Pesquisar este blog

06 maio 2024

Renato Gaúcho é resgatado após ficar ilhado em hotel no Rio Grande do Sul; veja vídeo

O técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, foi resgatado nesta segunda-feira após ficar ilhado em um hotel de Porto Alegre por causa das fortes chuvas que deixaram boa parte do estado do Rio Grande do Sul alagada. O momento foi compartilhado pela filha do treinador, Carolina Portaluppi, nas redes sociais.

A influenciadora destacou o alívio por ter tido notícias do pai. “Tô postando aqui meu pai porque eu estava tão angustiada que não queria compartilhar com vocês o que estava sentindo! Deus, obrigada”, escreveu Carolina.
“Não estou em contato com ele porque ele está sem telefone. Obrigada quem está me dando notícias por aqui”, disse ela. Na noite de domingo, Carolina chegou a dizer que Renato Gaúcho estava bem, mas ilhado no hotel onde mora, sem energia elétrica e com pouca bateria no celular.

As enchentes no Rio Grande do Sul já deixaram mais de 80 mortos e 100 pessoas estão desaparecidas, além de milhares de desabrigados. Por causa do desastre climático, jogos que envolvam as equipes do estado foram adiados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Conmebol.

Fonte: Estadão

MOSSORÓ/RN: POLÍCIA AMBIENTAL AUTUA QUATRO PESSOAS POR MANTER AVES SILVESTRES EM CATIVEIRO

Policiais Militares da Terceira Companhia de Policiamento Ambiental (3ª CPamb) apreenderam neste fim de semana em Mossoró, na região Oeste Potiguar, 30 aves silvestres mantidas em cativeiro. (gaiolas)
As aves foram apereendidas em diferentes endereços na cidade. Ao todo quatro homens foram autuados por crime ambiental. Contra eles foram confeccionados Termo Circunstancial de ocorrência (TCO).
Os procedimentos foram lavrados pelos próprios policiais ambientais e serão encaminhados aos órgãos competentes para medidas administrativas e criminais cabíveis.
O art. 29 da lei de crimes ambientais nº 9.605/98 tipifica como CRIME a criação de animais silvestres sem licença do órgão ambiental competente.

*Fim da Linha

Lula anuncia decreto para acelerar repasse de verbas para o Rio Grande do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (6) um projeto legislativo para acelerar o repasse de verbas para o Rio Grande do Sul, estado assolado por fortes chuvas e enchentes.

O texto do decreto enviado por Lula, que terá de ser aprovado por Câmara e Senado, reconhece “a ocorrência do estado de calamidade pública em parte do território nacional, para atendimento às consequências derivadas de eventos climáticos no Estado do Rio Grande do Sul”.

Pela proposta, a União fica autorizada fazer despesas e renúncias fiscais em favor do Rio Grande do Sul sem precisar cumprir regras sobre limite de gastos.

Lula assinou o ato durante uma reunião no palácio do Planalto para discutir socorro ao Rio Grande do Sul. Estavam presentes também o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, e ministros do governo.

Nós vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance pra que a gente contribua com a recuperação do estado do Rio grande do Sul, com a melhoria da vida das pessoas, e facilitar naquilo que a gente puder facilitar, obviamente que dentro da lei, a vida do povo gaúcho. Então eu vou assinar aqui a mensagem, e esse é o primeiro de um grande número de atos que nós vamos fazer em benefício dos nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, afirmou Lula.

O estado enfrenta as consequências de mais de uma semana de chuvas que transbordaram rios, alagaram cidades, destruíram parte de rodovias e mataram, até esta segunda, mais de 80 pessoas.

Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, não é possível ainda ter o custo para reconstruir o estado, já que ainda há áreas alagadas.

Mais cedo, o ministro da Integração Regional, Waldez Goés, estimou que será necessário cerca de R$ 1 bilhão somente para recuperar as rodovias gaúchas.

Qual é a solução legislativa em discussão
A discussão no momento no governo e no Congresso é qual será o desenho legislativo para possibilitar que, dentro da lei, o governo repasse verbas de forma rápida para o Rio Grande do Sul e sem ferir as regras do arcabouço fiscal, que preveem limite de gastos da União.

Segundo o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (AP), o Planalto defende o seguinte caminho para respeitar a legislação fiscal e viabilizar o socorro financeiro:
  • Aprovação pelo Congresso de um decreto legislativo que reconhece a situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul;
  • Aprovação pelo Congresso de um projeto para modificar os gastos previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias e flexibilizar os limites de despesas;
  • Aprovadas as ações anteriores, o governo então editaria de uma medida provisória que abre crédito extraordinário e libera o envio do dinheiro para o Rio Grande do Sul.
O crédito extraordinário é uma autorização para que o governo use recurso adicional para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública. Esse crédito é criado por meio de medida provisória e precisa de aprovação do Congresso Nacional.

O entendimento no Planalto é de que a legislação atual – Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e arcabouço fiscal – tem previsão de flexibilizar regras fiscais no caso de calamidade pública reconhecida pelo Congresso Nacional.

*Fonte: G1

TEMPORAIS NO RS: SOBE PARA 83 O NÚMERO DE MORTOS APÓS ENCHENTES QUE ATINGE O ESTADO

O número de mortos em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 83, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (6).
São investigadas outras 4 mortes. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.
Conforme o levantamento da Defesa Civil, são 141,3 mil pessoas fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850 mil pessoas.
A previsão de chuva para a partir da metade desta semana em áreas já castigadas por temporais volta a deixar o estado em alerta.
De acordo com a Climatempo Meteorologia, o avanço de nova frente fria volta a provocar aumento nas condições de pancadas fortes de chuva. A possibilidade de aumento do frio pode dificultar os resgates.
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. Em medição realizada às 5h15 desta segunda-feira (6), o patamar estava em 5,26 metros. O limite para inundação é de 3 metros.

DRA. MARIA INOCÊNCIA ATENDE TODAS AS QUINTAS NA CLÍNICA LUMA MARTINS EM APODI

NOTA DE FALECIMENTO E CONVITE SEPULTAMENTO

Os familiares da pequena Yasmim Vitória Alves Torres comunicam o seu falecimento. 
Seu corpo está sendo velado na rua Sabiá, bairro Bacurau 1 e o sepultamento está previsto para acontecer logo mais às 16h30min no Cemitério Parque da Saudade.
Desde já a família agradece a todos que comparecerem a esse ato de fé e solidariedade humana.
Nossos pêsames a todos os familiares!

TIMBAÚBA DOS BATISTAS/RN: EX-PRESIDIÁRIO DE 55 ANOS É MORTO A TIROS NA CASA DA MÃE

O ex-presidiário Isaac Medeiros da Silva, de 55 anos, acaba de ser assassinado a tiros na cidade de Timbaúba dos Batistas, onde residia.
De acordo com informações, o suspeito de atirar acertou a vítima pelo menos sete vezes, de pistola, e fugiu a pé.
O calibre e a motivação do crime ainda estão sendo levantadas pelo Itep e Polícia Civil, respectivamente. A Polícia Militar isola a área de crime.
Isaac foi morto na casa da mãe. Ele era tornozelado e tinha vários crimes na sua ficha, inclusive três homicídios e uma tentativa de homicídio.

Associação Brasileira de Defesa dos Mutuários do Sistema Financeiro de Habitação (ABRADEM)

Conheça um pouco sobre nós:

1️⃣ Associação Brasileira de Defesa dos Mutuários do Sistema Financeiro de Habitação (ABRADEM): somos uma entidade sem fins lucrativos que defende os direitos e garantias dos mutuários do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

2️⃣ Fundação: a associação foi fundada em 08 de fevereiro de 2011 na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

3️⃣ Objetivo: a ABRADEM atende ao anseio do movimento nacional de luta dos mutuários pela Moradia Digna.

4️⃣ Desafios: auxiliar os mutuários que enfrentam as consequências dos danos estruturais causados pela má construção e falta de fiscalização dos órgãos gestores do SFH em todo o Brasil.

5️⃣ Foco: concentramos nossos esforços na defesa dos direitos dos mutuários do SFH e na busca por melhores condições habitacionais para todos eles. 🏡

RENÁRIO FORROZEIRO, 11 DE MAIO NO DISTRITO DE CÓRREGO!!!

Começa hoje o Fórum Amazônico de Direito Processual; Evento terá palestra do Conselheiro Federal da OABRN Sildilon Maia

O Fórum Amazônico de Direito Processual teve a sua primeira edição no ano de 2016, o mesmo ano em que o novo ordenamento processual civil entrou em vigor, demonstrando a necessidade de avanços no estudo da seara processual.
Este ano o evento ocorrerá nos dias 06 e 07 de maio de 2024 na Sede da Seccional da OAB em Rondônia, com o intuito de promover um amplo debate sobre todas as áreas do direito processual e seus diversos impactos em todas os ramos do direito.
Serão mais de 90 debatedores, palestrantes ou mediadores em 2 dias de programação com 6 turnos de evento, computando um total de 40 horas aula de certificado para os participantes do Fórum Amazônico.
Um dos palestrantes/mediadores é o Conselheiro Federal pela OAB-RN, Dr. Sildilon Maia do Nascimento.
O evento terá programação em 3 ambientes, divididos entre palestras, mesas de debates e cursos.
Saiba mais, aqui.

*Jair Sampaio

JOSÉ DA PENHA/RN: ENTREGADOR DE AÇAÍ MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE DE MOTO NA BR-405

Um jovem, identificado como João Paulo, morreu após um acidente ocorrido neste domingo (05) no KM 175 da BR-405, próximo ao Posto de Combustível BG, no município de José da Penha.
A vítima estava trabalhando como entregador e fazendo entregas de açaí. Segundo informações, a vítima acabou perdendo o controle da moto e saiu da rodovia, caindo nas margens da BR. João Paulo não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
A Polícia Militar e a equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foram acionados para atender a ocorrência.

*Informações do Novo Notícias

Internado em Manaus com infecção de pele, Bolsonaro deve ser transferido hoje para hospital em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ser transferido nesta segunda-feira para Brasília, segundo informou o filho dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Bolsonaro chegou a permanecer no hospital em Manaus (AM) entre sexta-feira e sábado, para tratar de um quadro de erisipela. Menos de 24 horas após receber alta, ele voltou a buscar atendimento médico.

“Meu pai passa bem, já reage bem aos antibiótico e hoje deve ser transferido para Brasília” publicou Eduardo, agradecendo o advogado e ex-ministro do pai, Fabio Wajgarten, por cuidar da logística.

Bolsonaro viajou à capital amazonense para um evento do PL Mulher, presidido por Michelle. Ele foi levado às pressas para um hospital na sexta-feira, e recebeu alta no dia seguinte. Na saída do hospital, no sábado, o ex-presidente afirmou não ter dormido na noite anterior e que sua família não queria que ele viajasse.

No domingo, Bolsonaro retornou ao hospital por apresentar dores abdominais e para observar o quadro clínico. “O ex-presidente retornou ao hospital para continuar a medicação e permanece em observação para melhor evolução do quadro clínico”, escreveu o deputado federal Capitão Alberto Neto.

Erisipela é uma infecção na pele causada por bactérias que penetram por ferimentos, principalmente nas pernas. Bolsonaro também teve desidratação, mas passa bem, segundo seus auxiliares.

O governador de Amazonas, Wilson Lima, foi visitar o ex-presidente. “Deixei nossa equipe à disposição para ajudar no que for necessário. Ele afirmou que está bem e daqui a pouco já está 100%”, disse o governador sobre o encontro.

*Com informações O Globo

RN tem volume de chuvas 34% acima do esperado nos primeiros 4 meses do ano, diz Emparn

O Rio Grande do Norte teve, entre os meses de janeiro a abril deste ano, um volume de chuvas 34% acima do esperado para o período, segundo o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

A análise foi divulgada neste domingo (5) pela empresa, após o fechamento dos dados do mês de abril (veja mais abaixo)

Nos primeiros quatro meses do ano, choveu 643,8 milímetros em média no Rio Grande do Norte. O esperado, segundo a Emparn, era 477,8 mm.

As regiões com maiores acumulados entre janeiro e abril foram:

Oeste Potiguar, com 709,7 mm

Central Potiguar, com 658,1 mm,

Leste Potiguar, com 650 mm,

Agreste Potiguar, com 557,2mm

Abril: 17% acima do esperado

O mês de abril terminou com uma média de chuvas 17% acima do que era esperado, de acordo com a Emparn. O estado fechou o mês com 194 mm de volume acumulado de chuva - acima dos 164,8 mm esperados.

A empresa informou que a média ficou acima em todas as regiões do Rio Grande do Norte, mas que as regiões Agreste, com volumes 36,6% acima da média, e Leste Potiguar, com 25,7%, foram as mais chuvosas do período.

As médias de chuva, por região, foram:

Agreste Potiguar, com 181,6 mm

Leste Potiguar, com 246,1 mm

Oeste Potiguar, com 194 mm

Central Potiguar, com 154,2 mm

As chuvas acima do esperado culminaram com a sangria de alguns açudes no interior do Rio Grande do Norte, incluindo Gargalheiras, que não sangrava há 13 anos.

A capítal Natal choveu 284,8 mm em média no mês de abril. Outros municípios mais chuvosos no período, por região, foram:

no Agreste Potiguar - Campo Redondo, com 332,6 mm

no Oeste Potiguar - Martins, com 345,5 mm.

no Leste Potiguar - Nísia Floresta, com 255,2 mm, e São Miguel do Gostoso, com 241,8mm.

Segundo o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) foi o principal sistema de meteorologia causador das chuvas no período.

Ele destacou o aumento aconteceu pela ZCTI "associado ao aquecimento do oceano Atlântico - com temperaturas entre 1ºC e 2°C acima da média - aumentando a umidade que avançou para o território e favoreceu a formação de nuvens de chuvas”.

Maio: qual a previsão?

A previsão para o mês de maio é de continuidade de chuvas em todo território potiguar, segundo a Emparn. O volume mínimo esperado para o estado é de 108,7 mm.

Por região, os volumes esperados são:

Leste Potiguar- 171,1 mm

Oeste Potiguar- 101,4 mm

Agreste Potiguar- 91 mm

Central Potiguar- 71,5 mm

Previsão da semana

A Emparn também divulgou a previsão do tempo para esta semana:

Segunda-feira (06/05) - Céu parcialmente nublado com chuvas no Leste potiguar. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.

Terça-feira (07/05) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

Quarta-feira (08/05) - Céu parcialmente nublado com chuvas no Leste potiguar. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.

Quinta-feira (09/05) - Céu parcialmente nublado com chuvas na região de Mossoró. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.

Sexta-feira (10/05) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

Sábado (11/05) - Céu parcialmente nublado com chuvas na região de Mossoró e Vale do Açu. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.

Domingo (12/05) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

*VNT