Governadores do Nordeste em reunião do Consórcio Nordeste - Foto: Camila Souza / Governo da Bahia |
O relatório não é definitivo. Na próxima semana, os deputados vão votar a proposta apresentada por Francisco do PT. Até lá, o texto pode sofrer modificações.
Para o relator da CPI, o prejuízo de R$ 50 milhões para os cofres públicos dos estados nordestinos foi provocado pela conduta “consciente e fraudulenta” de empresários que aplicaram um calote no grupo de governadores. A proposta de relatório conclui que os empresários enganaram os estados informando que tinham contrato para aquisição de respiradores na China e embolsaram o dinheiro antecipadamente.
“Dos fatos narrados vislumbra-se a associação criminosa de duas empresas (Hempcare Pharma Representações LTDA. e Biogeoenergy Locação e Fabricação de Equipamentos LTDA.) que, de forma consciente e fraudulenta, obtiveram exorbitante vantagem patrimonial às custas da contratação frustrada celebrada com o Consórcio Nordeste, a qual resultou em acréscimo patrimonial vultuoso para os empresários envolvidos na negociação vertente”, aponta o relator da comissão.
Foram indiciados por estelionato:
- Cristina Tadeu, sócia da empresa Hempcare
- Luiz Antonio Ramos, sócio da empresa Hempcare
- Cleber Isac, intermediador da compra
- Paulo de Tarso Carlos, diretor da empresa Biogeoenergy
“Ante a oportunidade de garantir ventiladores pulmonares de forma rápida e por um preço que o Estado poderia arcar, não competia ao gestor público burocratizar
e criar empecilhos que pudessem excluir o RN da compra compartilhada pelos estados nordestinos, tendo em vista que nada fazia pressagiar que a empresa não viesse a entregar os aparelhos”, aponta o deputado.
Ao todo, a CPI se debruçou sobre 11 contratos firmados pelo Governo do Estado durante a pandemia da Covid-19, incluindo esse dos respiradores. Nos outros casos, o relator não viu má conduta de servidores. Ele ressaltou que foram identificados apenas erros formais, naturais dentro da emergência das compras.
*Informação: 98FM DE NATAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário