Pesquisar este blog

04 abril 2025

APODI/RN: Fernando do Paredão e Piaba estão fazendo o quê os vereadores eleitos deveriam fazer

Há cerca de um mês, os suplentes de vereadores Fernando do Paredão e Piaba, ambos do grupo da oposição, iniciaram uma série de fiscalizações nas obras do município e em equipamentos públicos. O objetivo é mostrar a realidade para a população e apontar melhorias que possam ser executadas pelo poder Executivo, segundo eles.

A iniciativa rapidamente caiu na graça dos apodienses, que os ajudam a repercutir nas redes sociais e passaram a procura-los pessoalmente para indicar novos lugares a serem fiscalizados.

Paralelo a isso, um detalhe tem chamado a atenção e gerado comentários da população: Fernando e Piaba estão desempenhando o trabalho que deveria ser dos vereadores eleitos.

Vale lembrar que o vereador é um agente político que atua no sentido de legislar, isto é, propor, debater e votar projetos de lei, e o de fiscalizar as ações do Executivo municipal, pedindo esclarecimentos, investigando e denunciando quando for necessário.
Mas, por que os vereadores eleitos não estão fazendo essa mesma fiscalização nas obras?

Procurado pelo blog Apodi 360, o vereador Júnior Carlos que também faz parte do grupo oposicionista, elogiou a atuação de Fernando e Piaba. "É dever de qualquer cidadão fiscalizar o bem público. Se todas as pessoas tivessem o interesse de, pelo menos, saber quais são os seus direitos, as coisas funcionavam bem melhor", disse.

Questionado sobre o porquê dos vereadores eleitos não estarem fazendo o mesmo trabalho, Júnior Carlos discordou e disse que tem feito sim as cobranças e fiscalizações que competem ao vereador. "A gente faz sim. É só olhar no Instagram, que já foram feitas algumas visitas. Agora vamos intensificar e dar ainda mais publicidade, coisa que a gente não tava fazendo", concluiu.

O Apodi 360 também tentou ouvir a opinião e defesa dos vereadores Júnior Souza e Laete Oliveira. Ambos, além de fazerem parte da base governista, também são os mais experientes da Câmara. No entanto, o vereador Júnior Souza, líder da situação na Câmara, estava viajando e não conseguiu nos atender, enquanto que Laete não respondeu às nossas perguntas.

Procuramos também o líder do MDB na Câmara, vereador Ednarte Silveira, que disse que “qualquer um cidadão tem o direito de ter informações e acompanhar a execução de qualquer obra com recursos públicos”, mas desconversou sobre os vereadores eleitos não estarem fazendo fiscalizações com a mesma intensidade que está sendo realizada pelos suplentes Fernando do Paredão e Piaba.

*Fonte: Apodi 360