domingo, 27 de janeiro de 2019

ASSU-RN: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA ZONA RURAL

Na tarde deste domingo, 27 de janeiro de 2019, aconteceu um acidente tipo colisão na RN-016, mais precisamente na comunidade da Baviera, zona rural de Assu. 
Segundo informações, um a colisão frontal envolvendo duas motocicletas tirou a vida de Gilberto Mendonça, 67 anos de idade.

*Fonte: Focoelho.

ITAÚ-RN: ACIDENTE NA BR 405, TIPO QUEDA DE MOTO

Um Acidente de Trânsito foi registrado na BR 405, na zona rural de Itaú, no Alto Oeste Potiguar na manhã deste domingo, dia 27 de janeiro de 2019. 
O Acidente ocorreu nas proximidades do Sítio Currais, Altura da Curva conhecida popularmente por "Curva de Deusdeth" onde a vítima não identificada sofreu uma queda de moto na pista de rolamento e vindo a descer um aterro, sofrendo escoriações pelo corpo.
Informações de Populares dão conta de que, um homem não identificado seria de Severiano Melo, no RN. Mais Essa informação não foi confirmada pelas autoridades a nossa redação.
 

*Por Márcio Melo.

APODI TEM GENTE FAZENDO BRUXARIAS OU MACOMBAS COM CABEÇAS DE PORCO

Na cidade de Apodi-RN tem gente fazendo bruxarias.
Durante a semana que passou, alguém entrou nos Cemitérios de nossa cidade e deixou cabeças de porcos. No cemitério de São João Batista deixaram 3(três) e 1(uma) no Parque da Saudade. Conversamos com quem viu as cabeças, e essa pessoa nos informou, que isso é oferecido como forma de bruxarias ou macombas, ninguém sabe quem e para quem. 

MOSSORÓ-RN: POLICIA MILITAR RECUPERA VEÍCULO ROUBADO E PRENDE SUSPEITO

Policiais Militares da VTR/RD 01 do Ronda Cidadã composta Pelo Cabo Raniely e o Soldado Avelino lotados no 2º Batalhão de Polícia Militar comandado pelo Major Maximiliano Fernandes, em patrulhamento no sábado, 26 de janeiro de 2019, tomaram ciência do roubo de uma caminhonete WW/Amarok de cor branca, placa OJZ 0928 na região do Bairro Aeroporto, em Mossoró nas proximidades da cantina azul, onde os elementos possivelmente estariam num Toyota Etios de cor prata, placa QGS 0218.
De posse das informações a guarnição policial saiu em patrulhamento, onde se depararam com um veículo suspeito no cruzamento das Ruas Zeca Cirilino com a Francisca de Vasconcelos.
Foi dada ordem de parada, mas não foi atendida pelo condutor do veículo, dando assim início a um acompanhamento tático pelas ruas do Bairro Santo Antônio na Zona Norte da cidade.
Os militares da VTR/RD 01 do Ronda Cidadã conseguiram interceptá-lo, recuperando o veículo com queixa de roubo e prender o suspeito identificado como KELTE, que já havia cumprido pena e estava em liberdade condicional assistido (tornozeleira eletrônica).
A ocorrência foi levada até a delegacia de polícia civil de plantão, para a realização dos procedimentos cabíveis e legais na forma da lei.


*Passando na Hora.

APODI-RN: PREVISÃO DO TEMPO PARA ESTE DOMINGO!

Apodi apresenta-se com 100% de possibilidades de chuvas neste domingo.
As chuvas são aguardadas e muito bem vindas!

ANIVERSARIANTE DESTE DOMINGO!

Os parabéns deste domingo são para a nossa amiga Professora Bióloga Eleneide Gurgel
Que Deus abençoe você e toda sua família!
Feliz aniversário!!!

INSCRIÇÕES NO SISU SE ENCERRAM HOJE

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59 deste domingo, 27, para os interessados em ingressar nas universidades públicas em todo país. Podem participar candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e não tiraram nota zero na prova de redação. As inscrições devem ser feitas na página do programa, www.sisu.mec.gov.br.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) dispõe de 6.933 vagas para ingresso por meio do Sisu em 2019, sendo 4.649 para o primeiro semestre e 2.284 para o 2º semestre, distribuídas entre os 107 cursos ofertados pela instituição. A lista dos convocados na primeira chamada será disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC) na segunda-feira, 28.

A pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá, ressalta que neste ano há uma novidade nas regras da lista de espera. Agora, o estudante selecionado na chamada regular em uma de suas opções, independentemente de ter feito a matrícula, não pode participar da lista de espera. Caso não tenha sido selecionado, pode ficar na lista de espera de apenas uma das opções escolhidas. Com isso, espera-se reduzir o tempo de convocação e matricular todos os estudantes no início do período letivo.

