terça-feira, 25 de dezembro de 2018

INDONÉSIA: Número de mortos no tsunami chega a 429

Localidade de Sumur, na Indonésia, foi devastada por ondas gigantes — Foto: Tatan Syuflana / AP Photo
As autoridades da Indonésia elevaram nesta terça-feira (25) para 429 o número de mortos no tsunami que atingiu o litoral do estreito de Sunda após a erupção do vulcão Anak Krakatoa. Equipes de resgate continuam a busca de mais vítimas.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, disse que também há pelo menos 154 pessoas desaparecidas. O número de feridos está em cerca de 1.500.

O número de mortos não é definitivo e pode aumentar, segundo as autoridades.

Uma mulher chora em um centro de desabrigados em Labuhan, na Indonésia — Foto: Jorge Silva / Reuters
Mais de 5.000 pessoas estão desabrigadas

Fortes chuvas dificultam as tarefas das equipes de resgate, que vasculham escombros ao longo de cerca de 100 km de litoral. A falta de água potável e de medicamentos complica a missão e afeta milhares de pessoas refugiadas em centros de emergência.

"Muitas crianças estão doentes, têm febre, dor de cabeça e não há água suficiente", disse à agência France Presse Rizal Alimin, médico da ONG Aksi Cepat Tanggap, em uma escola transformada em abrigo improvisado. 

Vista aérea da aldeia de Sumur, em Pandeglang, após tsunami na Indonésia — Foto: Antara Foto/Muhammad Adimaja/via REUTERS
Abu Salim, voluntário da associação Tagana, explicou que os voluntários conseguem apenas estabilizar a situação. "Hoje, nos concentramos na ajuda aos refugiados que estão nos centros, instalamos cozinhas, distribuímos equipes logísticas e mais barracas nos locais mais adequados", disse. 
Indonésia cães farejadores em buscas — Foto: Reuters
As equipes de emergência transportam ajuda principalmente por estrada. Dois barcos do governo abastecem as ilhas próximas das costas de Sumatra, onde os habitantes estão bloqueados. 

*G1 

NATAL-RN: Homem tropeça em calçada, cai na rua e é atropelado na Zona Sul

Frentista foi atropelado na Avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul da capital potiguar — Foto: Tom Guedes/Inter TV Cabugi
Um homem foi atropelado na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Capim Macio, Zona Sul de Natal, na tarde desta terça-feira (25) e em seguida socorrido ao hospital. Ele é frentista de um posto de combustíveis próximo ao local do acidente e teria tropeçado na calçada e caído no meio da rua, sendo atingido por um carro logo depois.
O motorista da caminhonete vermelha que atropelou o homem não parou para prestar socorro. Colegas do frentista informaram que ele estava no horário de intervalo do trabalho.
Depois que o condutor fugiu, funcionários de uma farmácia que fica bem na frente do lugar do acidente saíram para procurar ajuda. O frentista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o hospital. 


*G1 RN

Messias Targino realiza sonho da casa própria para famílias do município

Nesta segunda-feira (24), véspera de Natal, o deputado federal eleito João Maia ao lado da sua esposa e prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, participaram do “Natal de Sonhos e Compromissos”, no município. A prefeitura proporcionou a realização do sonho da Casa Própria para 17 famílias, que receberam das mãos da prefeita Shirley as chaves da nova moradia.
Durante a entrega, a prefeita agradeceu o empenho de cada um dos envolvidos nessa conquista e reafirmou seu compromisso na luta pela melhoria da qualidade de vida dos moradores de Messias Targino. Shirley Targino também anunciou novas obras no município a partir do próximo ano, inclusive de mais ‘Casa Própria’.

FÁTIMA BEZERRA PASSA O NATAL COM A FAMÍLIA EM NOVA PALMEIRA

A governadora eleita Fátima Bezerra passou o natal em sua terra natal, Nova Palmeira, pertinho de Parelhas no Rio Grande do Norte, mas no estado da Paraíba.
Como faz todos os anos, celebrou a data com a família.

Irmãos, sobrinhos, cunhados…
No sábado Fátima chegou a Nova Palmeira e foi recebida com festa pela família, amigos, prefeito…
Primeira governadora nascida na cidade.

O futuro senador Jean-Paul Prates, a senadora eleita Zenaide Maia e o marido, futuro secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, acompanharam Fátima na primeira visita a Nova Palmeira depois de eleita.  

*Thaisa Galvão.

MOSSORÓ-RN: [VÍDEO] CRIME DE HOMICÍDIO NO BAIRRO BELO HORIZONTE

No final da matéria vídeo onde Delegado de Plantão e Perito do ITEP falam sobre o caso.
Neste Dia de Natal, 25 de dezembro de 2018, dia em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, o Centro de Integrado de Operações da Polícia Militar (CIOSP) registrou o crime de homicídio de n°234 no final da manhã desta terça feira, em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A ação criminosa ocorreu em um bar na rua Pedro Gomes de Oliveira no bairro Belo Horizonte.
A vítima que não portava documentos, identificada até o momento como "Desmantelado", foi alvejada e morreu no local.
De acordo com informações colhidas pela polícia, a vítima se encontrava bebendo no local, quando o atirador chegou no local e efetuou cerca de seis disparos.
Segundo Dr Denis, Perito do ITEP, a vítima foi alvejada com apenas um disparo que atingiu o braço transfixou, e ficou alojado no corpo levando a vítima a óbito.

A Polícia Militar foi acionada e isolou o local do crime até os procedimentos de perícia do Instituto Técnico e Científico de Perícias (ITEP), que removeu o corpo para a sede do órgão.
Mais imagens



*Passando na Hora.

SÍTIO REFORMA: FESTA DE MENINO JESUS DE PRAGA SE ENCERRA HOJE

 PROGRAMAÇÃO PARA HOJE

Natal completa 419 anos nesta terça (25); conheça a história

No dia em que o mundo cristão celebra o nascimento de Jesus Cristo, a capital potiguar comemora aniversário.

*Por G1 RN
Natal, capital do Rio Grande do Norte — Foto: Canindé Soares
No dia em que o mundo cristão celebra o nascimento de Jesus Cristo, a capital potiguar comemora aniversário. Por isso foi batizada de Natal. Nesta terça-feira, 25 de dezembro, a cidade completa 419 anos de história. 

A capital do Rio Grande do Norte surgiu a partir da intenção espanhola de expulsar os franceses do litoral brasileiro no período da União das Coroas Ibéricas (1580 -1640). O rei da Espanha, Felipe II, determinou a construção de uma fortaleza para proteger a Barra do Rio Grande – como era chamado o território naquela época – e a fundação de uma cidade a uma légua da fortificação.


Também conta a história que a Espanha queria a todo custo expulsar os franceses, porque a França era uma nação inimiga do reino espanhol. E nesta época, Portugal estava sob domínio da Espanha. Primeiro os franceses foram expulsos da Paraíba; depois, do Rio Grande. 

Fortaleza dos Reis Magos, na praia do Forte, é berço da história de Natal — Foto: Canindé Soares
Em 6 de janeiro de 1598 foi inaugurada a Fortaleza dos Santos Reis (hoje chamada Fortaleza dos Reis Magos), cujo nome faz referência ao Dia de Reis, quando se encerra o ciclo natalino. Quase dois anos depois, a uma légua da edificação, nasceu a cidade, a qual teve os limites demarcados em 25 de dezembro de 1599.

A relação da cidade com o ciclo natalino termina justamente no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, em alusão à data em que a fortaleza foi inaugurada. Inclusive, este dia é feriado municipal em Natal. Os historiadores dizem que aproveitaram a missa de Natal, celebrada em 25 de dezembro, para fundar a cidade. Mas, não há provas documentais sobre a razão da escolha da data.

Os registros históricos também não dão conta de quem fundou a capital. Três nomes dividem a opinião dos estudiosos: Mascarenhas Homem, Jerônimo de Albuquerque e João Rodrigues Colaço. 

Monumento na estrada de Natal em homenagem aos três Reis Magos — Foto: Canindé Soares
Natal se resumia a poucos quilômetros de extensão. Começava nos arredores da atual Praça das Mães e terminava na Praça da Santa Cruz da Bica, ambas localizadas na Cidade Alta. Foram colocadas duas cruzes marcando o início e o fim da cidade. As cruzes iniciais foram perdidas. Mas ainda se conserva uma cruz simbólica na Praça da Santa Cruz da Bica.

Nova Amsterdã
Em 1633, Natal é alvo da invasão Holandesa ao Brasil. E recebe provisoriamente o nome de Nova Amsterdã, em alusão à capital holandesa. Um relatório desta época registra que havia cerca de 30 casas em Natal, a maioria delas cobertas com palhas. Motivo que levou um bispo português a escrever a seguinte constatação: "Natal não existe tal".

O escritor e viajante inglês Herry Koster também tinha esta opinião sobre a cidade. Em 1817, ele escreveu no livro 'Viagem pelo Brasil' a seguinte indagação: - Se chamam isso de cidade, o que serão as aldeias e vilas?

Para se ter ideia de como a cidade era pequena e pouco habitada em 1822, ano da independência do Brasil, Natal tinha em torno de 700 habitantes de acordo com o livro 'História da Independência do Brasil no RN', de Câmara Cascudo.

Mas, o 'ouro branco' muda a expressão da cidade na segunda metade do século XIX. O algodão incrementa a economia local e promove o desenvolvimento de Natal, principalmente do bairro da Ribeira, região às margens do Rio Potengi, onde havia um pequeno porto.

Gravura da época: o mais antigo mapa da cidade elaborado em 1633 — Foto: Caroline Holder/G1
No início do século XX, entre os anos de 1908 e 1913, o governo de Alberto Maranhão inaugura uma nova era na capital potiguar, cujos historiadores denominam de 'Modernidade de Natal'. Alberto Maranhão faz um empréstimo com a França e começa a investir na infraestrutura da cidade. Natal passa a ter iluminação pública, com lampiões a gás, além de bondes puxados por animais; além do término de importantes construções, como a do teatro Alberto Maranhão e o prédio que atualmente abriga a Ordem dos Advogados do Brasil no estado (OAB/RN), além da sede do Tribunal de Justiça do RN, onde funcionou o Instituto Histórico do Estado.

Em 1912, a cidade passa a ter bairros. Tirol e Petrópolis eram chamados de 'Cidade Nova'. Além destes, tinha ainda o Alecrim e a Ribeira. Nesta época, foi elaborado um planejamento da cidade. As avenidas que atualmente homenageiam presidentes do Brasil, como a Afonso Pena, Rodrigues Alves, Campos Sales, foram planejadas durante este período.

Segunda Guerra Mundial
Base Americana em Natal — Foto: Caroline Holder/G1
Outro acontecimento que inaugura uma nova fase na capital é a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, em 1942, ao lado dos Estados Unidos. Natal passa a ter uma base americana que atrai investimentos e um povoamento de 10 mil soldados americanos - aumentando em 20% a população local. Um novo capítulo da história de Natal surgiu aí.

Atualmente
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Natal tem atualmente 877.640 habitantes numa área de 172 quilômetros quadrados.

Queda de helicóptero mata governadora e senador no México

Morreram na queda a governadora do estado de Puebla, Martha Erika Alonso, e seu marido, o ex-governador e atual senador Rafael Moreno Valle.

*Por G1
Policiais e equipes de emergência no local onde ocorreu o acidente com o helicóptero que transportava a governadora de Puebla, Martha Erika Alonso, e seu marido, o senador Rafel Moreno Valle — Foto: Imelda Medina / Reuters
A governadora do estado de Puebla, Martha Erika Alonso, e o seu marido, o ex-governador e atual senador Rafael Moreno Valle, morreram na queda de um helicóptero na tarde de segunda-feira (24). As autoridades investigam as causas do acidente.

O helicóptero caiu às 14h40 (18h40, no horário de Brasília), cerca de 10 minutos depois de decolar do heliporto El Triángulo de las Almas, em Puebla, com destino à Cidade do México. Os destroços foram localizados em um milharal no município de Santa María Coronango.

"Quando a aeronave se encontrava em voo, ela sofreu uma aparente falha ainda não especificada, o que causou sua queda", declarou o secretário de Segurança Pública e Proteção Cidadã do México, Alfonso Durazo.

As outras vítimas são os dois pilotos: o capitão Roberto Pope e o primeiro oficial Marco Antonio Pavera. O quinto ocupante da aeronave não foi identificado.

O helicóptero, um modelo Agusta 109, era de propriedade da empresa Serviços Aéreos do Planalto e contava com permissão vigente.

Martha Erika Alonso, governadora do estado de Puebla, discursa durante cerimônia de posse em Puebla, em 14 de dezembro de 2018 — Foto: Imelda Medina / Reuters
Investigação delicada

Logo após o acidente, autoridades federais e estaduais disseram ter aberto investigações sobre as causas. A questão é sensível, porque o partido Morena, do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, havia contestado em julho a validade da eleição de Alonso.

O governador do estado tomou posse havia 10 dias depois que as autoridades eleitorais rejeitaram o recurso do Morena. 

O senador Rafael Moreno Valle, em 2010 — Foto: Joel Merino / Arquivo / AP Photo
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, lamentou o ocorrido e se comprometeu a investigar as causas da queda da aeronave.

"Como autoridade, assumo o compromisso de investigar as causas; dizer a verdade sobre o acontecido e atuar em consequência", escreveu o presidente em mensagem no Twitter.

O porta-voz do Estado de Puebla, Maximiliano Cortázar, exigiu uma investigação "transparente, imparcial e independente” para o caso, de acordo com a Associated Press.

O secretário de Segurança Pública prometeu uma investigação ampla e transparente e anunciou que Exército, a Polícia Federal, o Ministério Público, autoridades e peritos da Secretaria de Comunicações e Transportes se deslocaram imediatamente para o local do acidente.

MOSSORÓ-RN: SUSPEITOS DE CHEFIAR FACÇÃO CRIMINOSA SÃO TRANSFERIDOS PARA PRESÍDIO FEDERAL APÓS SUSPEITA DE TENTATIVA DE RESGATE DE PENITENCIÁRIA NO PARANÁ

Daniel Estrela e Manoel do Nascimento, conhecido como Coiote, suspeitos de chefiar facção criminosa, foram transferidos sob um forte esquema de segurança, neste domingo (23), para o Rio Grande do Norte.
Detentos são transferidos após suspeita de tentativa de resgate em Penitenciária Foto/Reprodução
Daniel Estrela e Manoel do Nascimento, conhecido como Coiote, suspeitos de chefiar uma facção criminosa, foram transferidos da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), na Região Metropolitana de Curitiba, para a Penitenciária Federal de Mossoró (RN), neste domingo (23), após pedido da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp).
A transferência foi feita após a suspeita de uma nova tentativa de resgate de presos, segundo o delegado da Polícia Civil Rodrigo Brown. Segundo a polícia, eles foram transferidos de avião sob forte esquema de segurança.
Outros quatro detentos da PEP também foram transferidos, de acordo com Brown. Eles foram levados para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no oeste do Paraná.
Em setembro deste ano, criminosos fortemente armados explodiram um muro da penitenciária e resgataram 29 presos. Estrela foi um dos resgatados, mas acabou sendo preso novamente.
Na véspera do resgate, ele trocou mensagens de voz com Manoel do Nascimento, que foi quem comandou o resgate, segundo a polícia. Coiote também foi preso logo depois no litoral de São Paulo.
O delegado Rodrigo Brown afirmou que Coiote é suspeito de crimes gravíssimos, inclusive do ataque à base da Prosegur no Paraguai. Ele afirmou ainda que o preso também é suspeito da morte de um agente penitenciário no interior do estado.
As forças de segurança do estado estão de sobreaviso para uma possível retaliação da facção criminosa por causa das transferências.
O advogado de defesa de Estrela e Nascimento, Claudio Dalledone Júnior, disse que ainda está tomando conhecimento da situação, mas que até o momento tratava-se "apenas de uma hipótese de resgate".

*G1/Passando na Hora.

TIBAU-RN: [VÍDEO] 12° BPM REFORÇA POLICIAMENTO NA CIDADE PRAIANA, PARA O VERANEIO

Tenente Coronel Humberto Pimenta comandante do 12° BPM, reforça policiamento na cidade praia de Tibau-RN. Segundo Cabo Wellington, atendendo ao pedido do comandante do Destacamento da cidade praia Sargento Miguel, que solicitou um reforço e foi atendido de imediato pelo comandante do 12°BPM. Ao todo serão 13 homens em cada turno, atendendo ocorrências de diversos tipos. Além do reforço no policiamento ostensivo, Tibau também contará com reforço do 2° DPRE  (Distrito de Polícia Rodoviária Estadual), no sentido de melhorias no trânsito no período de festas e veraneio, além de uma equipe da CIPAM atendendo além de chamados de som alto, ajudando em outras espécies de ocorrências. 
 O destacamento de Tibau pode ser contactado além do 190, a população pode contactar a viatura diretamente através do telefone. (084)9 9154-6298, ou 9 9676-2755.
 
*Passando na Hora.

DECISÃO DE PARALISAÇÃO NA POLÍCIA CIVIL E SEGURANÇA DO RN POR TEMPO INDETERMINADO

Os Policiais Civis do Rio Grande do Norte e os servidores da Sesed se reuniram em Assembleia Geral, na manhã desta segunda-feira (24), na sede do SINPOL-RN. As categorias decidiram deflagrar Operação Zero a partir da quarta-feira, dia 26 de dezembro.

Ficou deliberado que, às 8h, todos os Policiais Civis irão para a Central de Flagrantes. A partir de então, a categoria estará mobilizada por tempo indeterminado.

Os Policiais Civis e Servidores da Segurança cobram do Governo do Estado o pagamento do restante do 13º de 2017, bem como uma definição sobre o 13º de 2018 e o salário de dezembro.

Nilton Arruda, presidente do SINPOL-RN, afirma que se o governador Robinson Faria anunciou pagamento do 13º salário de 2017 dos policiais militares para o dia 28 deve fazer o mesmo para as outras categorias.

“O sentimento atual é de grande revolta, pois ao anunciar o pagamento apenas para uma categoria da Segurança o Governo promove uma injustiça e discriminação. Infelizmente, nos últimos dias da sua gestão, o governador gera um caos na Segurança Pública ao adotar esse posicionamento”, comenta Nilton Arruda.

O SINPOL-RN orienta aos Policiais Civis do interior que, aqueles que puderem, também se dirijam para a Central de Flagrantes, na quarta-feira. Os que não puderem se concentrem nas delegacias regionais, também adotando a Operação Zero.