sexta-feira, 16 de novembro de 2018

MOSSORÓ-RN: INDIVÍDUO É DETIDO E APANHA DE POPULARES APÓS TOMAR MOTO DE ASSALTO NO ALTO DE SÃO MANOEL

Um indivíduo que não portava documentos,e alega ser menor de idade se deu mal após praticar um assalto por volta das 16h:40min desta sexta-feira, 16 de novembro de 2018, no cruzamento da rua Deuzanira Deuza de Lima (rua da UPA) com a Genésio Filgueira no Alto de São Manoel em Mossoró no Rio Grande do Norte.
De acordo com as informações, o indivíduo portando uma garruncha, rendeu a vítima na esquina do cruzamento tomando de assalto sua moto Honda Biz de cor vermelha.
Populares que estavam na esquina de uma rua próxima presenciaram a ação criminosa e no momento que o elemento empreendia fuga foi derrubado e levou uma boa surra que só não foi maior graças a chegada da Polícia Militar, que foi acionada para a ocorrência.
O veículo e o suposto menor foram conduzidos para a Delegacia de Plantão para os procedimentos cabíveis.

Caso ele seja identificado como maior de idade retiraremos a tarja do rosto e divulgaremos sua identificação.

*Passando na Hora.

PIAUÍ: ACIDENTE COM ÔNIBUS DA BANDA DE FORRÓ EDSON LIMA E GATINHA MANHOSA

O ônibus da banda de forró Edson Lima e Gatinha Manhosa se envolveu em um acidente na tarde desta sexta-feira, 16, no município de Simplício Mendes no estado do Piauí.

As primeiras informações dão conta que por volta das 17h, o ônibus da banda tombou ao tentar desviar de um motociclista que trafegava na contramão.

Os integrantes da banda sofreram ferimentos leves e foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU e encaminhadas para hospitais da região.

O cantor Edson Lima divulgou um comunicado em seu instagram: "Aos familiares, amigos e fãns, venho por meio desta informar que acabamos de sofrer um acidente com o ônibus da banda na estrada, mas graças a Deus estamos todos bem. Breve darei mais informações."



*Blog Ismael Sousa.

COMEÇA HOJE A VI FACUC

Começa nesta sexta-feira, 16 de novembro a 6ª edição da Feira de Arte e Cultura do Córrego. Muitas apresentações, oficinas, concursos e brincadeiras. É a cultura sendo mostrada na região da Areia. Todo mundo convidado!!!

Presidente do TRF-4 assina exoneração de Sérgio Moro

Exoneração do juiz federal Sérgio Moro tem vigência a partir de segunda-feira (19). Ele deixa cargo para assumir Ministério da Justiça e Segurança Pública .
Moro deixa o cargo porque aceitou o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública — Foto: Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo
O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Thompson Flores, assinou, na tarde desta sexta-feira (16), o ato de exoneração do juiz federal Sérgio Moro, que tem vigência a partir de segunda-feira (19).

Moro deixa o cargo porque aceitou o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir de 2019.

O pedido de exoneração do titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos da Lava Jato em 1º grau, foi recebido por Thompson Flores nesta manhã.

Nele, Moro justificou o motivo da antecipação do pedido de exoneração - já que pretendia fazê-lo em janeiro próximo à posse como ministro.

Leia a íntegra do requerimento abaixo:

"Como é notório, o subscritor foi convidado pelo Exmo. Sr. Presidente da República eleito para assumir a partir de janeiro de 2019 o cargo de Ministro da Justiça e da Segurança Pública. Como é também notório, o subscritor manifestou a sua aceitação.

Isso foi feito com certo pesar, pois o subscritor terá que exonerar-se da magistratura.

Pretendia realizar isso no início de janeiro, logo antes da posseno novo cargo.Para tanto, ingressei em férias para afastar-me da jurisdição.Concomitantemente, passei a participar do planejamento das futuras ações de Governo a partir de janeiro de 2019.

Entretanto, como foi divulgado, houve quem reclamasse que eu, mesmo em férias, afastado da jurisdição e sem assumir cargo executivo, não poderia sequer participar do planejamento de ações do futuro Governo.

Embora a permanência na magistratura fosse relevante ao ora subscritor por permitir que seus dependentes continuassem a usufruir de cobertura previdenciária integral no caso de algum infortúnio, especialmente em contexto na qual há ameaças, não pretendo dar azo a controvérsias artificiais, já que o foco é organizar a transição e as futuras ações do Ministério da Justiça.

Assim, venho, mais uma vez registrando meu pesar por deixar a magistratura, requerer a minha exoneração do honroso cargo de juiz federal da Justiça Federal da 4º Região, com efeitos a partir de 19/11/2018, para que eu possa então assumir de imediato um cargo executivo na equipe de transição da Presidência da República e sucessivamente o cargo de Ministro da Justiça e da Segurança Pública.

Destaco, por fim, o orgulho pessoal de ter exercido durante vinte e dois anos o cargode juiz federal e de ter integrado os quadros da Justiça Federal brasileira, verdadeira instituição republicana.

Fico à disposição para qualquer esclarecimento. Cordiais saudações".

Em entrevista ao Fantástico, Moro já falado sobre a relação entre o pedido de férias, comunicado no dia 5 deste mês, e a segurança da família.

"Vamos supor que, daqui a alguns dias, eu peça uma exoneração. Daqui a alguns dias acontece alguma coisa comigo, um atentado. Eu, tudo bem, morro, faz parte da profissão. Não gostaria, evidentemente. Mas minha família fica desamparada. Fica sem qualquer pensão", disse.

A Lava Jato com a saída de Moro

Com o afastamento de Moro dos processos da Lava Jato, a operação é comandada, temporaiamente, pela juíza Gabriela Hardt - substituta da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná.

Hardt fica à frente dos processos da Lava Jato até que seja escolhido um novo juiz titular - ela não pode assumir em definitivo porque é juíza substituta. Essa seleção será de responsabilidade do TRF-4.

Na última quarta-feira (14), foi ela quem interrogou o ex-presidete Luiz Inácio Lula da Silva na audiência referente a um processo da Operação Lava Jato que apura reformas feitas no sítio de Atibaia.

Vaga na 13ª Vara Federal

Depois da publicação do ato de exoneração do magistrado federal no Diário Oficial da União (DOU), o edital para concurso de remoção deve ser publicado.

A remoção é um concurso interno entre magistrados da Justiça Federal da 4ª Região, para preenchimento de vagas, de acordo com as regras estabelecidas na Resolução 32/2007 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na Resolução 1/2008 do Conselho da Justiça Federal (CJF) e no Regimento Interno do TRF4, artigo 371.

Após a publicação do edital, os juízes federais que desejarem concorrer à vaga de remoção têm o prazo de 10 dias para manifestação de interesse e três dias para desistência.

Depois, o processo é instruído e deve ter a duração de cerca de um mês.

O candidato deve ser escolhido de acordo com o critério da antiguidade. Primeiro, leva-se em conta o tempo no cargo de juiz federal na 4ª Região. Depois, a antiguidade no exercício no cargo de juiz federal substituto na 4ª Região e, por fim, o critério de classificação no concurso público.

A deliberação sobre o pedido de remoção cabe ao Conselho de Administração do TRF-4. O ato de remoção é expedido pelo Presidente do TRF-4 e publicado no Diário Eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região.

Até que seja preenchida a vaga, a substituição até o exercício do novo juiz titular fica a cargo do juiz federal substituto da própria vara.

Não há redistribuição de processos, eles continuam atribuídos ao Juízo Federal, ou seja, a 13ª Vara Federal de Curitiba.

*G1 PR/JBelmont.

APODI SENTE MUITO PELA PARTIDA DE JOSENIAS FREITAS

Desde que foi anunciada a triste notícia da partida do comunicador "Josenias Freitas", as pessoas têm manifestado nas redes sociais o sentimento de tristeza e solidariedade.
O velório acontece em sua residência, no Distrito de Soledade, o cortejo segue para a cidade, onde haverá uma celebração e em seguida o cortejo segue para o Cemitério de São João Batista, centro de Apodi, onde será sepultado.
A todos os parentes e amigos, as nossas condolências. 
Josenias, descanse em paz!

CARAÚBAS: Polícia localiza moto com queixa de roubo que provavelmente tenha sido utilizada pelo bando que matou Cb. Ildônio José

A Polícia Militar recuperou uma motocicleta na manhã desta sexta-feira (16), no Sítio Brasília, zona rural de Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte. De Acordo com a polícia a moto tinha queixa de roubo.

Após denuncia anônima de que uma moto, tipo Honda/NXR 150 BROS, ano 2011, cor Laranja, placa NOG-5708 – Upanema/RN, estaria abandonada em um matagal nas proximidades da casa da família de Aleilson Melquiades de Oliveira, 18 anos, e que provavelmente teria sido utilizada por ele durante o assassinato brutal do policial militar, Ildônio José da Silva, de 43 anos, no dia 16 de outubro deste ano, na RN 117, entre Caraúbas e Governador Dix Sept Rosado (Aleilson Melquiades está preso acusado de participar do crime contra o PM, RELEMBRE A PRISÃO).

Uma guarnição da Polícia Militar realizou patrulhamento e localizou o veículo de duas rodas no referido local. A motocicleta foi levada para a 3ª Companhia de Polícia Militar de Caraúbas e será encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos necessários e posteriormente ser devolvida ao respectivo dono.


*Informação: Icém Caraúbas.

Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do RN ocorrerá de 26 a 28 de novembro

Serão realizados no período de 26 a 28 de novembro o I Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Norte, o VII Seminário Temático de Gestão Ambiental e o III Simpósio de Tecnologia em Gestão Ambiental. O tema central é: “Água, meio ambiente e o papel dos comitês de bacia para o desenvolvimento sustentável”.

Os eventos são promovidos pelo Fórum Potiguar de Comitês de Bacias Hidrográficas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Contam com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN).

A programação ocorrerá no auditório do IFRN/Mossoró. Os objetivos são: realizar debates sobre a conjuntura da gestão das águas no RN; estabelecer metas conjuntas para os comitês de bacia do Estado; capacitar membros sobre os temas: água, meio ambiente e gestão participativa; chamar a atenção da sociedade potiguar para a importância das discussões sobre o uso das águas por bacias hidrográficas; articular com as universidades e com o Ministério Público parcerias de trabalho para a promoção do desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas.

As inscrições podem ser feitas AQUI.

O Fórum Potiguar dos Comitês de Bacias Hidrográficas é uma entidade que reúne, atualmente, os quatro comitês que atuam no RN: os comitês estaduais do rio Apodi-Mossoró, do rio Pitimbu e do rio Ceará-Mirim; e o comitê federal do rio Piancó-Piranhas-Açu.

Os organizadores explicam que a realização do I Fórum Potiguar dos Comitês de Bacias Hidrográficas é um marco fundamental na afirmação simbólica da luta pela gestão participativa das águas do Rio Grande do Norte e uma meta anual a ser seguida a fim de possibilitar o encontro dos membros dos quatro comitês em meio a atividades como: palestras, mesas-redondas, capacitações, reuniões, etc.

Já o VII Seminário Temático de Gestão Ambiental é um evento tradicional da região Oeste potiguar e conta com o apoio dos cursos de graduação em Gestão Ambiental da UERN e do IFRN.

Veja a PROGRAMAÇÃO.


*Por: Iuska Freire

FACÇÃO CRIMINOSA DO RIO GRANDE DO NORTE INVADE O CEARÁ PARA MATAR MEMBROS DO PCC EM LIMOEIRO DO NORTE

A ação rápida e precisa da Polícia Militar impediu um confronto armado entre facções criminosas, que se transformaria em mais uma chacina no Ceará. O caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira (15), feriado da Proclamação da República. Bandidos de uma facção do Rio Grande do Norte, denominada de Sindicato do Crime, vieram ao Ceará com o objetivo de eliminar integrantes de um bando rival pertencente ao PCC (Primeiro Comando da Capital).
Era por volta de 2 horas de quinta-feira quando a PM foi acionada para ir até a periferia da cidade de Limoeiro do Norte (a 163Km de Fortaleza), onde, segundo a denúncia, um grupo formado por quatro homens armados havia chegado ali em um Gol vermelho com placas do Rio Grande do Norte. O objetivo dos homens do “Sindicato do Crime” era eliminar quatro integrantes do PCC, identificados por Jônathas, Fábio e uma jovem conhecida por Carol. Os três haviam chegado à cidade há poucos dias e estavam morando numa casa alugada.
Ao tomar conhecimento do fato, a PM fez um cerco no bairro, mas os criminosos conseguiram escapar por um matagal. De acordo com as investigações, os bandidos do Rio Grande do Norte são conhecidos como “Bacleudo”, “Boi”, “Mazim” e “Valdim”, todos considerados de alta periculosidade e foragidos da Cadeia de Mossoró.
Uma mulher
A Polícia também descobriu que a jovem de nome Carol, que seria um dos alvos do plano de chacina, havia ligado para o 190 se passando por “Josiane”, quando então pediu ajuda pois os bandidos potiguares estavam tentando invadir a casa, localizada na Rua Joaquim Jacó, no bairro Luís Alves de Freitas.
No começo da manhã, por volta de 6h30, policiais militares que ainda faziam buscas aos criminosos do estado vizinho acabaram localizando o carro usado na fuga, o Gol vermelho. No entanto, os bandidos continuam foragidos.

*Fernando Ribeiro/Passando na Hora.

NOTA DA RÁDIO VALE DO APODI

É com grande tristeza, que hoje damos adeus ao nosso grande amigo. Um profissional dedicado, sempre preocupado com nossos ouvintes. Josenias Freitas, você sempre viverá em nossos corações.
O velório está acontecendo na residência dele, na comunidade de Soledade - Apodi. 
O sepultamento será realizado às 16h, no cemitério de São João Batista, no centro de Apodi.

NOTA DE PESA DA FM CIDADE


NATAL-RN: Suspeitos de balear cliente durante assalto em farmácia morrem em confronto com a PM na Zona Oeste

Duas armas foram apreendidas com os suspeitos: a espingarda acima, e mais um revólver — Foto: PMRN/Divulgação
Dois homens, ambos ainda não identificados, morreram ao trocarem tiros com policiais militares na noite desta quinta-feira (15) no Planalto, bairro da Zona Norte de Natal.

Segundo a PM, a dupla é a mesma que, pela manhã, havia baleado um cliente que reagiu a um assalto dentro de uma farmácia no conjunto Cidade Satélite, na Zona Sul da cidade. Na ocasião, os bandidos ainda ficaram feridos durante um confronto com um outro cliente, que estava armado e também reagiu à ação dos criminosos.

De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Militar, após o assalto na farmácia, policiais militares do Batalhão de Choque (BPChoque) e da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam) partiram em busca dos criminosos. A dupla acabou sendo localizada à noite, no Planalto. Foi quando houve o enfrentamento e os suspeitos foram novamente baleados. Os dois ainda foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.

Com a dupla foram apreendidos um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 20 e munições.

A ocorrência foi apresentada à Central de Flagrantes da Polícia Civil. 


*G1 RN.

DISCURSO DE FÁTIAM MUDOU?

Ao convidar Márcia Maia (PSDB), herdeira política de dois ex-governadores que dominaram o Estado por mais de 15 anos, Lavoisier Maia e Wilma de Faria, para sua equipe, a governadora Fátima Bezerra (PT) trai seu discurso contra as oligarquias, entoado durante a campanha.

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO RADIALISTA E BLOGUEIRO "JOSENIAS FREITAS"

O Blog Erivan Morais manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do Radialista e Blogueiro Josenias Bezerra de Freitas, 42 anos. O mesmo sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) na última terça-ferira (13) e na noite desta quinta, 15 de novembro veio a óbito.
Deixamos aqui, nossa solidariedade à família e aos amigos que lamentam o seu falecimento.
Josenias Freitas, descanse em paz!

FUTEBOL: RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2018

Rodada do meio de semana do Campeonato Brasileiro de Futebol da série A. Confira os resultados:

34ª Rodada

Vasco da Gama-RJ 1x1 Atlético-PR
Paraná-PR 0x1 Atlético-MG
Bahia-BA 2x1 Ceará-CE
Cruzeiro-MG 1x0 Corinthians-SP
Sport-PE 0x0 Vitória-BA
Palmeiras-SP 3x0 Fluminense-RJ
Chapecoense-SC 0x1 Botafogo-RJ
Flamengo-RJ 1x0 Santos-SP
São Paulo-SP 1x1 Grêmio-RS
Internacional-RS 2x0 América-MG

CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG

1 Palmeiras-SP 70 34 20 32
2 Internacional-RS 65 34 18 22
3 Flamengo-RJ 63 34 18 26
4 Grêmio-RS 59 34 16 20
5 São Paulo-SP 59 34 15 14
6 Atlético-MG 50 34 14 11
7 Cruzeiro-MG 49 34 13 0
8 Atlético-PR 47 34 13 14
9 Santos-SP 46 34 12 7
10 Bahia-BA 44 34 11 -2
11 Botafogo-RJ 44 34 11 -9
12 Fluminense-RJ 41 34 11 -11
13 Corinthians-SP 40 34 10 0
14 Vasco da Gama-RJ 39 34 9 -7
15 Sport-PE 38 34 10 -21
16 Ceará-CE 38 34 9 -7
17 Chapecoense-SC 37 34 9 -16
18 Vitória-BA 36 34 9 -22
19 América-MG 34 33 8 -12
20 Paraná-PR 21 34 4 -37

SANTO ANTÔNIO-RN: JOVEM MOTOTAXISTA QUE DESAPARECEU APÓS ACEITAR CORRIDA NO RN É ENCONTRADO MORTO

Familiares e amigos de Gerson Kennedy, 23 anos, faziam buscas em Goianinha quando encontraram e reconheceram o corpo.
Após três dias de angústia e desespero, familiares e amigos de Gerson Kennedy, 23 anos, fizeram buscas em uma região de mata de Goianinha, Região Metropolitana de Natal, distante 40 quilômetros da capital, e encontraram o corpo do mototaxista que estava desaparecido havia três dias. Por volta das 13h desta quinta-feira (15), um grupo de familiares da vítima realizou buscas por conta própria na região, quando um deles resolveu entrar em uma trilha após sentir um mau cheiro.
Os amigos reconheceram logo o corpo como sendo do mototaxista que estava sem camisa, mas com bermuda, calçado e pertences da vítima desaparecida. Eles acionaram à polícia que esteve no local, isolou a área e saiu em diligências. A partir de agora, o exame do Itep irá fechar a confirmação sobre a identificação do corpo.

Familiares encontram corpo de mototaxista desaparecido em região de mata na cidade de Goianinha. Foto: Ranilson Oliveira/TV Ponta Negra
Gerson é da cidade de Santo Antônio do Salto da Onça e estava falando ao celular na última segunda-feira (12) quando foi abordado por um homem de camiseta de time de futebol, bermuda preta e boné vermelho. Colocou o capacete de cor rosa e partiu levando esse passageiro suspeito, segundo relatos de testemunhas, em direção à Goianinha. As imagens de uma câmera de monitoramento foram as únicas pistas da polícia.(RELEMBRE vídeo)
De acordo com a esposa do mototaxista, Sayonara Dias, desde a segunda a família não tinha nenhuma informação sobre o paradeiro de Kennedy. A família estava a procura pelo rapaz desde então e compartilhado fotos nas redes sociais à procura do passageiro.