Pesquisar este blog

01 outubro 2024

Uern sai em defesa de proteção para líder indígena

O cacique Luiz Katu, liderança indígena de destaque no Rio Grande do Norte, foi agraciado com o título de Professor Honoris Causa da UERN, durante assembleia universitária ocorrida na sexta-feira (27), em Mossoró. Vítima de ameaças por sua luta, o cacique recebeu o apoio da universidade, por meio da Reitora Cicília Maia.

Em seu discurso, Cicília Maia destacou o papel do homenageado na luta indígena e convocou a sociedade a se engajar nesta causa.

“Daqui, desta assembleia, deixamos um recado: a Uern e toda sua comunidade seguirá firme na defesa, proteção e apoio à causa indígena, seja aqui no Rio Grande do Norte ou em qualquer lugar do Brasil. A luta de Luiz Katu, de Lucia Paiacu, e das demais lideranças indígenas não deve ser somente deles. Precisamos nos fazer parte e estar em permanente defesa da causa e dos povos originários, dispostos a lutar com eles por um mundo mais justo e igualitário. Daqui desta assembleia, reafirmamos, Luiz: o Rio Grande do Norte é terra indígena e estaremos com vocês nesta luta permanentemente”, destacou a reitora.

Recentemente, o Ministério Público Federal recomendou à Funai celeridade no processo de reconhecimento de terra onde vive a comunidade Katu e destacou os riscos e ameaças que o cacique tem sofrido durante esta luta.

Na assembleia da UERN, durante a entrega o título, a atuação de Luiz Katu foi evidenciada.

“O Cacique Luiz Katu, uma das mais importantes lideranças indígenas do estado, recebe o título de Professor Honoris Causa. Defensor incansável dos direitos dos povos indígenas, o Cacique Katu é um guardião da cultura e da história dos Potiguara do Katu. Sua atuação firme na proteção do território indígena tem resultado em ameaças constantes à sua vida, mas ele continua sua luta contra a retirada ilegal de madeira e a destruição ambiental em terras indígenas. Sua resistência é um exemplo de coragem, e sua defesa dos direitos indígenas é essencial para a preservação das culturas originárias. Hoje, a Uern reconhece sua sabedoria e lhe concede este título”, ressaltou Cicília Maia.

*Saulo Vale 

Nenhum comentário:

Postar um comentário