O cadastramento dos alunos aprovados na primeira chamada da UFRN será realizado a partir da próxima quarta-feira, 30, até o dia 4 de fevereiro, enquanto as matrículas dos convocados da lista de espera estão previstas para acontecer entre os dias 14 e 18 de fevereiro. Informações como os locais de matrícula, horários e documentação necessária podem ser acessadas no edital de cadastramento, disponível na página www.sisu.ufrn.br.

PATU-RN: PREFEITO RIVELINO ENTREGOU MAIS UMA AMBULÂNCIA AO MUNICÍPIO

A saúde de Patu, ganhou na manhã desta sexta-feira (25) um reforço muito importante: uma ambulância furgão, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Walter Alves.
Antes da entrega das chaves do veículo à Secretária Municipal de Saúde, Dayanny Dantas e ao ex-prefeito, e médico Dr. Ednardo Moura, o prefeito Rivelino Câmara, ressaltou que outros investimentos na área da saúde já estão assegurados e que mais outra ambulância será entregue ao município. “Estamos trabalhando diariamente para oferecer e ampliar todos os serviços prestados pela administração municipal, e nos próximos meses a população irá ganhar outro grande reforço que é a policlínica municipal, que disponibilizará de um leque de serviços e profissionais de diversas áreas da saúde, incluindo médicos de múltiplas especialidades” disse.

*Assessoria.

BRUMADINHO-MG: Mineradoras têm "incapacidade gigantesca" de garantir segurança, diz militante do MAM

Telhado de uma casa destruída pela lama em Brumadinho (MG) / Mauro Pimentel / AFP
Um dos movimentos populares que se fez presente em Brumadinho (MG) no mesmo dia do rompimento da barragem no Córrego do Feijão, foi o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM). Entidades como o MAM e o Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), estão no município atingido para prestar solidariedade e apoio às famílias e colaborar na defesa dos atingidos.

Integrante do MAM presente em Brumadinho, Maria Júlia Andrade, conversou com o Brasil de Fato o novo crime socioambiental da Vale.

Brasil de Fato: Como você enxerga a precariedade das mineradoras no estado e qual o motivo dessas situações terríveis?

Maria Júlia Andrade: É importante a gente fazer um histórico que vai um pouco antes da Barragem do Fundão. Neste mesmo ano de 2015, houve um outro rompimento de barragem, em Minas Gerais, na cidade de Itabirito, mineradora Herculano, que no começo de 2015 a barragem rompeu na área interna da empresa e que morreram três trabalhadores. Nesse mesmo ano, acontece Fundão em que morrem 19 pessoas e, agora, no comecinho de 2019 esse novo rompimento.

Eles têm uma característica em comum: são projetos de grande escala, de minério de ferro, de empresas de grande porte. Então, mostram, de cara, uma incapacidade gigantesca dessas empresas de garantirem a segurança das suas estruturas.

E em relação aos trabalhadores das mineradoras? Eles também estavam em situação de risco. Como você avalia a situação de quem trabalha nas minas?

Até o momento, as informações estão muito desencontradas, mas ao mesmo tempo muito preocupantes porque foi no momento do turno. Tinha muita gente trabalhando lá dentro. Esse complexo não é uma mina só. É um complexo que envolve várias minas. É uma extensão enorme, envolve dois municípios. Então, a gente ainda não sabe o que aconteceu com esses trabalhadores que estavam lá na hora que rompeu essa barragem.

Em Fundão, 14 trabalhadores morreram na hora do rompimento da lama. Na hora que a barragem rompeu, 14 trabalhadores estavam dentro da barragem e, destes vários eram terceirizados. Isso mostra também o nível de precarização de quem trabalha nas áreas mais arriscadas dentro do complexo da mineração. E, no primeiro rompimento que falei deste último histórico de 2015 para cá, que não são as únicas, também foram três trabalhadores. Então, a gente percebe que o elo mais frágil são, realmente, os trabalhadores da mineração que têm um piso salarial, nesta região de Minas Gerais, do quadrilátero ferrífero, que não chega a R$ 2 mil. Então, você imagina o nível de exploração a que essas pessoas estão submetidas. Não sabemos que nível de treinamento interno para casos assim. Pelo histórico, com certeza, não é nada que a gente possa se inspirar muito ou ter credibilidade da empresa.


*Fonte: Brasil de Fato.

CONVITE DE CANTORIA!!!!