Desde criança, Nicolas mostrava uma notável facilidade em compreender os assuntos escolares. Os pais, reconhecendo a importância do hábito de estudar, o inscreveram em aulas de reforço. “Queríamos que ele tivesse o hábito de estudar, independente se precisasse ou não”, compartilha orgulhosamente a mãe do menino.
A determinação do adolescente ficou evidente durante o período da pandemia. Mesmo com a transição para aulas online, Nicolas não perdia um dia de estudo. Além de participar ativamente das aulas virtuais da escola, ele dedicava seu tempo livre para ajudar os colegas, abrindo salas no Google Meet para esclarecer dúvidas.
A decisão de ingressar no IFRN foi inteiramente iniciada pelo estudante. Já no 8° ano, movido por sua curiosidade e vontade de seguir a trajetória de aprender, ele pediu para realizar a prova como uma experiência. Surpreendentemente, ficou em 4° lugar geral. No ano seguinte, consciente da importância de se preparar ainda mais, solicitou aos pais a oportunidade de fazer um cursinho para complementar seus estudos e se destacar na avaliação. Como resultado, o estudante conseguiu acertar todas as questões da avaliação do IFRN de Apodi e foi classificado em primeiro lugar em Informática.
Os pais de Nicolas ao longo desse processo, desempenharam um papel fundamental. Incentivaram, ao mesmo tempo em que permitiam que o filho tomasse suas próprias decisões. “Fizemos nossa parte, incentivando e ao mesmo tempo, deixando que tomasse suas próprias decisões. É claro que, como eram boas decisões, incentivamos durante todo o percurso”, diz a mãe.
Nicolas Caleb destaca que está ansioso para começar as aulas e comenta que quer “novas experiências e aprendizagens” ao longo de sua trajetória no Instituto.
*TCM/Grupo Cidadão 190
Nenhum comentário:
Postar um comentário