Wilson Braga morre aos 88 anos — Foto: Reprodução/Facebook/Wilso Braga |
Devido a morte ter sido causada por Covid-19, não houve velório. Apenas a família teve acesso ao cemitério, onde o enterro acontece por volta das 7h50. Às 7h30 o corpo saiu do hospital para um cemitério particular, no bairro do José Américo. Amigos e familiares seguiram em carreata até o local.
Wilson Leite Braga nasceu no dia 18 de julho de 1931. Ele era sertanejo, da cidade de Conceição, no Vale do Piancó paraibano. O pai, cearense, migrou para Paraíba nos anos 20 do século passado. Foi comerciante, mas ingressou na política, chegando a ser prefeito de Conceição por três mandatos.
Wilson Braga cresceu em meio a vida pública do pai. Começou a vida de estudante na cidade que nasceu, mas, como de costume para quem nasce no interior, Braga teve oportunidade de buscar outras cidades até chegar em João Pessoa. Morou na casa do estudante, instituição que ele ajudou a fundar. Cursou Direito e foi líder estudantil.
Ex-governador da Paraíba, Wilson Braga, e a esposa, ex-deputada federal, Lúcia Braga — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco |
Em Brasília, ocupou a cadeira de deputado federal por sete vezes, sendo a primeira vez em 1996, pelo Arena, e a última em 2006, pelo PMDB.
Wilson Braga foi eleito governador do Estado pelo PDS, em 1982, derrotando Antônio Mariz. Ele fez parte do grupo de governadores eleitos no período da retomada das eleições diretas para governadores do Estado.
Wilson Braga, ex-governador da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco |
O governo de Wilson Braga foi marcado, também pelo assassinato do empresário de comunicação, Paulo Brandão. Na época, foi estabelecida uma relação entre o assassinato e seu governo. A arma de execução teria vindo da Casa Militar. O coronel da PM, Geraldo Alencar, foi condenado pelo crime. Em João Pessoa, Braga ocupou a cadeira de vereador e foi prefeito, em 1988.
*Do G1 PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário