Pesquisar este blog

25 setembro 2024

RIO DO FOGO/RN: NAUFRÁGIO DE LANCHA COM TODOS OS COM 12 PESSOAS RESGATADAS

Uma lancha naufragou na tarde desta terça-feira (24) durante um passeio aos parrachos Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar. Segundo a Marinha do Brasil, havia 12 ocupantes na embarcação e todos foram resgatados com vida.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) afirmou ao g1 que a embarcação realizava passeios de forma clandestina nos parrachos de Rio do Fogo, no momento do acidente.

Esse é o segundo acidente do tipo registrado na região somente neste mês de setembro. No dia 5, duas pessoas morreram após o naufrágio de uma lancha que também realizava atividades turísticas clandestinas nos parrachos, segundo o Idema. Os passeios foram suspensos por quatro dias.

De acordo com a Marinha, o naufrágio desta terça-feira (25) aconteceu por volta das 16h30. A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte enviou uma equipe ao local e, ao chegar, constatou que todos os tripulantes tinham sido resgatados e tinham bom estado de saúde.

Ainda de acordo com a Capitanha, a lancha está amarrada a uma bóia e tem previsão de ser rebocada para terra nesta quarta-feira (25).

"Não foram constatados indícios de poluição hídrica no local. Um inquérito será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido", informou a Marinha.

De acordo com o Idema, a quantidade de pessoas estava dentro da capacidade da lancha. Os passageiros e tripulantes foram resgatados por outras duas embarcações.

Ainda segundo o órgão ambiental, três hipóteses foram levantadas para a causa do naufrágio:

a lancha poderia ter batido no parracho, abrindo um buraco no casco;

o piloto pode ter esquecido um equipamento chamado bujão, usado para drenar água que entra na embarcação,

ou a bomba do porão pode ter quebrado provocando entrada de água

Ainda de acordo com o Idema, embora sejam conhecidos por serem áreas rasas, nessa época do ano os parrachos ficam mais fundos, com até 4 metros de profundidade.

*Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário