quinta-feira, 1 de agosto de 2019

MOSSORÓ-RN: FORAGIDO DA JUSTIÇA É PRESO PELA PM NO BAIRRO COSTA E SILVA (PINTOS)

Policiais Miitares do 12º Batalhão de Policia Militar, receberam informações na manhã desta quinta feira 01 de agosto de 2019, que em uma residência localizada no bairro Costa e Silva (Pintos) se encontrava um suposto foragido da justiça.
Sob o comando do sub comandante do batalhão, Major Carvalho e o Fiscal de Operações Sargento Renixon os policiais foram até o local para averiguar a denúncia.
Foi feita uma abordagem, e no local se encontrava três elementos, e após consulta no Banco Nacional de Monitoramento de prisão do CNJ foi constatado que havia um mandado de prisão contra Antônio Edilson de Araujo Santos por roubo.Os outros dois foram liberados já que não constava nada contra eles.
O mesmo foi conduzido ate até 1ª Delegacia de Policia Civil, no Alto de São Manoel e após os procedimentos conduzido para a Cadeia Pública onde ficará a disposição da justiça.


*Passando na Hora. 

EX-PRESIDIÁRIO TOCA FOGO EM VEÍCULO E É PRESO EM TIBAU-RN

Na manhã de quinta-feira, 01 de agosto de 2019, por volta das 09h10min, policiais militares lotados no 12º Batalhão de Policia Militar comandado pelo TC. Humberto Pimenta e o Major Carvalho de serviço na guarnição policial do Destacamento de Policia da Cidade de Tibau na Região Costa Branca do Estado do Rio Grande do Norte, comandado pelo Sargento Miguel, prenderam no Jardim de Alice em Tibau, o ex-presidiário Júlio Cesar Adonias de Souza, 24 anos, natural de Carnaubais/RN, após o mesmo colocar fogo num veículo.
De acordo com informações Sargento Miguel, comandante do policiamento de Tibau, o veículo foi incendiado por volta de 01 hora da madrugada de quinta-feira, após tomarem conhecimento da ocorrência, os militares diligenciaram no intuito de localizar o acusado, obtendo êxito na prisão de Julio Cesar na Rua dos Cajueiros.

A ocorrência foi apresentada ao DPC. Luis Fernando de Eliezer Pinto na Delegacia de Tibau, onde o acusado foi autuado por infração aos artigos 250 § 1º, inciso II, “e” e “f” do Código Penal Brasileiro, em seguida encaminhado ao sistema prisional, ficando preso aguardando a decisão judicial.

*Passando na Hora. 

MOSSWORÓ-RN: CINCO SUSPEITOS SÃO PRESOS APÓS ASSALTO NA ZONA RURAL

Durante a madrugada desta quinta-feira, 01 de Julho de 2019, cinco jovens realizaram um assalto a uma residencia que fica localizada no sitio Ema, na zona rural de Mossoró, na região Oeste Potiguar.
As guarnições do 2° BPM foram acionadas para a ocorrência e durante patrulhamento, a viatura do Ronda Cidadã composta pelo Sargento Sidney e o Soldado Barbosa, se depararam com os suspeitos fugindo em um carro sem queixa de roubo, pela pista do óleo na região do Santa Helena.
Após um acompanhamento, os suspeitos foram abordados e presos. São eles, João Victor Xavier da Cunha, Pablo Eduardo Silva, João Paulo Lima de Moura, Aldemir Bezerra de Moura Filho e Lazaro Alvaro Barbosa de Sousa, todos maiores de idades.
Com os jovens, a polícia recuperou uma certa quantia em dinheiro que havia sido levado da vítima. Diante dos fatos, os cinco foram conduzidos a Delegacia de Plantão, onde foram autuados por assalto (artigo 157) e foram encaminhados a Cadeia Pública, onde estão presos a disposição da justiça.


*Passando na Hora.

MOSSORÓ-RN: BODY SCAN É INSTALADO NA CADEIA PÚBLICA

A Cadeia Pública de Mossoró instalou, nesta quarta-feira (31), o Body Scan, equipamento utilizado nas unidades prisionais, para escanear os visitantes dos internos. O aparelho é considerado importante para a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap/RN), pois permite a detecção de objetos proibidos no momento das visitas.
Todos os agentes penitenciários da unidade prisional passaram no treinamento para operar a ferramenta e os familiares dos apenados já estão sendo cadastrados biometricamente. A previsão é que a partir da próxima semana, o Body Scan seja utilizado nas visitas.
Até julho, o equipamento de escaneamento também foi instalado na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), na Cadeia Pública de Natal e de Ceará Mirim. As próximas unidades são a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga e o Complexo Penal Estadual Agrícola Mario Negócio, em Mossoró.
Destaca-se que o procedimento promove aos agentes penitenciários maior segurança além de que, elimina o procedimento de vistoria íntima nas unidades prisionais e acaba com as imensas filas formadas no dia das visitas, resultantes do vagaroso processo anterior.


*Assessoria de Comunicação-SEAP/Passando na Hora.

Sertão da PB só terá água da transposição pelo eixo norte em 2021

O Sertão paraibano só vai receber água da transposição do São Francisco pelo eixo norte da obra a partir de 2021. A informação foi dada ao Portal Correio nesta quarta-feira (31) pelo presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Catão, após o Governo Federal publicar uma portaria sobre o assunto.

O documento define as diretrizes básicas para elaboração do Plano de Gestão Anual (PGA) do exercício 2020 do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). Nele, o governo definiu que todo o eixo leste da transposição irá funcionar normalmente, mas que o eixo norte terá estrutura apenas até o reservatório de Jati, no Ceará.

Com isso, fica impossibilitado o seguimento da água para o reservatório de Morros, também no Ceará, e Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB). Além dos municípios do Sertão da Paraíba, cidades do Rio Grande do Norte que serão abastecidas pelo eixo norte também ficarão sem a água da transposição até 2021.

“A infraestrutura já existe em parte do eixo norte, mas o caminho para a água chegar à Paraíba não foi terminado. Então, só veremos água da transposição pelo eixo norte em 2021, que é quando deverão ser concluídas todas as obras de infraestutura”, afirmou Porfírio.

O presidente da Aesa também falou sobre a vazão do eixo leste da transposição, que segue sem funcionar para a Paraíba desde fevereiro. Segundo Porfírio, o problema deve ser solucionado pelo Governo Federal nos próximos dias.

“Estamos sem receber água pelo eixo leste desde fevereiro. Depois que o governo solucionar esse problema, voltaremos a receber os 3,65 metros cúbicos de água por segundo. Estamos também concluindo um estudo para solicitarmos a vazão desse eixo para 2020”, conclui Porfírio.


*O Xerife.

VEJA O VÍDEO: PM VAI INSTAURAR PROCESSO PARA APURAR CASO DE POLICIAL QUE ATIROU EM COBRA NO INTERIOR DO RN

O Comando Geral da Polícia Militar informou nesta quarta-feira (31) que vai instaurar um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar o caso do policial militar que atirou em uma cobra na zona rural do município de Pedra Preta, no interior do Rio Grande do Norte. O caso aconteceu há cerca de 15 dias e um vídeo gravado por uma pessoa que estava no local mostra a situação.(Assista abaixo)
No vídeo, o policial – que está fardado e ao lado de uma viatura – aponta a arma contra uma cobra e efetua o disparo. A situação acontece em uma estrada de terra, numa zona rural do município. É possível ver ainda outra cobra na pista.
Após a notificação sobre o caso, o Comando da PM confirmou que vai instaurar um PAD para apurar o que aconteceu. As cobras encontradas são da espécie jiboia.

O policial militar pode responder por crime contra o meio ambiente, previsto na Lei 9.605 por “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão”. A pena é de detenção de seis meses a um ano, além de multa.

*Passando na Hora.

FAMÍLIA É PRESA NO RN POR PERMITIR NAMORO DE FILHA DE 12 ANOS COM ADULTO

Companheiro da menina, de 18 anos, também foi preso pelo crime de estupro de vulnerável. Pais são acusados de conivência
Pais e namorado da vítima afirmaram ser “normal” na localidade o casamento de meninas de 12 ou 13 anos. Foto: TV Ponta Negra/Reprodução
O companheiro e os pais de uma adolescente de 12 anos foram presos na comunidade de Amarelão, no município de João Câmara, a 74 quilômetros de Natal, por suspeita de estupro de vulnerável e conivência com o crime. Os três foram levados à Central de Flagrantes, em Natal, na terça-feira (30) depois do recebimento de uma denúncia anônima pela polícia.
O namorado da garota tem 18 anos e alega ser comum na localidade onde eles vivem o casamento de meninas de 12 e 13 anos. Ele confessou saber que o fato de manter relações sexuais com adolescente menores de 14 é considerado crime no Brasil, independentemente do consentimento da vítima, mas imaginava que não teria problemas.
O pai e a mãe da garota também explicaram que permitiram o namoro da filha e afirmavam não entender a razão pela qual foram presos. “Ela também quis namorar. Minha mãe não queria aceitar e eu tive que ir para a casa dela. Estou junto com ela, mas sou trabalhador”, explicou o companheiro da vítima.
A mãe da adolescente relatou que na comunidade onde a família mora é normal que as adolescentes namorarem e casem na idade da filha. “A gente foi para Serra do Mel e eles vieram namorando. Aconteceu. O pessoal lá da nossa comunidade se casa com essa idade, nunca ia pensar que iam fazer essa denúncia”, relatou. A família vive em situação de pobreza e trabalha quebrando castanhas. “Não ia empatar. Às vezes eles fogem para namorar. É assim onde a gente mora”, justificou o pai da menina.
Na delegacia, o rapaz foi autuado por estupro de vulnerável, enquanto os pais dela devem responder por conivência. Dentro da cela, a mãe da menina fez um apelo. “Eu sou trabalhadora acordo, à 1h para quebrar castanha e meu marido também. Quero ajuda. Sou mãe de 17 filhos, estou com 53 anos e não sabia o que era uma cadeia”, relatou.

OP9/Passando na Hora.

MOSSORÓ-RN: POLICIA CIVIL ELUCIDA ASSASSINATO DE ADOLESCENTE E CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA ACUSADO DO CRIME

Agentes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Mossoró, deram cumprimento, a mais um mandado de prisão expedido pela justiça em desfavor de Edson Daniel Dantas da Silva, acusado de envolvimento na morte do adolescente Wagner Augusto Silva Nogueira de 17 anos, no dia 04 de abril passado. Segundo a Delegada Liana Aragão, o adolescente pedalava sua bicicleta, no Dom Jaime Câmara, quando foi alvejado com vários tiros e morreu no Centro da cidade, quando era socorrido. (RELEMBRE)
Edson Daniel havia sido preso no mês de junho acusado de participação num roubo no bairro Santo Antônio, onde teria trocado tiros com a policia e mesmo baleado fugiu do hospital e rompeu a tornozeleira eletrônica.(RELEMBRE)
Ele também era investigado na morte de Antônio Gustavo Soares, morto no dia 09 de abril de 2019, no Alto da Conceição e na morte de Wagner Augusto Silva Nogueira, ocorrida no dia 04 de abril, no bairro Dom Jaime Câmara em Mossoró. Como Edson Daniel já estava preso o mandado de prisão foi cumprido na Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza, foi pela morte Wagner Augusto.


*O Câmera.

MOSSORÓ-RN: INDIVÍDUO É PRESO PELA PM APÓS ASSALTO COM SIMULACRO DE ARMA DE FOGO E MOTO ROUBADA NO BAIRRO BARROCAS

No início da noite desta quarta-feira, 31 de Julho de 2019, policiais do Ronda Cidadã do 2° BPM composta pelo Sargento Arimatheia e o Soldado Avelino, foram acionados através do CIOSP para atender uma ocorrência de roubo no final da Rua Marechal Deodoro, no bairro Barrocas em Mossoró, onde dois elementos armados de moto fizeram um assalto e levaram alguns celulares das vítimas.
Os policiais saíram em diligencias e logo em seguida se depararam com os assaltantes na Rua Venceslau Brás, no mesmo bairro. Houve uma perseguição por várias ruas, mas os suspeitos caíram da moto e um deles acabou sendo preso, e o outro conseguiu se evadir.
João Paulo de Oliveira, de 18 anos, foi preso em flagrante, e com ele, os militares recuperaram a motocicleta que o mesmo estava, uma Honda Bros de cor preta, com registro de roubo, um aparelho celular de uma das vítimas e apreendeu um simulacro de uma pistola.

Diante dos fatos, o jovem recebeu voz de prisão e foi conduzido a Delegacia de Plantão, onde foi reconhecido por uma vítima. Após os procedimentos, João Paulo foi autuado em flagrante por assalto e receptação, e ficou preso a disposição da justiça.
A ação contou com apoio de outras guarnições do 2° Batalhão sob o comando do Major Maximiliano Fernandes.


*Passando na Hora.

MOSSORÓ-RN: PRF APREENDE VEÍCULO DE LUXO E PRENDE TRÊS HOMENS POR RECEPTAÇÃO NA BR 304

Três homens foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta quarta feira 31 de julho de 2019, no km 32 da BR 304 em Mossoró no Rio Grande do Norte.
O trio foi preso por receptação do veículo Hilux, com registro de roubo, nos sistemas operacionais.
Os indivíduos também estavam com documento falso, além da adulteração de sinais de identificação do veículo, como a placa clonada.
Um deles ainda possuía mandado de prisão em aberto da Justiça Estadual do Pará. Ocorrência encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Mossoró.


*Passando na Hora.

SERRA DE SÃO BENTO-RN: Festival de Inverno leva 50 mil visitantes às serras; veja programação

O IX Festival de Inverno de Serra de São Bento espera receber 50 mil pessoas à região serrana potiguar dessa sexta-feira (2) ao domingo (4). O evento conta com uma programação recheada de atividades artísticas, culturais e esportivas, exposições, shows e experiências gastronômicas. A realização é da prefeitura de Serra de São Bento com apoio do Governo do RN e Secretaria de Turismo (Setur), através de recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Além de turistas, o festival movimenta a população local, gerando emprego e renda para agricultores familiares, artistas, artesãos e cozinheiros. Nascido em 2006, hoje se consagra como o mais importante evento turístico das serras.

Serra de São Bento é um dos três municípios das Serras do Agreste Potiguar que foi contemplado com um projeto de dinamização e sustentabilidade turística, fruto de uma campanha do Governo do Estado para promover a interiorização do turismo. Capacitações de agentes e guias turísticos, visitas de campo e ações de promoção com instituições locais serviram para fomentar a cadeira produtiva da região.

Veja programação completa:

SEXTA FEIRA - Dia 02 de Agosto

14:00/22:00 Feira de Artesanato Praça do Turista
Apresentações Artísticas e Culturais Locais Praça do Turista
19:00/03:00 Gastronomia na Arena
Petiscos & Finger Food Arena da Serra
Espaço Gastronômico para Food Truck Praça do Ginásio
20:45/21:00 Abertura Arena da Serra
21:00/21:20 Apresentação Marcinho Show Arena da Serra
21:20:22:00 Show de Humor com Cibalena Arena da Serra
22:00/23:30 Show com Lusinho Nobre Arena da Serra
23:30/00:00 Apresentação do DJ Arena da Serra
00:00/01:30 Show com Flavio José Arena da Serra
01:30/02:00 Apresentação do DJ Arena da Serra
02:00/04:00 Show com Toca do Vale Arena da Serra

SÁBADO - Dia 03 de Agosto

10:00/22:00 Feira de Artesanato Praça do Turista
Apresentações Artísticas e Culturais Locais Praça do Turista
11:30/14:30 Gastronomia na Arena
Petiscos & Finger Food Arena da Serra
Música na Arena com Músicos Regionais Arena da Serra
Feira de Food Truck Praça do Ginásio
19:00/02:00 Gastronomia na Arena
Petiscos & Finger Food Arena da Serra
Espaço Gastronômico para Food Truck Praça do Ginásio
20:30/20:45 Abertura Arena da Serra
21:00/21:30 Apresentação de Hélio dos Teclados Arena da Serra
21:30/22:00 Show com os Artistas Frank & Nazar Arena da Serra
22:00/23:30 Show com a Banda Perfume de Gardênia Arena da Serra
23:30/00:00 Apresentação do DJ Arena da Serra
00:00/01:30 Show com a Banda Saia Rodada Arena da Serra
01:30/02:00 Apresentação do DJ Arena da Serra
02:00/04:00 Show com Mercinho Sanfoneiro Arena da Serra

DOMINGO - Dia 04 de Agosto

 
09:00/17:00 Feira de Artesanato Praça do Turista
Apresentações de Artísticas e Culturais Locais Praça do Turista
11:30/16:30 Gastronomia na Arena
Petiscos & Finger Food Arena da Serra
Música na Arena com Atrações Regionais Arena da Serra
14:30/15:30 Corrida de Aventura Lago Manoel Carolino
17:00 Encerramento Arena da Serra.


*AssecomRN

MOSSORÓ-RN: FAMÍLIA DESEPERADA PROCURA JOVEM DESAPARECIDO

Alberlan da Silva Medeiros de 17 anos, esta desaparecido dês do dia 28/07/19 e o pai dele sr. Uberlandio esta pedindo ajuda, caso alguém souber notícias por favor entrar em contato. Residente no bairro Belo horizonte telefone para contato (Uberlandio) 84 996532282.
Foi registrado um boletim de ocorrência sobre o caso.

AREIA BRANCA-RN: IRMÃOS SÃO PRESOS SUSPEITOS DE VÁRIOS CRIMES

A Polícia Civil da cidade de Areia Branca, que fica localizada na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte, prendeu na tarde desta quarta feira 31 de julho de 2019, no Bairro Ipê dois irmãos acusados de praticar vários crimes naquele município.
Foi apreendido com Paulo Victor Mendonça da Silva, uma espingarda calibre doze e munições do mesmo calibre, uma munição de pistola ponto 40, balança de precisão e uma pequena de maconha.
Já Lucas Mendonça Rafael Martins da Fonseca foi preso por força de um mandado de prisão por homicídio. Os dois irmãos já vinham sendo investigados pela delegacia, eles são suspeitos de praticar várias ações criminosas, como homicídios, roubos e trafico de drogas. Os dois foram conduzidos para Delegacia onde foram apresentados ao Delegado Dr. Renato Oliveira que após ouvi-los autuou Paulo Victor por posse ilegal de arma de fogo e munição restrita. Os dois foram encaminhados à cadeia publica onde permaneceram à disposição da justiça.


*Passandona Hora.

BLOGUEIRA DO RN É CONDENADA A DEVOLVER DINHEIRO RECEBIDO EM CARGO PÚBLICO QUE OCUPAVA

Thalita Moema Alves terá que ressarcir R$ 13 mil ao erário e pagar multa de R$ 10 mil. Ela está proibida de contratar com o Poder Público ou receber benefícios por 10 anos.
Thalita Moema foi condenada a devolver dinheiro de cargo público que ocupava — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Uma blogueira potiguar foi condenada a devolver o dinheiro que recebeu quando ocupava cargos públicos em Natal. Ela estava lotada em dois cargos no mesmo horário de trabalho. Thalita Moema de Freitas Alves terá que ressarcir o valor de R$ 13 mil, equivalente aos salários recebidos de associação mantida com recursos públicos no período compreendido entre setembro de 2011 e janeiro de 2012. A blogueira também foi condenada ao pagamento de multa civil no valor de R$ 10 mil.
Segundo o Ministério Público, que moveu uma ação por ato de improbidade administrativa contra ela, a blogueira também está proibida de contratar com o Poder Público, ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de 10 anos.
Ainda de acordo com o MP, Thalita Moema ocupava o cargo de supervisora administrativa na Associação de Atividades de Valorização Social (Ativa), que é pessoa jurídica de direito privado, mantida com recursos de convênios firmados com a Prefeitura de Natal. A blogueira recebeu pela Ativa entre 6 de setembro de 2011 e 2 de janeiro de 2012.
Apesar de ser contratada para exercício de jornada de 44 horas semanais na Associação e ter de cumprir expediente das 8h às 12h e das 14h às 18h, segundo o MP, a blogueira também ocupava cargo comissionado na Câmara Municipal de Natal e exercia por lá as suas atividades no período vespertino (12h às 18h). Além disso, cursava Direito em uma faculdade privada pela manhã (8h30 às 12h10).
Na sentença, a Justiça destaca que é “impossível que a promovida tenha cumprido sua jornada de trabalho no turno vespertino” na Ativa. Em relação ao turno matutino, a universidade enviou à Justiça os registros de Thalita apontando que em metade das disciplinas cursadas não foi registrada nenhuma falta. “Evidenciando que a blogueira também não trabalhava diariamente na Ativa no período da manhã”, diz o Ministério Público.
Para a Justiça potiguar, “ao agir desta forma, a conduta da demandada se enquadrou no ato de improbidade, na medida em que auferiu vantagem indevida, com acréscimo ao seu patrimônio, em detrimento de associação mantida com recursos públicos”.

G1-RN/Passando na Hora.