para as entidades da rede socioassistencial. A Conab fomenta a produção, organiza as cooperativas e associações, compra esse produto e precisa escoá-lo. As doações vão para CRAS, escolas, igrejas, maternidades. O Sesc com toda sua experiência de logística e estrutura para poder fazer esse alimento sair da fazenda diretamente para a mesa das pessoas que precisam, isso facilita bastante essa parceria que possuímos: Conab/cooperativas fornecendo e o Sesc recebendo. É uma parceria de sucesso. Ninguém faz nada sozinho”, explica o superintendente regional da Conab-RN, Arruda Júnior.

Uma das fazendas com mais doações no Estado é a Agrícola Famosa, tendo doado 609.567,00 quilos de alimentos, segundo dados do Mesa Brasil Sesc RN. Entre as doações estão principalmente frutas como melão e melancia, principais produções da fazenda, que é uma das maiores produtoras e exportadoras do RN. Segundo o gerente de Recursos Humanos da Agrícola Famosa, Gerson Dantas, a logística para arrecadação é semanal, com cerca de 4 a 8 toneladas de doações por semana. A Famosa participa do programa desde 2007, tendo iniciado as doações no Mesa Brasil Sesc do Ceará e posteriormente entrando no RN.

“Semanalmente, o Mesa Brasil entra em contato conosco e organizamos em quais fazendas eles farão a coleta, que é de melão e melancia de diversas variedades, carros chefe do que produzimos. O mercado europeu é muito exigente com relação a qualidade. Quando falamos de qualidade está ligado ao layout da fruta, a aparência externa dela. A fruta que não vai para a Europa é a que direcionamos para a doação, sendo a mesma que comercializamos no mercado nacional. São frutas que, em termo de sabor e qualidade no geral, é a mesma que compramos no supermercado”, explica.

Luciano Morais, gerente de Produção da Fazenda Finobrasa, explica que o desperdício sempre foi um incômodo. “Sabíamos que a destinação dessa fruta podia ser mais nobre, como por exemplo, doações a creches e orfanatos. Foi com esse espírito que adotamos a parceria com o Mesa Brasil, que tem feito um papel excelente e muito importante na assistência as pessoas mais necessitadas”, destaca.

A empresa, que é um braço do Grupo Vicunha, voltado para produção de frutas tipo exportação, especialmente, manga e uva nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, foi a maior doadora em 2023, com mais de 116 mil quilos de alimentos entregues ao Mesa Brasil. “Esperamos que nossas doações ajudem, de forma anônima, a aliviar a fome de muitas pessoas e, através desse gesto, substituir a palavra desperdício dos nossos indicadores, por solidariedade”, comenta Luciano Morais.

Anualmente, são produzidas nas fazendas da empresa mais de 15 mil toneladas de manga, com destaque para Fazenda Ubarana em Ipanguaçu-RN, que responde por mais de 50% dessa produção. A fruta descartada para exportação também é vendida no mercado interno, principalmente nos Ceasa de Natal, Recife e Fortaleza, e para fruteiros que abastecem feiras livres e pequenos comércios locais.

Segundo o diretor de Programas Sociais do Sesc-RN, Ivanaldo Júnior, as parcerias feitas com supermercados, fazendas e instituições que repassam alimentos são fundamentais para que o programa alcance números expressivos. O Mesa Brasil possui parcerias ainda com produtores de eventos, corridas, campeonatos de futebol e shows, gerando todo um ecossistema de doações e arrecadações.

O presidente do Sistema Fecomercio-RN, Marcelo Queiroz, aponta que o Mesa Brasil Sesc possui toda uma estrutura preparada e qualificada para trabalhar na arrecadação, seleção e distribuição de alimentos, de maneira que cada instituição beneficiada receba as quantidades e as doações de maneira adequada para a sua realidade.

“Temos carros e caminhões que estão sempre à disposição, e equipes treinadas para buscar e selecionar os alimentos. Uma determinada fazenda que deixa de exportar uma fruta, por causa de 1cm fora do padrão, precisa desocupar o espaço, se não tiver quem vá buscar, ele vai descartar. Então estamos lá fazendo essa colheita e entregando no tempo mais rápido possível para esse produto não deteriorar”, explica Marcelo Queiroz.

Para doadores, apoio logístico desafoga equipes
Para muitos doadores, o apoio logístico do programa Mesa Brasil é, além da garantia de que os alimentos arrecadados vão chegar ao destino adequado, uma forma de não sobrecarregar suas equipes. O Corpo de Bombeiros Militar tem feito doações robustas para o Mesa Brasil, através do projeto Caminhada da Mãe Potiguar, realizado anualmente no mês de maio. Só no ano passado foram 9.282 quilos de alimentos doados, segundo levantamento do Sesc-RN, e não fosse a estrutura do Mesa Brasil não alcançaria a mesma dimensão.

“Esse apoio logístico de caminhões e de profissionais do Mesa Brasil é fantástico, é extraordinário, senão eu teria que tirar nossos militares do operacional para fazer esse serviço. Com o programa, eu mantenho o nosso efetivo operacional onde ele deve estar, que é no atendimento ao socorro e à urgência, e a equipe do Mesa Brasil faz esse trabalho, digamos, da área administrativa, da área logística, que é a arrecadação desses alimentos, o que é formidável”, afirma o tenente-coronel Cristiano Couceiro, coordenador da caminhada Mãe Potiguar.

O Corpo de Bombeiros possui uma parceria com o Mesa Brasil há cerca de 10 anos. “Nós entendemos que dessa forma, além de dar o maior dinamismo e organização na coleta desses alimentos, nós temos a confiabilidade do selo Mesa Brasil e do Sistema Fécomércio, de que esses alimentos de fato irão para quem está mais precisando”, avalia.

Ele considera importante o amplo cadastro de instituições carentes do Mesa Brasil, desde instituições que envolvem crianças, pessoas especiais até idosos. “Algo que eu destaco no Mesa Brasil é o cuidado que a equipe tem em coletar todos esses materiais e selecionar esses alimentos que são recebidos, porque eles conseguem fazer uma contabilidade rápida e ágil, verificando para a gente a questão das validades dos alimentos, e dando um melhor direcionamento a esses alimentos. Eles conseguem selecionar o valor nutritivo do alimento mais adequado para cada instituição”, afirma.

*Ícaro Carvalho - Tribuna do Norte