Pesquisar este blog

19 dezembro 2022

Dias Toffoli teria pedido perdão para Lula por ter negado ida do petista ao velório do irmão em 2019

Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), teria pedido perdão ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por decisão que não autorizou o ex-presidente, que estava preso, de visitar o velório de seu irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá. Na cerimônia da diplomação de Lula, na última segunda-feira (12), Dias Toffoli teria pedido desculpas para o presidente eleito.

Vavá morreu em janeiro de 2019, vítima de um câncer, enquanto Lula estava em Curitiba. A defesa do petista pediu autorização para que ele se juntasse a seus familiares para o enterro, em São Bernardo do Campo. Segundo a jornalista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Lula já manifestou a mágoa que guarda pela decisão do ministro para alguns aliados. Por esse motivo, o presidente eleito teria até mantido a distância de Toffoli em cerimônias oficiais.

Vale lembrar que, depois do pedido da defesa de Lula ser negado por juízes de menores instâncias e pela Polícia Federal, o caso foi parar o STF. Então, o ministro Dias Toffoli negou a ida de Lula ao velório, apenas permitindo que o ex-presidente se encontrasse com a família em uma unidade militar em São Paulo, com o corpo do irmão sendo levado até ele.

*Fotos: Evaristo Sa/AFP e Carolina Antunes/PR
*Fonte: Jair Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário