Nesta quinta-feira,18 de julho 2024, a comissão de estudo para projeto de criação das possíveis novas dioceses está reunida, pela primeira vez, no Educandário Nossa Senhora das Vitórias, mais conhecido como Colégio das Irmãs de Assu (RN), município que pode ser a sede de uma delas.
Essa comissão tem a tarefa de estudar a realidade geográfica, pastoral, religiosa e outras, com vista à elaboração de um projeto que possa subsidiar e orientar conclusões a respeito da eventual criação das duas dioceses, com sedes em Assu (RN) e Santa Cruz (RN). O processo segue várias etapas, envolvendo a Nunciatura Apostólica até conclusão final no Vaticano. Participam da reunião representantes da Arquidiocese de Natal e Diocese de Mossoró.
*Rural de Mossoró
Os fãs daquele cafezinho quentinho durante o expediente vão amar essa notícia. Uma pesquisa realizada pela Universidade Soochow, na China, afirma que trabalhadores que passam ao menos seis horas por dia sentados em seus escritórios podem reduzir em até 33% os riscos de morte prematura se beberem de duas a três xícaras de café durante o trabalho.
Os cientistas apontaram que os efeitos anti-inflamatórios do café podem contribuir para neutralizar os riscos de passar horas sentado todos os dias. “O café é rico em substâncias bioativas e há provas crescentes de que pode reduzir a mortalidade por doenças crônicas devido às suas propriedades poderosas”, disseram os pesquisadores.
Ficar muitas horas sentado pode provocar uma inflamação generalizada nos principais órgãos e tecidos do corpo, causando danos sérios à saúde. Isso pode deixar o metabolismo mais lento e prejudicar a capacidade do corpo de controlar o açúcar no sangue, a pressão arterial e a quebra de gordura.
O estudo analisou dados de estilo de vida recolhidos em mais de 10 mil adultos nos EUA durante um dez anos. No questionário, os voluntários revelaram quantas horas por dia passavam sentados e sobre o consumo diário de café.
Os resultados, publicados na revista BMC Health, mostraram que aqueles que ficavam sentados seis horas ou mais, mas consumiam de dois a três cafés por dia, tinham um terço menos probabilidade de morrer de qualquer doença durante a década em que foram acompanhados.
*Difusora de Mossoró
A 80 dias para as eleições municipais, o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) lidera a corrida pela Prefeitura do Natal com 36,13% das intenções de votos, conforme pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto EXATUS, a pedido do jornal AGORA RN. Esse percentual é quase equivalente à soma das citações dos outros cinco pré-candidatos à Prefeitura Municipal, que juntos alcançaram 38,52% das intenções de voto.
Em segundo lugar no cenário estimulado – quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores consultados -, aparece o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), com 19% das citações, seguido pela deputada federal Natália Bonavides (PT), com 12,38% e o ex-deputado federal Rafael Motta (Avante), mencionado por 5,13%.
Camila Barbosa (Psol) foi citada por 1,63%; Nando Poeta (PSTU), por 0,38% e Heró (PRTB), por 0,13%. Dos 800 eleitores consultados pelo Instituto EXATUS, 16,38% responderam que, diante dos nomes apresentados, preferem votar em “nenhum/branco/nulo”. Outros 8,88% não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.
Espontânea
Carlos Eduardo lidera também o cenário espontâneo – quando o eleitor diz o nome do pré-candidato -, com 15% das intenções de votos. Em seguida, aparecem Paulinho Freire, com 10,75%; Natália Bonavides, com 5,13%; o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) ou o “candidato de Álvaro Dias”, com 1,13% e Rafael Motta, com 0,63% das citações.
O senador licenciado Rogério Marinho (PL) foi citado por 0,25%. Em seguida, empatados, aparecem a presidente da Agência de Fomento do RN, Márcia Maia (PDT), o senador Styvenson Valentim (Podemos), o comunicador Luiz Almir, Erinaldo Gomes, Ermínio Félix e “qualquer um, menos o candidato de Álvaro Dias”, com 0,13%.
Rejeição
Não souberam ou não quiseram responder, 43,63% dos eleitores consultados. Outros 22,75% responderam votar em nenhum, branco ou nulo.
O Instituto Exatus perguntou aos eleitores qual pré-candidato eles jamais votariam para prefeito de Natal. Para isso, foram apresentados os mesmos nomes citados no cenário estimulado para intenção de votos. Natália Bonavides lidera no quesito rejeição, com 28,38% das citações, seguida por Carlos Eduardo, com 15,38%.
Paulinho Freire foi rejeitado por 11,75% dos consultados; Rafael Motta, por 6,5%; Camila Barbosa, por 2,13%; Heró, por 1,5% e Nando Poeta, por 1,25%. Não sabem ou não quiseram responder, 20% dos entrevistados. Outros 13,13% disseram não rejeitar nenhum dos nomes apresentados, podendo votar em qualquer um deles.
Dados
A pesquisa de intenção de votos, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-07834/2024, foi realizada nos dias 12 e 13 de julho por uma equipe de oito entrevistadores, dois supervisores e um estatístico, que ouviram 800 eleitores nas quatro zonas de Natal, segundo o sexo, idade, grau de instrução e renda. A margem de erro é de 3,46 pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de confiança.
*Saulo Vale
Uma tentativa de assassinato foi registrada nesta quarta-feira (17), no bairro Garilândia, na cidade de Apodi, RN. De acordo com informações preliminares, um jovem identificado como Dylan foi baleado durante o incidente.
Dylan foi imediatamente socorrido e levado ao Hospital Hélio Morais Marinho, onde recebeu atendimento médico. Seu estado de saúde ainda não foi divulgado.
Segundo a Polícia Militar, o verdadeiro alvo dos atiradores seria outro homem que estava em companhia de Dylan no momento do ataque. A PM esteve presente no local e realizou diligências nas imediações em busca dos suspeitos.
O caso agora está sob a responsabilidade da Polícia Civil, que dará continuidade às investigações para identificar e prender os responsáveis pelo crime.
Folha Potiguar
O comunicador José Patrício Neto uniu-se à empresária e personal brander Kênia Raissa e assumiu as funções de coprodutor e estrategista 8° Encontro Mulheres que Marcam, um movimento feminino que vem ganhando destaque desde 2019. A iniciativa tem como objetivo preparar mulheres para deixar sua marca no mundo, valorizando seus movimentos, e extraindo aprendizados únicos ao longo de suas trajetórias.
De acordo com Kênia Raissa, idealizadora da Rede, “Marcas Pessoais são histórias, legados de uma vida toda. Uma construção prática, baseada em quem somos, na imagem que projetamos e na forma como somos reconhecidas”.
José Patrício, sócio da Agência Seja Create, atua como estrategista digital, consultor, mentor e assessor de marcas e de profissionais liberais. Ele também é blogueiro no blogjosepatricio.com, colunista do Jornal Diário do RN e de outros portais, além de apresentador na TV Metropolitano, afiliada à Rede Brasil. Sua experiência abrange trabalhos com mais de 70 marcas, profissionais liberais e grandes influenciadores do Rio Grande do Norte.
“Fico muito feliz em fazer parte do time da Rede Mulheres que Marcam. É um movimento lindo, encantador e necessário, principalmente em nossa cidade, Natal. É inovador e, com certeza, crescerá cada vez mais. Meu objetivo é um só: fazer com que a Rede continue impactando positivamente a vida de inúmeras mulheres”, declara José Patrício.
*8ª Edição do Encontro Mulheres que Marcam*
A 8ª edição do Encontro Mulheres que Marcam já tem data marcada e será no dia 27 de outubro, com a temática central “Minha história, minha marca: uma auto experiência que irá prepará-la para viver seu propósito de vida”.
No dia 24 de julho, a partir das 19h, no Foyer do Teatro Riachuelo, será realizada a ‘White Party’, evento de lançamento oficial da edição. Este é o maior e mais impactante movimento de empreendedoras que acreditam no poder do autodesenvolvimento pessoal e profissional.
As mulheres inscritas no Lote de Lançamento (Lote Exclusive) terão acesso privilegiado à festa, que promete grandes experiências, conexões e inspirações. A venda dos ingressos segue aberta através do link: https://sun.eduzz.com/2393406. As vagas são limitadas a um grupo seleto de mulheres que desejam vivenciar todos os benefícios da Edição 2024 do Encontro Mulheres que Marcam.
Em 2024, o número de brasileiros com restrições na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devido a problemas de visão aumentou significativamente.
No Rio Grande do Norte, o segundo estado com maior proporção de CNHs restritas em relação à população total de condutores, o número subiu de 219 mil para 390 mil, um crescimento de 77% em uma década.
No Brasil como um todo, o total de motoristas com restrições visuais atingiu 25,4 milhões, representando um aumento de 77% desde 2014.Essas restrições incluem a necessidade de uso de óculos ou lentes corretivas, restrições para dirigir após o pôr do sol e casos de visão monocular.
O aumento é atribuído ao envelhecimento da população, maior exposição às telas, e o aumento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, destacando a importância da prevenção e diagnóstico precoce para melhorar a qualidade de vida e a segurança no trânsito.
*Difusora de Mossoró