terça-feira, 18 de dezembro de 2018

FLAVIO PISADA QUENTE NA LOCOMOTIVA 18


TRE do RN recalcula quociente eleitoral e Beto Rosado (PP) entra na vaga de Fernando Mineiro (PT) na Câmara Federal

Com a validação dos votos de Kerinho, vaga na Câmara Federal fica com Beto Rosado (PP) — Foto: Facebook do candidato
O Tribunal Eleitoral Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte deu cumprimento à decisão do ministro Jorge Mussi e fez o novo cálculo do quociente eleitoral para o cargo de deputado federal nas eleições de 2018.

Na nova contagem, a coligação 100% RN, formada pelo PDT, PP, MDB, PODE e DEM obteve 331.356 votos enquanto que a Coligação do Lado Certo, formada pelo PT, PC do B e PHS manteve 310.001 votos. O novo quociente eleitoral ficou em 202. 353 votos.

Dessa forma, a vaga que estava preenchida por Fernando Mineiro (PT) passa a ser preenchida por Beto Rosado (PP), que será diplomado na sessão solene marcada para quarta-feira (19). O presidente do TRE, desembargador Glauber Rêgo, comunicou a decisão à Corte Eleitoral e as medidas que já foram autorizadas.

O Tribunal ainda vai apreciar o registro de candidatura de Kericles Alves Ribeiro como determinou o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Jorge Mussi. 

Fernandoi Mineiro sai da lista de deputados federais eleitos — Foto: Canindé Soares/G1
*G1 RN.

PREVISÃO DO TEMPO EM APODI NESSE INÍCIO DE NOITE!!!


APODI-RN: Primeiro exame de DNA feito pelo Itep-RN confirma identidade de menina de 12 anos assassinada na região Oeste

Maria Carla da Silva, de 12 anos, sumiu dia 18 de setembro em Apodi — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN) divulgou nesta terça-feira (18) o resultado do primeiro laudo de identificação humana por DNA realizado no estado e confirmou que uma ossada encontrada no dia 17 de outubro em Apodi, na região Oeste potiguar, era de Maria Carla da Silva, de 12 anos, que foi assassinada pelo cunhado em setembro. Após confessar o crime, ele mostrou à polícia o local onde tinha deixado o corpo.

O instituto recolheu amostras de DNA de familiares da menina no dia 7 de novembro, para fazer comparação. A estrutura do laboratório fica em Natal e foi inaugurada em julho, mas até então não estava funcionando efetivamente. Todas as perícias eram enviadas para outros estados, para serem realizadas em parceria.

Segundo os peritos, a amostra do fêmur utilizada na perícia do caso de Maria Carla, foi submetida a um processo de pulverização utilizando o equipamento Freezer Mil. O DNA foi extraído em seguida, através de um método orgânico e, em seguida, amplificado pela técnica de reação em cadeia da Polimerase (PCR). Por fim, a mostra foi analisada pelo sequenciador genético 3500.

“O que antes demorava até meses, anos, conseguimos solucionar em pouco mais de 30 dias e a tendência é darmos ainda mais agilidade para atender a demanda presente no estado”, afirmou o perito Fabrício Fernandes, que realizou o trabalho com o também perito Elias Guilherme Lino.

Além do corpo de Maria Clara, foi identificado um corpo carbonizado e mais quatro casos de paternidade criminal.

“É um momento histórico para a perícia criminal do Rio Grande do Norte, contamos com uma estrutura moderna, tecnologia e profissionais capacitados para darmos celeridade na identificação humana por DNA, apontar autoria de crimes e avançarmos no combate a criminalidade”, declarou o diretor do Itep, Marcos Brandão. 


*G1 RN.

CARAÚBAS-RN: QUER ESTUDAR NUMA ESCOLA DE QUALIDADE?

PARABÉNS PARA OS ANIVERSARIANTES DE HOJE!!!!

Parabéns Aline Linhares! Que a alegria acompanhe você por todos os momentos e que Deus continue guiando todos os seus passos e iluminando cada vez mais os seus pensamentos.
Parabéns Silmário Aquino! Amigos de verdade não esperam que os procuremos, simplesmente se fazem presentes.
Parabéns Anichelly! Que Deus te ilumine, te guie e te proteja em todos os dias da sua vida. Que a felicidade seja constante em sua vida e a vitória uma certeza! Deus te abençoe! Feliz aniversário!

POLÍCIA INVESTIGA SE MORTE DE AGENTE PENITENCIÁRIO FOI LATROCÍNIO

Momentos antes de ser assassinado na frente de casa na última sexta-feira (14), o agente penitenciário Paulo Roberto Rocha da Silva, 38 anos, circulou pelas ruas do bairro de Candelária com o telefone celular na mão e teria sido seguido por dupla em moto. Imagens de câmeras de segurança do bairro mostram que a vítima anda por pelo menos três ruas e falando ao celular, antes de chegar em frente à sua casa. A dupla também aparece em moto circulando pela região. As imagens levaram o delegado da Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa, Frank Albuquerque, a focar o caso na linha de investigação de latrocínio, roubo seguido de morte.
“A vítima foi vista em várias imagens de câmeras de vídeo circulando caminhando com o celular no ouvido, um chamariz para assaltante. Por isso, acreditamos que a dupla tentou roubar o celular da vítima e ele tentou reagir. Eles foram mais rápidos e um deles atirou na cabeça da vítima. Depois fugiram levando a arma do agente”, explicou Albuquerque. Para o delegado, eles queriam o celular, mas quando viram uma arma que era da instituição onde o agente trabalhava, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejuc), mudaram o produto do roubo.(Veja vídeo abaixo)
A Polícia Civil também apreendeu dois veículos adulterados que estavam em posse do agente penitenciário assassinado. “Nós fomos até o local onde estavam os veículos e foram verificadas adulterações. Então baseada em uma denúncia que veio da Sejuc e também da nossa constatação, resolvemos apreender esses dois veículos para que sejam periciados pelo Itep. A perícia vai dizer se esses veículos são clonados ou não. Sendo, vamos apurar quem foi o responsável por essa clonagem e por que a vítima estava em posse desses veículos”, afirmou o delegado.

Vídeo AQUI!!!
 
*OP9/Passando na Hora.

UERN: Estudantes de Pedagogia desenvolvem projeto Retratos da Escola

No intuito de resgatar a essência da escola para a sociedade, sua história, suas marcas deixadas pelo tempo, pelas políticas e pelas pessoas que a fazem, foi criado o projeto Retratos da Escola. A iniciativa é desenvolvida nas redes sociais por estudantes do curso de Pedagogia do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Coordenado pela Profª. Me. Iasmin Marinho, da Faculdade de Educação (FE), o projeto é desenvolvido pelas turmas do 1º semestre do curso de Pedagogia. Os estudantes visitam escolas, fazem pesquisa, coletam imagens e vinculam o uso das mídias do Instagram e Facebook para publicizar as imagens das escolas públicas e privadas dos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará.

O projeto apresenta-se como um espaço de pesquisa e extensão. O trabalho tem relatos de estudantes e professores sobre a importância das escolas e as dificuldades enfrentadas para a garantia de uma educação de qualidade.

Considerando que a maioria dos egressos do curso de Pedagogia inicia seus estudos em escola pública, a ideia do projeto Retratos da Escola é resgatar no discurso dos alunos, e por meio de pesquisa, a importância da escola e sua simbologia.

As publicações são feitas diariamente no Instagram @retratos_da_escola e no Facebook: Retratos da Escola. O projeto acolhe sugestões para visita a outras escolas que ainda não aparecem na página, agendando a visita e coletando as informações sobre a instituição.

EXTREMOZ-RN: TRÊS SUSPEITOS DE ASSALTO A GRANJA MORREM EM CONFRONTO COM A PM

Troca de tiros aconteceu no final da noite desta segunda-feira (17) na zona rural de Extremoz. 
Três homens suspeitos de terem feito um arrastão em uma granja na zona rural de Extremoz, na Grande Natal, morreram ao trocarem tiros com policias militares no final da noite desta segunda-feira (17). O confronto aconteceu na comunidade de Passagem da Vila.
Segundo a PM, policias de uma viatura que fazem o patrulhamento na região receberam a informação que estava ocorrendo um arrastão em uma propriedade rural. Durante as buscas pelos criminosos, em uma estrada de terra, a guarnição encontrou os suspeitos. Foi quando houve a troca de tiros.
No confronto, ainda de acordo com a PM, os três suspeitos foram baleados, socorridos ao hospital, mas não resistiram aos ferimentos. Os três mortos ainda não foram identificados.
Com o trio foram apreendidos um rifle calibre 44, um revólver 38, uma pistola de ar comprimido, munições e material que havia sido roubado na granja.

Mais imagens


*Passando na Hora.

ESTAMOS VENDENDO CARTELAS DO NATAL!!!

Quem interessar é só nos procurar!

PERSEGUIÇÃO TERMINA COM PRISÃO DE MEMBRO DO PCC FORAGIDO DE ALCAÇUZ

De acordo com a polícia, Madson Maximiano Batista dos Santos, o “Cotonete”, cumpria pena no presídio de Alcaçuz e diz ser integrante do PCC 
Uma perseguição policial terminou com a prisão de um foragido do presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta (Grande Natal), na tarde desta segunda-feira (17). A ação foi coordenada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).
Além do foragido, outro homem foi preso. De acordo com os policiais, a dupla é integrante de quadrilha armada especializada em roubos, adulteração e venda de veículos com atuação no RN, na Paraíba e em Pernambuco.
Segundo os policiais, eles estavam chegando a uma residência no conjunto Cidade Satélite, na Zona Sul de Natal, onde haveria carros roubados e clonados. Quando se aproximaram da casa, um veículo do tipo Fiat Toro saiu do local. Os policiais tentaram realizar a abordagem, mas não conseguiram. Ao perceber os agentes se aproximando, os suspeitos iniciaram uma fuga.
Minutos após, já na BR-101, em perseguição, os policiais encostaram o veículo no qual estavam os suspeitos e conseguiram pará-lo para realizar a prisão. Foram presos Madson Maximiano Batista dos Santos, de 24 anos; e Júlio César Batista da Trindade, de 18. O primeiro é conhecido como “Cotonete” e – segundo informações da polícia – é foragido do presídio de Alcaçuz. Ele disse ser integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Dentro do Fiat Toro foi encontrada uma porção de maconha. Após a prisão, a polícia foi até a casa de Madson Batista onde encontraram outro veículo roubado e clonado. Os dois homens foram presos em flagrante pelos crimes de receptação, associação criminosa armada e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Eles também responderão por roubo.

*OP9/Passando na Hora.

MARTINS-RN: JOVEM DE 17 ANOS É ASSASSINADO DENTRO DE CASA

Um jovem de 17 anos de nome Bruno, foi moto com vários tiros, provavelmente de pistola, por volta das 17:30 da tarde desta segunda feira 17 de dezembro.

Segundo informações Bruno estava em casa no bairro José Elinas do Santos " Cohab" quando um veículo de modelo e placas não identificados parou com três homens que desceram e adentraram na residência procurando por Bruno, o mesmo saiu do quarto e foi alvejado com cerca de 20 tiros na região da cabeça mais precisamente no rosto, Bruno teve morte no local. Logo após a prática do crime os criminosos se evadiram do local com destino ignorado.

Lembrando, que Bruno tinha um irmão gêmio de nome Breno, que foi assassinado no ano de 2017 também na Cohab.

A polícia foi avisada do fato, comprovou a veracidade, e está no local preservando a cena do crime e aguardando a chegada de uma equipe do ITEP para fazer os exames preliminares, e em seguida a remoção do corpo para sua sede em Mossoró, onde será submetido a exame de necropsia e em seguida a liberação para os familiares providenciarem o sepultamento, que deverá acontecer na tarde desta terça 18, no Cemitério Publico de Martins.

O crime será investigado pela equipe da delegacia Civil da Cidade de Martins.

Nossos sentimentos aos familiares que Deus os conforte nesse momento de angustia.


*Fonte: Martins em Pauta.

FHC revela ter votado nulo para presidente no 2º turno

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse em palestra na noite desta segunda-feira, 17, que votou nulo para presidente no segundo turno deste ano. “Eu não votei nele (Jair Bolsonaro, presidente eleito), e também não votei no PT”, disse o tucano.

A palestra de FHC marcou o encerramento do programa de formação de jovens “Legado para Juventude”, iniciativa foi idealizada por ele e pela educadora Daniela de Rogatis. No evento, ele também lançou o livro “Legado Para a Juventude Brasileira – Reflexões sobre um Brasil do qual se orgulhar”.

O ex-presidente e a educadora começaram a idealizar o projeto em 2013, no auge das manifestações de junho. A iniciativa é voltada à preparação de jovens lideranças empresariais e ao aprofundamento do debate sobre a transição geracional em diversos setores da sociedade brasileira.

*Estadão Conteúdo/BG

DIA 22 TEM CANTORIA COM OS POETAS JANAILSON CARDOS E ALVACI TAVARES

TSE manda TRE reavaliar registro de candidato que pode mudar lista de deputados federais do RN

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta segunda-feira (17) sobre o registro de um candidato a deputado federal pelo Rio Grande do Norte que foi impugnado nas eleições de 2018. O TSE reconheceu que Kericlis Alves Ribeiro (PDT), o Kerinho, enviou corretamente e dentro dos prazos os seus documentos para concorrer à vaga. A ausência da documentação era o que o impedia de ser candidato. Agora cabe ao Tribunal Regional Eleitoral analisar novamente o registro. Caso seja validado e os votos computados, a coligação de Kerinho elegerá mais um deputado, que entrará no lugar de Fernando Mineiro (PT).

O registro da candidatura de Kericlis Kerinho, de acordo com o TRE, havia sido impugnado porque faltavam documentos necessários a esse processo. Contudo a defesa dele entrou com um recurso em que alegou que toda documentação havia sido entregue.

O ministro Jorge Mussi decidiu que a argumentação da defesa é procedente. Técnicos de informática identificaram uma falha no sistema, que não computou a documentação corretamente na plataforma digital do Tribunal.

Kerinho recebeu, nas eleições de 2018, 8.990 votos, que são suficientes para empurrar o deputado federal Beto Rosado (PP) para a reeleição, pelo coeficiente eleitoral. Os dois são da coligação 100% RN, que passaria a ter uma vaga a mais na Câmara Federal com a validação da candidatura. Se o registro for efetivado e os votos de Kericlis Kerinho computados, Fernando Mineiro (PT), eleito pela coligação Do Lado Certo, fica de fora.

Na mesma decisão em que reconhece o recebimento dos documentos, o ministro Jorge Mussi também determina que o TRE analise mais uma vez o registro de candidatura, agora com a documentação anexada.


*VNT.

NATAL-RN: BANDIDOS ARMADOS COM FACAO FAZEM ARRASTÃO EM MOTEL E ACABAM PRESOS

Funcionários de um motel no bairro de Candelária, Zona Sul de Natal, foram surpreendidos na tarde deste domingo (16) por dois criminosos armados de facão. Por volta das 14h, a dupla pulou o muro do estabelecimento, foi em direção aos quartos e anunciou o assalto. Como no momento não havia clientes no local, eles fizeram arrastão levando pertences e dinheiro dos funcionários, além de um aparelho de TV.
O detalhe é que um dos suspeitos é ex-funcionário do motel. Wesley de Medeiros Machado, de 21 anos, que já trabalhou no estabelecimento, fez o assalto junto com Micael Bernardo de Lima, de 19 anos. Uma camareira do motel conseguiu avisar o gerente, que chamou a polícia e os dois acabaram sendo presos em flagrante. A dupla foi levada para Central de Flagrantes da Polícia Civil, em Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal. Os objetos roubados foram devolvidos às vítimas.
O gerente do motel relatou à polícia que esta não é a primeira vez que a dupla invade o estabelecimento para roubar. Há um mês eles já tinham feito outro arrastão.

*OP9