Pesquisar este blog

05 julho 2025

MOSSORÓ/RN: MULHER GRÁVIDA DE 7 MESES É ENCONTRADA MORTA DENTRO DE CASA NO BAIRRO SUMARÉ

Vandeilma Fernandes Oliveira, 36 anos, natural de Rodolfo Fernandes/RN, foi encontrada morta no início da manhã deste sábado (05), dentro de sua residência localizada na Rua do Meio, no bairro Sumaré, em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.

O caso foi registrado por volta das 7h30 e chamou a atenção de moradores da localidade, quando vizinhos se depararam com a mulher morta na sala da casa e chamara o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que foi ao local e constatou o óbito.

Segundo as primeiras informações repassadas à polícia, a suspeita é de que a causa da morte tenha sido uma possível overdose de cocaína, mas somente exames periciais poderão confirmar oficialmente.

A Polícia Militar foi acionada e isolou o local até a chegada das equipes da Delegacia de Plantão e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), que realizaram os procedimentos cabíveis.

O corpo de Vandeilma, que morava sozinha, foi removido, após a perícia e encaminhado para exames no IML de Mossoró. A Polícia Civil vai investigar o caso para esclarecer as circunstâncias da morte.

*Fim da Linha 

UFRN oferece mais de mil vagas em cursos gratuitos de graduação a distância

Os editais 16/2025 e 17/2025 oferecem vagas em nove cursos de licenciatura EaD - Foto: Cícero Oliveira

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas para 1.554 vagas em cursos gratuitos de graduação na modalidade a distância (EaD). Os interessados podem se inscrever até a próxima segunda-feira (7).

Os processos seletivos são conduzidos pela Comperve, em parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC).

Os editais 16/2025 e 17/2025 ofertam vagas em nove cursos de licenciatura: Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática, Pedagogia e Química. As oportunidades são destinadas tanto à ampla concorrência (demanda social) quanto a professores e servidores da Educação Básica da rede pública.

Já os editais 18/2025 e 19/2025 regulamentam o processo seletivo para o curso de Bacharelado em Administração Pública EaD, com vagas voltadas para a demanda social e para agentes públicos. As oportunidades estão distribuídas entre polos de apoio localizados nos municípios de Canguaretama, Caraúbas, Currais Novos, Lajes, Luís Gomes, Macaíba, Macau, Marcelino Vieira, Martins, Nova Cruz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Para a pró-reitora de Graduação da UFRN, Elda Melo, a nova oferta representa “um grande avanço e a possibilidade de acesso para muitas pessoas que vivem fora dos grandes centros urbanos e enfrentam dificuldades para frequentar presencialmente uma instituição de ensino superior”.

A secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, ressaltou que a taxa de inscrição permanece em R$ 30,00 — valor mantido com o objetivo de ampliar a participação e democratizar o acesso ao ensino superior. Segundo ela, “a Educação a Distância pública e gratuita cumpre um importante papel social, proporcionando uma mudança de vida para quem antes não teve acesso ao ensino superior”. As vagas são para ingresso já no semestre letivo 2025.2.

Os editais completos e o cronograma da seleção estão disponíveis no site da Comperve: www.comperve.ufrn.br.

Palmeiras é eliminado pelo Chelsea no Mundial de Clubes

O Palmeiras está eliminado da Copa do Mundo de Clubes. O clube paulista perdeu para o Chelsea por 2 a 1 nesta sexta-feira (4) e, durante a partida, reviveu um trauma com goleiros na competição intercontinental.

No lance do gol contra de Richard Ríos, que deu a vitória aos Blues, Weverton falhou e lembrou Marcos, quando o Palmeiras perdeu a final do Mundial de Clubes para o Manchester United, em 1999.

Após o apito final, Weverton falou sobre o jogo e comentou a falha que tirou o Palmeiras do torneio.Play Video

“Conseguimos empatar e acho que em nosso melhor momento do jogo tomamos o segundo gol. Isso é futebol, infelizmente. A gente fica sempre com aquele gostinho de que poderia ter tido uma sorte melhor hoje, mas vamos valorizar o esforço de todo mundo desde o início da competição, por tudo o que a gente fez”, disse, à CazéTV.
Relembre a falha de Marcos

A equipe palmeirense foi mais incisiva que o Manchester United e poderia muito bem ter vencido aquela decisão, mas não conseguiu capitalizar as oportunidades e acabou sendo castigado por um erro claro de Marcos.

Ídolo do clube, o goleiro tinha sido fundamental para o título da Libertadores, que levou o Palmeiras ao Mundial de Clubes, mas falhou. Em cruzamento de Ryan Giggs, Marcos errou o tempo da bola, socou o ar e viu Roy Keane empurrar para as redes.

Aquela foi a primeira vez que o Palmeiras disputou o Mundial de Clubes. A equipe paulista disputou outras duas edições, além da citada e a de 2025, em 2020, quando foi quarto colocado, e em 2021, quando perdeu para o mesmo Chelsea.

*Fonte: CNN Brasil

MPF encontra falhas em cotas raciais do Enem dos Concursos e pede suspensão do certame

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal do Distrito Federal a suspensão imediata do Concurso Público Unificado (CNU) de 2025, cujo edital foi divulgado em 30 de junho. O órgão aponta que o certame foi lançado sem a correção das falhas estruturais apontadas em ação civil pública ajuizada há uma semana e sem adoção de medidas capazes de garantir o cumprimento efetivo das cotas raciais no certame.

Para o MPF, a suspensão imediata do concurso pode evitar prejuízos à efetividade da política de ações afirmativas e aos candidatos cotistas.

Embora mencione a ampliação do percentual de cotas, conforme prevê a Lei n. 15.142/2025 (nova lei de cotas), o novo edital mantém uma série de problemas já registrados na primeira edição do CNU, em 2024. Há previsão para sorteio de vagas para aplicação proporcional das cotas raciais nos casos em que o número de vagas ofertadas for inferior ao mínimo legal, sem transparência quanto aos critérios adotados nem mecanismos de controle externo. De acordo com o MPF, isso compromete a efetividade da ação afirmativa e a segurança jurídica dos candidatos cotistas.

O documento não cita, de forma expressa, o cadastro de reserva proporcional por modalidade de cota, o que impede o monitoramento da convocação de candidatos ao longo do prazo de validade do concurso e fragiliza o cumprimento da reserva legal. Há falta de clareza sobre a publicidade das listas classificatórias específicas e sobre o ranqueamento contínuo. Além disso, foi mantida a diretriz de que as decisões das comissões de heteroidentificação permanecem definitivas e não exigem motivação individualizada. Isso contraria os princípios do contraditório, da ampla defesa e da motivação dos atos administrativos.

Para o MPF, o concurso deve ser suspenso até que a União comprove que adotou as medidas necessárias para sanar as falhas. A edição de 2025 do CNU oferece 3.652 vagas distribuídas em nove blocos temáticos, abrangendo órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

Entenda o caso – O MPF recebeu uma série de reclamações de candidatos que prestaram o CNU em 2024, principalmente em relação às políticas de ações afirmativas, incluindo falhas no processo de hereoidentificação de candidatos cotistas, falta de transparência, dificuldades para apresentação de recursos e violação ao direito ao contraditório, entre outras.

Para evitar a repetição dos problemas na edição de 2025, em 25 de julho, o órgão apresentou à Justiça Federal do Distrito Federal ação civil pública contra a Fundação Cesgranrio e a União, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), apontando todos os problemas estruturais do edital, pedindo a sua correção e a comprovação da adoção das medidas. Cinco dias depois do ajuizamento da ACP, o edital da nova edição do certame foi publicado sem que as medidas tenham sido adotadas.