A estação meteorológica foi idealizada pelo estudante Nadison Francisco da Silva durante sua passagem pelo curso de Ciência e Tecnologia no campus de Caraúbas. Num primeiro momento, o discente elaborou um projeto para desenvolver um pluviômetro utilizando materiais recicláveis. Ao ingressar no curso de Engenharia Elétrica, também em Caraúbas, ele passou a contar com a orientação do professor Francisco de Assis Brito Filho e com a colaboração da estudante Nayana Letícia de Morais Viana, hoje aluna egressa da instituição.
“É uma sensação de reconhecimento pelo trabalho bem feito”, comenta o professor Brito sobre o recebimento da patente. “A pesquisa na Universidade precisa ser bem planejada e bem executada, pois os recursos são poucos, e este trabalho cumpriu esta missão”, acrescenta ele.
O invento recebeu o nome de “Estação Meteorológica Wireless Compacta Modular” e teve seus primeiros protótipos em impressão 3D produzidos durante a pandemia. Já o depósito do pedido de patente, realizado graças ao apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufersa (NIT), foi realizado em 2021.
*Saulo Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário