O caso foi divulgado inicialmente pela TV Tropical e confirmado pela 98 FM.
A suspeita da família é que o quadro de saúde do idoso piorou significativamente por causa de um erro médico. Fernando Cosme teria se engasgado com a dentadura metálica que ele usava e que deveria ter sido retirada durante o processo de intubação no primeiro hospital onde ele foi internado.
De acordo com os registros médicos, Fernando Cosme da Silva foi internado no dia 5 de dezembro no Hospital Municipal de Ceará-Mirim, onde morava, com um quadro de infecção nas pernas. Com o agravamento da situação, ele foi intubado e depois transferido para o Hospital Regional de Macaíba.
Quando o idoso chegou no Hospital de Macaíba, os médicos perceberam que havia um corpo estranho na boca do paciente: a dentadura. O objeto havia provocado uma lesão e estava gerando um grande sangramento na boca de Fernando. A suspeita é que a intubação anterior foi feita sem retirar a dentadura.
Diante da situação, a equipe médica de Macaíba fez uma traqueostomia, intubando o paciente diretamente pela traqueia, já que não era possível passar o tubo pela boca de Fernando. Na última segunda-feira, o paciente foi a óbito.
Um laudo produzido pela equipe médica do Hospital Alfredo Mesquita Filho indica que o paciente chegou à unidade com a dentadura na boca e as lesões.
À TV Tropical, a Secretaria de Saúde de Ceará Mirim informou que está investigando os fatos relacionados ao caso. A Secretaria Estadual de Saúde, por sua vez, esclareceu que o paciente foi recebido na unidade vindo do hospital de Ceará-Mirim no último sábado (16). Uma tentativa de intubação foi realizada no local, identificando a prótese na boca. Em Macaíba, a situação foi constatada e o atendimento foi ajustado, incluindo o acesso respiratório por uma traqueostomia, e não por intubação. O desdobramento dos eventos continua sendo investigado pelas autoridades de saúde.
O Itep foi notificado do caso nesta segunda-feira e está produzindo um laudo.
*98 FM de Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário